Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Produto:

Protheus 11 e 12

Ocorrência:

No Documento de Entrada (MATA103), quando temos configurada a geração de retenção do PCC (PIS, COFINS e CSLL) pela emissão, os valores apresentados na aba Duplicatas fica diferente do apresentado na aba Impostos.

Passo a passo:

A geração da retenção do PCC (PIS, COFINS e CSLL) na emissão do Documento de Entrada tem como objetivo gerar um provisionamento da retenção destes impostos. Esta funcionalidade foi mantida nas versões mais recentes para manter o legado de algumas empresas que já utilizavam este recurso em versões mais antigas do Protheus. Porém recomendamos que a geração das retenções do PCC (PIS, COFINS e CSLL) seja configurada na baixa dos títulos do fornecedor, uma vez que o fato gerador deste tipo de recolhimento é justamente na baixa (pagamento) do titulo do fornecedor.

A aba de Duplicatas e Impostos na rotina de Documento de Entrada não necessariamente vai refletir valores iguais para o PCC (PIS, COFINS e CSLL) via Retenção. Isso ocorre pois existe a cumulatividade do período, que só é calculada após a inclusão do Documento de Entrada.

Este calculo não é realizado em tempo real na aba Duplicatas no Documento de Entrada, pois como é necessário realizar consulta para calcular a cumulatividade do período para o PCC (PIS, COFINS e CSLL), a performance da inclusão seria fortemente impactada, além de não refletir a realidade em situações onde múltiplos usuários estão realizando a inclusão de Documentos de Entrada.

Devido a este comportamento, na aba de Duplicatas, após a inclusão do documento, temos refletido o valor do PCC já acumulado, e na aba Impostos o PCC (PIS, COFINS e CSLL) referente a nota corrente.

Temos em alguns casos uma pequena diferença entre os valores apresentados nas abas de Duplicatas e Impostos, isso ocorre pois os valores apresentados na aba Impostos são calculados item a item da nota e o resultado é consolidado e apresentado. Já na aba Duplicatas o calculo é feito com base em cada parcela.

Lembramos que não houve alterações no comportamento deste processo, o calculo sempre foi realizado desta forma desde as versões mais antigas do Protheus.