Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Índice

Objetivo

O objetivo deste guia é orientar administradores e desenvolvedores na preparação de um ambiente de homologação que seja fiel ao ambiente de produção utilizado pelos usuários da plataforma. Dessa forma, ao testar novas atualizações ou desenvolvimentos, é possível simular o comportamento da plataforma, diminuindo a chance de imprevistos, perda de dados e instabilidades.


Pré-requisitos

  • Cópia da base de dados do fluig em produção.

O gerenciamento do banco de dados é de responsabilidade do cliente. Acione sua equipe interna de TI para obter a cópia da base de dados.

  • Cópia do(s) volume(s) do fluig em produção.
  • Cópia da pasta de instalação do fluig em produção (incluindo os kits e widgets personalizados na pasta appserver/apps).


Fazer uma nova instalação

  • Faça o download do pacote de instalação do fluig no Portal do Cliente. Esse pacote deve estar na mesma versão da base de dados copiada, ou seja, se o ambiente de produção estiver na Atualização 1.5.12 EP2, a instalação no ambiente de homologação deve ser feita com essa mesma versão e mesmo EP. 

    Atenção!

    Caso você não tenha o pacote de instalação de mídias anteriores necessário para instalação, ficará de responsabilidade de cliente o processo de atualização da plataforma. Disponibilizaremos somente os pacotes de releases atuais no Portal de cliente para download.

  • Execute o wizard de instalação, conforme a documentação (Windows / Linux), mas fique atento no momento de configurar o banco de dados para informar corretamente os dados de acesso da cópia da base de produção e não da base original. O mesmo é valido para o serviço de cache, que não deve ser compartilhado.


  • Verifique também o número de licenças disponíveis no servidor de licenças, pois cada usuário ativo no ambiente de homologação consumirá uma licença.
  • Após concluir a instalação, inicie os serviços do fluig.


Configurar a plataforma

Uma vez instalado o fluig no ambiente de homologação, é necessário ajustar os dados da base copiada da produção com os dados do novo ambiente.

Acessar o Painel de Controle

  • Acesse o fluig no endereço que foi configurado durante a nova instalação e autentique-se com o administrador da plataforma (wcmadmin). É provável que ocorram redirecionamentos para o endereço de produção, visto que a base de dados ainda está configurada com estas informações. Se isso ocorrer, cole a URL de homologação novamente na barra de endereços do navegador.

Caso esteja integrado ao fluig Identity, utilize a URL http://[fluig_homologacao]/wcmadmin para acessar a tela de login do wcmadmin, sendo [fluig_homologacao] o novo endereço e porta.

Em atualizações inferiores a 1.6.3 acesse a página Como acessar o wcmadmin com o fluig integrado ao Identity? pois a URL de acesso ao wcmadmin é específica em determinadas releases da plataforma.


Ajustar endereço de acesso

    Atenção!

    Caso possuir uma atualização 1.6.4 - Waterdrop ou inferior, acesse a página Como alterar a URL de acesso do fluig?.

    • Em Painel de Controle, acessar a aba WCM;
    • Clique em Configurações do Sistema;
    • Será apresentada a aba Portal;


    • Alterar os campos Domínio e Porta com as novas informações do servidor;
    • Acione Salvar.

    Atenção!

    Esta alteração terá efeito após reiniciar os serviços do fluig.


    Ajustar caminho do volume

    Os volumes são utilizados pelo fluig para armazenar os documentos, artigos, formulários, templates e demais arquivos publicados na plataforma. O(s) volume(s) copiados do servidor de produção para o de homologação precisam ser configurados no Painel de Controle para que a nova instalação do fluig possa localizá-los.

    • Crie uma nova pasta vazia no sistema operacional do servidor de homologação.
    • Acesse o Painel de Controle do wcmadmin e selecione a opção Volumes.
    • Selecione o volume que deseja ajustar e clique em Editar.
    • No campo Diretório Físico, informe o caminho completo da pasta criada, inclusive com o nome do diretório e salve a alteração.
    • Copie os arquivos salvos dentro do volume copiado do ambiente de produção para a nova pasta informada como volume no fluig.


    Configurar fluig Analytics

    Levando em consideração que o banco de dados replicado veio com as informações de integração do ambiente de produção é muito importante que seja alterada para o projeto de homologação ou desabilitada neste momento, pois o envio de dados configurado com o projeto de produção no ambiente de homologação irá sobrescrever as informações do ambiente de produção causando conflito.

