Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

¿Habla Español? Haga clic aquí para ver el Release Notes en Español.

Do you speak English? Click here to view the Release Notes in English.

Atenção!

Se você utiliza o recurso multi-idioma de aprendizado e avaliações, clique aqui e fique por dentro das mudanças antes de aplicar essa atualização na sua plataforma.

 

 

Confira abaixo as novidades na atualização 1.6.1 do fluig:

 

fluig Academy

Confira no fluig Academy todas as novidades da release 1.6.1: clique aqui, inscreva-se e assista!


BPM

 

Fique atento!

Se você acessa diretamente a base de dados do fluig para consultar algumas informações ao invés de utilizar dataset, fique atento! A partir da versão 1.6.1 alguns campos da tabela TAR_PROCESS do banco de dados foram substituídos por novos. Clique aqui e confira o que mudou!

 

Acordos de Níveis de serviços (ANS/SLA) e muitas novidades!

Transparência e segurança são aspectos fundamentais para o bom relacionamento entre clientes e fornecedores em qualquer tipo de processo de negócio. Visando facilitar o entendimento entre ambos os lados. Os Acordos de nível de serviço (ANS ou SLA em inglês) vieram para ajudar a definir o os serviços prestados e os prazos que deverão ser atendidos, para isso, eliminando possíveis desentendimentos entre o cliente e o fornecedor. Nesta atualização o fluig está levando até você o conceito de Service Level Management - que é um conjunto de recursos que lhe auxiliarão em todas as etapas para obtenção do mais alto desempenho dentro da sua empresa. Esses recursos estarão presentes desde a etapa de planejamento dos prazos até a montagem de dashboards de gestão. Tudo isso agora está ao seu alcance com apenas alguns cliques.


 

Dashboards e Gráficos para gerenciar solicitações

Com os novos dashboards do fluig a gestão fica a olhos vistos em cada processo do seu negócio. Com o novo gráfico de solicitações você poderá criar sofisticados dashboards de gestão que estarão disponíveis para quem precisa e aonde precisa, exibindo informações sobre a saúde dos seus processos nas suas páginas no seu celular e até em painéis de gestão.

 

 

Novos campos de controle de prazos para a sua central de tarefas

Criamos novos campos para ajudar você a controlar suas solicitações no dia a dia facilitando a execução e controle de suas tarefas de forma ordenada permitindo criar uma lista de prioridades dentro da execução do seu trabalho. Estes campos são:

  • Prazo da Solicitação - Traz a data e hora previstas para o encerramento da solicitação como um todo.
  • Tempo em Execução - Mostra o tempo em horas em que a solicitação está aberta.
  • Situação da Solicitação - Indica a situação da solicitação em relação ao prazo indicando se a mesma está "Expirada", "Em Alerta" ou "No prazo".

Ressaltando que esses campos só estarão disponíveis após a criação do filtro com os campos configurados, utilizando o novo recurso "Filtros de Processos". Maiores detalhes você poderá conferir aqui na documentação.


Filtrando pelo campo "Situação da Solicitação" é possível filtrar solicitações e ordena-las de forma que seja possível executar as solicitações de forma cadenciada de acordo com o nível de prioridade.

 

Filtros favoritos - Defina um filtro padrão para cada aba de processo na sua central

Definir um filtro padrão para as suas abas de processos trará mais agilidade para o seu dia a dia. Toda vez que você entrar por exemplo na aba "Tarefas a concluir" da Central de Tarefas ela virá pré-selecionada com o filtro mais adequado para as suas atividades trazendo os campos e solicitações que são mais relevantes para você.

 


Novidade: Central de Filtros para processos

Crie e gerencie filtros para você e para sua equipe de maneira rápida e dinâmica. A nova central de filtros irá permitir você criar ou manutenir os filtros da central de tarefas de forma mais organizada facilitando a melhoria contínua. Os novos recursos de compartilhamento de filtros trarão muito mais agilidade na implantação dos filtros nas diferentes equipes de trabalho da sua organização.

Saiba mais

Confira também nossa documentação sobre Filtros de processos para mais informações.

 



Novas tarefas de notificação

Ao definir prazos para sua solicitação também é possível receber notificações quando determinada solicitação tiver expirada ou atrasada. Essas notificações poderão ser recebidas tanto pela Central de Notificações como por e-mail ou pelo fluig Mobile.

Atividades de processos web de cara nova!

Não importa a complexidade do seus processos . Agora é possível redefinir seus prazos e outras informações gerenciais de processos pela Web de forma prática e dinâmica. Além disso agora você poderá definir quais são os campos do formulário que poderão ser utilizados nos filtros da Central de Tarefas.  



 

Central de Tarefas 6x mais rápida.

Com significativa melhora em desempenho, a Central de Tarefas ficou muito mais ágil e trouxe muito mais facilidade para o monitoramento das tarefas. Os ganhos de desempenho podem chegar em até 600% dependendo da configuração dos mecanismos de atribuição.

 

Novas APIs de SLA disponíveis

Novos métodos das APIs públicas permitem levar as informações de processos para outros sistemas de forma facilitada. Agora forneceremos informações sobre status, horas em execução e prazos sem que você precise realizar nenhum cálculo extra para isso. Para maiores informações sobre API acesse Fluig API e para acessá-las confira api.fluig.com.


LMS

Conheça o novo menu de aprendizado e avaliações!

Pensando em melhorar a usabilidade, agilizar as tarefas cotidianas e deixar o LMS ainda mais bonito, estamos lançando o novo menu de aprendizado e avaliações. Agora é possível acessar alguns recursos diretamente do menu principal, tornando seu dia a dia mais rápido e mais fluído. Conheça!

Legal! Mas, onde encontro os catálogos agora?

Não se preocupe, é super fácil encontrá-los. Veja:

  1. Os catálogos de aprendizado, que antes pertenciam à aba Catálogo, agora são itens do menu Aprendizado. Você os encontra em:
    • AprendizadoDisciplinas e turmas;
    • AprendizadoTrilhas e treinamentos.

  2. O catálogo de questões está disponível em:
    • AvaliaçõesTópicos e questões.

E tem mais!

