Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados


¿Habla Español? Haga clic aquí para ver el Release Notes en Español.

Do you speak English? Click here to view the Release Notes in English.

Confira abaixo as novidades na atualização 1.6.4 do fluig:


ECM

Chegou o fluig Forms BETA - uma nova experiência na construção de formulários 

Criar novos desenvolvimentos no fluig para digitalizar sua empresa é a nossa vocação. São pequenas gotas de tecnologia que ajudam você a criar soluções que irão apoiá-lo na sua jornada digital. 

Escutamos nossos clientes que cada vez mais querem criar novos desenvolvimentos sem precisar ter um alto conhecimento técnico, e para isso lançamos em modelo BETA o fluig Forms.

O novo editor de formulários totalmente modernizado, trará muitas vantagens e facilidades de uso que irão surpreender você. Confira:


Basta arrastar e dar início a construção! 

Criamos novos elementos que poderão ser arrastados para a tela do fluig Forms Beta, para serem editados e preenchidos no seu formulário, simples e rápido como você queria. Precisa de mais de uma coluna? Sem problemas! Precisa usar abas e sessões? Está a um clique. Quer colocar uma imagem para ilustrar algo?  É só arrastar! Conheça os novos elementos de formulário.


Apenas o início da modernização de formulários! 

Quando falamos em BETA, isso significa que essa atualização será um início para direcionarmos nossos desenvolvimentos. E que outras novidades virão para enriquecer ainda mais o novo editor de formulários e possibilitar a construção dos mais variados tipos de soluções dentro da plataforma. Isso também significa que ele terá todo o nosso suporte e evolução.

Para esta fase existem alguns cenários que ainda não estão cobertos, nesta fase inicial não será possível utilizar o fluig Forms em seus processos. Estamos trabalhando com a máxima cautela para transformar esta na experiência definitiva na criação de formulários dentro da nossa plataforma. Contamos com o seu apoio e opinião para nos certificarmos de que estamos no caminho certo para atender você da melhor forma possível. Preparamos uma pesquisa para você que está utilizando o fluig Forms BETA. Ela estará localizada no canto superior do novo editor:

  

Sua empresa pode ficar tranquila, pois o editor de formulários anterior continuará existindo e funcionando perfeitamente para todos, e a integração de formulário com processo continuará operando normalmente sem qualquer impacto nos seus desenvolvimentos já feitos na plataforma.


Faça o gerenciamento dos registros de formulário em poucos cliques! 

Os Forms BETA construídos na plataforma agora podem ser gerenciados de uma maneira rápida e simples garantindo a otimização do seu tempo.

Com o novo Widget de Cadastros você visualiza, edita, inclui e exclui os registros de formulários do Forms BETA de forma muito mais dinâmica, assim você não precisa navegar nas pastas para fazer este gerenciamento e pode criar novas interações com seus usuários.

Por exemplo, você poderá criar na sua comunidade de vendedores, uma lista de franquias com os dados de contato de cada uma. Basta criar seu formulário utilizando o Forms BETA, editar a página da sua comunidade e adicionar o Widget de Cadastros apontando para esse formulário.

Assim, você tem as principais ações a poucos cliques, mas lembre-se está novidade está disponível apenas para os novos formulários Forms BETA. Confira esta facilidade!

       


Não só crie e edite, exporte!

Pensamos no ciclo completo das informações, e além de criar, editar e visualizar nas suas páginas, você pode ainda exportar os dados do seu formulário para uma planilha para criar análises sobre os dados gerados.

     

Facilitamos o compartilhamento de documentos!

Precisa compartilhar um documento com alguém que não possui conta no fluig? Sua necessidade foi atendida! Lançamos o recurso Compartilhamento externo, que irá facilitar muito o processo de compartilhar seus documentos.

É possível compartilhar externamente o documento gerando um link público para acessar de qualquer lugar... Fácil não? Mas lembre-se, para utilizar o recurso é necessário configurar a opção nas propriedades do documento.


Portal

Deixe o portal da sua empresa mais atraente usando imagens e vídeos!

Todos sabemos que para ser amplamente adotado no ambiente corporativo um portal precisa ser atrativo, atualizado e simples de usar. Para alcançar esse objetivo, tornamos mais prática a inclusão de arquivos de mídia em páginas da plataforma.

Basta usar o Widget Editor de Conteúdo para fazer a publicação de imagens e vídeos salvos no seu computador diretamente para o portal. Confira no vídeo como isso ficou simples:

Um portal assim dá vontade de mostrar pra todo mundo, não é mesmo? Agora isso também ficou mais fácil!

Entendemos a importância de portais públicos para o compartilhamento de informações de uma companhia com seus clientes e parceiros - sem a exigência de mais cadastros, logins, senhas - e por isso criamos o conceito de documentos públicos.

Agora ao publicar uma imagem no widget Editor de conteúdo, é possível definí-la como um documento público ou privado e ao torná-la pública, qualquer pessoa poderá visualizá-la ao acessar a página. Mantendo-a privada, apenas usuários autenticados conseguirão vê-la.

Pra saber quais documentos são públicos, verifique se o ícone possui um globo: 

Saiba mais!

Confira as documentações Configurar widget Editor de conteúdo e Compartilhamento externo para ficar por dentro de todos os detalhes dessa novidade.


Exportar páginas nunca foi tão rápido

Sempre recomendamos aos nossos clientes a utilização de um ambiente de desenvolvimento, onde é possível testar a criação de páginas da plataforma, sem risco de impacto ao fluxo de trabalho dos demais usuários. Essa boa prática proporciona segurança e previsibilidade aos projetos em desenvolvimento.

