Árvore de páginas
Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

AJUSTES NO WMS PARA PERMITIR ENDEREÇAMENTO / APANHE SEQUENCIADOS

Características do Requisito

Linha de Produto:

Logix

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

WMS  - Operador Logístico

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

WMS6069

Lista Particular

WMS6070

Lista Pública

WMS6180

Armazenagem / Transferência

WMS6218

Conferência em Paralelo

WMS6231 / WMS6259

Conferência Automática

WMS6242

Conferência Coletor

WMS6258Conferência Via PDV

WMS6319

Estoque Endereço

WMS6325Digitação de Solicitação de Carga
WMS6350

Conferência PDV Montando Volumes Automático

WMS6355Conferência Plano
WMS6438Carga de Trabalho
WMS6430Central de Planejador
WMS6632Consulta de Pendências
WMS6636Conferência Por Palete
WMS6742Configuração da Convocação Ativa
WMS6793Lista Geral
WMS7000Wizard Geral
WMS7001Wizard Depositante
WMS7003Monitor de Acompanhamento de Carga
WMS7005Monitor de Indicadores de Expedição
WMS6631Alocação de Recursos
WMS60014

Contrato / Proposta

Requisito/Story/Issue:

DLOGWMSOL-28 - Ajustar o WMS Para Permitir o Endereçamento / Apanhe Sequenciados

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Oracle / SQL Server / Informix

Sistema(s) Operacional(is):

Windows / Linux


Implementações Realizadas

Assim como ocorre no processo de armazenagem, durante a execução da separação também pode ser necessário descarregar o produto separado em um endereço de drop-point, ao invés de deixá-lo no endereço final (conferência ou doca).

Isto normalmente ocorre quando a movimentação a ser executada compreende o uso de diferentes operadores e equipamentos, como por exemplo, na utilização de mezaninos.

Para atender essas situações foi implementado o conceito de movimentação sequenciada na separação, onde ao descarregar o produto em um endereço de drop-point o sistema criará nova pendência de movimentação, até que o produto seja descarregado no endereço de destino previsto para o processo.

Neste conceito, um processo de separação somente será considerado como “concluído” quando o produto chegar ao seu destino, ou seja, enquanto movimentações sequenciadas estiverem sendo executadas a separação não estará concluída.

Importante!

  1. Para utilizar o processo de movimentação sequenciada é necessário que o depositante informe o palete destino na separação.
  2. Este processo de movimentação sequenciada não será aplicado na separação via papel.

WMS60014 - Contrato / Proposta

Realizada alteração na função de validação de tempo e atividades para prever corretamente o novo processo, código 316 - Movimentação Sequenciada.

WMS7000 - Wizard Geral

Efetuada alteração nesse programa para tratar o novo tipo de processo referente à movimentação sequenciada (código 316).

Caso seja selecionada esta atividade, ao realizar o processamento será gerada a estrutura padrão de Ordem de Serviço, permitindo o seu uso na configuração da Proposta dos Depositantes.

WMS7001 - Wizard Por Depositante

Efetuada alteração nesse programa para tratar o novo tipo de processo referente à movimentação sequenciada (código 316).

Caso seja selecionada esta atividade, ao realizar o processamento será gerada a estrutura de Ordem de Serviço na Proposta do Depositante (WMS60014).

WMS6430 - Central do Planejador

Implementada uma nova tela, a qual permite adicionar a nova opção de Transferência de Endereço.

Nessa nova opção será possível utilizar o filtro, bem como, as funcionalidades de Alocar / Desalocar / Realocar / Alocação Direta e Realocação Direta.

WMS6793 - Lista Geral  /  WMS6069 - Lista Particular  /  WMS6070 - Lista Pública

Efetuadas alterações nesses programas para que seja possível visualizar os processos de movimentos sequenciados (tipo processo 316), do drop point para o endereço destino final da separação.

WMS6325 - Digitação de Solicitações de Carga

Efetuada implementação com o objetivo de permitir que seja realizado o cancelamento dos movimentos sequenciados ao efetuar o cancelamento total/detalhado da Solicitação de Carga (WMS6325).

