Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados


¿Habla Español? Haga clic aquí para ver el Release Notes en Español.

Do you speak English? Click here to view the Release Notes in English.


Confira abaixo as novidades na atualização 1.6.3 do fluig:


Portal

Tema Snowflake: Uma nova cara para todo o fluig!

Agora você terá a oportunidade de deixar sua plataforma ainda mais bonita e fluída com o tema Snowflake. Através de um design inovador do topo e menu lateral com páginas estruturadas em níveis, os recursos ficaram ainda mais acessíveis e seu portal mais moderno do que nunca.


E para deixar o tema com a cara do seu negócio, o Snowflake permite a personalização do logo da empresa, imagem do favicon e a cor da marca. Ainda prefere o tema clássico do fluig? Sem problemas! É possível restaurar a plataforma para o design antigo com apenas um clique.

Ficou curioso?

Veja aqui como ativar o tema Snowflake na sua empresa e confira o Help fluig para conhecer todas as opções de personalização dos temas.


Instalação de itens adquiridos na fluig Store com apenas um clique!

A partir de agora você conta com uma forma mais prática para instalar determinados componentes da fluig Store em seu ambiente, diretamente pela plataforma, através da nova página Itens da Store. Basta obter o item desejado pela fluig Store, aplicar a licença e acessar a página Itens da Store para instalar o produto adquirido com um clique.

Nesta primeira fase, uma seleção especial de ofertas estarão disponíveis em Itens da Store, mas fique ligado, pois nossa loja não para de crescer e futuramente mais produtos serão oferecidos neste modelo.

BPM

O Approval chegou!

Além de um novo tema para o seu fluig, a atualização Snowflake traz o aplicativo Approval para dar leveza ao processo de decisão. O Approval será o companheiro nos processos dos executivos das empresas que utilizam a plataforma fluig, fazendo que os processos mais complexos possam ser vistos da forma mais simples e ágil. A magia do Approval está no resumo das informações, que aliada ao poderoso motor de processos do fluig permite que telas super complexas do ERP possam ser simplificadas para uma fácil analise.
Ele é perfeito para controlar suas atividades de processos e aprovações das solicitações de onde estiver. Venha conferir o aplicativo repleto de facilidades que chegaram para auxiliar no seu dia a dia de uma forma completa.

Importante

O Approval encontra-se disponível para download nas plataformas Android e IOS.

Atenção

A edição de formulários no Approval não é permitida. Caso alguma atividade obrigue o preenchimento de dados no formulário, precisará ser remodelada para que seja possível utilizar no aplicativo.

O aplicativo também é compatível com o fluig 1.6.2 EP9.

Fique por dentro!

E lembre-se!
Para melhor uso do aplicativo, serão necessárias algumas configurações simples em seus processos para tomar vantagem da aprovação simplificada. Saiba tudo sobre o Approval em nossa página especial.



    Conheça os novos monitores de processos

    Se você é um gestor ou usuário administrador e precisa de um meio eficaz de controlar seus processos e tarefas em andamento, apresentamos os novos menus de Monitoramento de Processos e Monitoramento de tarefas.
    Sua essência migrou do widget de processos e tarefas e veio parar diretamente no menu de processos, facilitando sua rotina de monitoramento dos processos. No menu de Processos, encontraremos os itens  de Monitoramento de Processos e Monitoramento de Tarefas que possibilitam controlar e configurar os dados de acordou com sua necessidade.Para um entendimento mais aprofundado das primeiras versões do controle de prazos de processos e tarefas, volte a nossa release 1.6.2 e verifique mais informações.
    No item Monitoramento de Processos, é possível verificar todos os processos sob minha gerencia e obter informações do estado das solicitações (no prazo, em alerta ou atrasadas), das solicitações próximas ao vencimento, filtrar por processo e versão, gerar relatório da lista das solicitações. Mas a grande novidade fica por conta da aba Análise de carga, onde é possível verificar a quantidade de processos e poder mensurar os gargalos de cada solicitação, de forma mais completa e específica.
    Ao conseguir mensurar os processos que necessitam de atenção especial, é hora de verificar as atividades de cada processo. Com isso, o item de Monitoramento de Tarefas nos traz todos os dados referente as tarefas sob minha gerencia. Permitindo visualizar o estados das atividades que se encontram em atraso ou no prazo e também as tarefas próximas ao vencimento e gerar relatório da lista do estado das atividades. Aqui também contamos com a Análise de carga que nos mostra um desenho do processo e um resumo para que seja possível identificar as atividades que necessitam maior desdobramento.
    Trouxemos a organização e independência que você precisa para manter-se por dentro dos seus negócios! Venha conhecer!

    Conheça mais...

    Mais informações podem ser obtidas através da nossa documentação de usuário em Monitoramento de Processos e Monitoramento de Tarefas.

    Caso necessite de informações referente às configurações do gráfico de processos e tarefas, acesse Configurar widget do Gráficos de processos e tarefas.



      Possibilidade de exportação de solicitações

      Deseja exportar os dados da listagem e não sabe como? Calma, porque agora isso é possível e vai trazer muito mais facilidade. Na listagem das solicitações ou processos, basta acionar o botão "Exportar" e aguardar que o arquivo seja gerado. O formato padrão de exportação é no formato Excel, porém caso necessite em outro formato, basta selecionar o tipo CSV. Simples e prático. Confira!

