Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

01. OBJETIVO

Executar relatórios construídos na solução TReports, independente da fonte de dados utilizada para o relatório.

02. COMO FUNCIONA?

Assim como os demais relatórios executados dentro do Protheus (como RM Reports, Crystal, etc), uma opção deve ser adicionada ao menu do usuário, por exemplo: SIGAFAT / Relatórios / TReports / Clientes - TReports.

Quando o usuário acionar esta opção no seu menu, os dados de comunicação com os serviços Totvs RAC e TReports serão recuperados e o pedido de execução do relatório será realizado no TReports.

Com o sucesso da execução, o Protheus enviará o comando de abertura da URL ao sistema operacional e então o navegador padrão da máquina do usuário se encarregará de exibir o relatório.

Em caso de falha será exibida mensagem para verificação dos parâmetros de comunicação e o relatório no TReports.


A exibição dos relatórios é feita externamente pelo navegador para que os usuários consigam imprimir e baixar os relatórios.


03. CONFIGURAÇÃO

A configuração no Protheus corresponde ao preenchimento das URLs e usuários para autenticação no Totvs RAC e TReports.

Para ambientes com dicionário no banco pode existir a necessidade de atualização de uma das tabelas de menu e para isso faz-se necessária a execução do UPDDISTR.


Essas informações devem ser preenchidas utilizando a opção de menu do configurador: SIGACFG / Cadastros / Configuração TReports (FWTREPPARM). Necessária atualização do menu do configurador para ter esta opção disponível.

Nessa tela as informações exigidas para preenchimento são:

URL Totvs RAC = url base do serviço do Totvs RAC

URL TReports = url base do serviço do TReports

ClientId do RAC = client oAuth para a autenticação no RAC (necessário que seja um client oAuth e tenha permissão "Resource Owner")

Secret do RAC = senha do client oAuth

Usuário do TReports = identificação do usuário para acesso aos relatórios

Senha do TReports = senha do usuário que executará e visualizará os relatórios


Faça o teste acionando o botão "Testar conexão" para saber se está válido.



04. CONFIGURAÇÃO DE MENU E EXECUÇÃO DOS RELATÓRIOS

Após a definição dos parâmetros de comunicação com o Totvs RAC e TReports é necessário adicionar os relatórios aos menus dos usuários para a execução.

Para isso foi adicionada a opção TReports no tipo dos programas na alteração/adição de um item de menu. Quando esta opção for selecionada, o botão "..." ficará habilitado e exibirá a lista de relatórios disponíveis para escolha e execução pelo menu do usuário.

A execução do relatório somente acontecerá quando acionada a opção no menu alterado previamente para conter o relatório.


A exibição do relatório acontecerá usando o navegador padrão do usuário com o sistema operacional realizando a abertura. Caso seja o Smartclient Html Webapp uma nova guia será aberta e o usuário questionado se permite ou não a abertura.



DISPONIBILIDADE

Disponível a partir da LIB versão 20190131