Ao efetuar o cancelamento (total/detalhado) antes de realizar o descarregamento na Separação (WMS6214), se a descarga for efetuada no drop point o sistema irá gerar um movimento sequenciado, portanto, a Solicitação de Carga e os itens serão efetivamente cancelados assim que o movimento sequenciado for finalizado na Lista Pública / Particular (WMS6070 / WMS6069).

Sempre que for realizado algum cancelamento (total/detalhado), a Solicitação de Carga e os itens serão efetivamente cancelados somente quando o movimento sequenciado for finalizado na Lista Pública / Particular (WMS6070 / WMS6069).

Nota: A separação parcial de picking foi "travada" na separação por palete, uma vez que o apanhe sequenciado não está preparado para funcionar desta forma.

Também foram adicionados dois novos itens na lista de movimentos da Rastreabilidade Processos, aba 2 - Lista Separação e Movimento, sendo o primeiro um campo que apresenta a situação do processo de movimento e o outro é um botão de zoom para acessar a tela para o rastreamento dos processos de movimentação sequenciada, os quais estão relacionados com o processo de separação.

Foi realizada ainda uma alteração nesse programa para que ao calcular o percentual de completude, a ser apresentado em tela, o movimento seja considerado como não finalizado sempre que o movimento sequenciado associado esteja pendente de conclusão. Com isso, somente após ser finalizado o movimento sequenciado e serem descarregados os produtos separados no endereço de conferência, PDV ou doca é que o percentual de completude da separação será atualizado.

WMS7003 - Monitor de Acompanhamento de Carga

Realizada alteração nesse programa para que seja apresentado o percentual somente quando todos os movimentos sequenciados estiverem finalizados.

Se esses movimentos não estiverem finalizados será considerado 0%.

WMS7005 - Monitor de Indicadores de Expedição

Efetuada a implementação do campo SKUs Pick. Movto. Seq., no qual é apresentada a quantidade de SKUs com movimento sequenciado.

WMS6742 - Configuração da Convocação Ativa

Efetuada implementação com o objetivo de permitir a execução dos movimentos sequenciados por intermédio da Convocação Ativa (WMS6743).

Para isso, foi adicionado o campo Movtos. Sequenciados na Configuração da Convocação Ativa (WMS6742), o qual permite parametrizar a permissão e a ordenação da atividade.

Além disso, durante a execução da atividade também será possível visualizar as seguintes informações: palete, endereço origem e depositante.

Se houver um documento priorizado, o movimento sequenciado herdará automaticamente a prioridade do mesmo.

WMS6319 - Estoque Endereço

Incluída nova opção na rotina de consulta de informações do estoque via coletor de dados, a qual permite visualizar os movimentos pendentes para o palete ou identificação de estoque selecionada.

Esta opção pode ser acessada por intermédio das teclas F7 ou CTRL A durante a consulta das identificações de estoque associadas ao palete ou na visualização dos detalhes da identificação:

Ao acessar esta opção serão exibidos os processos de movimentação pendentes para a identificação de estoque selecionada ou para o palete ao qual esta identificação está associada:

Ao pressionar ENTER sobre um dos movimentos serão exibidos os detalhes do mesmo:


WMS6631 - Alocação de Recursos

Na opção dos processos de Expedição foi incluída a nova opção Movimentação sequenciada.

Selecione esta opção para visualizar os paletes pendentes de movimentação de endereços de drop point para o endereço final da separação (doca ou local de conferência).

Como nos demais processos, informe os filtros para buscar os paletes, sendo que estes são basicamente os mesmos filtros dos processos de Separação, porém, como em um palete podem existir estoques de diferentes solicitações de carga e/ou planos de separação, quando pelo menos uma identificação de estoque atender ao filtro, o palete será exibido.

Na lista de Paletes apresenta após a pesquisa, selecione o palete desejado e efetue a operação de alocação/desalocação de recurso desejada.

WMS6438 - Carga de Trabalho

Foram adicionados tratamentos neste programa para que sejam apresentadas as informações de alocação da atividade de transferência entre endereços, relativo ao processo de movimentos sequenciados.

Depois da alocação do usuário via Central do Planejador (WMS6430) ou via Central de Alocação de Pendências (WMS6631), ao utilizar a rotina de Carga Trabalho (WMS6438) serão exibidos os detalhes dos movimentos acima mencionados.

