Skip to end of metadata
Go to start of metadata


Confira abaixo as novidades na atualização 1.6.5 do fluig:


Do you speak English? Click here to view the Release Notes in English.

¿Habla Español? Haga clic aquí para ver el Release Notes en Español.




Precisamos falar de transformação, modernização e facilidade. São estes os principais aspectos que marcam a atualização Liquid

A gota d'água Waterdrop da atualização anterior que foi o start de revolução digital para sua empresa agora percorre a plataforma em forma líquida e inunda com diversas soluções.


Soluções 


Após atualizar, você já verá a nova opção Soluções no menu principal, com recursos Pages Beta, Forms BetaTasks.

Pode acreditar, estes recursos serão literalmente Soluções para diversas situações do seu dia a dia!

Assista à edição de vídeos especiais a seguir e entenda como os novos recursos poderão ajudar a alavancar o seu negócio.


Pages Beta

Publique páginas incríveis em poucos minutos!

Forms

Compartilhe um formulário rapidamente com o Pages Beta e inicie uma solicitação automaticamente

Tasks

Revolucione a gestão de tarefas na sua organização



Pages (Beta) 


Quer saber como criar canal de comunicação para clientes, parceiros e/ou fornecedores em apenas alguns minutos?

Todos sabem que páginas bem elaboradas, com um conteúdo atrativo e rico podem trazer muitas vantagens ao seu negócio. Novos clientes, engajamento e fortalecimento de sua marca são algumas dessas vantagens.

Explorando o potencial do Pages Beta você pode construir páginas públicas atrativas e sem nenhuma codificação! Siga os 4 passos abaixo e se surpreenda com o resultado.

1- Escolha o template que melhor atende a sua necessidade

O fluig disponibiliza diversos templates que servem de ponto de partida para o desenho de sua página. A partir de um template previamente desenhado, você consegue editar as informações que desejar, para tornar a sua página mais personalizada e completa.

2- Adicione componentes à sua página

Sua página ficará muito rica com os componentes disponíveis. Você pode utilizar menu, banners, seções, parágrafos, galerias de imagens e informações de rodapé. E olha que bacana: você consegue colocar um conteúdo externo, que pode ser, por exemplo, um formulário que você criou utilizando o recurso de Forms do fluig. 

3- Publique sua página

Sua página ficou maravilhosa, né? Mas não esqueça de publicar, para que ela fique disponível para outras pessoas acessarem.

4- Compartilhe, compartilhe, compartilhe

Copie a URL da sua página e compartilhe. Com certeza a sua página vai ser um sucesso!

  Curiosidade!

hotsite desta release foi criado inteiramente utilizando o novo recurso Pages Beta. Confira a seguir, como foi simples o processo de criação!


Fique por dentro!

Para visualizar mais detalhes e informações, acesse nossa documentação em Pages Beta e Desenhador de páginas.

Nessa primeira liberação teremos componentes e recurso limitados, mas continuaremos evoluindo para melhorar ainda mais a experiência na criação de páginas. O Pages Beta permite a construção exclusivamente de páginas públicas. Para a construção de páginas internas/públicas você ainda pode utilizar o recurso Minhas páginas.


Forms (Beta) 


Na atualização anterior, Waterdrop (1.6.4), ao anunciarmos o novo recurso Forms Beta, informamos que seria apenas o início de muitas novidades que estariam por vir!

Acompanhe mais novidades de Forms na atualização Liquid e garanta mais fluidez ao seu negócio!


Forms de casa nova!

Nessa release o Forms deixa de compor a Navegação de Documentos para ter um lugar totalmente dedicado à ele, a nova Navegação de Forms, conta com o Forms, um recurso que veio para trazer diversos benefícios para você gerenciar de forma muito mais prática seus formulários e registros de formulários.

Os forms criados estarão unificados na Navegação de Forms dentro do recurso Soluções e serão separados por listas distintas que agrupam os formulários já publicados, àqueles em edição que ainda não foram publicados e também os últimos formulários editados.

Há diversas ações que você pode explorar na nova Navegação de Forms para que a manipulação dos seus formulários e registros fiquem ainda mais fluída.

Experimente executar um formulário já publicado e adicionar novos registros à ele! Ou tente editar ou remover facilmente aqueles formulários que ainda não foram publicados!

Estas são melhorias que garantem a otimização do seu tempo, já que você não precisará mais procurar por seus formulários dentro da Navegação de Documentos e ainda consegue tomar várias ações para cada um de seus formulários.


Se você criou formulários na versão 1.6.4 eles continuarão aparecendo na navegação de documentos, porém há algumas situações que é importante observar. Confira o que muda acessando a FAQ.


Compartilhe um formulário rapidamente e utilize-o com o Pages Beta ou onde quiser!

Está precisando criar uma pesquisa de opinião ou interagir com fornecedores e clientes externos a sua empresa? O Forms permite!

A opção de compartilhamento de formulário veio facilitar a vida de quem cria formulários com frequência, pois agora você consegue compartilhá-los com usuários da plataforma ou compartilhá-los publicamente com usuários que não possuem cadastro na plataforma.

Para compartilhar publicamente e permitir que várias pessoas acessem seu formulário, basta selecionar a opção Selecionar o formulário como público? nas configurações do forms e pronto! Uma URL de compartilhamento será disponibilizada para você compartilhar com quem quiser e permitir que outras pessoas acessem os formulários criados por você!

Você ainda poderá compartilhar forms com usuários cadastrados na plataforma sem precisar definir o form como público, bastando acionar o recurso de Compartilhar para que a URL seja disponibilizada para acesso dos usuários da plataforma.