Também tem recurso novo no menu Aprendizado! Agora, o recurso Certificados, que pertencia ao Painel de Controle, foi movido para o item Administrar do menu Aprendizado. Clique aqui e confira a novidade!

 

Catálogo de trilhas e treinamentos de cara nova

O novo catálogo de trilhas e treinamentos está pronto para tornar o gerenciamento desses itens muito mais ágil, prático e fácil, contribuindo para que o seu dia a dia seja muito mais fluído, além de ter uma aparência muito mais bonita e intuitiva. Acesse e confira!

Fique tranquilo!

As informações e recursos existente no catálogo antigo estão presentes no novo catálogo.

Você pode acessar o help.fluig.com e conferir mais informações sobre o catálogo de trilhas e treinamentos e seus recursos.

 

Visualize trilhas e treinamentos arquivados ou em encerramento no catálogo

Gostaria que as trilhas ou os treinamentos que estão com a situação "Arquivado" ou "Em encerramento" continuassem aparecendo no catálogo? Bom, agora isso é possível!

As novas opções Permite visualizar treinamentos e trilhas arquivados e Permite visualizar treinamentos e trilhas em encerramento do recurso Configurações de trilhas e treinamentos do Painel de Controle permitem definir se esses itens devem ou não continuar sendo exibidos no catálogo para quem tem, pelo menos, permissão de leitura para eles.

 


Administração de habilidades mais moderna

A administração das habilidades que os alunos adquirem quando concluem um item de aprendizado – trilha, treinamento ou disciplina – está mais bonita e moderna. Cadastre as habilidades, engaje seu time a aprimorar seus conhecimentos e adquiri-las!

Dica!

Você pode exibir as habilidades adquiridas pelo seu time utilizando os widgets Conquistas e Detalhes das conquistas em suas páginas.

     

    Cadastro de habilidades


     


    Visualização de habilidades


     


    Exibição de habilidades na página


     

    Crie certificados personalizados com muito mais praticidade

    A gestão dos certificados que são relacionados aos treinamentos, trilhas e disciplinas foi remodelada para tornar a experiência muito mais agradável. O cadastro e a configuração do conteúdo do certificado estão mais fáceis e práticos: agora tudo é feito no mesmo local!

    Fique por dentro!

    Além de tudo isso, o recurso Certificados foi movido para um novo local do menu. Agora você encontra ele em Aprendizado → Administrar → Certificados. Muito mais prático, não é mesmo?

    E os tokens? Onde estão?

    Para melhorar a visualização de todos os tokens que podem ser utilizados nos certificados, criamos uma página específica para eles.

    E o melhor: tem tokens novos disponíveis para uso! Coordenador da disciplina é um deles: ${discipline.coordinator.fullName}.

    Acesse a página Tokens em certificados e confira os demais!

       

      Novo local do recurso Certificados no menu


       

      Cadastro de certificados


       

      Visualização de certificados


       


      Certificado emitido



      Mais usabilidade na administração de avaliações e suas questões

      A criação e a edição de avaliações e blocos de questões foram remodeladas para oferecer mais usabilidade e facilidade para o responsável pelas avaliações da empresa. As páginas estão visualmente mais bonitas e intuitivas. Além disso, a navegação no catálogo de tópicos e questões também foi modernizada, permitindo efetuar ações mais rápidas e com menos cliques. Dê uma olhada!

      Conheça mais!

      Confira a documentação completa de utilização em Avaliações, Blocos e Tópicos e questões.

         

        Cadastro de avaliações


         


        Cadastro de blocos


         


        Catálogo de tópicos e questões



        Continue respondendo a avaliação do ponto no qual ela foi fechada

        Agora é possível definir como será a contagem de tempo de execução de uma avaliação quando o aluno iniciar e, por algum motivo, fechar a janela da avaliação. A nova opção Permitir reiniciar do último ponto, presente no cadastro da avaliação, quando assinalada vai permitir que o aluno continue respondendo a avaliação a partir do ponto em que ele parou, ou seja, o tempo restante para responder a avaliação descontará o tempo no qual ela permaneceu fechada.

        Exemplo:

        Uma avaliação possui um tempo máximo para execução de 60 minutos e a nova opção está assinalada. Um aluno a respondeu durante 20 minutos e a fechou. Depois de duas horas ele abriu-a novamente para continuar a responder. Nesse caso, o tempo restante que ele terá para terminar a avaliação será de 40 minutos.

        Fique por dentro!

        Quando essa opção não for marcada, o tempo para finalizar a avaliação será corrido, ou seja, continuará sendo contado mesmo se a janela de execução da avaliação estiver fechada.

        Informações mais detalhadas podem ser obtidas em Criar avaliação.

         

         

        Simplificação do multi-idioma

        O recurso multi-idioma que existia no cadastro de itens de aprendizado e avaliações foi simplificado. O grande motivador para essa mudança é o aumento do desempenho da plataforma, principalmente nos catálogos (trilhas e treinamentos, turmas e disciplinas e tópicos e questões). Agora a disponibilização de conteúdo traduzido segue o mesmo conceito dos demais cards da plataforma.

        Entenda o que muda:

        Para ficar mais clara essa mudança, criamos uma documentação com todos os detalhes para você entender tudo o que precisa. Acesse: Quais são as mudanças no multi-idioma a partir da atualização 1.6.1?


        ECM 

        Office Store, chegamos!

        Agora o fluig também está presente na Office Store, com o fluig Connect para Outlook. Com ele, você pode publicar e-mails rapidamente através do Office 365 e do seu Outlook para Mac (sim, você pediu e nós atendemos! )


        Veja como ficou o fluig Connect para Outlook: 

        O fluig Connect para Outlook é compatível com o Outlook 2013 ou posterior, Outlook 2016 for Mac, Outlook na Web. Para mais informações, clique aqui.

        Acesse a Office Store e baixe agora: http://bit.ly/fluigConnectOutlook .

        Em breve lançaremos mais recursos, fique ligado!


        Modernize o campo "Pesquisa" de seus formulários!