Por vezes, contudo, a migração dos componentes desenvolvidos do ambiente de homologação para a produção pode tornar-se dispendiosa para os administradores. Para atenuar essa situação, está disponível uma nova forma de exportação de páginas entre servidores.

Cadastre diferentes servidores no ambiente de desenvolvimento e envie as páginas novas e atualizadas para as demais instalações com apenas alguns cliques e direto pela plataforma - sem precisar instalar nada! 

Saiba mais sobre como configurar um Servidor e exportar suas páginas através deste novo recurso.

Não fique de fora!

Confira também o vídeo de Servidores e aprenda a criar servidores em sua plataforma.


BPM

Mais possibilidade de segurança na visualização do seu processo

Diferentes processos necessitam de diferentes níveis de segurança. Por isso tornamos ainda mais completas as permissões dentro de processos, atendendo a pedidos de nossos clientes que precisam garantir a segurança total de seus processos.

Agora basta configurar no processo a permissão de quem poderá visualizá-lo mesmo não tendo participado do processo. Isso será muito útil para processos em que apenas determinadas pessoas poderão visualizá-lo. Por exemplo, em um processo de contratação, apenas a área de RH precisa acompanhar e consultar as solicitações que foram abertas, ficando assim, inacessível para os demais funcionários. Para fazer isso é simples.

Primeiramente, edite seu processo, onde será necessário criar uma nova versão dele. Após isso, configure o desligamento de opção pública da configuração do processo, assim todos os que não participaram do processo ficarão impedidos de consultar as solicitações. Em seguida, na listagem de processos, configure a coluna Permissões, criando um grupo RH na lista. Por fim, libere a versão do processo.

Pronto, você terá a segurança que você quer no seu processo!

Fique atento!

A coluna Mobile foi removida da tela Configurar processos e agora está disponível em Propriedados do processo, aba Geral. Acesse nossa documentação Configuração do processo para mais detalhes.

Fique por dentro!

Para mais informações sobre a nova ação disponível, acesse nossa documentação de usuário Configurar processos.


    Regras de anexos - Crie sem código

    Já entendemos! A segurança é vital para sua empresa, e criar segurança para os anexos nas atividades de seu processo também é uma prioridade. A nova aba Regras de anexos foi modelada especialmente para permitir ou restringir a inclusão de anexos por tipos, nomes e/ou quantidades. As regras de anexos são eventos que irão ocorrer na movimentação de uma atividade para outra, podendo ocorrer em atividades normais ou atividades de início do processo.

    Fique por dentro!

    Para mais detalhes sobre as configurações deste recurso, acesso a documentação de usuário Configurar atividades e fluxos.



      Tenha visão de gestor dos processos no mobile

      Deseja interagir e tomar as decisões em solicitações de processos nas quais é o gestor, mesmo estando longe do escritório, utilizando o aplicativo mobile?
      Os clientes que são gestores de processos, precisam estar conectados a todas as tarefas dos processos que estão sob seu gerenciamento. Por isso, atendendo a pedidos, agora será possível visualizar as tarefas através da aba Terafas sob minha gerência localizada na central de tarefas da plataforma mobile. Possibilitando uma rotina com mais agilidade, permitindo acompanhar o andamento das tarefas sob gerencia de onde estiver!

      Importante!

      Esta atualização já encontra-se disponível para download nas versões Android e IOS.

      Fique por dentro!

      Para mais detalhes sobre Tarefas sob minha gerencia, acesse nossa documentação de uusário: Tarefas sob minha gerência.


        Por uma movimentação em bloco mais fluida!

        Nossos clientes adoraram poder movimentar em bloco seus processos. Isso traz agilidade e produtividade. Agora na Waterdrop, isso ficou ainda mais fluido. Anteriormente a movimentação das atividades era interrompida caso uma ou mais atividades apresentasse inconsistência. E foi ouvindo nossos clientes que trouxemos essa novidade.

        Agora ao movimentar atividades em bloco,caso uma das solicitações apresentar algum tipo de erro, todas as outras solicitações que não tiveram inconsistência serão movimentadas sem interrupção. No final, o resumo das movimentações traz o status das atividades que foram movimentadas com sucesso e quais não obtiveram êxito, para que então possam ser verificadas. Muito legal né?

        Não perca essa oportunidade e avise seus usuários que ficou ainda melhor as movimentações em bloco!

        Fique por dentro!

        Para mais detalhes sobre movimentação em bloco, consulte nossa documentação de usuário: Tarefas a concluir.


           Atividade de serviço executada manualmente é uma mão na roda!

          Você possui Jobs de atividades de serviços presas no seu ambiente? Então presta atenção nessa novidade. A partir de agora, os gestores de processos terão uma segunda chance para executar esse jobs e movimentar a solicitação sem que para isso sejam necessários malabarismos técnicos. Basta acessar a central de tarefas nas solicitações paradas e clicar em Enviar, o Job será disparado imediatamente e uma mensagem será apresentada, solicitando a confirmação de movimentação de uma atividade com agendamento.


            Agora sim ficou muito mais fácil cancelar solicitações!

            Se você precisa cancelar solicitações mas ficou perdido alguma vez onde fazer isso? Fique atento, pois agora ficou muito mais intuitivo. Nas abas de "Tarefas a concluir" e "Tarefas sob minha gerencia", será agora possível cancelar uma solicitação por meio da movimentação. Ou seja, se você for um usuário que iniciou a solicitação ou um gestor do processo, ao selecionar e abrir a solicitação, na seta ao lado do botão Enviar, teremos dentre as opções, a opção Cancelar solicitação. Basta acionar a opção de cancelar solicitação, dar o motivo do cancelamento e pronto, sua solicitação é cancelada imediatamente.