E tem mais, a fluidez da atualização Liquid traz o benefício de você vincular um formulário em uma página ou em outros sistemas. Não seria sensacional se em sua página pública você pudesse solicitar informações de cadastros para seus clientes ou fornecedores? Agora isso é possível!




Que tal iniciar uma solicitação automaticamente à partir do seu formulário?

A partir da atualização Liquid isso é possível por meio do ação 'Integrações externas', que permite a você adicionar integrações à partir do recurso 'Operações' que são pré-cadastradas na plataforma. Este novo recurso garante um leque de possibilidades desde iniciar uma solicitação, buscar um endereço ou até mesmo excluir os documentos daquela pasta antiga que você não usa mais. Há uma infinidade de possibilidades, mas fique atento, pois os forms criados terão o limite de uma integração por formulário.



O Forms está mais completo!

Você pediu e nós atendemos! Desenvolvemos e melhoramos alguns componentes para que você possa melhorar ainda mais a experiência de criar formulários em poucos cliques.

Precisa colocar uma informação importante no formulário e quer garantir que ela seja vista por todos?

A partir de agora, você pode utilizar o componente Parágrafo rico que foi desenvolvido pensando em facilitar a exibição das informações que precisam de destaque. Nele é possível inserir informações, definir cores e estilo da fonte, como também destacá-lo em negrito ou sublinhá-lo, o que garante ainda mais destaque ao seu texto.

Quer preencher seu formulário indicando um usuário da plataforma?

Por meio do recurso Busca usuário isso é possível, um componente de zoom que foi desenvolvido pensando em agilidade na hora de preencher um formulário de cadastro de produto, por exemplo, onde é preciso informar quem foi o responsável pela realização do cadastro.

Com este novo componente, isso ficou muito mais fácil, uma vez que o recurso lista todos os usuários da plataforma por meio da definição da busca, que pode ser por Grupo ou por Papel ou ainda pode fazer a busca nos dois formatos, Grupo ou Papel selecionando a opção Nenhum.


    Novos componentes!

    Confira abaixo os novos componentes para compôr seus Forms:

    Incorporar

    Com este recurso você consegue incorporar um forms dentro de outro forms que você está criando, isso pode ser muito válido para o cadastro de novos colaboradores por exemplo, onde você pode incorporar um formulário que traga todas as unidades da empresa onde este colaborador irá iniciar suas atividades. Ou ainda pode incorporar um formulário que traga todos os produtos cadastrados para utilizar em um formulário de contagem de estoque por exemplo. 

    Botão

    Além das ações padrões do forms, agora você pode adicionar botões e criar mais ações para seu formulário. Criamos dois tipos de botões dos quais você pode adequar o título do botão para sua realidade o Salvar e fechar garante que você salve os valores incluídos no formulário e ainda fecha a janela do forms e o Cancelar permite que você cancele os valores incluídos no Forms confirmando a ação. Tanto o botão Salvar e fechar quanto o botão Cancelar podem ter seus títulos alterados e adequados à necessidade do Forms em questão.

    Abas

    O componente de Abas também teve melhorias e agora basta arrastar e soltar os componentes dentro da aba, sem precisar mais escolher os campos na listagem que aparecida dentro do componente. Está muito mais rápido e prático adicionar abas em seu formulário e incluir os componentes dentro.  

    Sessão

    O componente de sessão foi desenvolvido pensando em facilitar no momento de incluir componentes no formulário mas que ao mesmo precisam estar agrupados, você pode utilizá-lo na inclusão de componentes que são relacionados como endereço, rua, número e CEP assim todas essas informações referentes à endereço ficarão agrupadas dentro da sessão deixando seu Forms muito mais claro e organizado.

    Melhorias no campo de pesquisa

    Melhoramos o componente de pesquisa e agora você consegue configurar um dataset manualmente conforme a necessidade apresentada para incluir no seu formulário. Agora toda a configuração do dataset terá de ser feita antes de iniciar o formulário, dessa forma você garante que todas as configurações do dataset criado vão atender seus critérios e trazer os valores necessários.


    Novas ações!

    Confira abaixo as novas ações possíveis para auxiliar no processo de criação do seu Forms:

    Desfazer

    Incluiu um componente errado? Bom não se preocupe pois o Forms agora conta com a ação Desfazer que funciona como um Ctrl Z do seu computador. Ele desfaz a última ação tomada no formulário e pode ser usado quantas vezes você precisar para desfazer as ações tomadas, o que garante mais agilidade na hora de criar seu formulário pois não será mais preciso voltar ao topo do seu formulário para excluir um componente por exemplo.

    Refazer

    Desfez uma ação e deseja refazê-la? Agora isso também é possível no Forms, o Refazer como o nome diz, refaz últimas ações tomadas no formulário e pode ser usado quantas vezes você precisar para voltar as ações desfeitas.

    Alinhar ao topo

    Este componente permite que você alinhe os componentes adicionados no Forms ao topo, ao acioná-lo todos os componentes que forem adicionados automaticamente serão movidos ao topo e a medida que os espaços do editor de formulário for sendo preenchidos, os campos adicionados posteriormente serão alinhados ao componente que está acima. Sempre alinhando os componentes mais ao topo do formulário.


    Melhoramos a widget Cadastros de formulários

    Nessa release melhoramos a widget Cadastro para Forms e a grande novidade é o recurso de Busca na widget, agora é possível buscar pelo registro de formulário que você precisa rapidamente sem ter a necessidade de abrir cada registro ou ficar procurando na busca padrão da plataforma. 