      Fique por dentro!

      Mais informações podem ser obtidas através da nossa documentação de usuário em Monitoramento de Processos e Monitoramento de Tarefas.




        Novidades no widget de processos e tarefas

        Para quem tanto necessitava visualizar as tarefas com os status de finalizadas ou canceladas, além das Abertas que já era configurada como padrão, já pode comemorar, pois foi incluído no Widget de processos e tarefas o campo "Status", que permite incluir no gráfico as solicitações pelo status que desejar visualizar: Aberta, cancelada ou finalizada. No gráfico, ao clicar sobre a fatia que deseja ver as solicitações, a listagem trará as solicitações definidas por cor, conforme a legenda irá indicar. Intuitivo e fácil como você precisa! Venha conferir!

        Fique por dentro!

        Mais informações referente as demais configurações do widget podem ser acessadas através da nossa documentação de usuário na página Configurar widget Gráfico de processos e tarefas.



          Novo widget para filtros de gráficos

          Você pensou, nós fizemos! O novo widget de Filtro para gráficos de processos e tarefas permite que sejam filtrados de forma global seus gráficos de processos e tarefas, podendo ainda filtrar pos processos e suas versões. A mensagem configurada no campo  "mensagem filtro global" deve estar igualmente definida neste mesmo campo no gráfico que receberá o filtro, para que seu  funcionamento aconteça da forma correta.
          Esse widget será aplicado para todos os gráficos que estejam configurados com o recebimento da mensagem. Confira!

          Fique por dentro!

          Mais informações referente a configuração do widget, acesse nossa documentação de usuário na página Configurar widget Filtro para gráficos de processos e tarefas.



            Novo layout da tela Converter solicitações

            Cansado de layouts fora do padrão ou antigos? Pois agora isso não será mais problema. A tela de Converter Solicitações sofreu algumas mudanças de layout e agora enquadra-se dentro do padrão Style Guide do fluig. Seu novo layout está muito mais intuitivo e simplificado, facilitando assim, na hora de converter sua solicitação. Os campos virão pré mapeados em casos onde não tenham sido alterados.
            Na tela ainda consta o informativo que contém o link para a FAQ que irá sanar suas dúvidas sobre como minimizar a necessidade de conversão. Além também, de um breve informativo sobre os efeitos da conversão no formulário. 

            Conheça mais...

            Mais informações podem ser acessadas através da nossa documentação de Converter Solicitações.



              Novos campos nos detalhes da solicitação

              Se você possui um formulário atrelado a solicitação, ficou agora muito mais fácil de visualizar detalhes da versão na tela de Detalhes da solicitação, a partir do novo campo "Formulário". Através dele é possível acompanhar a versão em que o formulário se encontra.
              E tem mais, os campos Processo e Tarefa passaram a contar com o botão “Mostrar mais”, que permite ao usuário ler toda a descrição sempre que precisar. Permitindo assim que o texto completo esteja minimizado e disponível sempre que for acessado. Otimizando sua experiência com mais informações e menos cliques. Confira!

              Conheça mais...

              Mais informações podem ser acessadas através das nossas documentações de Visualizar detalhes da solicitação e Minhas solicitações.



                Nova configuração de recebimento de notificações

                Receber notificações de tarefas atrasadas ou tarefas expiradas, fora do seu expediente de trabalho é coisa do passado.  A partir de agora, é possível configurar e definir no próprio Agendador de tarefas, se você prefere ou não receber as notificações somente no período de expediente para as opções de Tarefas atrasadas e Expiração de tarefas. Ao selecionar a nova opção “Notificar somente dentro do expediente”, é configurado o recebimento das notificações somente em horário de trabalho, não tendo assim que receber inúmeros e-mails enquanto está fora do expediente.
                Por exemplo, se seu horário de expediente é das 08:00 as 18:00 de segunda a sexta, significa que apenas durante este horário é que você poderá receber as notificações. 

                Importante

                Caso deseje manter o comportamento padrão do sistema de enviar e-mails a qualquer horário, basta não marcar esta opção.

                Fique por dentro!

                Mais informações podem ser acessadas através das nossas documentações do help online em Agendador de tarefas e Expediente.



                  Um novo parâmetro para validação de transferência de tarefas

                  Não consegue transferir suas pendencias de workflow por causa dos mecanismos customizados? O novo parametro WKIsTransfer permite saber quando se trata de uma movimentação normal ou uma transferencia de pendencias. Ele verifica se o usuário esta transferindo uma tarefa, possibilitando uma melhor customização e melhor gerenciamento do seu processo.

                  Conheça mais...

                  Mais informações podem ser acessadas através das nossas documentações técnicas de Parâmetros e Mecanismo de atribuição personalizado.