WMS6242 - Conferência Coletor

Efetuada alteração nesse programa para que, ao executar a conferência do WMS6358, os itens que estão pendentes de movimento sequenciado permaneçam disponíveis na conferência.

WMS6218 - Conferência em Paralelo

Efetuada alteração para que seja apresentado o percentual (%) disponível para conferência nos programas WMS6242 (Conferência Coletor) e WMS6258 (Conferência Desktop).

Também foi efetuado ajuste no WMS6242, para que ao executar a conferência do WMS6218, os itens que estão pendentes de movimento sequenciado permaneçam disponíveis para conferência.

WMS6231 / WMS6259 - Conferência Automática

Efetuada alteração para que no programa WMS6242 (Conferência Coletor), ao executar a conferência do WMS6231, os itens que estão pendentes de movimento sequenciado permaneçam disponíveis na conferência.

Essa mesma situação foi tratada na Conferência Desktop (WMS6258), ao executar a conferência do WMS6259.

WMS6355 - Conferência Plano
WMS6350 - Conferência PDV Montando Volumes Automático

Efetuada alteração para que ao executar o programa Conferência Coletor (WMS6355),  os itens que estão pendentes de movimento sequenciado permaneçam disponíveis na conferência.

Esse ajuste também foi realizado na Conferência Desktop (WMS6350).

WMS6258 - Conferência Via PDV

Efetuada alteração nesse programa para que ao executar a conferência do WMS6219, os itens que estão pendentes de movimento sequenciado permaneçam disponíveis na conferência.

WMS6632 - Consulta de Pendências

Esse programa foi alterado para que na aba de Movimentação Interna sejam apresentas as pendências de movimentação sequenciada, as quais estão associadas ao processo de separação.

WMS6636 - Conferência Por Palete

Implementação realizada com o objetivo de permitir que a conferência por palete funcione no processo paralelo, bem como, também seja tratada para que possa ser executada somente depois que finalizar o movimento sequenciado.

Efetuada alteração no programa WMS6636, que é acessado por intermédio do WMS6242 (Conferência Coletor), para que não seja possível realizar a conferência caso haja movimento sequenciado pendente.

O WMS6636 também foi preparado para ser utilizado no processo paralelo, permitindo iniciar a conferência por palete antes de terminar a separação.


Procedimento para Utilização

WMS6770 - Atualização Registros Padrão WMS

  1. Clique em Informar, selecione Tipos de processo e clique em Confirmar.

  2. Em seguida, clique em Processar.

  3. Ao término do processamento é gerado o tipo de serviço 316 - Movimentos Sequenciados Separação.

  4. Após a geração do tipo de serviço deve ser gerada uma atividade com o tipo de processo 316, sendo que esta deve ser relacionada a um novo serviço ou a um serviço de expedição já existente (separação, por exemplo).

  5. Feito isso, a atividade deve ser informada na proposta do depositante, relacionando-a aos serviços da classe de serviço de expedição.

WMS6214 - Separação Via Coletor

  1. Selecione uma lista de separação e o movimento.
  2. Informe o palete destino, a etiqueta estoque origem ou endereço picking (caso separação em picking), bem como, a quantidade e demais informações necessárias.
  3. Ao final da lista, pressione F7 (Ctrl-A) para descarregar o veículo. Será exibida uma lista de endereços destinos.
  4. Informando um dos endereços da lista, os processos são finalizados sem gerar movimento sequenciado.
  5. Se for informado um endereço diferente da lista e este endereço for tipo Drop Point, então será gerado um novo movimento de transferência, do endereço onde está sendo efetuado o descarregamento para o endereço destino original do movimento.

WMS6180 - Armazenagem / Transferência Via Coletor

  1. Acesse os movimentos de transferência gerados na separação por intermédio da lista pública ou particular.
  2. Informe o palete a ser transferido e,o endereço de destino.
  3. Se o endereço destino informado for tipo Drop Point e o movimento teve sua origem na separação será gerado um novo processo de transferência, no qual o endereço de destino continua sendo o do movimento original.
  4. Ao movimentar o palete para o endereço de destino planejado inicialmente, a ordem de serviço será encerrada, assim como os processos associados.


Procedimento para Implantação

Seguir o procedimento padrão de atualização do sistema pelo pacote de liberação da release 12.1.21.