        Nos seus formulários, você utiliza o campo “Pesquisa” (também conhecido como “Zoom”), onde é aberto um popup que exibe as informações desejadas? Deixe o seu formulário moderno e substitua esse popup pelo o nosso novo componente de zoom, que agora contempla todos os recursos que você utilizava no popup! Aqui você encontra a documentação completa, com as novas opções disponíveis:

        • maximumSelectionLength - limite de registros selecionáveis, sendo possível incluir mais de um valor.

        • placeholder - texto que aparecerá no campo de zoom podendo ser usado para instrução, por exemplo "Digite sua cidade"


        Defina responsáveis por campo de formulário no gerador web!

        Agora, no gerador de formulários, ao utilizar o componente “Pesquisa”, você pode definir qual será o campo valor que será salvo - além do tradicional campo “Descrição”.


        Com isso, você pode criar um grupo onde será selecionado o responsável por uma atividade de um processo no fluig. Tudo isso com apenas alguns cliques... Bacana não?


        Nova revisão ou nova versão: você escolhe!

        Ficou mais fácil ao restaurar uma revisão de um documento: você pode escolher se deseja criar uma nova versão (2.000, 3.000) ou uma nova revisão (2.001, 2.002)!

        Além disso, você pode detalhar o motivo de restaurar uma versão, para enriquecer o histórico do documento.




        Assinatura Digital nativa

        Você não precisa mais se preocupar para instalar ou atualizar o componente de Assinatura Digital do fluig! No fluig 1.6.1, o mashup de Assinatura Digital passa a ser nativo, facilitando o processo de atualização e instalação!

        Se você já utiliza a Assinatura Digital, fique tranquilo. Ao atualizar para o fluig 1.6.1, você não precisará fazer nada - e ainda terá à disposição a versão mais recente disponível. Se você ainda não utilizava Assinatura Digital no fluig, acesse a fluig Store e solicite hoje mesmo!

         


        Webdav e navegadores modernos!

        Para acompanhar a evolução do Webdav (protocolo que você utiliza para editar documentos sem fazer o download do arquivo) fizemos algumas atualizações para você ter uma boa experiência, independente do navegador utilizado.

        Social

        Faça publicações mais ricas com o recurso de múltiplas imagens

        Para tornar o compartilhamento de imagens mais ágil e enriquecer as publicações em comunidades, a partir de agora é possível adicionar várias imagens em uma mesma publicação. As imagens poderão ser selecionadas a partir da estação de trabalho do usuário e serão exibidas em formato de carrossel, para valorizar ainda mais o visual da sua publicação.

        Por enquanto, a exibição e publicação de múltiplas imagens estará disponível apenas na web. O aplicativo fluig Mobile exibirá somente a primeira imagem publicada, mas não se preocupe! Em breve teremos novidades sobre esse recurso em nosso aplicativo móvel. (piscar o olho)

        Saiba como habilitar a publicação de imagens em uma comunidade através da documentação disponível no Help fluig!

         

        Conversas a um clique de distância com os novos atalhos do fluig Messaging

        Para tornar a comunicação na sua empresa mais dinâmica, o fluig agora conta com atalhos para iniciar uma conversa do fluig Messaging diretamente do perfil ou do cartão de visitas de um contato. Mantendo o cursor do mouse sobre o nome do usuário com o qual deseja conversar, o cartão de visitas será apresentado com o novo botão Mensagem. Basta um clique sobre ele para ser direcionado à conversa no fluig Messaging.

        Além disso, o botão Mensagem também foi incluído na página de perfil dos usuários, disponibilizando ainda mais uma maneira de se comunicar com seus contatos na plataforma.

          Inicie uma conversa através do botão Mensagem no cartão de visitas.

          Inicie uma conversa através do botão Mensagem no perfil dos usuários.

           

          Arquitetura

          Novo envio de dados para Analytics

          Para ajudar na identificação de problemas e sermos mais ágeis no atendimento, enviamos novos dados de seu ambiente para o serviço do fluig Analytics. Tudo continua funcionando como sempre, entretanto a partir de 31/03/2018 não serão mais aceitos envios para o fluig Analytics com o formato anterior. Garanta que exista uma agenda de atualização da plataforma até essa data para uma atualização 1.6.1 ou superior para que tudo continue fluindo bem.


          Instalação do fluig em módulos: Confira esta novidade!

          Pensando em diferentes tipos de ambientes e seus dimensionamentos, disponibilizamos a instalação da plataforma de forma modularizada. Agora você pode instalar em servidores diferentes apenas o Servidor de Indexação e/ou serviço de RealTime de forma rápida executando comandos em modo caractere. 
          Para maiores detalhes do procedimento, consulte a documentação Guia de Instalação fluig.

          Novidades em Documentação

          • A documentação de Sincronização de Datasets foi atualizada com informações sobre o tipo de campo TEXT, desenvolvido para ambientes que utilizam o banco de dados Oracle.
          • Está com problemas de conexão ao servidor de licenças? Acesse a documentação sobre arquivos de emergência e saiba como proceder para aplicar uma chave emergencial na plataforma.
          • Criou um usuário com e-mail errado no fluig e o ambiente está integrado ao fluig Identity? Confira nessa FAQ como corrigir essa situação.
          • Veja como usar o novo parâmetro onlyActiveUsers para listar apenas usuários ativos ao utilizar componente de Seleção de usuários em uma página ou widget.

           

          Correções

          ECM

          • Ao visualizar um documento era gerada a mensagem informando que o documento foi modificado externamente, porém o mesmo estava como o usuário publicou. Tratamento realizado para que documentos que tenham suas propriedades de cópia controlada atualizadas sejam visualizados corretamente.
          • Utilizando a rede de dados móveis, ao tentar incluir arquivos ao processo era exibida uma mensagem incorreta. Melhorada a mensagem para deixá-la mais amigável e mais clara.
          • A propriedade do title que exibe se o documento está expirado ou não, estava apontando para uma propriedade inexistente. Atualize para versão 1.6.0 ou superior para que a situação seja corrigida.

