Páginas filhas
  • Turma/Disciplina Gerencial
Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

FAQ: Turma Disciplina Gerencial
Produto:RM
Ambiente:WinForms
Versão:11.50
Avaliação
peopleO objetivo da “Turma\disciplina Gerencial” é reduzir o custo com professores alocados em turma\disciplinas com poucos alunos matriculados, possibilitando ao cliente agrupar turmas\disciplinas “relacionadas” a uma única turma\disciplina gerencial. Para isso, as turma\disciplinas devem ter o mesmo turno, etapa de nota, falta, avaliação, horário, plano de aula e etc.
Solução

Acesse: Currículo e Oferta / Oferta / Turmas\Disciplinas

 

clip_image002

Edite o registro no cadastro de turma/disciplina e marque o parâmetro na tela, chamado “Turma/disciplina gerencial” e salve a alteração.

 

clip_image004

guy_blueLembrando: Para que uma turma/disciplina possa se tornar “gerencial”, não deve haver nenhum aluno matriculado na mesma, e que esta não esteja sendo gerenciada por outra turma/disciplina.

Ao marcar uma turma/disciplina como gerencial e salvar o registro, será habilitado um anexo chamado “Turma/Disciplina Gerenciada”, conforme mostra a figura abaixo:

Este anexo irá armazenar todas as turma/disciplinas que estão sendo “gerenciadas” pela turma/disciplina gerencial

Como associar turma/disciplina a uma turma/disciplina gerencial:

1. Pelo anexo “Turma/Disciplina Gerenciada”:

 

Clique em novo, informe os dados: Filial, Nível de ensino, Período letivo, Turma e Turma/disciplina, conforme figuras abaixo:

 

 

1. Pelo processo “Associar turma/disciplina como gerenciadas”:

Acesse: Atividades Acadêmicas / Assistentes / Associar turma/disciplina como gerenciadas

Ao acessar o processo, informe o período letivo e a turma/disciplina gerencial:

clip_image006

No segundo passo do processo, temos 3 possibilidades para selecionar turma/disciplina a ser gerenciada:

  1. Turma/Disciplina:

 

 

Informe a turma/disciplina desejada e depois clique no botão “Adicionar”, o sistema irá incluir essa turma/disciplina na lista a ser associada. Conforme figura abaixo:

guy_blueLembrete: Caso queira adicionar mais turma/disciplina, basta clicar no botão “< Voltar” e repetir o processo.

  1. Matriz Aplicada:

 

 

Informe a matriz aplicada desejada e depois clique no botão “Adicionar”, o sistema irá incluir todas as turma/disciplinas na lista a ser associada. Conforme figura abaixo:

 

 

Neste momento, podem existir várias turma/disciplinas da matriz aplicada selecionada e não necessariamente serão todas associadas à turma/disciplina gerencial. Para excluir alguma turma/disciplina da lista, basta marcar o registro “[X]” e clicar no botão “Remover”. Conforme mostra a figura abaixo:

guy_blueLembrete: Essa funcionalidade de remover registros da lista que será associada como gerenciada, pode ser usado nos 3 tipos de filtros (Turma/disciplina, Matriz aplicada ou Consulta SQL).

  1. Consulta SQL:

 

Informe a consulta SQL, caso a mesma tenha parâmetros, informe-os na tabela abaixo da consulta. Depois clique no botão “Executar”, caso sua consulta tenha retornado algum registro, o resultado será exibido na tabela ao lado, chamada “Resultado da consulta SQL”. Depois basta clicar no botão “Adicionar”, o sistema irá incluir todas as turma/disciplinas baseado no resultado da consulta SQL executada. Conforme figura abaixo:

 

 

 

Depois de selecionar as turma/disciplinas que serão associadas à turma/disciplina gerencial, basta clicar no botão “Avançar” e executar o processo.

 

 

Caso o processo tenha executado com sucesso, o mesmo irá informar a quantidade de turma/disciplina selecionada e as que foram associadas. Isso porque para realizar a associação, o sistema irá realizar várias validações necessárias, e caso uma delas não seja atendida, nenhuma turma/disciplina será associada.

 

guy_blueLembrete: Será possível associar turma/disciplina a uma gerencial, somente quando:

  1. Tenha o mesmo turno da turma/disciplina gerencial;
  2. Que não esteja sendo gerenciada por outra turma/disciplina e não seja gerencial;
  3. Tenha as mesmas etapas de nota e falta da turma/disciplina gerencial;
  4. Tenha as mesmas avaliações da turma/disciplina gerencial;
  5. Tenha os mesmos horários da turma/disciplina gerencial;
  6. Tenha o mesmo plano de aula da turma/disciplina gerencial;
  7. A soma dos alunos matriculados seja igual ou inferior ao total de vagas da turma/disciplina gerencial;
  8. Tenha a mesma data inicial e final da turma/disciplina gerencial;

Tenha o mesmo tipo de nota (numérico ou conceitual) da turma/disciplina gerencial;

Acesse: Currículo e Oferta / Oferta / Turmas\Disciplinas

 

Após associar as turma/disciplinas a uma gerencial, as mesmas podem ser visualizadas no anexo “Turma/Disciplina Gerenciada” da turma/disciplina gerencial. Conforme figura abaixo:

Depois que as turma/disciplinas são associadas a uma gerencial, o controle de vaga será pela turma/disciplina gerencial.

Exemplo:

 

Na turma/disciplina gerencial abaixo, temos 1 aluno matriculado e o número máximo de alunos é 1.

guy_blueLembrando: O campo “Alunos matriculados” de uma turma/disciplina gerencial é a soma das matriculas das suas turma/disciplinas gerenciadas, neste exemplo, a soma de matriculas das turma/disciplinas:

Neste exemplo, a turma/disciplina de código 937 (DIR00001 – 146-1) possui 1 aluno matriculado e a de código 975 (TPD00005 – A049-1) não possui nenhum aluno matriculado ainda.

Ao realizar a matricula de um aluno, na turma/disciplina gerenciada (TPD00005/A049-1), o sistema não irá permitir, visto que a turma/disciplina gerencial (TURGERENCIAL/A173-1) possui 1 vaga e já tem 1 aluno matriculado. Conforme figuras abaixo:

clip_image008

clip_image010

Ou seja, o controle de vagas foi realizado pela turma/disciplina gerencial.

 

Novo parâmetro de sistema:

 

Foi criado um novo parâmetro no sistema para facilitar os processos de digitação, tais como: Nota, falta, avaliação, freqüência, plano de aula, etc.

clip_image012

Ao marcar este parâmetro “Utilizar turma/disciplina na digitação de notas, faltas, avaliação, frequência diária e plano de aula”, o sistema terá os seguintes comportamentos:

As telas de digitação (“Digitação de nota e falta” e “Digitação de freqüência diária”) serão realizadas pela turma/disciplina gerencial. O sistema não irá permitir selecionar as turma/disciplinas gerenciadas, somente a turma/disciplinas gerencial.

button-info Perguntas frequentes:

1) Como a turma gerencial é exibida no relatório do Censo?

R. No relatório do censo é exibido a turma gerenciada.

2) Como funciona com o complemento da disciplina?

R. O complemento da disciplina é vinculado à turma disciplina gerenciada.

3) Como o aluno e o professor irão visualizar a turma no portal?

R. O aluno não visualiza a turma disciplina gerencial em nenhum momento. Já os professores conseguem visualizar para a digitação de notas/faltas, quadro de horários, etc.

Fim!