            Fique por dentro!

            Para mais informações sobre cancelamento de solicitações, confira em nossas documentações de usuário de Tarefas a concluir e Tarefas sob minha gerencia.


              Listar tarefas traz novidades pra garantir otimização do seu processo!

              Ao movimentar um processo no recurso Listar tarefas, anteriormente era necessário preencher o campo Status no formulário para rejeitar ou concluir a atividade antes de enviar. A partir de agora, um novo fluxo está disponível e consiste em ações muito mais simples e intuitivas. Logo após selecionar o processo na central de tarefas, basta acionar o botão Enviar e uma nova tela será apresentada. Nela, será possível visualizar o gráfico do processo e selecionar as opções Rejeitada ou Concluída. Sendo que a opção selecionada assume a cor verde no gráfico, demonstrando exatamente ao usuário a opção que foi escolhida. Após isso, é só enviar e pronto.

              Outra novidade fica por conta do processo Listar tarefas no Approval, que anteriormente não era configurado para ser utilizado no Aplicativo e agora encontra-se disponível e permite aprovação de solicitações.

              Confira estas novidades e deixe a movimentação do seu processo muito mais fluida!

              Importante!

              Este cenário se dá apenas para novas empresas criadas no fluig. Para as empresas já existentes, o campo Status do formulário no Listar tarefas permanece, porém apenas para fins de consulta. A nova tela, mencionada acima, está implementada e será através dela que será possível selecionar a opção desejada para movimentar sua atividade.

              Caso você possua o campo Status e selecionou uma das opções Rejeitada ou Concluída, é preciso informá-la novamente na nova tela de movimentação.

              Ex: Se você optou no campo Status por Rejeitada, após acionar Enviar, a opção padrão que virá assinalada é Concluída, por isso precisa assinalar novamente como Rejeitada. Certifique-se que assinalou a opção correta na tela de movimentação antes de acionar Enviar.



                LMS

                Uma nova experiência de avaliações para surpreender seus usuários!

                Responder uma avaliação – na maioria das vezes – é algo tenso, concordam? É por esse motivo que melhoramos a execução de avaliações para tornar esse processo mais tranquilo – ou menos tenso ;) – oferecendo mais usabilidade e praticidade, além de um layout muito mais agradável e intuitivo.

                Agora você pode arrastar alternativas para ordena-las, ligar as alternativas para relaciona-las, mover a escala de valores com mais precisão, dentre outras ações que estão muito mais dinâmicas. Deu até vontade de responder algumas avaliações, não?

                Mais detalhes...

                Mais detalhes sobre as ações disponíveis podem ser obtidos em Responder avaliação.


                Você decide: permitir ou não permitir matrículas a partir do histórico?

                Não gostaria que fosse permitido solicitar matrícula em trilhas e treinamentos a partir do histórico do usuário?

                Bom, agora é você quem decide: por meio da opção Permitir requisições de matrícula no histórico de trilhas e treinamentos – presente nas Configurações de trilhas e treinamentos – é possível definir se será ou não permitido que os usuários solicitem uma nova matrícula para um item já finalizado a partir da sua visualização no histórico.

                  Integração 

                  Assistente de integração - Crie Datasets a partir de Serviços REST

                  É inovando que trazemos a você a facilidade na integração dos componentes, que você tanto precisa no dia a dia. E pensando nisso, que trouxemos uma nova possibilidade de geração de Datasets para você. Após criada a possibilidade de gerar Datasets a partir de serviços JDBC e SOAP, agora também é possível criar a partir de serviços REST.

                  Como requisito para serviços REST é necessário que ele seja exposto pelo swagger. Portanto, ao criar um novo serviço do tipo REST no recurso de Serviços, será solicitada a inclusão de um endereço swagger válido para que, na criação do Dataset tenhamos acesso a definição dos dados de retorno.  

                  Fique por dentro!

                  Para saber mais detalhes sobre as informações mencionadas, acesse nossa documentação de usuário de Datasets e Serviços.


                    Acesse View e Synonym em suas consultas a banco de dados

                    Nossos clientes adoraram poder fazer consultas ao banco de dados ao lançarmos a Snowflake. Com isso, recebemos dezenas de opiniões sobre como poderíamos melhorar suas consultas. Por isso, ao criar um novo Dataset com serviço do tipo JDBC, além do tipo Table, já existente, podemos consultar agora também pelos novos tipos View e Synonym.  Novidade que proporciona leveza e praticidade para as suas atividades de integração, para os mais diferentes tipos de estruturas em banco.

                    Importante!

                    O tipo Synonym só encontra-se disponível no banco de dados Oracle.

                    Fique por dentro!

                    Para mais detalhes sobre consulta em bancos de dados, acesse nossa documentação de usuário em Datasets.


                      Arquitetura 

                      Atualização no motor de indexação traz benefícios para sua plataforma

                      Temos uma ótima notícia para você! O motor de indexação foi atualizado apresentando melhorias em segurança, performance e otimização de recursos utilizados. Também foram feitas revisões para tornar o índice mais eficiente, obtendo uma redução de mais de 50% na utilização de espaço em disco, e melhora de mais de 60% na performance de indexação, em relação às atualizações anteriores. 

                      Ainda tem mais, a configuração para alta disponibilidade também evoluiu, autorizando agora o cadastramento de mais endereços proporcionando redundância caso ocorra falha em um dos serviços.

                      Fique atento, pois na primeira inicialização, após realizar o processo de atualização da fluig Waterdrop, será executado automaticamente uma indexação completa para que possa desfrutar de todas estas melhorias. E o legal disso é que a execução deste procedimento será toda feita em segundo plano, permitindo a utilização dos demais recursos da plataforma.