    A novidade irá auxiliar muito a rotina de quem trabalha com formulários que contenham muita informação. Basta digitar o registro necessário no campo Digite para buscar para ser apresentado resultados específicos na listagem da widget.

    E ainda tem mais! Os botões Editar, Remover, Adicionar e Visualizar são novas opções na widget desenvolvidas pensando no gerenciamento dos registros de formulário de forma fácil e ágil. Os botões podem ser definidos conforme a necessidade na widget.

    Agora também é possível exportar os registros de formulários exibidos na widget para os formados .csv e .xlsx.

    Além disso, o menu de Mais opções guarda recursos onde é possível exportar esses registros de formulário exibidos na widget tanto em CSV quanto em Excel.


      Saiba mais!

      Confira todos os detalhes acessando a documentação Configurar widget Cadastro para Forms.



      Quer definir regras e padrões para seu formulário? 

      Foi pensando nisso que desenvolvemos a ação Validações. São regras que garantem a padronização para seu formulário!

      As validações são divididas por tipo de campo, ou seja, os campos que possuem validações à serem aplicadas são os campos de tipo texto, numérico e data. Ao serem configuradas você consegue validar se os registros foram preenchidos corretamente conforme a validação aplicada, validando se o e-mail incluído no formulário é válido, verificar se os formatos de CPF ou CNPJ estão corretos e muito mais!

      São várias validações que desenvolvemos pensando em facilitar o dia a dia do seu negócio, pensamos em cada situação e campos à serem incluídos no formulário. 

      Pré-visualizar 

      O Forms conta também com o recurso de pré-visualizar, assim você consegue ver como o formulário será apresentado para preenchimento e ainda confere se atende todas as suas necessidades. Caso precisar realizar alguma alteração é só dar um Ok ou fechar a janela de pré-visualização que a tela de edição do formulário é apresentada novamente.



      Tasks 


      Revolucione a gestão de tarefas na sua organização

      Quer uma solução que registre ou controle as suas atividades ou da sua equipe? Então, o Tasks é a solução que cairá como uma luva para você!

      Por meio de uma interface intuitiva o Tasks ajudará você a executar desde as tarefas mais cotidianas do seu dia-a-dia até a gestão de projetos complexos e que exigem um acompanhamento mais refinado.

      Adequado para todos os perfis organizacionais, o Tasks é a solução perfeita para quem está procurando automação e controle de tarefas de forma prática e sem complicações. Se você ficou curioso com essa novidade, não perca tempo, atualize, acesse e veja como ficou mais prático gerenciar tarefas.

      Saiba mais

      Para saber mais detalhes de como criar listas e tarefas, acesse a documentação Tasks.

      Mas fique atento!

      O Aplicativo Tasks é uma solução paga da fluig store, mas que estará gratuita para todos os clientes que migrarem para a versão 1.6.5 antes do lançamento da versão 1.6.6.



      BPM 


      Iniciar solicitações nunca foi tão fácil

      Sempre pensando em trazer novas experiencias aos usuários, remodelamos sua experiência com a inicialização de solicitações.

      Com uma abordagem mais prática, a nova tela Iniciar Solicitações garante mais autonomia e permite uma visualização ampla dos processos acessados pela última vez através da inicialização rápida. Além de permitir encontrar o processo com mais rapidez.

      Os processos definidos como favoritos também ganharam destaque e podem ser visualizados com apenas um só clique através do botão Favoritos.

      A busca foi melhorada e permite agora a visualização do processo localizado pela categoria ou pela subcategoria à qual ele pertence.

      A visualização da listagem dos processos cadastrados ficará dividida de acordo com a categoria definida e para visualizá-los basta acionar a opção Mais, para que a listagem seja carregada.

      Estas são mudanças que fazem com que a atualização Liquid, permita a inicialização de solicitações com mais facilidade e fluidez.

      Fique por dentro!

      Para visualizar mais detalhes e informações, acesse a documentação Iniciar solicitação.



        Novo layout e mais agilidade para a consulta de solicitações

        Você provavelmente consulta solicitações com frequência, certo?

        E como todo bom usuário tem o desejo de que a ferramenta seja mais intuitiva, com melhor usabilidade no dia a dia, já que ela é de extrema importância para a verificação das solicitações dos processos que estão em andamento, finalizadas ou canceladas.

        Atendendo à pedidos, apresentamos a consulta de solicitações totalmente remodelada. Com um menu muito mais integrado e pronto para atender as demandas de consulta.

        O novo layout, que agora utiliza os componentes do fluig Style Guide, proporciona uma consulta mais completa e assertiva. Permite escolher a forma de pesquisa que desejar, as solicitações poderão ser pesquisadas através dos filtros Por processo ou Por solicitações, permitindo também exportar os resultados encontrados de forma avançada, incluindo dados adicionais. 

        Confira abaixo as imagens de como ficou esse novo modelo.

        Saiba mais!

        Acesse nossa documentação de usuário em Consultar solicitações para mais detalhes dessa novidade.



          Personalize as mensagens na movimentação de suas solicitações

          Se você também deseja personalizar a forma como as mensagens de alerta ao movimentar um workflow são apresentadas, temos ótimas novidades!

          A partir de agora você poderá alterar os textos das mensagens sempre que iniciar ou movimentar uma solicitação workflow, para cada fluxo do seu processo, permitindo que você comunique com mais clareza o impacto e os efeitos que a execução de determinada tarefa exerce dentro da sua empresa.

          Você pode personalizar as mensagens do título, dos detalhes e do título do link. Deixando assim, os processos com a cara da sua empresa.

          Fique por dentro!