    Lembrando que, o fluig permite integrar apenas uma empresa (tenant) por projeto no fluig Analytics, portanto caso você ainda não possua um projeto de homologação, é preciso solicitar via ticket para o atendimento fluig a criação deste projeto. Siga os passos descritos na página Guia de Implantação fluig Analytics para solicitar o projeto e habilitar a integração.


    Verificar parâmetros

    Acesse a aba Parâmetros da plataforma do Painel de Controle e verifique todas as informações em todos campos e altere o que for necessário e de acordo com o novo servidor do fluig.


    Configurar fluig Identity

    Levando em consideração que o banco de dados replicado veio com a integração habilitada ou mesmo, que se queira habilitar a integração com o fluig Identity homologação, será necessário atualizar ou incluir as informações de integração neste momento. 

    Para isso, é imprescindível ter as informações do contexto de homologação do fluig Identity para posteriormente seguir os passos descritos na página Integração do fluig com o Identity.


    Configurar Autenticação Integrada

    Criando o ambiente de homologação usando a replicação do banco de dados da aplicação de produção, as informações da tela de Autenticação Integrada da plataforma estarão preenchidas, portanto será necessário ajustá-las realizando uma nova configuração da autenticação integrada para o ambiente de homologação.

    Siga os procedimentos informados na página Configurando Autenticação Integrada. Recomendamos que seja gerado um novo Token de autenticação. Além disso, é preciso criar um novo arquivo 'remote_auth.asp' e salvá-lo em um novo diretório do IIS, porém, não é necessário reconfigurar o(s) navegador(es).


    fluig Messaging 

    Quando o banco de dados é replicado, o ID do fluig Messaging produção permanece salvo fazendo com que todas as mensagens enviadas em produção sejam recebidas também em homologação. Por esse motivo, recomendamos que seja desabilitado este recurso no ambiente de homologação. Para isso, siga os procedimentos abaixo:


      1. Acessar a plataforma com o usuário 'wcmadmin';
      2. No menu, acione Painel de Controle;
      3. Clique sobre Empresas:


      1. Selecione a Empresa que deseja desabilitar o fluig Messaging;
      2. Acione Editar;
      3. Na aba Geral, clique sobre 'Cadastrar dados adicionais':


      1. Selecione na listagem a chave 'isMessagingEnable';
      2. Acione Remover
      3. Incluir novamente a chave 'isMessagingEnable' com o valor 'false';
      4. Clique em Salvar os Dados adicionais;
      5. Acione Salvar edição nas informações da Empresa.
      6. Pronto! Este recurso está desabilitado neste ambiente.



      Copiar os widgets personalizados

      Caso faça uso de kits ou widgets personalizados no ambiente de produção, é necessário copiá-los manualmente para a pasta [instalação_fluig]/appserver/apps no ambiente de homologação.

      Copie apenas os widgets personalizados ou adquiridos via fluig Store. Os demais widgets são padrão do fluig e estarão na nova instalação automaticamente.


      OAuth Providers

      Caso possua integrações REST configuradas em seu ambiente de produção através do cadastro OAuth Provider e OAuth App, é necessário editar e revisar os apontamentos de URL de todos os OAuth Provider cadastrados em seu novo ambiente de homologação.

      Para realizar esta análise é preciso estar logado com um usuário administrador. Acesse tela do OAuth Provider seguindo os passos abaixo:

      1. Clique no menu Painel de Controle;
      2. Aba WCM;
      3. Ícone OAuth Provider.



      Serviços

      As integrações JDBC e REST cadastradas em seu ambiente através do ícone Serviços devem ter suas URL de apontamentos revisadas.

      As integrações SOAP cadastradas como serviços em seu ambiente são mais sensíveis a mudanças como esta, pois além do cadastro no banco também têm alguns arquivos que são gerados no servidor. Portanto, caso a URL dos serviços SOAP de homologação sejam diferentes das de produção, as mesmas devem ser excluídas e recadastradas.

      Para realizar estas verificações é preciso estar logado com um usuário administrador. Acesse a tela de Serviços da plataforma seguindo os passos abaixo:

      1. Clique no menu Painel de Controle;
      2. Aba Gerais;
      3. Ícone Serviços.


      Reiniciar o fluig

      Uma vez concluídos todos os passos acima, reinicie os serviços do fluig na seguinte ordem para que as alterações sejam aplicadas: 1º fluig_Indexer, 2º fluig_RealTime, 3º fluig.

      Quando a plataforma estiver no ar, pode-se usar os mesmos logins e senhas do ambiente de produção para autenticar-se no ambiente de homologação.