                      Fim do suporte ao banco de dados MySQL 5.5 com fluig

                      A partir desta atualização, a versão 5.5 do banco de dados MySQL não é mais suportada pela equipe de atendimento fluig. Isso significa que você deve atualizar seu banco de dados MySQL, pois a atualização Waterdrop (1.6.4) será interrompida se identificada a utilização de uma atualização não homologada de banco de dados. 

                      Veja a notícia completa aqui.


                      Ainda utiliza o serviço de cache auxiliar configurado no fluig?

                      Se a resposta for SIM, você já pode liberar este recurso que não é mais necessário. O controle e sincronização do cache do fluig agora está sendo realizado através do banco de dados que, além de já ter uma conexão direta com o fluig em casos de instalações simples, também é compartilhado entre todos os nós (cluster) em casos de balanceamento de carga e alta disponibilidade. E o melhor, você não precisa realizar nenhuma configuração para desativá-lo!

                      Economize em sua infraestrutura da plataforma fluig se libertando de ferramentas como MemCached ou Redis que saíram para não mais voltar!

                      Veja a notícia completa aqui.


                      Novidades em documentação 

                      • Percebeu que um conteúdo SCORM parou de funcionar quando você utiliza o navegador Google Chrome? Confira nessa FAQ qual o procedimento necessário para que ele volte a funcionar corretamente.
                      • Com dúvidas no momento de criar um ambiente de homologação? Incluímos novos tópicos na documentação abrangendo possíveis configurações que foram realizadas na plataforma. Confira clicando aqui.


                      Correções

                      Arquitetura

                      • Tratamento realizado na integração entre o fluig e o fluig Identity para que os dados do Identity sejam atualizados corretamente na Empresa em questão.
                      • Corrigido a mensagem apresentada no navegador quando o serviço do fluig está inicializando.
                      • Corrigido inconsistência de sintaxe ao cadastrar dados adicionais no cadastro do usuário.
                      • Corrigido a mensagem apresentada no navegador quando o serviço do fluig está inicializando.
                      • Corrigida inconsistência na chamada do método findActiveUsersUsingFilter da API Pública quando utilizado um usuário com caracteres numéricos.
                      • Melhorada as validações de deploy da Central de Componentes do fluig.
                      • Corrigida a internacionalização de arquivos javascript em artefatos customizados do fluig.
                      • Ajustado o procedimento de criação e atualização do token de autenticação no aplicativo fluig Mobile para que este seja executado após o login. Essa correção se aplica a ambientes integrados ao fluig Identity.
                      • Adicionada autorização de autenticação via API para usuários administradores realizarem consultas nos serviços de monitoramento fluig.
                      • Corrigida inconsistência no envio de e-mail de recuperação de senha do fluig.
                      • Correção efetuada na validação de login realizada através do fluig Studio na plataforma fluig (1.6.3) integrado com o fluig Identity.
                      • Melhorada as mensagens de ação configurada pelo usuário no recurso Limpar Notificações da Central de Notificações.
                      • Correção realizada no envio de parâmetro que valida o permissionamento do recurso PAGE: Iniciar Solicitações.
                      • Corrigido requisitos de termo específico no recurso de Busca do fluig.
                      • Atualizado componente da Certisign de Assinatura Digital que permite os navegadores homologados assinar digitalmente documentos e processos na plataforma fluig.
                      • Após validar implementação, o parâmetro offset foi removido da API de DatasetService.
                      • Ajustes de idioma realizado nos templates de e-mail da plataforma.
                      • Tratamento realizado nas configurações de autenticação integrada da plataforma fazendo com que, ao identificar integração com Active Directory, redirecione para a tela de login quando ocorrer acesso de um usuário não cadastrado no fluig.
                      • Corrigido a seleção de idioma na tela de login da plataforma, quando utilizado Autenticação Integrada.
                      • Ajuste de comparação do parâmetro 'likeValue' enviado para a consulta de dataset.
                      • Validação incluída na criação de empresas da plataforma, para não permitir e-mails duplicados.
                      • Correção realizada na ordenação da lista de tarefas agendadas para dispor por 'Descrição', 'Tipo', 'Última Execução' e 'Próxima Execução'.
                      • Melhorias realizadas no processo de validação das atualizações no momento da atualização da plataforma.
                      • Melhorado o detalhamento de controle de acessos da plataforma.
                      • Tratamento realizado nos filtros de segurança da busca aprimorando o retorno de resultados quando realizado por usuários administradores.
                      • Tratamento realizado na plataforma fazendo com que a tela de login personalizada seja apresentada no acesso de todos os nós quando se tem balanceamento de carga.
                      • Melhorado as validações de envio de recuperação de senhas para todos os usuários quando o fluig Identity for desativado da plataforma.
                      • Tratamento realizado no servidor de indexação fazendo com que as tags já criadas na publicação de documentos sejam sugeridas em novas publicações.
                      • Corrigido a persistência de idioma nas telas de Painel de Controle quando utilizado mais de um ambiente com balanceamento de carga e alta disponibilidade.
                      • Correção realizada no instalador do fluig Snowflake (1.6.3) para instalações executadas em modo caractere com sistema operacional Linux.
                      • Correção realizada no instalador do fluig Snowflake (1.6.3) permitindo a atualização de ambientes vindo da release 1.6.1.
                      • Correção realizada na validação de atualização da fluig Snowflake (1.6.3-EP9) que apresentava a mensagem de "ambiente desatualizado" quando se conectava ao servidor de atualizações da plataforma.
                      • Ajustada validações não permitindo a remoção de todos usuários do papel Admin. Desta forma será obrigatório conter pelo menos um usuário adicionado neste papel.
                      • Atualizado as permissões das Preferências de Usuário permitindo a alteração da imagem de perfil de usuários alterado utilizando o hotfix de Alteração de Cadastro de Usuário.