          Para mais informações e passo a passo de como configurar as mensagens, acesse nossas documentações de Configurar atividades e fluxos e Iniciar solicitação.



            Mais detalhes no histórico da sua solicitação!

            Sabemos o quão importante é para você manter um histórico fiel das interações realizadas nas suas solicitações!

            Atualmente o acompanhamento das ações em uma solicitação, permite visualizar o registro de todas as movimentações feitas na solicitação, quais foram as atividades executadas até o momento, o responsável e a data em que foi executada cada atividade, anexos e as observações feitas por cada usuário.

            A partir de agora, você poderá visualizar na aba Complementos, os registros de anexos, sempre que um ou mais anexos forem excluídos da solicitação. Além de registar quem foi o usuário que executou a ação.

            Desta forma, garantimos maior controle da execução das ações no histórico, permitindo aos usuários uma melhor administração de suas solicitação.

            Fique atento!

            Para acessar mais informações sobre os detalhes da solicitação, acesse a nossa documentação de usuário de Visualizar detalhes da solicitação.



              Atividade de serviço agora disponível no editor de processos web

              As vantagens de utilizar a atividade de serviço, agora podem ser usufruídas com a modelagem de processos na web.

              Ficou mais fácil modelar seus processos com integrações entre sistemas e movimentações sem a necessidade de uma ação do usuário.

              Novo fluxo de execução 'Imediata'

              Além disso, a atividade de serviço conta agora com uma nova opção de fluxo de execução. As opções disponíveis agora são Automatizada e Imediata.

              A opção 'Imediata' vem para substituir a antiga opção 'Manual', e tem por objetivo facilitar a execução de uma atividade Serviço, que antes dependia da execução manual de um usuário para movimentar para a atividade seguinte, mesmo que a ação de integração fosse realizada com êxito.

              Fique por dentro!

              Para mais detalhes sobre a atividade de serviço, acesse nossas documentações de Configurar atividades e fluxos, Integração assíncrona via processos workflow e Atividades Workflow.


              Regras de decisões automáticas sem codificação 

              Quer uma opção em que seja possível criar regras para uma atividade automática sem codificar?

              Seus problemas acabaram! Agora também é possível criar condições simplesmente configurando regras, através da opção Condição. Uma maneira muito mais simples para deixar sua atividade automática mais funcional mapeando os caminhos de decisões.

              Com esse facilitador totalmente no-code desenvolvido para uma rotina mais ágil, será possível criar processos mais complexos com mais autonomia!

              Para os programadores de plantão, a possibilidade de codificação continua! Basta acessar a opção Condição avançada.

              Fique por dentro!

              Para conferir mais detalhes, acesse nossas documentações de Guia rápido fluig e Configurar atividades e fluxos.



                Criação de cache do gestor por solicitação

                Você possui algum processo que detém um mecanismo de atribuição complexo ou personalizado? Então você irá adorar essa novidade que traz muito mais performance para o seu processo.

                O novo sistema de cache de mecanismo para o gestor trará melhor desempenho para o seu processo em diversas rotinas do fluig, como a Central de Tarefas e a consulta de solicitações além de permitir a ordenação das solicitações deste processo da mesma forma que ordena as solicitações dos processos com mecanismos comuns.

                Ative o cache de mecanismo do gestor e leve muito mais performance para a sua empresa.

                Saiba mais!

                Confira mais informações sobre os tipos de mecanismos de atribuição nos quais o cache será implementado, na nossa documentação de Configuração do processo.

                Acesse também nossa FAQ para melhor compreensão.



                WCM 


                Design e usabilidade são as palavras chaves desta atualização

                Nova skin do style guide

                Estamos na moda! Mais modernidade, estilo e maior capacidade de personalização para desenvolvedores e usuários fluig.

                O fluig style guide ganhou uma nova roupagem, a skin Flat, nela foram criados novos componentes e evoluímos o design dos já existentes. Essa reestilização adotou um novo conceito de design, tudo isso para trazer ainda mais compatibilidade e fluidez ao seu negócio e para deixar suas experiências e desenvolvimentos com o fluig ainda mais atrativas.

                E não ficamos só por aí, aplicamos essa nova roupagem na plataforma, nos temas Clássico e Snowflake, tornando a aparência muito mais moderna e fluida.

                A nova skin virá habilitada por padrão no fluig Liquid. Ainda prefere a skin padrão do fluig? Sem problemas! É possível restaurar a plataforma para a skin clássica com apenas um clique.


                  Fique atento

                  • As personalizações sobre a plataforma podem ser impactadas por essa alteração de layout. Consulte sempre o nosso guia de estilos para desenvolver suas aplicações.


                  Menu fluig - Tema Snowflake

                  Continuamos evoluindo o tema Snowflake, melhorando a usabilidade e facilitando a navegação no menu. Agora basta apenas passar o mouse por cima do menu, para que o mesmo se expanda facilitando assim a identificação e o acesso aos recursos do fluig. 

                  E para deixar mais fluida a navegação nos submenus, adicionamos ainda a possibilidade de fixar o menu. Dessa forma, ele ficará aberto, diminuindo a quantidade de cliques necessárias para selecionar a opção desejada. 


                  Fique por dentro!

                  Para visualizar mais detalhes e informações sobre o novo layout, acesse nossa documentação sobre Temas.



                  Sua Store está muito mais prática

                  A fluidez de Liquid está presente também na corrente com a fluig Store, oferecendo a você mais informações sobre todas os apps disponíveis, diretamente pelo Painel de controle. Você pode identificar a versão do aplicativo, a release fluig que é pré-requisito e muito mais!