                    • Exemplo para bloquear o usuário de transferir uma atividade:


                    function beforeTaskCreate(colleagueId) {
                    	var isTransfer = getValue("WKIsTransfer");
                    
                    	if (isTransfer !== null) {
                    		if (JSON.parse(isTransfer)) {
                    			throw "Não é permitido transferir a atividade!";
                    		}
                    	}
                    }
                    • Exemplo para trocar o usuário responsável em um mecanismo customizado:


                    function resolve(process, colleague) {
                    	var userList = new java.util.ArrayList();
                    	var isTransfer = getValue("WKIsTransfer");
                    
                    	if (isTransfer !== null) {
                    		if (JSON.parse(isTransfer)) {
                    			userList.add("gestor");
                    		} else {
                    			userList.add("user");
                    		}
                    	} else {
                    		userList.add("gestor");
                    		userList.add("user");
                    	}
                    
                    	return userList;
                    }


                    Identity

                    Segurança multifator com o aplicativo safe id

                    Quer mais segurança ao acessar suas contas e aplicações web? A autenticação multifator do aplicativo safe id oferece uma camada adicional de proteção através de um token disponível no seu celular.

                    Para incluir uma conta no safe id, basta escanear o código (QR code) fornecido pelo serviço de sua preferência e pronto! Um token de autenticação será automaticamente gerado pelo aplicativo e impedirá acesso a sua conta por agentes maliciosos, que mesmo que possuam seu login e a senha, não terão acesso ao código gerado pelo safe id.

                    E mais, o seu aparelho não precisa estar conectado à internet para adicionar novas contas ou para consultar os tokens já cadastrados

                    Baixe o safe id hoje mesmo na App Store ou na Play Store.

                    Para mais informações sobre a instalação e utilização do aplicativo safe id, clique aqui. E confira também o Release Notes completo do fluig Identity! (sorriso)


                    Integração

                    Uma nova cara para o recurso de Serviços 

                    O recurso de Serviços veio repaginado e com opções muito mais precisas de criação e manuseio. Além dos tipos de serviços SOAP e Rest, o novo tipo de serviço JDBC permite que consultas SQL sejam enviadas para qualquer um dos 3 tipos de banco de dados relacionais. Utiliza-se o JDBC quando o sistema não possui API de SOAP ou Rest para disponibilizar os dados.
                    Para acessar os Serviços, siga agora para o Painel de controle - aba Gerais.

                    Conheça mais...

                    Confira detalhes de como cadastrar cada um dos tipos de serviços disponíveis na nossa página de Help de usuário em Serviços.
                    E para detalhes técnicos, confira nossa documentação técnica de Autorização para client de Serviços REST.

                      Aviso

                      O cadastro de serviço através do fluig Studio suporta apenas serviços do tipo SOAP. Para outros serviços, utilize o painel de controle.




                      Novidade no cadastro de Dataset com serviços JDBC

                      Além da criação automatica de Datasets que consomem serviços do tipo SOAP, temos agora a criação automatizada de Datasets com serviços do tipo JDBC, que permite que consultas SQL sejam enviadas para qualquer um dos bancos de dados suportados pelo fluig, sejam eles MySQL, SQLServer ou Oracle. Desta forma não é mais necessário desenvolver datasets customizados para integração via SOAP e JDBC, facilitando ainda mais a integração com banco de dados e serviços externos.
                      Venha conferir no vídeo abaixo um exemplo de criação e aplicação em formulário de um Dataset que consome um serviço JDBC.

                      Fique por dentro!

                      Mais informações podem ser acessadas através das nossa documentação do help online em Datasets.



                        Arquitetura

                        Uma boa notícia para quem utiliza banco de dados MySQL!

                        Uma das novidades da atualização 1.6.3 é a possibilidade de utilizar o fluig com banco de dados MySQL 5.7. Esta versão do MySQL possui grandes novidades de performance e escalabilidade. Atualize o fluig e experimente!


                        Atenção!

                        Se você utiliza o banco de dados MySQL 5.5clique aqui antes de realizar atualização na sua plataforma.


                        Novas informações na tela de Usuários

                        Você pediu e nós atendemos! Agora a página de Usuários ficou mais interessante pois, permite o administrador da plataforma visualizar a quantidade de usuários ativos e bloqueados sem nenhum esforço. Confira!


                        LMS

                        Gestão de matrículas mais prática do que nunca

                        Lembra quantos recursos diferentes você precisava acessar para gerenciar as matrículas? Bom, nem precisa lembrar porque essa realidade mudou e você já pode começar a comemorar: juntamos todas as ações que podem ser efetuadas em matrículas em um único local! Agora basta um único clique e você tem tudo o que precisa à sua disposição. É muito mais facilidade para o seu dia a dia. Dê uma olhada!

                        Fique por dentro!

                        Confira mais detalhes sobre as ações disponíveis para matrículas – tais como matricular, desmatricular, bloquear matrícula, aprovar solicitação de matrícula, dentre outras – em Matricular, Minhas pendências e Gestão de matriculados.

                        Quer saber mais sobre como liberar acesso a esses recursos? Confira em Recursos de aprendizado e avaliações.


                          Administração de contas mais bonita e intuitiva

                          Se você trabalha com contas para gerenciar o aprendizado de sua empresa, temos uma excelente novidade para você! Redesenhamos esse recurso para deixa-lo mais bonito, intuitivo, prático e com mais usabilidade, facilitando a administração de contas e suas tarefas cotidianas.

                          Conheça mais!

                          Quer saber mais detalhes sobre como funcionam as contas por Tipo e por Crédito? Acesse Contas e aumente seus conhecimentos.


