Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Conceito

A cada exercício social ou período contábil a empresa apurará o resultado de suas operações. Todavia, é recomendável que a empresa apure o sucesso (lucro) ou insucesso (prejuízo) em períodos mais curtos: mensais, trimestrais, quadrimestrais, etc.

O resultado pode ser:

Positivo - Lucro ou Superávit

Negativo - Prejuízo ou Déficit


O Resultado do Exercício é a diferença entre as Receitas e as Despesas.

Receitas - Despesas = Resultado


Se:

Receitas > Despesas Lucro

Despesas > Receitas Prejuízo


A receita corresponde, em geral, a vendas de mercadorias ou prestações de serviços. Ela aparece (é refletida) no balanço através de entrada de dinheiro no Caixa (Receita a Vista) ou entrada em forma de Direitos a Receber (Receita a Prazo) - Duplicatas a Receber.

A receita sempre aumenta o Ativo, embora nem todo aumento de Ativo signifique Receita (Empréstimos Bancários, Financiamentos, etc aumentam Caixa-Ativo da empresa e não são Receitas).

A despesa é todo o consumo de bens ou serviços para obtenção de receita. Ela é refletida, no Balanço, através de uma redução do Caixa (quando é pago no ato - à vista) ou através de um aumento de uma dívida - Passivo (quando a Despesa é contraída no presente para ser paga no futuro - à prazo). A Despesa pode, ainda, originar-se de outras reduções de Ativo (além do Caixa), como é o caso de desgastes de máquinas e outros.

No final do Exercício Social a Contabilidade confronta Receita x Despesa para Apurar o Resultado do período (lucro ou prejuízo). O Resultado acresce (no caso de lucro) ou reduz (no caso de prejuízo) o Patrimônio Líquido.


Utilização dentro do ERP

A rotina de apuração de resultados efetua o levantamento e cruzamento dos valores de receitas e despesas em um determinado período (exercício, mês, ano) obtendo destes lançamentos contábeis o resultado que pode ser de lucro ou prejuízo.

O programa permite a apuração a qualquer tempo, sendo o mais comum no período mensal ou anual.

A apuração de resultados utiliza o conceito Movimento que opera com períodos pendentes de encerramento sem causar impacto entre as apurações.

Para incluir esta rotina no menu do Contabilidade Gerencial, por meio do Configurador, o parâmetro MV_CTBLPV, deve estar com conteúdo igual a 211.


Importante:

Em situações em que existam saldos não encerrados em períodos anteriores e observando que o lançamento de apuração se dará no valor do movimento do período, nesta situação, ocorrerão contas/ entidades que não terão o saldo encerrado.

Os filtros de entidades que não são utilizados, é necessário deixar em branco.  Para apuração anual não se utiliza de informações de conta ponte

O parâmetro MV_CTAPMVZ configurado com .T. faz o sistema considerar, na apuração do resultado, as contas com saldos zerados.

Caso após a apuração de resultados for identificada alguma diferença nos totais de saldos, não se deve utilizar a rotina Lançamentos Contábil Automático. Para isto, deve-se estornar a apuração em Estorno Apuração de Resultados e, em seguida, acessar Refaz Saldos/Reprocessamentos e, efetuar novamente a Apuração de Resultados.


Procedimentos

Para o processo detalhado, clique aqui.


Práticas Recomendadas

Os passos abaixo compõem um procedimento de verificação altamente recomendável para garantir que a rotina de Apuração de Resultados seja executada corretamente.


1º Passo - Verificação de apurações anteriores incorretas

Caso a rotina de Apuração tenha sido executada anteriormente na data que será apurada e nestas execuções anteriores o resultado obtido foi incorreto, devem ser verificados os seguintes pontos:


1-            A apuração incorreta anteriormente efetuada deve ter sido estornada pela rotina CTBA215 – Estorno da Apuração de Lucros e Perdas

2-            Não podem haver registros na TABELA SX5 – LP com a mesma data que será apurada.

3-            Não podem haver registros nas tabelas de saldos com os campos CTx_LP/CQx_LP preenchido com “S” e com “Z”, sendo que os registros com “S” seriam os do exercício que estará sendo apurado e os registros com “Z” os saldos apurados na data desejada.

4-            Não podem haver lançamentos de apuração no CT2 com a data que será apurada.


2º Passo - Reprocessamento e conferência de saldos

É recomendável que antes da execução da Apuração de Lucros e Perdas seja executado um reprocessamento do mês que será apurado, para conferência dos saldos anteriores e finais deste mês.


3º Passo - Parâmetros da Rotina de Apuração

Para cada entidade contábil utilizada, deve haver uma entidade de apuração cadastrada, ou seja:

Se utilizar: Conta Contábil, Centro de Custo, Item Contábil e Classe de Valor, deverá haver uma Conta de Apuração, Centro de Custo de Apuração, Item Contábil de Apuração e Classe Valor de Apuração.

Estas entidades de apuração devem ser válidas, ou seja, devem existir em seus respectivos cadastros, e não podem ter sido utilizadas em outras movimentações / lançamentos.


Escreva um comentário...