                      ECM

                      • Realizado tratamento para quando houverem problemas de configurações nos locais, para que não ocorra inconsistência nas imagens que são compartilhadas na timeline.
                      • Corrigida a visualização (via plugin fluig Studio) de datasets gerados a partir de formulários que contém um campo do tipo Zoom com múltiplos valores.
                      • Correção realizada para que ao atualizar um formulário adicionando um campo descritor, seja utilizada a versão do formulário para qual o registro foi criado.

                      • Corrigida inconsistência ao excluir um registro filho do formulário, para que o registro também seja eliminado na base de dados e não renderize uma linha em branco. 
                      • Corrigida inconsistência ao modificar a segurança de uma pasta, para que a indexação inicie logo após a alteração de segurança feita na pasta.
                      • Alteração realizada para que ao abrir um registro de formulário com a respectiva versão do formulário contendo o script ../vcXMLRPC.js. O trecho de HTML "../vcXMLRPC.js" seja alterado para  "/webdesk/vcXMLRPC.js". Assim o erro de JS não ocorre mais.
                      • Correção realizada para que receba do servidor o formulário em modo de visualização e não em modo de edição quando acionado o botão Imprimir em modo de visualização. 
                      • Correção realizada na renderização de arquivos PDFs para que seja possível visualizá-los.
                      • Implementação do setLikeSearch para datasets de metalista, tornando a busca por partes possível.
                      • Correção realizada para que efetue corretamente a conexão com a API do Google Drive, permitindo o compartilhamento do documento para a edição colaborativa.
                      • Correção no anexo mustache para que seja verificado primeiramente como anexo do formulário no mobile. 
                      • Ajustes realizados para que usuários pertencente a grupos, consigam mover uma estrutura de pastas contendo todos os níveis dela.
                      •  Correção no status da sincronização automática no Connect para que seja apresentada corretamente.
                      • Correção realizada para que a URL do vídeo seja apresentada no formato correto tornando possível assisti-los. 
                      • Realizada correção para que a logo da empresa seja exibida corretamente nos formulários quando utlizado o novo tema Liquid na plataforma.
                      • Ajuste realizado no id do documento para que retorne o usuário corretamente.
                      • Validação realizada para que evite inconsistências com atributos nulos.


                      LMS

                      • Efetuadas alterações nos processos de exportação e importação de treinamentos para que não ocorram inconsistências.
                      • Corrigida a exibição do título e do favicon na aba que é aberta ao visualizar um conteúdo de um treinamento quando esses itens foram personalizados na plataforma.
                      • Ajustada a exibição do botão Tela cheia, disponível durante a reprodução de vídeos, para torná-lo mais fácil de ser encontrado e acionado pelo usuário.
                      • Corrigida a rotina de criação do tópico raiz do catálogo de tópicos e questões para verificar a sua existência no primeiro acesso. Caso ele não exista, será criado.
                      • Corrigida inconsistência ocorrida ao utilizar um conteúdo do tipo SCORM em um treinamento assinalando a opção "Usar a pontuação para aprovação do treinamento como pontuação para aprovação no SCORM".
                      • Alterado o label na busca de responsáveis para uma conta, pois não é permitido escolher um grupo, apenas usuários.
                      • Alterada a exibição de tópicos e itens de tópico para evitar inconsistências de layout quando os tópicos são extensos ou de tamanhos diferentes.
                        Agora, para visualizar os itens de um tópico dentro de uma turma no catálogo, basta acionar Itens de tópico – localizado no canto inferior direito do quadro correspondente ao tópico.
                      • Ajustada a sincronização de usuários e grupos entre a plataforma e as rotinas do LMS quando um grupo possui mais de 40 mil usuários.
                      • Corrigido o widget Evolução para considerar apenas os pré-testes nos quais o aluno foi aprovado no cálculo da sua evolução.
                      • Corrigida a visualização de avaliações – pré ou pós-teste – de treinamentos que foram importados para o catálogo.
                      • Ajustada a validação de dias de validade da matrícula em turmas para não ocorrer inconsistências ao criar uma turma com a duração de apenas uma hora.
                      • Corrigida a exibição do objetivo de um treinamento que está dentro de uma trilha para que não sejam exibidos códigos HTML, apenas o texto.
                      • Ajustada a emissão de notificações referentes à conta para não ocorrer inconsistências ao matricular usuários em treinamentos ou turmas quando a emissão dessas notificações está desabilitada.
                      • Ajustada a mensagem exibida ao finalizar uma avaliação quando o número mínimo de acertos em um bloco da avaliação não for atingido.
                      • Corrigido o processo de atualização da 1.6.2 para uma superior para configurar corretamente os recursos do LMS.
                      • Efetuadas alterações para exibir todos os tópicos de questões liberados ao criar um bloco de avaliação.
                      • Aplicadas melhorias para aumentar o desempenho na geração de relatórios do LMS.
                      • Ajustada a associação de pré-requisitos a tópicos de turmas de disciplinas.