                            Avaliações: agende, aplique e reconheça

                            Capacitar-se nunca é demais, não é mesmo? Pensando nisso, remodelamos o recurso Agendamento de avaliações para tornar mais fácil a aplicação delas na sua empresa. Está mais intuitivo e prático agendar avaliações para mensurar o conhecimento dos seus participantes em determinado assunto e dedicar a eles o reconhecimento merecido. Acesse e confira!


                            Uso de comunidade na turma agora é opcional

                            Sabe aquela sensação de ter opções e poder escolher o que realmente você quer ou não utilizar? Então, trouxemos essa sensação para o uso de comunidades em turmas! Agora você pode escolher se deseja ou não criar uma comunidade para a turma, assim como já era possível escolher para disciplinas. Bacana hein!

                            Não se preocupe!

                            Todas as turmas existentes continuarão com sua comunidade depois que a atualização 1.6.3 for aplicada em seu ambiente. A partir de agora, se você desejar, pode desativar a comunidade para essas turmas.

                            Fique atento!

                            A partir de agora ao criar uma nova turma, por padrão, ela não terá comunidade. Se você gosta de comunidade em turmas e quer continuar utilizando-a, precisa habilitar o uso sempre que uma nova turma for criada.


                              Turmas: copiar, salvar e pronto!

                              Você precisa criar turmas com poucas informações diferentes entre elas com muita frequência e o conceito de turma modelo não lhe atende? Não se preocupe, a gente facilita para você: é só criar uma cópia de uma turma já existente na disciplina e alterar apenas as informações necessárias. E para ficar ainda melhor, reformulamos o recurso de cópia de turmas para deixá-lo mais simples, mais fácil e com menos cliques.


                              Nova forma para obter o arquivo de um treinamento exportado

                              A partir de agora é possível obter o arquivo gerado ao exportar um treinamento a partir da URL existente na notificação recebida – na Central de Notificações ou por e-mail. Basta copia-la e abri-la no navegador para efetuar o download do arquivo.

                              Saiba mais...

                              Mais informações sobre o procedimento podem ser obtidas em Exportar treinamento.

                              Observação

                              A partir dessa atualização, o arquivo de exportação de um treinamento não será mais salvo na navegação de documentos. Sendo assim, o acesso a ele será somente pela URL recebida.


                                ECM

                                Connect 1.6.3.0 mais completo!

                                Quer mais agilidade na sincronização dos seus documentos? Melhoramos o desempenho do Connect para você!

                                A partir da atualização 1.6.3.0 do Connect você pode realizar a Sincronização Automática dos seus documentos sabendo a fase da sincronização por meio do Status e além disso, uma barra de progresso foi adicionada para mostrar o andamento da sincronização. E ai gostou da novidade? Atualize o fluig Connect hoje mesmo! (piscar o olho) 


                                Mais controle na exclusão de documentos, na navegação ou na lixeira!

                                A partir da atualização Snowflake do fluig foi disponibilizado seis novos eventos para que você possa personalizar a ação de exclusão de documentos na plataforma. Agora, você pode garantir que documentos importantes ou registros de formulários utilizados em apps ou processos não sejam excluídos acidentalmente.

                                Os eventos before/after são para:

                                Não perca!

                                Confira todos os eventos disponíveis na página Eventos de Documentos.


                                Lista Mestra: agora sem popup

                                Agora, ao gerar a Lista Mestra você não precisa mais se preocupar com janelas pop-up! A lista mestra é exibida na mesma janela que você está utilizando a navegação de documentos. Além disso, fizemos alguns ajustes no layout também, para que a impressão fique bacana. 


                                Faça publicação via drag'n drop de pastas e arquivos com a última versão do Firefox

                                Na última versão do Firefox - Firefox Quantum - uma das novidades é o suporte para drag'n drop de pastas. Com isso, já fizemos os ajustes necessários na Navegação de Documentos para você publicar pastas e todos os seus arquivos nesta nova versão do Firefox!


                                Correções

                                ECM

                                • Visualização de colunas ocultas em arquivos do Excel utilizando o fluig Viewer Cloud;
                                • Ajuste realizado para seja considerado o endereço webdesk/vcXMLRPC.js, quando a biblioteca for informada como ../vcXMLRPC.js.
                                • Situação tratada para que considere as tabelas do pai quanto do filho separadamente, em casos onde ocorre atualização de formulários já publicados no fluig. 
                                • Realizado ajuste para que o método "SetEnhancedSecurityHiddenInputs" salve o valor de campos que estejam ou não habilitados pelo método enableFields"
                                • Realizado ajuste para que ao gravar formulários que contenham vários componentes de tabela pai x filho, não sejam perdidos os dados ao movimentar solicitações
                                • Correção realizada para que o seletor ON/OFF do filtro do zoom respeite a área limite do filtro corretamente.
                                • Correção da inconsistência na paginação da navegação de documentos.
                                • Ajuste realizado para que o campo de zoom funcione corretamente em formulários onde existem mais de um campo zoom. Pois ao clicar no zoom, os dados eram retornados porém não era possível selecioná-los.
                                • Correção realizada para garantir a compatibilidade de novos recursos da plataforma, com as chamadas já existentes para a API de visualização de documentos. 
                                • Correção realizada no arquivo de tradução e feito atualização no mecanismo de tradução para que o cadastro de usuários funcione corretamente. 
                                • Ajuste realizado para que verifique a permissão individual de download, além da permissão herdada. 
                                • Feita correção pois não era possível realizar download múltiplo de documentos, onde o nome da pasta possuía barra. Realizado tratamento para quando gerar um arquivo compactado, substituir a barra por traço no nome da pasta. 
                                • Correção efetuada para que ao realizar a busca por conteúdo na busca global, também traga os resultados corretamente da aba Documentos.
                                • Realizada melhoria de interface, pois ao utilizar a função wdkAddChild em uma customização o componente do styleguide era carregado muitas vezes causando perda de performance. 
                                • Inclusão de dependências no pom do artefato, para que seja possível utilizar datasets que consomem serviços SOAP.
                                • Resolvido conflito do style guide quando eram adicionados itens novos nas tabelas pai x filho.