          • Ao remover um documento, não era exibida nenhuma mensagem confirmando a ação. Adicionada confirmação para que ao excluir um documento, o usuário não remova documentos acidentalmente.
          • Ao atualizar para o fluig 1.5.13 os formulários buscavam sempre os anexos da primeira versão. Alteramos para que o fluig busque a versão correta dos anexos do formulário entre as atualizações 
          • Ao tentar imprimir documento de protocolo com impressão controlada, o mesmo não é impresso. Realizada correção para efetuar corretamente a impressão de documentos com cópia controlada.
          • Inconsistência no fluig 1.6.0 ao tentar imprimir documentos office com cópia controlada. Ajustes para que ao tentar imprimir documentos, sua impressão seja feita corretamente.

          • O Jar externo possui a condição no qual apenas "documentos" com palavras-chaves são exportados do ECM 3.0 para o fluig. Realizado ajuste para que registros de formulários, formulários ou qualquer outro tipo de documento possa ter suas palavras-chaves exportadas.

          • Ao carregar um formulário com campo zoom o mesmo está muito lento pois a quantidade de logs exibidos no console é extensa. Ajuste realizado para remoção dos logs no console.

          • Realizada correção das opções de criação da lista mestra, pois algumas opções não funcionavam em pastas localizadas na raiz do ECM. 

          • Inconsistência na visualização do formulário ao atualizar no adhoc como um subprocesso, pois estava com o separador errado. Realizado update de base para normalizar a situação. 
          • Ajuste realizado para normalizar rotina de aprovação, pois usuários que já foram aprovadores e hoje não são mais, ainda estavam conseguindo aprovar documentos.  
          • Ajuste realizado para que a notificação de aprovação seja enviada apenas quando o documento for realmente aprovado e não no momento que for enviado para a aprovação.
          • Realizada correção no comentário de checkout, pois ao enviar um documento para checkout e inserir um comentário o mesmo não era exibido nas propriedades do documento.
          • Ajustes feitos pois o setValue do evento validateCustomMetadata não estava definindo os valores conforme esperado.
          • Exclusão da tabela hibernate_sequence que foi criada indevidamente e ajuste realizado para que a edição colaborativa via Google drive funcione corretamente.
          • Tratamento realizado para que os campos do tipo textarea e text possam ser salvos em bancos que não são Oracle pois, valores acima de 4000 caracteres impediam que o formulário fosse salvo.
          • Ajuste realizado para que index não aceite caracteres não numéricos em formulários com campos de item pai e filho.
          • Aplicada validação do tipo de documento ao executar o método updateFolder pois, o mesmo não validava o tipo de documento ao atualizar uma pasta.
          • Correção no componente zoom e no web service pois, o componente zoom de formulário apresentava mau funcionamento.
          • Correção da inconsistência em relatórios que usam datasets customizados, pois a dependência que se utiliza para os relatórios BIRT, a partir da versão 1.6 mudou.
          • Melhorada a validação de campos para que bloqueie somente o uso de eventos JS pois, o fluig estava bloqueando a palavra "on" nos inputs.
          • Incluída validação de confirmação na lixeira, ao selecionar opção "Restaurar todos os documentos."
          • Correção nos serviços da API, pois a mesma não estava considerando o parâmetro downloadEnabled na criação do documento.
          • Correção da URL do relatório para que permita recuperar em tempo de execução a URL do mesmo.
          • Corrigido valor do campo armazenamento do formulário para apresentar o valor correto, pois estava considerando somente a opção "Tabela única de banco de dados".  
          • Permissões específicas de documentos estão sendo perdidas ao realizar check-in. Alterada as permissões para buscar as permissões do documento antigo.
          • Efetuado tratamento do elemento radiobox para que procure pelo atributo checked, pois formulários estavam carregando em branco.
          • Realizado tratamento no método que carrega os dados do formulário pois, wdkAddChild não funcionava quando era chamado no ready do documento.
          • Realizado tratamento para que plugin do Outlook autentique-se perfeitamente ao Identity em ambientes que não são multi-empresa.
          • Ajuste realizado para que o Connect autentique perfeitamente ao Identity em ambientes que não são multi-empresa.
          • Realizado tratamento pois FTP apresentava inconsistência na autenticação com senha do LDAP.
          • Melhoria na performance da rotina de download de pasta que contenham muitas subpastas. 
          • Adicionada validação impedindo a inclusão de documentos com a versão menor do que 1(um).
          • Ajuste de atualização da versão pois era gerada a inconsistência ao aprovar documentos retornando um valor maior que a quantidade de registros.
          • Ajustada a inconsistência com as datas que estavam sendo exibidas incorretamente no formulário, quando acessado via mobile.
          • Tratamento realizado para verificar se existem logos para serem adaptados para nova estrutura, pois formulários perdiam referência para logo da empresa ao atualizar a versão.
          • Remoção do anexo da pasta upload volume pois não estava removendo o arquivo da pasta ao publicar o anexo.
          • Corrigido o parâmetro que valida o download de documentos para que consiga imprimir documentos da pasta "Meus documentos"
          • Corrigida impressão de cópia controlada para que considere a utilização do Microsoft Excel quando o mesmo está instalado ao server fluig.
          • Corrigida inconsistência onde ao publicar um documento em pasta com aprovação era disparado e-mails notificando os usuários que acompanham aquele documento porém o mesmo ainda se encontrava em aprovação e não publicado na pasta.

          • Realizado ajustes na visualização de documentos, em situações onde não era possível abrir vários formulários diferentes em várias abas, tornando este comportamento possível. 
          • Realizado tratamento para que log de cópia controlada exiba todas as impressões feitas no dia, pois quando o banco era Oracle esse comportamento não era respeitado. 
          • Ajuste realizado para permitir imprimir documentos utilizando cópia controlada em formatos jpg, png, ppt e txt.
          • Ajuste aplicado para normalizar situações onde ao utilizar método updateSimpleDocument o valor da propriedade "Utiliza visualizador interno" era desabilitado.
          • Tratamento feito em situações onde controle de cotas, se ativo, rejeitava o upload de arquivos. Foram necessários ajustes na configuração de cache local do WildFly (servidor de aplicações).

          • Ajuste realizado para que exclusão de documentos espelho funcione perfeitamente sendo apagado da pasta em questão.
          • Alterações efetuadas para aumentar a segurança dos campos protegidos em formulários. 
          • Corrigida inconsistência para que seja possível baixar relatório de acessos a documentos nas situações onde era solicitado e não gerado.
          • Realizado ajuste para que a busca avançada respeite o intervalo de data cadastrado em parâmetros gerais.