                      WCM

                      • Ajustados termos utilizados nas notificações que estavam sendo exibidos em inglês para o idioma correto selecionado pelo usuário.
                      • Corrigida a permissão para edição de widgets por usuários comuns. Dessa forma, usuários que não são administradores e tenham sido adicionados às permissões do widget poderão editá-la novamente.
                      • Correção no procedimento de troca de temas para que seja possível aplicar o tema Snowflake em ambientes em que esta mudança ultrapassava o tempo de transação e era interrompida, impedindo a troca da interface.
                      • Os seguintes endpoints foram readicionados à API da plataforma e ajustados para o novo padrão do serviço: /wcm/api/v1/pages/, /wcm/api/v1/layouts/, /wcm/api/v1/layouts/pageCode/pages/ e /wcm/api/v1/pages/pageCode/reset.
                      • Corrigida inconsistência ao acessar uma subpágina ainda não publicada através do menu lateral do tema Snowflake. Nesta situação, a plataforma apresentava a mensagem "Não foi possível carregar o menu".
                      • Adicionados os widgets de Busca, Central de notificações e Messaging ao layout Colaborativo para eu sejam exibidos após a aplicação deste layout em uma página.
                      • Removido o widget Perfil do usuário da lista de widgets disponíveis para inclusão nas páginas, pois estava sendo exibido erroneamente.
                      • A página Itens da Store foi movida para a aba Gerais do Painel de Controle para facilitar sua localização pelo administrador da empresa.
                      • Corrigida a aplicação de temas nas páginas, para que as mesmas utilizem o tema definido para a empresa. 
                      • O componente Datatable no fluig Style Guide teve a descrição e exemplos complementados para um maior entendimento do recurso.
                      • O comportamento da página durante o redimensionamento para resoluções muito baixas foi alterado para que a barra de pesquisa deixe de ser exibida, evitando a quebra de layout.
                      • Corrigido o carregamento das informações do ERP nos widgets de Consulta Rápida.
                      • O filtro disponível na página de Grupos do Painel de Controle foi ajustado para permitir a busca quando houver paginação em virtude de existirem mais de 30 grupos cadastrados.
                      • Restaurada a exibição dos itens no menu lateral (Tema Clássico) que não estavam sendo carregados quando uma das páginas personalizadas tinha a opção Habilitar sub-páginas marcada, mas não a opção Exibir sub-páginas no sub-menu.
                      • Ajustado componete Datatable do fluig Style Guide para respeitar as configurações da propriedade mobileMainColumns.
                      • Correção na Atualização 1.6.3 EP3 para ambientes que utilizam o banco de dados Oracle.

                      • Ao atualizar um ambiente com Atualização 1.6.1 ou inferior, alguns componentes não eram criados. Ajustada configuração para a criação de todos os componentes.
                      • Em uma empresa com tema snowflake, ao receber uma notificação o usuário não era avisado até que a página fosse recarregada. Ajustado comportamento para que as notificações apareçam em tempo real.
                      • Ao realizar a importação de uma página a descrição cadastrada era substituída por 'Imported version'. Efetuado ajuste para que a descrição original seja mantida. 

                      • Quando uma comunidade era desativada o dataset interno 'CommunityDataset' ainda trazia a comunidade como ativa. Ajustado valor da coluna isActive para apresentar o status correto da comunidade.  

                      • Ao adicionar o widget Notícias do kit intranet o horário das publicações da timeline deixava de aparecer. Corrigido comportamente e atualizado o pacote kit intranet.

                      • Ajustada renderização do recurso de busca no componente Filter do fluig Style Guide.

                      • Restabelecida opção de troca de empresa para plataformas com experiência de uso habilitada no tema snowflake.

                      • Restaurada exibição do widget 'Nuvem de tags' inserido em uma comunidade para que apresente corretamente as tags mais utilizadas.

                      • Melhorada performance na navegação de documentos para ambientes que utilizam o banco de dados Oracle.