                                LMS

                                • Corrigida situação que impedia o usuário de realizar ou cancelar a matrícula em um treinamento/trilha. Foram atribuídas chaves únicas no banco de dados para evitar conflitos neste tipo de requisição.
                                • Incluída validação para o tamanho da imagem em trilhas, treinamentos, disciplinas e avaliações para evitar inconsistência no momento do upload. Agora o tamanho máximo permitido para a imagem é 4MB.
                                • Ajustada a exibição do objetivo do treinamento para apresentar o texto na formatação definida durante sua criação ou edição.
                                • Aumentado o desempenho nas rotinas de importação de registros (usuários e grupos) da plataforma fluig para o LMS para evitar inconsistência durante essa importação.
                                • Corrigida a mensagem que é exibida quando um aluno solicita matrícula em um treinamento que compõe uma trilha e que informa para aguardar a aprovação da requisição de matrícula.
                                • Efetuadas alterações no cadastro de avaliações para permitir criar, editar e salvar corretamente avaliações que possuem uma imagem, pois era exibida uma mensagem de inconsistência.
                                • Incluída a opção para efetuar o download do arquivo ao editar um conteúdo, pois não estava sendo exibida.
                                • Corrigida a visualização de conteúdo do tipo PDF, pois existia uma inconsistência intermitente onde o conteúdo as vezes era exibido corretamente, as vezes em branco e, em outras, não era exibido independentemente do navegador utilizado.
                                • Melhorada a mensagem que é exibida quando é inserido um número decimal utilizando ponto como custo de matrícula da turma, trilha ou treinamento.
                                • Corrigido o acesso ao pós-teste de uma trilha quando ela é composta por pré-teste, dois treinamentos e o pós-teste, pois estava exibindo uma mensagem de inconsistência.
                                • Ajustado o recurso Conteúdos para permitir efetuar o upload de arquivos utilizando o navegador Internet Explorer.
                                • Foram efetuados ajustes para considerar o endereço real do servidor via request para que o firewall não bloqueie as chamadas rest internas ao acessar páginas do LMS.
                                • Foram efetuados os seguintes ajustes para evitar inconsistências de timeout ao iniciar a plataforma depois de atualiza-la para a 1.6.2:
                                  - aumentado o desempenho na criação de grupos da plataforma dentro do LMS e ajustada a criação para considerar grupos com mais de 120 caracteres na descrição;
                                  - melhorada a verificação de grupos existentes;
                                  - correção para considerar mais de 1000 grupos e considerar grupos de nuvens de relacionamento, quando as nuvens estão ativadas.
                                • Melhorias no desempenho das rotinas de verificação de permissões nos catálogos quando eles possuem permissões atribuídas a grupos com mais de 80.000 usuários, por exemplo.
                                • Correção no upload de arquivos para o recurso Conteúdos em ambientes que utilizam o protocolo HTTPS.
                                • Corrigida a edição de usuários por meio do EAI quando o LMS está integrado ao RM.
                                • Ajustada a mensagem que é exibida quando não é inserido um comentário ao corrigir uma questão dissertativa no recurso Correção de questões.
                                • Foi alterada a integração entre a plataforma fluig e o card LMS de Rest para EJB para solucionar problemas em ambientes que utilizam configurações de proxy, firewall e afins.
                                • Foram efetuadas alterações na sincronização de dados entre a plataforma fluig e o card LMS para que os recursos do LMS sejam iniciados corretamente.
                                • Corrigidas inconsistências que ocorriam com usuários que pertenciam a vários grupos, causadas pela diferença no número de grupos existente na integração da plataforma fluig com o card LMS.
                                • Corrigido o processo de matrículas em treinamentos quando há integração com o RM Vitae.


                                WCM

                                • Tratamento realizado na widget Mini Launchpad fazendo com que apresente todos os apps que possuem as credenciais preenchidas no fluig Identity.
                                • Aumentado a capacidade de armazenamento da widget Editor de Conteúdo.
                                • A validação implementada nos campos das enquetes de comunidades foi corrigida para permitir que o usuário possa posicionar o cursor onde deseja durante o preenchimento do campo. Anteriormente, o comportamento do campo era manter o cursor sempre no final do texto.
                                • Caracteres especiais serão automaticamente substituídos por sublinhado (_) nos campos do formulário da enquete.
                                • Correção no carregamento das informações da Central de Ajuda, que não estava apresentando os conteúdos de apoio referentes à página quando acionada pelo usuário.
                                • Ajuste no redimensionamento automático de imagens usadas como ícones na plataforma para preservar o fundo transparente de imagens do tipo PNG e não substituí-los por um fundo branco.


