Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Assunto: Tratamento de Medição Excedente no módulo de Gestão de Contrato

 

Produto:

Microsiga Protheus®

Ocorrência:

Tratamento de medição excedente no módulo de Gestão de Contrato

Passo a passo:

Através do parâmetro MV_CNBTEXC, foi desenvolvida a funcionalidade que permite a medição de excedentes contratuais. Tal funcionalidade foi implementada para atender as empresas de prestação de serviços que estabelecem uma faixa de consumo do serviço no contrato, mas também faturam consumos excedentes a esta quantidade, podendo este excedente ser faturado com valor diferenciado conforme faixa de consumo (através de tabela de preço definida para o item da planilha do contrato). Assim, conforme conceito deste processo, o consumo excedente não abate o saldo do contrato, mas compõe o pedido de venda gerado pela medição.

É comum em diversos tipos de negociação contratual existir a possibilidade de medição/entrega de quantidades não previstas na programação inicial do contrato (excedentes contratuais.). O consumo destas quantidades, apesar de serem registradas na medição do contrato, não deve atualizar o saldo do contrato, já que se trata de consumo além do previsto. Geralmente nestas situações também se costuma aplicar preço diferenciado conforme quantidade excedente consumida.

A medição de excedentes contratuais só será possível para ítens do contrato que tiverem tabela de preço vinculada.

 

Existem três formas para se realizar a medição excedente:

  1. Excedente em medição em aberto: Para quando o valor dos consumos excedentes são conhecidos durante a inclusão da medição ou antes de seu encerramento. Para este caso, posicionado no item da medição para o qual se deseja incluir a medição excedente, basta acionar a opção Excedente durante a manutenção da medição.

  2. Excedente em medição encerrada: Para quando os valore dos consumos excedentes são conhecidos somente após o encerramento da medição. Para este caso, basta posicionar sobre a medição em questão e acionar a opção Excedente p/ medição encerrada na rotina de Medições. Na interface da medição, posicionado no item da medição para o qual se deseja incluir a medição excedente, basta acionar a opção Excedente.

Principais campos:
• Número Item (CNE_ITEM): item da medição para o qual está sendo incluída a medição excedente. Este campo é preenchido automaticamente pelo Sistema conforme item posicionado nos itens da medição.

• Produto (CNE_PRODUT): produto da medição para o qual está sendo incluída a medição excedente. Este campo é preenchido automaticamente pelo Sistema conforme item posicionado nos itens da medição.

• Tab. Preço (CNE_TABPRC): tabela de preço que será utilizada para aplicação do preço unitário para a quantidade excedente. Este campo é preenchido automaticamente pelo Sistema conforme item da planilha do contrato.

• Quantidade (CNE_QUANT): quantidade consumida em caráter excedente. Neste campo deverá ser colocada somente a quantidade excedente, pois o previsto já estará medido no corpo da medição.

• Vl. Unitário (CNE_VLUNIT): preço unitário aplicado para a quantidade excedente conforme cadastro da tabela de preços utilizada.

• Data Entrega (CNE_DTENT): data de entrega da quantidade excedente.

• Ctr. Com. (CNE_FLGCMS): indica se haverá pagamento de comissão sobre a quantidade excedente faturada.

• Limite Med. (CN1_LMTMED): indica, percentualmente, o limite para medições acima das quantidades previstas nos cronogramas do contrato. Se zero, as medições deverão ocorrer com quantidades menores ou iguais ao previsto no contrato. Importante: mesmo estando no limite informado, o excedente medido será abatido do saldo do contrato.

• Tp. Limite (CN1_TPLMT): Informa se o limite estabelecido no campo Limite Med. será aplicado com base no cronograma financeiro ou físico.

• Tab. Preço (CNB_TABPRC): tabela de preço que será aplicada para faturamento das medições excedentes das quantidades previstas no contrato.


Após confirmação da inclusão do excedente, a medição será atualizada conforme excedentes adicionados.

3. Excedente para competência não prevista: Para quando ocorrer consumo de itens excedentes em período não previsto nas competências do contrato. Neste caso, como não há medição para inserção dos excedentes, será gerada uma medição para a competência não prevista somente com os itens excedentes. Para este caso, basta acionar a opção Excedente p/ competência não prevista na rotina de Medições. A inclusão neste caso será feita através de um assistente com as seguintes etapas:

Etapa 1: seleção do contrato, competência não prevista no cronograma e planilha.
Etapa 2: informação das quantidades excedentes para itens que tiveram consumo excedente. Na interface estarão sendo exibidos todos os itens da planilha. Somente os itens que tiveram consumo deverão ter o campo quantidade preenchido com a quantidade excedente consumida.
• Etapa 3: opção pelo encerramento da medição e geração do pedido de venda após conclusão do assistente. Após confirmação do assistente, a medição para a competência não prevista será criada conforme excedentes adicionados

Nas interfaces de inclusão de excedente, deverá ser informada a quantidade excedente ocorrida na competência em medição e automaticamente o sistema determinará o preço unitário e valor total da quantidade excedente a partir da tabela de preço definida no item da planilha.

 

Observações:

MV_CNBTEXC - Indica se estará habilitada a funcionalidade de medição de excedentes contratuais.


As medições excedentes funciona apenas para vendas.