                      BPM

                      • O contador exibido ao lado das abas da Central de tarefas (Tarefas a concluir, Minhas solicitações, etc.) foi ajustado para que apresente a quantidade correta de atividades pendentes após a realização de um cancelamento de tarefas em bloco.
                      • O quadro com informações adicionais, exibido quando um problema ocorre durante a movimentação de um processo, teve o botão renomeado para "Ver detalhes técnicos" para tornar a intenção deste recurso mais clara. Além disso, as informações sobre o sistema operacional e banco de dados foram suprimidas para que outros dados mais relevantes sejam apresentados.
                      • Inclusão das chamadas aos arquivos JavaScript e CSS no arquivo application.info ao exportar um novo widget criado sem a utilização de um template padrão do fluig Studio.
                      • Permitida a execução de atividades automáticas mais de uma vez quando há um retorno do fluxo para essa tarefa.
                      • Adicionado suporte a drivers adicionais do banco de dados Oracle no recurso de Datasets do Painel de Controle.
                      • Realizada inovação que permite a busca por valores, na central de tarefas, sem a necessidade de ser um valor exato. Tendo solicitações com valores diferentes de Setor, então para a busca pelo campo retornar todos os setores, o valor precisa ser "Setor%", isso poderá retornar "Setor RH", "Setor Financeiro". Além buscar valores no final da palavra, é permitido também no início e meio da palavra.
                      • Ao acessar a página de análise de carga das tarefas em um ambiente Oracle, eram gerados erros no agrupamento para a busca das atividades. Foram adicionados alguns campos faltantes na query para agrupar as tarefas.
                      • Corrigida inconsistência que ocorria ao utilizar um mecanismo customizado no gestor do processo. Onde no momento da consulta na central de tarefas, na aba de tarefas sobre a minha gerência, era exibido apenas 1 registro.
                      • Ocorrido um problema no cálculo de prazo de conclusão de uma tarefa quando o processo, por algum motivo, não possuía expediente definido, o que não permitia movimentar a solicitação. Esta situação foi corrigida.
                      • Corrigida a inconsistência onde não estava sendo possível assumir uma tarefa como substituto de um usuário que está em pool.
                      • Realizado ajuste na exportação de processo, que apresentava mensagem de erro “null”. 
                      • Corrigidas as inconsistências com banco de dados SQL Server, que ao consultar a página de "Monitoramento de Tarefas Sob Minha Gerência", não estavam sendo apresentados os dados do filtro "Tarefas próximas do vencimento.
                      • Ao tentar remover um mecanismo customizado que está sendo utilizado em alguma atividade de qualquer processo, a situação correta é não permitir a remoção. Porém o erro apresentado em tela é genérico, e no log, é apresentada a mensagem de negócio. Realizado o tratamento para que seja apresentada a mensagem em tela.
                      • Solucionada a inconsistência com as atividades com subprocessos encadeadas e que movimentam para a próxima atividade automaticamente.
                      • Quando duas ou mais atividades condicionais eram geradas ao mesmo tempo, era apresentado erro no timer(deadlock) das atividades, o que não permitia executá-las. Essa inconsistência foi corrigida.
                      • Realizada correção da inconsistência no fluxo automático, que quando enviava para uma atividade condicional, eram criados dois Jobs.
                      • O limiar de verificação de disparo perdido das tarefas em execução foi aumentado para cinco minutos (anteriormente um minuto) e a estratégia de recuperação de disparo perdido foi alterada com o reagendamento (o que antes era de execução imediata). Evitando assim que os jobs acumulados causem um loop no sistema e acabem dificultando a execução dos jobs agendados. Porém, os jobs agendados para um determinado horário, onde o servidor estava fora do ar, serão reagendados.
                      • Realizada revisão para que o envio de dados de formulario na primeira atividade, somente funcione se utilizado os scripts beforeStateEntry e afterStateEntry.
                      • Realizado ajuste da query e tratamento de retorno para que os processos cuja tarefa esteja em um sub processo e possua um formulário em anexo, possam ser visualizados corretamente.
                      • Corrigida a inconsistência apresentada ao tentar exportar para o servidor, um processo que utiliza a segurança de anexos.
                      • Ao tentar iniciar um subprocesso pelo aplicativo fluig, era gerada inconsistência na movimentação. Realizado tratamento para corrigir a conversão de valores para o modelo correto.
                      • Quando cancelado um processo e executado o jar do analytics, a data de finalização esta ficando igual a data de abertura. Realizada correção da query, para que seja validada a data final do processo e não a do histórico.
                      • Não estava sendo apresentada ao usuário a modal questionando se o usuário desejaria ou não gravar as alterações na tela de subprocessos, caso fosse fechada a tela de configuração de processo sem salvar ou liberar a versão. Essa situação foi corrigida.
                      • Ao cadastrar um serviço de conexão com a base de dados contendo dados incorretos, quando utilizado em um dataset, não era exibido o feedback com o erro para o usuário. Realizado tratamento para exibir um feeedback dos erros gerados na conexão com a base de dados pelo dataset.
                      • Na tela de cadastro de serviço, ao deixar o campo "Driver" sem valor, nenhuma validação acontece, gerando uma inconsistência não tratada ao cadastrar no banco. Corrigido para barrar a criação de serviço quando o campo "Driver" não for preenchido.
                      • Corrigida a inconsistência com o redimensionamento de swinlanes nos navegadores Chrome e Firefox. 
                      • Realizada correção no Listar tarefas, onde ao iniciar e movimentar uma solicitação do processo e aplicar a solução, era gerada inconsistência e ainda assim permitia a movimentação, retirando a atividade da listagem da central de tarefas.
                      • Ao executar os testes que chamam direto a API para criação de serviços, ocorre inconsistência pois foi adicionado um campo not null e não está sendo preenchido no construtor do DataServiceVO. Realizada correção no construtor para sanar esta inconsistência.
                      • Ao configurar uma atividade, na aba Mobile não será mais apresentada a tela inicial do Approval, que continha as opções de configurar agora ou ir para o site. Agora a tela de configuração do Approval será mostrada instantaneamente ao acionar a aba Mobile. Para saber como configurar o Approval, acesso nossa documentação de usuário Configurar atividades e fluxos.
                      • Realizada correção das inconsistências ocorridas com assinatura digital no Internet Explorer - IE11 e nas versões anteriores IE9 e IE10.
                      • Ao paginar um filtro ordenado por campo de formulário no Sql Sever, estava gerando inconsistência na paginação, onde somente a primeira página funcionava. Realizado tratamento para que a paginação funcione corretamente no Sql Server.
                      • No widget de "filtros para gráficos de processos e tarefas", ao clicar no campo para selecionar os processos, o usuário tinha impressão de que somente os processos sugeridos que eram possíveis de selecionar. Realizado tratamento para que seja obrigatório o usuário pesquisar o processo, para que não haja dúvidas sobre os processos disponíveis.
                      • Realizada correção na exportação de fluxos de processo mais robustos, que apresentava inconsistência ao tentar ser exportado.
                      • Realizado tratamento para corrigir NullPointer que ocorria ao transferir uma atividade que continha mecanismo por associação entre os grupos do colaborador e um papel, sendo que o papel não possuía usuários atribuídos.
                      • As notificações de tarefas próximas de expirar ou atrasadas, informavam o usuário responsável incorreto. Realizada alteração do parâmetro que preenche o campo responsável, para que o usuário correto seja atribuído.
                      • Realizada implementação para permitir filtrar na central de tarefas solicitações informando vários requisitantes e/ou responsáveis.
                      • Realizada correção para que seja utilizada a api correta para que sejam listados todos os usuários na busca das solicitações em pool.
                      • Modificada a regra de negócio para sanar a inconsistência ao movimentar para subprocesso com movimentação para primeira atividade pelo mobile com usuário que possui mecanismo de destino único.
                      • Um processo que se encontrava off-line era enviado para a caixa de saída, ficando em cash no aplicativo. Foi alterada a sequência de publicação das imagens em partes para correção desta inconsistência.
                      • No IOS, ao acessar uma solicitação através da notificação recebida no aplicativo fluig, a solicitação é aberta em modo de detalhes, ao invés do modo convencional, onde é possível visualizar o formulário e decisões da solicitação. Corrigida regra de negócio para sanar essa inconsistência.
                      • Um processo que se encontrava off-line era enviado para a caixa de saída, ficando em cash no aplicativo. Foi alterada a sequência de publicação das imagens em partes para correção desta inconsistência.
                      • Corrigidas inconsistências ao movimentar uma tarefa com mais de duas opções de certificado digital. Realizado ajuste para validar a tarefa correta no momento da movimentação com certificados.
                      • Realizada alteração na forma de leitura dos fluxos dos gateways paralelos, para permitir a importação correta dos arquivos XPDL.
                      • Na central de tarefas, os valores de datas no formato americano yyyy-mm-dd estava sendo formatados para o formato brasileiro dd-mm-yyyy. Realizado tratamento para mostrar o valor correto. E além da alteração, foi criada uma condição que garante que a coluna possua um único formato de data, dd/MM/yyyy ou yyyy-MM-dd.  Caso for encontrado os dois formatos no mesmo campo, nada será feito e os valores serão exibidos no formato texto, impossibilitando a ordenação por data na coluna.
                      • Erro na criação de serviços onde não há métodos set na resposta do WSDL. Realizada correção na geração do serviço para validar se os parâmetros de saída estão corretos. Corrigida também a modal de configuração avançada do dataset, para que o carregamento de objetos seja feita de forma correta em ambientes Windows.