                                Social

                                Sua empresa utiliza o Messaging para a comunicação e colaboração entre os usuários? Fique atento a esta atualização!

                                • As atuais APIs utilizadas para criar conta, apagar conta, gerar token de sessão e verificar a conexão do Messaging estão sendo depreciadas e esta atualização garante o funcionamento do Messaging em sua empresa após esta transição. É fundamental que seja aplicada a Atualização 1.6.2 EP2 ou superior em sua instalação até Janeiro/2018 para que a utilização do Messaging pelos usuários não seja comprometida.
                                • Implementado novo dataset chamado PostObjectDataset que retorna o post e seus respectivos objetos. Para mais detalhes, consulte a página Dataset internos fluig.
                                • Corrigida a aceitação de participação dos usuários em comunidades que exigem aprovação pelos botões disponíveis na notificação.
                                • O recurso Convidar usuários foi ajustado para que os convites sejam corretamente encaminhados aos endereços de e-mail informados e também apresentados na lista de convites enviados, pois anteriormente o envio dos e-mails não estava sendo realizado.


                                Arquitetura

                                • Alterada a mensagem informativa de expiração de ambiente indicando o link para a documentação que apresenta o calendário de atualizações da plataforma.
                                • Corrigida inconsistência que impedia a inicialização do fluig quando atualizado da release 1.6.1-EP8 para a 1.6.2.
                                • Adicionado tratamento na URL para redirecionamento de browser mobile quando contém integração entre fluig e fluig Identity. Desta maneira, quando o fluig é acessado via browser é redirecionado para "URL para redirecionamento mobile".
                                • Tratamento realizado na tela de login fazendo com que a página não seja redirecionada para a URL '/portal/j_security_check'.
                                • Realizada correção do recurso de remoção de notificações expiradas para ambientes que utilizam banco de dados Oracle.
                                • Tratamento realizado no recurso Estatísticas de Uso fazendo com que o status de execução da exportação seja resetado em caso de problemas extermos que influenciam o funcionamento da plataforma.
                                • Tratamento realizado na página de apresentação dos datasets do Painel de Controle ocultando o ícone de erro apresentado ao habilitar a opção offline mobile no dataset do tipo builtin.
                                • Ajuste para o correto funcionamento da autenticação na plataforma ao informar o e-mail do usuário no campo de login. Para mais detalhes clique aqui.
                                • Tratamento realizado na listagem para visualização de datasets através do plugin fluig Studio.
                                • Corrigida inconsistência que gerava mensagens de erros na rotina de internacionalização ao subir o fluig.
                                • Tratamento realizado no processo de atualização da release 1.6.2 que não permitia a inicialização do fluig em atualizações diretas da 1.5.10 para a 1.6.2.
                                • Corrigida inconsistência que ocorria no momento de remover a sincronização e excluir datasets.
                                • Corrigida inconsistência nos updates contidos no instalador da release 1.6.2 que impedia a inicialização do fluig quando utilizado banco de dado Oracle.
                                • Tratamento realizado na widget padrão Aplicação ERP da Experiência de Uso 8 que gerava a mensagem "Erro no carregamento de dependências" no momento de sua inicialização.
                                • Reparada inconsistência na rotina de log fazendo com que os logins realizados na plataforma sejam gravados no momento do acesso.
                                • Corrigida inconsistência que ativava o modo demo do fluig quando identificado o Servidor de Licenças indisponível. 
                                • Melhorado o detalhamento de mensagens em log tornando mais fácil o entendimento quando ocorrer impedimentos no momento da instalação/atualização da plataforma.
                                • Incluído a rotina de registro de acesso para todos os mecanismos de login da plataforma como mobile, LDAP, autenticação integrada, Identity, DesktopSSO e JWT.
                                • Correção na tarefa de sincronização de datasets.
                                • Tratamento realizado no envio de e-mail de recuperação de senha para considerar o idioma configurado pelo usuário no fluig.
                                • Criação de coluna para ser gravado o access_token de dispositivos mobile em envio de notificações push.