          • Ajuste realizado no plugin Outlook para que em algumas configurações seu funcionamento continue correto.
          • Realizado ajustes, para que o comentário de checkin não seja mais obrigatório através da edição colaborativa.
          • Tratamento realizado para que ao rotacionar o dispositivo Android e voltar na posição original, os campos de zoom fiquem configurados de forma correta, pois antes ao fazer essa ação os mesmos ficavam desconfigurados.
          • Alterada as literais de Assinatura Digital para o idioma correto, pois não estavam traduzidas. 
          • Correção da inconsistência ao efetuar download de um documento que não possuía configuração para utilizar o visualizador interno.

          • Tratada situação em que aspas simples afetavam a atribuição de segurança para pasta e documento.
          • Correção realizada no fluig para funcionar corretamente o zoom, quando dispositivos mobile estiverem offline.
          • Realizada melhoria na publicação de documentos, para que ao indexá-los não cause NPE em formulários que possuem registros e que foram removidos via comunidade. E para que não cause stackOverflow ao ter loop de pastas na base.
          • Realizado ajuste para que seja possível utilizar a assinatura digital em certificados com o padrão ICP BRASIL V5.



          BPM

          • Corrigida inconsistência apresentada ao inserir texto com mais de 255 caracteres no campo conteúdo na atividade de envio de e-mail. Sendo possível agora incluir até 4000 caracteres.
          • Link da página de iniciar uma solicitação encontrava-se sem acesso, devido a uma alteração. Essa inconsistência foi corrigida para que a solicitação com a URL antiga seja redirecionada para a URL correta.
          • Realizado tratamento para solucionar a inconsistência ao selecionar responsáveis de uma atividade. Ao iniciar uma nova Solicitação, a lista com os responsáveis é zerada, exibindo novamente a tela para selecionar o usuário responsável pela solicitação.
          • As inconsistências geradas ao excluir um filtro foram solucionadas. Quando um arquivo em edição for deletado, o recurso "Atualizar" será ocultado e também o filtro será removido da sessão do usuário sempre que algum erro for gerado na busca.
          • Ajuste realizado para que seja possível visualizar os detalhes da solicitação quando o processo possui barra "/".
          • Corrigida inconsistência que ocultava o ícone de "Ajuda" ao acessar a configuração de processos.
          • A visualização dos anexos do ECM pode ocorrer mesmo antes de iniciar ou salvar uma solicitação, ajudando a identificar possíveis erros ao anexar arquivos.
          • A transferência de solicitação através da tela de transferência foi ajustada permitindo que sejam realizadas corretamente sem atrasar o andamento das atividades.
          • A data inicial de um processo agora é considerada a partir do momento que ele for salvo e quando ele for movimentado e não salvo a rotina permanece a mesma.
          • Solucionada inconsistência gerada nos valores setados no campo de formulário.
          • Realizado ajuste para que seja possível transferir solicitações com mecanismo de atribuição por campo de formulário.
          • Quando uma atividade é configurada por um executor e o processo possui um gestor, sendo essa a primeira atividade, o processo movimenta essa atividade para o gestor e não para o seu executor. Esta inconsistência foi corrigida.
          • Solucionada a inconsistência que não permitia a passagem de valores de formulário entro o processo e subprocesso.
          • Corrigida mensagem de inconsistência na geração do site de documentação de processos que não permitia exportar o projeto para o formato de site.
          • Mensagem de alerta ao movimentar uma solicitação, apresentava o texto desconfigurado no idioma Espanhol.
          • Ajustada inconsistência do sub processo com a flag de movimentar para próxima tarefa marcada, acessando pela central de tarefas.
          • Inconsistência ao validar anexo no processo e enviar, foi ajustada.
          • Ajustado lógica para validar o cenário de atividade automática configurada com um mecanismo de atribuição seguida de outra atividade configurada com mecanismo em Pool.
          • Ajustada a ordenação para que campos vazios sejam validados na base de dados Oracle.
          • Quando uma atividade é configurada por um executor e o processo possui um gestor, sendo essa a primeira atividade, o processo movimenta essa atividade para o gestor e não para o seu executor. Esta inconsistência foi corrigida.
          • Solucionada a inconsistência que não permitia a passagem de valores de formulário entro o processo e subprocesso.
          • Realizado ajustes com controles das abas da abertura e controle de processo, permitindo a visualização dos dados sem desaparecer o formulário.
          • Parâmetro setAutomaticDecision lista todos os usuários do sistema e não somente os do grupo atribuído a atividade. Esta inconsistência foi corrigida.
          • Adicionada validação para que seja possível, dentro de um processo, uma atividade de serviço ser movimentada para uma intermediária e não retornar para o status anterior.
          • Corrigido inconsistência do método setAutomaticDecision que atribuía o usuário incorreto na atividade.
          • Lentidão na central de tarefas ao ordenar solicitações que necessitam estar em vermelho(expirado) e negrito(ainda não visualizado), foi corrigida.
          • Corrigida inconsistência que gerava looping pra verificar as permissões do anexo ao utilizar um mecanismo customizado na segurança dos anexos.
          • Na aba "visualização de mecanismos customizados" ao tentar remover o mecanismo a tela fica carregando e não fecha. Esta inconsistência foi corrigida.
          • Ajustada a inconsistência da mensagem "solicitação convertida com sucesso" que era mostrada de forma desconfigurada ao converter uma solicitação.
          • Devido a release 1.5.8 algumas atividades ainda aparecem como ativas no desenho do processo. Realizada atualização para que o desenho não mostre mais as tarefas com esse status.
          • Tratamento realizado para que atividades intermediárias que não adicionavam uma observação quando movimentadas pelo gestor do processo, agora possam ser adicionaadas.
          • Quando o usuário possui um processo com uma atividade de e-mail seguida de duas automáticas e uma tarefa configurada por grupo, ocorre a inconsistência pois não é possível resolver o usuário destino. Inconsistência corrigida com a validação que permite utilizar o primeiro usuário da lista.