                      • Ao utilizar o evento onDisplayTasks, acessando a central de tarefas e ao tentar exportar as solicitações, elas aparecem duplicadas. Realizado ajuste que as solicitações não sejam mais duplicadas.
                      • Corrigida a inconsistência que não permitia enviar notificações ao exportar a consulta de solicitações, quando a instalação inicial era feita a partir da atualização 1.6.2.
                      • Realizada correção na central de tarefas, onde a barra de rolagem (scroll) não era apresentada, impedindo a navegação entre os processos listados.
                      • Ao possuir uma atividade atrasada e que está pendente Para um Papel ou Para um Grupo, com um fluxo automático, e ao rodar o Agendamento Automático "Fluxo Automático", alguns e-mails não eram enviados pois não encontravam um remetente válido, pois a atividade não estava sendo assumida por nenhum usuário. Realizado tratamento para os casos onde o remetente é um Pool ou automática, onde será assumido o primeiro administrador do sistema, fazendo com que o mesmo assuma a responsabilidade do envio de e-mail.
                      • Ao iniciar uma solicitação em branco, diretamente da tela de movimentação de atividade, ela retornava para a mesma atividade. Realizada correção no link, para redirecionar corretamente para a tela de nova solicitação em branco.
                      • Ao configurar um processo onde uma atividade Para um Papel/Grupo seja enviada automaticamente para uma outra atividade também Para um Papel/Grupo, alguns e-mails não eram enviados. Realizado tratamento para que neste caso, seja atribuído como remetente o primeiro administrador do sistema.
                      • Na tela de Conversão de Solicitações, na página das solicitações que serão convertidas, estão sendo geradas duplicidades. Realizada correção para não exibir solicitações a serem convertidas duplicadas.

                      • Corrigida inconsistência que ocorria na API moveDocument, no cadastro de um serviço do tipo SOAP. Onde a lista de inteiros estava sendo convertida para string. Foi realizada alteração na correção do objeto para manter o tipo da lista.


                      Social

                      • Corrigida a exibição das publicações denunciadas na página de central de denúncias no Painel de Controle. Agora ao denunciar um post ele será enviado corretamente para análise pelos administradores.
                      • Realizada correção na busca para adicionar usuários em uma comunidade. Antes ao digitar uma letra ou duas a busca retornava uma mensagem informando que não há nenhum usuário para exibição e a partir do terceiro caractere realizava a pesquisa. Agora a busca começa a realizar a pesquisa a partir do terceiro caractere digitado.
                      • Ao criar um artigo em uma pasta que requer aprovação, o mesmo ainda poderia ser compartilhado na timeline de uma comunidade. Ajustada opção de compartilhamento para que só seja possível quando o artigo for aprovado.

                      • Ao tentar assistir um vídeo publicado na timeline de uma comunidade, o mesmo não era executado se as demais publicações ainda não estivessem carregadas. Alterado comportamento do player de vídeos para que só fique disponível quando os posts também forem carregados

                      • Restabelecida a visualização de artigos publicados em comunidades através do aplicativo fluig Mobile para iOS.

                      • Ao visualizar um artigo publicado em uma comunidade, a quantidade de visualizações eram duplicadas. Corrigida inconsistência para que seja registrada apenas uma visualização por usuário.

                      • Quando adicionados dois widgets 'Nova publicação' na mesma página, o botão de publicação ficava inativo para ambas. Ajustado comportamento para funcionarem simultaneamente. 


                      Messaging

                      • Ajustado o contador de mensagens recebidas para desconsiderar as mensagens que já foram visualizadas.
                      • Efetuadas alterações para manter as notificações de mensagens não lidas ao utilizar uma aba com navegação anônima ou limpar o cache em navegação comum.
                      • Corrigida a instalação do componente WebEx Meeting para exibir corretamente o recurso Reuniões na aba Colaboração do Painel de Controle.




                      • Sem rótulos