                  Para tornar a sua busca pelos aplicativos mais ágil, você consegue visualizar facilmente quais aplicativos estão instalados em seu ambiente, bem como buscar por aplicativos específicos, sendo eles gratuitos ou não.

                  E tem mais!

                  Agora você pode atualizar as soluções da Store, para manter em seu ambiente fluig os aplicativos sempre com as últimas novidades lançadas. Mas atenção: caso o aplicativo que você instalou não tenha sido desenvolvido pelo time fluig, o suporte ou manutenção do aplicativo será de responsabilidade do desenvolvedor.

                  Fique por dentro!

                  Para visualizar mais detalhes e informações, acesse nossas documentações sobre Itens da Store (help), Itens da fluig Store (mais técnica, para clientes interessados em instalar as soluções) e Perguntas frequentes - fluig Store (mais técnica, para desenvolvedores interessados em implementar soluções).


                  Confere aí o novo portal de APIs do fluig

                  É um expert em desenvolvimento no fluig? Já criou desenvolvimentos feras para a plataforma?

                  Temos uma excelente novidade! A fluidez da atualização Liquid inundou também as APIs do fluig. Está disponível um novo portal de APIs totalmente reformulado e utilizando as melhores práticas de desenvolvimento para você usufruir de todos os benefícios e arrasar nos desenvolvimentos sobre a plataforma.

                  Já estão disponíveis novas APIs para facilitar seu dia-a-dia, confere lá agora! http://api.fluig.com

                  Gradativamente novas APIs serão criadas e migradas. Caso não encontrou uma API que precisa não se preocupe, a API antiga ainda estará disponível!


                  Arquitetura 


                  Esta difícil encontrar recursos no painel de controle?

                  A naturalidade da atualização Liquid, traz facilidades ao dia a dia do seu negócio!

                  Lançamos um painel de controle totalmente modernizado, mais organizado e prático.

                  Retiramos as abas que separavam os itens e agora todos os recursos estão centralizados em uma única tela! Os recursos que você já conhece foram ordenamos alfabeticamente dentro de agrupadores que desenvolvemos pensando em uma identificação rápida e facilitada.

                  E também é possível buscar por um recurso específico rapidamente.


                  E tem mais novidade!

                  O painel de controle além de modernizado agora conta com um novo recurso, Meus últimos acessos.

                  Que tem por objetivo facilitar o uso dos recursos que são acessados frequentemente. Os recursos acessados serão ordenados pela ordem de acesso, ou seja, os últimos acessados serão exibidos nos primeiros marcadores formando uma lista de até oito itens.Dessa forma você não precisa procurá-los no Painel de Controle sempre que precisar utilizá-los e ainda economiza tempo.


                  Fique por dentro!

                  Para saber mais detalhes e informações, acesse nossa documentação Painel de controle.



                  Mais facilidade e agilidade na configuração de seus datasets

                  Você já utiliza os datasets em muitos recursos da plataforma fluig, né? Então você vai adorar essa novidade: a partir da atualização Liquid, a página de datasets está muito mais completa! Para tornar o seu trabalho muito mais fluído, até mesmo a codificação do seu dataset pode agora ser realizada totalmente via web! Confira abaixo mais detalhes sobre as novidades:

                  Layout

                  O layout da tela foi totalmente remodelado, com novas opções para facilitar a busca pelo tipo de dataset. Além disso, o tipo de dataset foi adicionado à lista, permitindo que o usuário identifique de forma mais evidente se o dataset é interno, simples ou avançado. As informações referentes à sincronização passaram a ser apresentadas em uma tela específica, que também permite a edição dos agendamentos e exclusão dos dados. Para tornar a tela ainda mais aderente, as opções agora passam a ser acessadas pelo menu Mais ações.

                  Fique atento!

                  As nomenclaturas dos tipos simples e avançados foram adotadas a partir dessa atualização. Antes disso, os tipos de datasets eram chamados de gerados ou customizados, respectivamente.

                  Interface de desenvolvimento web

                  Além do layout, a plataforma também conta agora com uma interface totalmente nova e muito mais intuitiva para você codificar as funções dos seus datasets. Essa interface oferece uma ferramenta de depuração, que te ajuda a identificar e localizar facilmente, caso o código-fonte do seu dataset esteja com algum erro de sintaxe. 

                  Controle de Versões

                  Os seus datasets agora contam com o controle de versões, para que nenhuma alteração seja perdida. Por isso, se você quiser modificar alguma configuração do dataset e precisar voltar atrás nessa alteração, não se preocupe: você terá o controle das alterações e poderá restaurar a versão que desejar, em poucos cliques. 

                  Importação e exportação de datasets

                  Outra facilidade importante é o recurso de importar e exportar os datasets. Com ela, você consegue resgatar a configuração do dataset que você fez em ambiente de homologação, exportando a configuração da homologação e importando no ambiente de produção. Tudo isso pela plataforma web, sem a necessidade de instalar complemento adicional.


                  Fique por dentro!

                  Para visualizar mais detalhes e informações, acesse nossas documentações sobre:



                  Acompanhe com facilidade os seus serviços de integração

                  Você quer um acompanhamento mais eficaz das integrações do fluig com outros sistemas? Com o fluig Liquid, essas informações estão mais transparentes e acessíveis!

                  A página de Serviços conta agora com mais um importante recurso: o download de log. Você pode escolher o período e os serviços que terão esse acompanhamento, e consegue verificar o erro que ocorreu na integração com algum sistema externo, tornando mais clara e mais objetiva a resolução de problemas. 

                  Para realizar essa configuração, acesse o Painel de Controle, na opção Serviços, e habilite o recurso para os serviços desejados.