          • O método 'startProcess' do Webservice 'ECMWorkflowEngineService' foi melhorado com validações de campos obrigatórios.
          • Corrigida a situção das atividades paralelas e atividade automática, para que não avancem incorretamente pelo join.
          • Central de tarefas quando ordenda, disparava duas vezes o mesmo método ocasionando perda de perfomance. Realizado tratamento para ajustar a ordenação dos métodos na central, deixando-a mais performática.

          • Corrigida a inconsistência onde ao utilizar mecanismo de atribuição por campo de formulário em uma atividade automática, a tela de filtro de usuários não mostrava nenhum usuário.

          • Corrigida a inconsistência que ocorria no mecanismo de atribuição por associação com mecanismo grupos de colaborador.
          • Inconsistência corrigida ao inicializar solicitações através do navegador Internet Explorer quando com o código do processo possuía acentuação e espaço.
          • Campo "Sobrepor atividades e fluxos" retirado da exportação de processo pelo plugin.
          • Realizado tratamento para que as notificações de tarefas canceladas sejam enviadas corretamente para o requisitante e responsável das atividades.
          • Descrição da versão de um processo com mais de 200 caracteres alertará o usuário sobre o excesso.
          • Notificações de cancelamento estão sendo enviadas corretamente ao requisitante quando uma solicitação é cancelada pelo gestor.
          • Mecanismo de atribuição para um grupo apresentava inconsistência quando o processo era movimentado para um subprocesso. Esta situação foi corrigida.
          • Corrigida inconsistência que era apresentada ao criar um novo filtro com base em um já cadastrado e que possuía campos de formulário.
          • Ao movimentar manualmente uma atividade intermediária, o agendador de tarefas executava a próxima atividade automaticamente. Esta inconsistência foi corrigida.
          • Corrigida inconsistência que gerava o recebimento de e-mails duplicados para as atividades com fluxo automático de entrada e saída.
          • Corrigida inconsistência que ocorria ao escolher campos descritores do formulário em uma nova versão do processo, onde os valores dos campos das solicitações não atualizavam nas versões anteriores.

          • Uma solicitação que contenha acentuação no seu código do processo, não deixa exibir o seu diagrama nas telas de "Detalhes" e "Próxima atividade". Essa situação foi corrigida para esta versão.

          • Corrigida a inconsistência que enviava e-mail para o usuário que era responsável pela tarefa cuja solicitação possui prazo de conclusão e fluxo automático , mesmo com a opção "notifica responsável" desmarcada.

          • Após exportar uma nova versão do processo, não era possível converter as solicitações antigas. Essa inconsistência foi corrigida nesta nova versão.
          • Ao eliminar um anexo de um subprocesso que foi transferido do processo pai, estava removendo o documento (anexo) fisicamente, não permitindo ser mais visualizado no processo pai. Essa inconsistência foi corrigida.
          • Datas não assumiam o formato correto na aba de complementos, onde o histórico da solicitação é exibido. Corrigida inconsistência com a utilização do componente "Calendar".
          • Nome do responsável pela tarefa é divergente ao nome que contém no desenho da atividade, na central de tarefas.  Essa inconsistência foi corrigida.
          • Solucionada inconsistência que impedia de liberar a versão de um novo processo e gerava timeout no navegador.
          • Realizado tratamento para sanar a inconsistência gerada ao configurar uma atividade que utiliza mecanismo de atribuição por campo de formulário, onde as verificaçoes de permissoes de usuário se perdiam, impossibilitando de assumir a tarefa.
          • Componente do style guide utiliza um parametro que conflita com arquivos de processos. Inconsistencia corrigida de forma com que parametro possa ser utilizado sem gerar conflitos visuais.
          • Removido o requisito que impedia um usuário comum de assumir tarefas em nome de outros usuários através do método takeprocess.
          • Ajustado mecanismo de atribuição para que o sub-processo atribua o usuário por executor de atividade sem causar inconsistência.
          • Incluídas linhas de registros de log de info no início e fim de cada método para reparar as inconsistências que eram geradas ao chamar os métodos de inicialização de solicitação no webservice.
          • Criados templates de e-mail para o usuário requisitante e gestor receber notificações em atividades finais.
          • Criada nova configuração para ser inserida na tag system.properties a qual permite alterar o tempo de resposta de uma atividade de serviço.
          • Corrigida a palavra "Responsabilidade" nas notificações.
          • Validação realizada para que ao trocar de formulário de um processo no Studio com campos descritores diferentes fiquem selecionados ,quando o usuário trocar de um formulário para outro.
          • Corrigida inconsistência que impedia o usuário de publicar um anexo pelo método publishWorkflowAttachment da hAPI, informando que não possuía permissão para publicação, mesmo contendo permissão total nas pastas.
          • Removidas as opções de mecanismo de atribuição por associação para um Grupo e para um Papel do Studio.
          • A segurança ao consultar solicitações foi aumentada e agora o usuário que tentar verificar informações de outro usuário, o sistema informará se ele é substituto do usuário logado, somente assim será permitido fazer consultas de tarefas de outros usuários.
          • Corrigida inconsistência que apresentava a solicitação como finalizada quando havia sido cancelada.
          • Realizada correção no usuário substituto no iOS pois, quando era definido um usuário como substituto para o mesmo conseguir visualizar as pendências no mobile era necessário sair e acessar novamente o aplicativo.
          • Ao tentar buscar um usuário para selecionar para uma próxima atividade de um processo ele não era encontrado se não estivesse visível na listagem, esta situação foi normalizada, agora é possível filtrar os usuários corretamente.
          • Corrigida situação onde componente de download de imagem não apresentava as imagens do diagrama do processo.
          • Ajustado o mecanismo de atribuição customizado, onde o funcionamento incorreto, impedia o usuário de poder inicializar uma solicitação.
          • Quando um usuário substituto válido consulta uma solicitação não aberta por ele, a opção cancelar é exibida para o mesmo. Inconsistência ajustada a fim de restringir essa opção.
          • Resolvida a inconsistência gerada ao utilizar um mecanismo customizado onde o usuário final não estivesse incluso no grupo.