                                BPM

                                • As tarefas pendentes para um grupo ou papel, não exibem a descrição, apenas o código. Realizado tratamento para que seja encontrada a descrição do grupo ou papel e possa exibir a descrição no lugar dos códigos.
                                • Criados 3 novos índices na base de dados para melhoria da performance de queries.
                                • Liberada a opção, para que seja possível, alterar a descrição dos campos do formulário na nova versão do processo, nas propriedades do formulário
                                • Ao definir no mapa uma localização que tem caracteres não reconhecidos pelo banco de dados, o mesmo retorna os caracteres com interrogação. Realizada correção com a implementação, onde é pego o nome da localização e verificado se existe algum caracter não reconhecido, fazendo com sugira o nome que a plataforma aceite.
                                • Removido o evento de processo setProcess do Studio.
                                • Quando possuia uma atividade em pool de grupo/papel, a ordenação feita para listar os papeis/grupos considerava o código do mesmo e não a descrição. Realizado tratamento para ordenar a lista de grupos/papeis para exibir corretamente na Central, ordenando pela descrição e não pelo código
                                • Agora é permitido somente liberar processos com eventos em anexo a atividade do tipo serviço sendo este evento do tipo erro
                                • Definido que os arquivos dos mimetypes devem ser inclusos para a categorização no download de anexos. Facilitando assim que o rest de download de anexos consiga reconhecer o mimetype do arquivo e retorne no cabeçalho a resposta da requisição
                                • Realizado ajuste na importação de campo numérico no analytics. Lógica para importar os campos foi revisava
                                • Realizada correção que permite a movimentação em bloco com usuário substituto.
                                • Quando o prazo de conclusão era definido “por campo de formulário” e havia um fluxo automático, não era permitido liberar versão do processo, informando que não havia prazo definido. Essa situação foi corrigida
                                • Aplicada validação para que sejam mostrados os nomes das atividades de destino, quando as mesmas são a partir de uma atividade normal.
                                • A opção “Iniciar nova solicitação em branco” foi removida da tela de movimentação de solicitação.
                                • Revertida a melhoria na página da solicitação, para que a visualização do formulário seja exibida em tamanho normal sem layout fixo, conforme anteriormente.
                                • Realizado ajuste na central de tarefas para que as queries que estavam sendo abertas em memória, sejam verificadas no log e remover um maxResults(1)
                                • Retomada a necessidade de login do usuário no objeto de usuário nas apis do BPM swagger para que integre com outros cards.
                                • Ao criar um filtro na tela de central de tarefas, quando selecionada a coluna "versão do processo" era gerada inconsistência que não permitia mostrar a coluna. Adicionado método que valida a formatação da versão e adiciona a coluna ao filtro.
                                • Realizado tratamento no mapa de localidade para que, ao selecionar uma coordenada e cancelar a ação, na próxima definição seja exibida a coordenada corretamente.
                                • Alterada a exportação de dataset no Studio para prevenir inconsistências que impedem a exportação de novos datasets.
                                • Ao utilizar o método wdkAddChild em um formulário que não utilizava o Style-Guide, era gerada inconsistência no retorno do método. Realizado tratamento para verificar se o Style-guide está importando corretamente no ambiente.
                                • Corrigida inconsistência que não permitia importar arquivos em anexo via zip do tipo, dados do diagrama, literais e scripts para o Studio. Os arquivos gerados manualmente agora trarão os arquivos e caso não traga, será exibida uma mensagem informativa.
                                • Adicionada validação para garantir que o retorno de integração na atividade de serviço ocorra sem interrupções ou inconsistências.
                                • Ao abrir a central de tarefas e acessar a aba “tarefas a concluir” e trocar o usuário para um substituto, o gráfico não era mostrado. Realizada correção para que ao selecionar um dos substitutos, o gráfico seja mostrado corretamente na central de tarefas
                                • Ao abrir uma solicitação onde se tem uma grande quantidade de histórico, a aba de complementos fica vazia, não gerando nenhum feedback de que algo está sendo carregado. Implementado um loading no momento que é consultado o histórico da solicitação, com isso, o usuário não fica mais sem saber que ainda está carregando o histórico.
                                • Realizada correção na central de tarefas referente à coluna “Tempo restante”, que gerava o arquivo exportado em branco.
                                • Ao configurar o gráfico para exibir pendências que estão sob gerência, estavam sendo disponibilizados todos os processos que o usuário é gestor e exibido no gráfico, independente do processo ter ou não, solicitações com SLA configurado. Realizado tratamento onde é desconsiderada a exibição de processo zerados quando configurados para o gestor.
                                • Corrigida grid da central de tarefas, para que seja exibida a descrição com o nome “Descrição do processo” na aba da solicitação.
                                • Adicionada lógica para validade UpperCase e lowerCase para sanar a inconsistência no adhoc, onde banco de dados Oracle, fazia as colunas retornarem em minúsculo.
                                • Corrigido o método que ocasionou a parada de funcionamento, devido ao parâmetro ter sido adicionado e o mesmo não foi sobrecarregado.
                                • Ao configurar um mecanismo por associação onde existe uma atribuição por campo de formulário, ao selecionar um usuário e enviar para a atividade com o mecanismo, é gerada inconsistência avisando que o usuário não foi informado. Realizado tratamento que limpa a lista de usuários e desconsidera a lógica quando a atividade está configurada com mecanismo de atribuição por associação,
                                • Corrigida inconsistência que ocorria na importação de processos com eventos de formulário.
                                • Ao adicionar uma observação na atividade e enviar para outro usuário, era disparado um e-mail informando que existe uma nova atividade, e no campo "Observações" no corpo do e-mail, não era preenchida com a observação do usuário. Realizado tratamento para buscar as observações que o usuário adicionou na atividade e preenchido no campo observações no corpo do e-mail para o usuário.