                  Fique por dentro!

                  Para visualizar mais detalhes e informações, acesse nossa documentação sobre Serviços.





                  Agora ficou muito mais simples testar a conexão de e-mail

                  Tem dúvidas se a configuração de e-mail realizada está correta?

                  Por meio do teste de e-mail, você poderá verificar se todas as configurações foram realizadas com sucesso.

                  Ao acionar o botão Testar conexão, um e-mail para realizar o teste deverá ser informado. Além disso, o teste irá abranger os dois tipos de configuração de e-mail da plataforma, tanto o Global quanto por Empresa, cada um seguindo seu padrão definido na documentação.

                  Ao final do teste, se tudo estiver correto, você receberá um e-mail automático informando que as configurações de e-mail foram configuradas corretamente. Para realizar o teste acesse a plataforma com o usuário WCMadmin → Painel de Controle → Configuração do sistema → Parâmetros da plataforma → Configuração de e-mail.




                  Esqueceu sua senha da plataforma?

                  É tão ruim quando isso acontece, né?! Mas agora você não precisa mais se preocupar!

                  O reset de senha está muito mais simples e seguro. Caso você não se recorde de sua senha, você pode acionar a opção "Esqueceu sua senha" e receber um link por e-mail, que permitirá fazer a configuração de uma nova senha de acesso. Mas atenção: para fazer uso desse recurso, você precisa ter um e-mail corretamente preenchido na plataforma.

                  Confira abaixo como funciona esse recurso:

                  Fique por dentro!

                  Para visualizar mais detalhes e informações, acesse nossa documentação de usuário de Login na plataforma.



                  Homologamos o SQL Server em suas versões 2014, 2016 e 2017

                  Você trabalha com uma versão mais recente do SQL Server? 

                  Nossa matriz de portabilidade foi atualizada e, a partir do fluig Liquid, o banco de dados no SQL Server está homologado até a versão 2017. 

                  Isso significa que, a partir de agora, você não precisa mais executar nenhum comando de compatibilidade na criação do banco de dados para o fluig, pois a plataforma será compatível com todos os recursos até a versão 2017 do seu SQL Server. 

                  Fique por dentro!

                  O SQL Server em sua versão 2017 está mais rápido e pode ser instalado em Linux. Confira outras novidades do SQL Server 2017 e o procedimento atualizado de criação de banco de dados específico do SQL Server para o fluig.



                  Correções 

                  ECM

                  • Atualização de documentação sobre restrições de acentuação do Latin1_General_CI_AS.
                  • Realizado ajuste na mensagem apresentada ao esvaziar a lixeira, tornando a informação da mensagem mais entendível.
                  • Ajuste na consulta do banco de dados para que otimize o tempo de consulta dos datasets.
                  • Remoção da widget de permissão "Apoio ao documento", e ajuste no comportamento da widget de permissão "Compartilhar documentos". 

                  Importante!

                  É importante ressaltar que as permissões de comunidade sempre prevalecem em relação à widget de "Compartilhar documentos".

                  • Ajuste realizado para que os arquivos de upload sejam excluídos da listagem no momento que a modal de upload for fechada.
                  • Inclusão de validação na API setDocumentApprovers, para bloquear caso ocorram tentativas de criação de aprovadores para outros tipos de documentos (diferentes do tipo 2 - documento normal).
                  • Realizado ajuste nas notificações de publicação de documentos, pois não estavam respeitando a configuração do assunto.
                  • Ajuste realizado na validação das permissões de leitura do documento para que, ao aplicar segurança para todas as versões, seja possível acessar as versões anteriores.
                  • Correção de inconsistência na atualização do nome da pasta pelo método updateFolder do webservice FolderService.


                  Arquitetura

                  • Outra novidade que a plataforma irá oferecer aos administradores será o cadastro de operações de serviços, para que outros usuários possam utilizar essas operações em suas integrações. Por enquanto, o cadastro é permitido para serviços SOAP ou REST com swagger.
                  • Remodelada a página de direcionamento do aplicativo fluig para o navegador mobile, contendo um aviso de que o acesso via browser pode afetar a experiência de usuário.

                  • Tratamento realizado no desenvolvimento sobre a plataforma de datasets jornalizados fazendo com que campos com tipagem definida sejam mantidos no momento da sincronização.
                  • Corrigida inconsistência ao criar um dataset que se conecta a um banco de dados com o nome contendo "." (ponto).
                  • Incluída mensagem de alerta ao usuário, ao tentar excluir um assunto com documentos relacionados.
                  • Tratamento realizado para verificar se o Solr que está sendo atualizado é o mesmo que está em execução. Pois ao atualizar o fluig, a validação de Solr estava considerando instâncias de Solr que não pertenciam a atualização em andamento o que ocasionava o bloqueio da atualização indevidamente.
                  • Correção de inconsistência que causava a duplicação do log fluig.stdout.
                  • Inclusão do arquivo custom-theme.css, para evitar a geração de log no navegador ao acessar com o usuário wcmadmin.
                  • Inclusão de valor default para a propriedade "transferApprovers" caso a mesma não seja informada na requisição, tornando possível a transferência de pendencias de um usuário para o outro. 
                  • Tratamento realizado no campo setExpirationDate, para corrigir a inconsistência na execução do método updateDocument do webservice pela tela de Datasets.
                  • Ajuste realizado para não exibir a tela de permissões em comunidades visto que somente usuários administradores podem ter acesso à ela.