           

          LMS

          • Alterado o recurso “Aprendizado – Exportar/Importar trilhas e treinamentos” para “Aprendizado – Exportar/Importar treinamentos” nas Permissões do Painel de Controle, pois atualmente as ações Importar e Exportar estão disponíveis apenas para treinamentos.
          • Foram efetuados ajustes para que a comunidade de disciplinas ou turmas seja criada corretamente ao migrar o fluig de atualizações antigas – 1.5.4 por exemplo – para a atualização 1.6.0.
          • Efetuado ajuste para atualizar o campo ID Externo do cadastro do usuário do fluig quando houver atualização do identificador único de integrações (IDP_ID) em um cenário onde há integração do fluig LMS com TOTVS RM e com fluig Identity.
          • Foi aplicada tradução no template de e-mail de notificação que é enviado ao usuário quando ele se matricula em treinamentos, trilhas ou turmas utilizando o idioma espanhol.
          • Ajustada a exibição do horário de uma sessão on-line de evento, pois estava sendo exibido um horário para o criador da sessão e outro horário para os convidados.
          • Corrigido o agendamento de avaliações para não permitir que a avaliação seja iniciada – a partir da Central de Tarefas – após a data ou o horário definido no agendamento.
          • Corrigida a consulta de comentários das questões de uma avaliação anônima, pois não estavam sendo exibidos.
          • Foi diminuído o nome de uma coluna da tabela AMS_ASSESSMENT que tinha mais de 30 caracteres, o que causava inconsistências ao iniciar a plataforma quando utilizado o banco de dados Oracle.
          • Foi alterado o recurso de correção de questões dissertativas para permitir efetuar o processo corretamente quando utilizado o banco de dados Oracle e, também, para exibir as inconsistências – caso ocorram – ao efetuar uma correção.
          • Efetuadas alterações para não ocorrer lock ao consultar o serviço de tarefas do LMS (/api/public/lms/tasks).
            Também foi definido o valor máximo de 9999 para o campo “Dias de validade da matrícula na turma” para não ocorrer inconsistências ao consultar o serviço /api/public/lms/tasks/count quando utilizado o banco de dados SQL Server.
          • Efetuados ajustes para atualizar somente a segurança da turma quando um usuário a ser matriculado nela não possui permissão de execução, em um cenário onde há a integração fluig LMS x TOTVS Educacional.
          • Incluída uma validação no recurso Certificados para avisar ao usuário quando a frase de um token incluído está nula, evitando inconsistências no momento da emissão do certificado pelo aluno.
          • Efetuados ajustes nos processos de requisição e efetivação de matrículas para não ocorrer inconsistências ao matricular um grupo que possui vários usuários – 196 por exemplo – em uma turma.
          • Alteradas transações de métodos de dataset e tarefas de aprendizado para permitir utilizar o webservice /api/public/lms/tasks em um widget desenvolvido sobre a plataforma.
          • Corrigidos os serviços da API pública para permitir o cancelamento de requisições e matrículas, pois estavam apresentando inconsistências e, consequentemente, era possível efetuar esses cancelamentos somente a partir da interface gráfica.
          • Alterada a forma de efetuar upload de um arquivo que será cadastrado como um conteúdo de aprendizado para otimizar o processo e evitar inconsistências nas quais o arquivo não é salvo corretamente.

           

          Arquitetura

          • Habilitada a exibição de mensagens throw, incluídas nos desenvolvimentos em JavaScript, na tela de status de sincronização dos Datasets. Essa mudança visa facilitar a identificação de problemas ou indisponibilidades na execução da sincronização. Anteriormente a mensagem era exibida apenas no log da plataforma.
          • Incluído o gesto de puxar para atualizar na Central de Tarefas do aplicativo fluig Mobile para sistema operacional Android. Desta forma, ao ser realizada uma alteração na Central de tarefas como, por exemplo, a troca de substituto, o usuário poderá agilizar a atualização no aplicativo móvel deslizando o dedo para baixo na tela.
          • Exibição do alerta "Usuário ou senha inválida" ao tentar acessar a plataforma informando um usuário válido e a senha incorreta.
          • Corrigida inconsistência de permissão e incluído o ID da empresa nos parâmetros enviados pelo recurso de Sincronização de datasets.
          • Incluída mensagem informando ao usuário que o horário configurado no dispositivo móvel em que o aplicativo fluig Mobile está instalado é diferente do horário definido no servidor de aplicação.
          • Ajuste na tarefa de indexação realizada via agendamento para que o procedimento seja finalizado corretamente em empresas que possuem anexos de processos cadastrados.
          • Remoção de usuários aplicativo (por exemplo, usuário OAuth) das páginas de seleção de usuários para inclusão em grupos e papéis.
          • Ocultação do papel user durante a edição do cadastro de um usuário, pois este papel é padrão para todos os usuários e não pode ser removido ou editado.
          • Aprimorada a mensagem exibida pela plataforma quando o slot de licenciamento 4012 não é encontrado no License Server para tornar o motivo do problema mais claro para o usuário .
          • Tratamento para garantir a criação e inicialização do serviço "fluig" em ambientes cuja variável de ambiente JBOSS_HOME referencie o JBoss/WildFly de outra aplicação instalada no mesmo servidor.
          • Habilitada a edição do cadastro de usuários do fluig que não sejam registrados com o mesmo endereço de e-mail no contexto da empresa no fluig Identity. Esta situação vale apenas para empresas que possuem integração com o fluig Identity.
          • Inclusão de suporte para proxy autenticado com usuário e senha no envio de dados para o fluig Analytics.
          • Corrigido as configurações do datasource específico do fluig que impedia a mídia de detectar o banco de dados utilizado.
          • Adicionado o tratamento para a exibição de informação em branco de uma tabela do banco de dados que causava travamento na tela de Dados Adicionais da Empresa.
          • Adicionado uma nova formatação de data (yyyy-MM-dd) na definição de estrutura do dataset offline para o tipo Date.
          • Adicionando o tratamento na exclusão de templates de idiomas na plataforma. Desta maneira o template com o idioma não utilizado poderá ser excluído sem afetar os demais.
          • Implementado a ordenação na tabela de cadastro de templates de e-mail por coluna.
          •  Adicionado o tratamento para a migração de configuração do WSDL entre versões da plataforma.
          • Corrigido as informações geradas da manipulação de datasets apresentadas em log resultando na eficiência da sua rastreabilidade.
          • Aplicado o tratamento para realizar o cálculo com port-offset nas portas de gerenciamento interno do serviço fluig em modo domain.
          • Adicionado o tratamento permitindo o acesso as páginas de administração da plataforma utilizando autenticação LDAP sem login combinado.
          • Corrigido o controle de sessão quando houver cabeçalhos OAuth indevidos.
          • Corrigida a mensagem de versão mínima da plataforma quando o fluig é atualizado em modo caractere.
          • Adicionado tratamento de limpeza do cache interno da plataforma no momento em que a sessão for encerrada.
          • Corrigida a tela da wizard que impedia o progresso da instalação e atualização da plataforma.
          • Reparado a validação que gerava mensagem em tela impossibilitando desativar empresas que possuíam substitutos e/ou documentos pendentes no fluig.