                                • Realizada correção no banco Oracle onde foi retirada a conversão de valores que estava convertendo string para long.
                                • Na criação de um servidor com identity pelo Studio era exibida mensagem de senha inválida. Foi realizada correção no servidor para que retorne um erro ao não obter autenticação.
                                • Corrigida inconsistência que não filtrava os processos que possuíam nome com virgula, impedindo a criação de processos com o caracter virgula no código/nome.
                                • Resolvida inconsistência na página de relatórios, que não permitia abrir com usuários comuns, sem serem administrativos.
                                • Realizada correção para que seja feita a conversão dos bytes ao formatar os bytes da string para inserir no arquivo UTF-8.
                                • Corrigida a ordenação dos dados nas colunas da central de tarefas.
                                • Corrigida inconsistência no timer, que a partir de agora roda com o usuário logado.
                                • Solucionada inconsistência que trazia atividades fork ao consumir determinada API.
                                • Na aba mobile do Ecplise nos combos dos campos aprovar e rejeitar, o botão teve nomenclatura alterada para “Desabilitar”.
                                • Ao utilizar a nova API que consulta o histórico de uma solicitação, traz formulários como anexo da solicitação. Realizado tratamento para buscar todos os anexos da solicitação que não sejam o próprio formulário.
                                • Ajustado o filtro do usuário de destino na movimentação de atividades com mecanismo de atribuição por associação.
                                • Realizado ajuste no link do processo, ao tentar visualizar uma solicitação a ser movimentada.
                                • Realizado ajuste na notificação de cancelamento que estava síncrona, causando lentidão. Foi ajustada para funcionar de forma assíncrona.
                                • Resolvida inconsistência ao assumir em bloco simultaneamente. Sistema criava uma transação indevida ao assumir em bloco, que faziam commits simultâneos em transações diferentes e causavam divergências de verificação.
                                • Quando uma solicitação está parada em uma atividade para um pool, ao movimentar como gestor, o usuário da próxima atividade está sendo o pool da atividade anterior. Tratamento realizado para corrigir essa situação.
                                • Ordenação de filtros não estavam sendo aplicadas na Central de Tarefas. Foram realizadas correções para que caso o um filtro da Central de Tarefas tenha ordenação por algum campo, ao escolher o filtro, respeite esta ordenação.
                                • Na tela de substituto, ao clicar para ordenar os campos por nome do substituto, período, processos ou nome, era gerada inconsistência e alterava a cor do combo box de paginação para branco, onde foi realizado tratamento para desativar os cliques para estes campos e ajudar novamente para a cor preta.Realizada a criação do update para os bancos Oracle, MySql e SQLServer para criar nova coluna na tabela histor_process.
                                • Realizada a correção no processo que mesmo com o gestor e o mecanismo customizado configurados, ignorava a lógica ao ser movimentado, ignorando o mecanismo customizado e a tarefa de destino era atribuída ao gestor. Porém sem um gestor configurado, funcionava perfeitamente.
                                • Verificada e ajustada a lógica que não estava considerando o timezone nos anexos das solicitações.
                                • Ao configurar uma atividade em consenso para determinada quantidade de usuários, ao usuário adicionar um anexo ou incluir um complemento, somente este único usuário é notificado. Alterada a lógica para que busque todas as atividades e notifique cada usuário responsável pela atividade.
                                • Corrigida a situação onde uma atividade que estava em pool e era movimentada, na pesquisa da consulta no excel, mostrava que o responsável que aparecia era o pool e não o usuário que fez a movimentação. Agora a consulta passou a ser ordenada por assingDate.
                                • Ajustado o e-mail de notificação que o usuário substituto recebe. A partir de agora o e-mail irá conter o trecho “que você é gestor substituto".
                                • Solucionada a inconsistência que não permitia exportar o formulário na primeira tela, o que obrigava o usuário à avançar em todas as etapas.
                                • Corrigido o incidente em que as atividades ficavam com a atividade subprocesso ativa, devido as solicitações que eram finalizadas automaticamente.
                                • Ajuste realizado para que os complementos do processos sejam incluídos corretamente, em uma atividade que está para um Pool em um fork. 
                                • Após atualizar o fluig para a versão 1.6.2, o processo de listar tarefas parou de funcionar. Foi realizado tratamento no evento afterStateEntry para que funcione para os processo antigos.
                                • Realizado ajuste na tela de opções de processos que utilizam certificado digital, para que os dados carreguem de forma integra ao movimentar uma solicitação.
                                • Corrigido o update para popular a nova coluna de prazo, sendo que caso o update não tenha sido rodado na versão 1.6.1 e o cliente atualize para a versão posterior, não ocorra a perda de dados da coluna DEADLINE.
                                • Realizado ajuste nas modais para que não sobreponham os elementos ao exibir notificações no formulário da solicitação.
                                • Corrigida inconsistência que duplicava os registros e mostrava o tempo incorreto ao ordenar por tempo de execução.
                                • Realizada correção para que a ordenação por tempo restante seja feita de forma correta.
                                • Ao usuário acessar a central de tarefas, com solicitações que possuíam mecanismo customizado para a atribuição de gestor, a contagem das solicitações apresentava inconsistência, não exibindo nenhuma informação ao usuário. Corrigida situação para que seja exibida uma mensagem ao usuário, contendo o motivo do erro. 
                                • Ao possuir solicitações iniciadas na central de tarefas a algum tempo, era gerada lentidão ao exibi-lás. Realizada correção para que não sejam calculadas os dados do SLA quando não for configurado para exibir as colunas de SLA.
                                • Ao tentar exportar um relatório pelo plugin do Studio sendo que o mesmo não está na estrutura correta de pasta, não gera um erro tratado. Realizado tratamento para validar ao exportar um relatório que está na pasta incorreta.


                                Resolvido conflito do style guide quando eram adicionados itens novos nas tabelas pai x filho