                  WCM

                  • Corrigida inconsistência que permitia mencionar em posts os usuários fora da nuvem de relacionamento do usuário autenticado.
                  • Ajustada largura máxima para imagens postadas na timeline. 
                  • Adicionado exemplo de como utilizar as funções search e reload na documentação de Datatable do Style guide. Correção realizada no link que leva ao exemplo 3 do WCM Style guide.
                  • Correção no layout do título das widgets, para remover espaços em branco.
                  • Remoção das opções de acesso às abas "Documentos", "Formulários", "Artigos", "Vídeos" e "Imagens" no controle de permissões do Painel de Controle, pois essas permissões já são controladas na segurança de cada comunidade.
                  • Correção realizada na inconsistência onde não era possível exportar uma página com widget dentro de um pacote ear. Foi adicionado na widget o nome do pacote ear e ao exportá-la o pacote .ear é compactado completamente.
                  • Correção de inconsistência na publicação de imagens diretamente do computador para uma comunidade.
                  • Ajuste realizado na criação de artigos com capas.



                  LMS

                  • Efetuados ajustes no update de base de dados que cria a coluna HISTORY_ENROLL na tabela ELE_LOCAL_CONFIGURATION para ser executado ao efetuar a atualização da plataforma.
                  • Corrigida a configuração da data inicial e final de turmas para considerar o horário no formato de 24 horas, permitindo assim, que uma turma tenha a duração em horas e não apenas em dias.
                  • Ajustado o tooltip da coluna Mínimo de pontos localizada na aba Informações adicionais do cadastro de treinamentos.
                  • Corrigida a exibição de imagens em questões depois que elas foram editadas.

                    Importante!

                    É necessário criar uma nova versão da questão para que a correção surta efeito. Para novas questões essa inconsistência não ocorrerá mais.

                  • Alterada a frequência de envio de notificação sobre requisições de matrículas pendentes para o responsável pela conta. Agora a notificação é emitida apenas uma vez por dia.


                  BPM

                  • A utilização do WKParams no mecanismo customizado encontra-se inconsistente, fazendo com que em alguns cenários a variável encontre-se vazia, impossibilitando sua utilização. Realizado tratamento para popular os parâmetros do WKParams a fim de não gerar mais este tipo de inconsistência.
                  • Corrigida a inconsistência no envio dos e-mails de notificação, onde o assunto continha informações incorretas para o gestor do processo. Foi alterado o assunto do e-mail, para que seja enviado o usuário correto no assunto para o gestor.
                  • Solucionada falha que ocorria ao movimentar uma atividade para um usuário que continha certificado digital inválido. Ajuste realizado, para que seja feita a validação do objeto.
                  • Realizada correção na central de tarefas, para que a ordenação dos valores do tipo data no formato brasileiro dd/mm/yyyy seja realizado corretamente.
                  • Ao baixar uma listagem de processos off-line no ambiente mobile da plataforma IOS, quando acesso o menu e seleciono ‘Parar todos’, o processo de download da listagem é cancelado e o aplicativo se fecha automaticamente. Essa inconsistência foi corrigida.
                  • Corrigida a api que retornava tarefas não atrasadas como já expiradas dependendo das configurações de hora do servidor. 
                  • Realizada correção no template de e-mails, que apresentava e-mails com informações incorretas ou fora de ordem, sobre quem era o solicitando, o substituto, o gestor e o responsável. Ajustado para que os e-mails permaneçam organizados e corretos.
                  • Corrigida inconsistência que não estava decrementando corretamente o contador da listagem da caixa de saída das solicitações que tiveram movimentação através da plataforma mobile.
                  • Corrigida a situação que ocorria quando, um usuário de uma atividade em pool tentava transferir essa atividade para um outro usuário, o que ocasionava um erro “usuário não apto a receber a tarefa” quando executava a validação de um formulário antes de tentar transferir.
                  • Um processo com fluxo automático e que utiliza o componente Timer, tem suas solicitações duplicadas ou até mesmo criada diversas vezes. Essa situação foi analisada e corrigida.
                  • Melhorada a mensagem exibida quando ocorre alguma inconsistência em eventos de processos para torná-la mais clara e, também, para exibir o nome do evento nos seus detalhes técnicos.
                  • Ao criar um volume exclusivo para os documentos, não era permitido publicar documentos anexo de workflow no GED. Realizado tratamento para que seja inserido o volume correto a ser publicado no GED.
                  • Ao chamar o método bpm ADHoc da api pública, não era retornada a lista de registros no atributo ADHoc Tasks. Realizado ajuste e alterado o VO responsável, para que utilize o filtro correto e não quebre as APIs, para que as informações sejam exibidas corretamente.
                  • Apresentada alteração no nome das atividades de finalização ao importar um processo do servidor. As atividades que tenham tido seus nomes alterados e em seguida foram exportadas para o servidor, irá aparecer no fluig com o nome que foi alterado no Studio. Ao ser importado novamente para o Studio, ele carrega o nome padrão da atividade. Essa situação foi analisa e corrigida.
                  • Ao converter uma solicitação na página de conversão, e clicar em avançar, sem selecionar nenhuma solicitação, era retornada a seguinte mensagem:  "Selecione ao menos um processo!". Realizado ajuste para corrigir a mensagem para mostrar a palavra ‘solicitação’ ao invés de processo.
                  • Solucionadas inconsistências apresentadas com atividades de serviço imediatas, onde era exibida mensagem de erro ao tentar movimentar uma atividade.
                  • Ao converter uma solicitação, dependendo do mecanismo de atribuição da atividade, era emitido o alerta “Usuário não pode receber a atividade”. Refatorada a conversão de solicitação, para não exibir mais a mensagem de alerta quando não fosse necessário.
                  • Ao utilizar a API workflows/listProcess, as traduções do processo/atividades não eram respeitadas. Realizada correção criando um update para atualizar os processos atuais, fazendo com que possam ser utilizados nas APIs de consulta na central de tarefas.
                  • Realizada correção na segurança de anexo, onde o usuário substituto não conseguia excluir nenhum, mesmo possuindo permissão para remover anexos de outros usuários.
                  • Realizada correção no fluig Studio para sanar inconsistência que ocorria quando um usuário comum tentava configurar um mecanismo de atribuição.
                  • Realizada correção para que o log da mensagem não seja exibido toda vez que acessada a solicitação de um processo que possui fork/join.
                  • Realizado ajuste na tela de tarefas a concluir, na central de tarefas, para que o resumo não seja mais duplicado quando selecionado.
                  • Corrigida inconsistência ocorrida ao configurar um processo utilizando swinLanes e exportá-lo em formato de documentação. Ao acessar o site e clicar na atividade, era exibida a SwinLane.
                  • Realizada correção nas preferências do usuário, que não permitia adicionar um substituto.
                  • Corrigida a inconsistência ao tentar movimentar a atividade para um subprocesso, cujo usuário não possuía acesso e não recebia nenhum feedback sobre a ação.
                  • Incluída a variável WKReplacement, para ser utilizada em todos os eventos de formulário, auxiliando assim os usuários que necessitam de informações geradas pelos eventos, para manipulá-lo.
                  • Realizada melhoria na conversão de solicitação, onde não era possível visualizar os dados da conversão nos complementos da solicitação.
                  • Corrigida situação onde, ao utilizar o evento de formulário beforeSendValidate e movimentá-lo diretamente para uma atividade exclusiva, o nextState que é o número da atividade destino, seja apresentado corretamente.
                  • Realizada correção na cópia das atividades automáticas de gateway exclusivo, que anteriormente permitia o espelhamento das alterações, inclusões e exclusões de condições entre as atividades de origem e a cópia.
                  • Realizado ajuste no banco de dados SQL Server, para que as tarefas do usuário sejam apresentadas corretamente na central de tarefas.
                  • Corrigida a inconsistência nas regras de formulário, para que os usuários que possuem muitas regras cadastradas, consigam visualizar todos os dados filtrados por atividade, utilizando o scroll na tela.
                  • Realizada correção na tela de cadastro de regras de formulários para sanar inconsistência ocorrida quando havia grande quantidade de regras cadastradas, permitindo que o usuário consiga filtrar e aplicar as alterações feitas de forma correta, sem perder registros.
                  • Corrigida inconsistência ao utilizar a atribuição por associação com dois campos de formulário simultaneamente.
                  • Corrigida inconsistência que impossibilitava a visualização dos usuários de um grupo, nos complementos da solicitação. A lógica foi modificada para permitir que os usuários possam ser visualizados.
                  • Realizado ajuste no método de consulta de documentos via evento, para que ao realizar um procedimento utilizando tanto um usuário comum quanto um administrador, seja retornada a descrição do documento normalmente.
                  • Realizada correção na consulta de solicitação que contém um subprocesso, onde ao clicar sobre o link do subprocesso, seja redirecionado corretamente
                  • Realizado tratamento para sanar inconsistência que ocorria na atividade intermediária condicional, que perdia o valor ao ser replicado para a atividade inicial.