          • Corrigida a inconsistência que desabilitava o componente calendário de Listas. Desta forma, ao adicionar uma coluna do tipo Data, incluindo ou editando um novo registro, o botão calendário será habilitado para seleção e finalização do procedimento.
          • Realizada correção para normalizar o funcionamento pois, ao incluir uma segunda conta no aplicativo fluig ou alterar a cor do tema e alterar algumas vezes a empresa, chega um determinado momento em que a conta não mudava mais.
          • Tratamento realizado no método getValue("WKUser") para retornar o valor correto (usuário logado) no evento global afterCreateUser. Desta forma retornará como valor o login do usuário responsável pela criação do usuário logado.
          • Correção realizada na consulta de permissões por grupo que não apresentava resultados quando o banco de dados foi convertido do TOTVS ECM para o fluig.
          • Tratamento realizado na requisição REST permitindo alterar o valor do tempo de espera (timeout) na chamada de serviços externos.

           

          WCM

          • Correção no mecanismo de troca de contas do fluig quando realizada através do aplicativo fluig Mobile para iPhone/iPad.
          • Configuração automática do serviço OAuth 2.0 no deploy do widget Slideshow do Kit Intranet para garantir o funcionamento da integração deste widget com o Instagram.
          •  Ajustada a edição de páginas que contenham widgets do tipo Editor de Conteúdo incluídas, mas que não tenham a descrição preenchida, para que não ocorram mais inconsistências ao editá-las.
          • Restabelecida a visualização de artigos publicados em comunidades através do aplicativo fluig Mobile para iOS, quando a URL do servidor fluig não usar a porta 80.
          •  Ajuste na página Chart do fluig Style Guide para que os exemplos dos gráficos disponíveis sejam apresentados.
          • Exibição do código da página ao lado do título no recurso de Permissões do Painel de Controle para facilitar a identificação das páginas e comunidades.
          O código é definido durante a criação de uma página (Identificador único) ou comunidade (alias).
          • O mecanismo de ordenação de widgets foi ajustado para corrigir situações onde a alteração manual do posicionamento dos widgets nos slots não estava sendo respeitada após a publicação da página.
          • Aplicação das opções "Redimensionar" e "Estender" do widget SlideShow na renderização de imagens no aplicativo fluig Mobile.
          • Implementada paginação na listagem de aniversariantes  no widget Aniversariantes do Kit Intranet. Saiba mais no Help fluig.

           

          Social

          • Ajuste na seleção de administrador de comunidade para que sejam listados apenas os usuários ativos na empresa.
          • Corrigida a inconsistência "Invalid ID", que impedia a criação de uma nova conta após a desativação da configuração anterior.
          • Ajustada a relevância e ordenação dos resultados na pesquisa por usuários durante a criação de uma conversa no fluig Messaging.
          • Corrigida a inclusão de usuários com nomes idênticos em uma mesma conversa em grupo no fluig Messaging.
          • Aplicativos móveis do fluig Messaging (iPhone/iPad e Android) ajustados para sempre exibir o nome do contato no título da conversa.
          • Corrigido o carregamento da imagem de exibição de uma nova conversa em grupo no aplicativo do fluig Messaging para iPhone/iPad, para que não seja apresentada a imagem da conversa listada logo abaixo do novo grupo.
          • Para tornar a pesquisa por usuários mais eficiente no aplicativo do fluig Messaging para dispositivos Android, os resultados serão carregados em lotes de 50 usuários. Ao atingir o último resultado da lista, um novo lote de usuários será apresentado.
          • A mensagem exibida ao usuário quando este informa o usuário e/ou senha incorretos no aplicativo fluig Messaging para Android foi ajustada para ficar mais clara.
          • Além de verificar a data de expiração da sessão, o fluig Messaging agora também verifica a validez do token junto ao fornecedor, mesmo que este ainda esteja dentro do período de validade. Essa ação visa garantir o acesso ininterrupto dos usuários às suas conversas no Messaging.
          • Em dispositivos iOS, ao tocar em uma notificação de nova conversa, enviada pelo aplicativo fluig, o usuário será redirecionado para o aplicativo fluig Messaging.
          • Aumento do espaço reservado em banco de dados para o armazenamento do token de sessão no fluig Messaging para evitar perda de sessão.
          • Correção no ícone que exibe o número de mensagens não lidas exibidas nas conversas para refletir corretamente a quantidade de mensagens (iPhone/iPad).
          • Criados filtros no CommunityDataset para que sejam retornados apenas os valores correspondentes à coluna selecionada, como a coluna name, sem que sejam retornados também os participantes da comunidade.
          • Implementada a rolagem automática para o final da conversa ao enviar uma nova mensagem através do fluig Messaging (Web).
          • Seleção de múltiplas imagens habilitada nas conversas do fluig Messaging (Web) para permitir o envio de várias imagens em uma mesma mensagem.
          • Adicionadas miniaturas (thumbnails) à lista de conversas do fluig Messaging (Web) para garantir o carregamento de todas as conversas iniciadas.
          • Melhorada a extração de relatórios de formulários em comunidades para tornar a recuperação dos resultados mais ágil.

           

          Atualizações antecipadas (EPs)

          Saiba mais

          Para conferir tudo que é disponibilizado nas Atualizações Antecipadas (EPs) desta release acesse Atualização Antecipada 1.6.1.