                  Formulários

                  • Efetuadas correções para permitir visualizar as propriedades de um formulário desenvolvido por meio do novo criador de formulários.
                  • Ao utilizar o formato dd/mm/aaaa com as barras separando a data na função reloadZoomFilterValues no componente zoom, ocorria inconsistência e não permitia filtrar as datas no componente. Realizada correção para que seja utilizado encode na barra que é usada como parâmetro.
                  • Realizado ajuste da mensagem ao tentar eliminar um formulário, que possua registros, sem vínculo com processo.
                  • Corrigida mensagem de inconsistência exibida ao excluir um formulário que possui registros criados, informando que anteriormente, é necessário acessar o formulário e remover todos os registros, para então conseguir removê-lo definitivamente.
                  • Ajustado o botão aplicar do componente Zoom, para renderizar corretamente quando estiver contido em um pai e filho.
                  • Os arquivos da pasta de upload de um mesmo usuário, não são atualizados corretamente, quando possuem o mesmo nome. Realizada correção para que os arquivos sejam carregados mesmo possuindo nomes idênticos.
                  • Efetuadas correções para permitir visualizar as propriedades de um formulário desenvolvido por meio do novo criador de formulários.
                  • Realizada correção no componente de avaliação, na visualização de registros de formulário, onde as estrelas selecionadas ficam em cor branca e não amarela conforme estava na hora do registro. Renderização ajustada na estrela para que seja aplicado o css corretamente.
                  • Ao inserir um componente de imagem no editor de formulários e posteriormente clicar sobre o ícone de upload de imagem, o ícone quebra automaticamente. Realizada correção para que o ícone do
                    componente fosse retirado, pois não era suportado para imagens no momento da ação.
                  • Realizado ajuste na renderização dos registros de formulários, para que ao tentar apagar os dados de um campo componente numérico, o valor não reapareça novamente.

                  • Realizada a correção no widget CRUD, para que ao clicar em Adicionar, seja mostrado ao usuário diretamente a tela de erro do widget.


                  Messaging

                  • Efetuadas alterações no Messaging para que seja exibida a aba que já está aberta ao clicar novamente no seu ícone ao invés de abrir uma nova aba.
                  • Corrigida a emissão de notificações para que não seja necessário atualizar a página para que elas sejam exibidas.



                  • No labels