Árvore de páginas

Índice

Objetivo


O objetivo deste guia é orientar administradores e desenvolvedores na preparação de um ambiente de homologação que seja fiel ao ambiente de produção utilizado pelos usuários da plataforma. Dessa forma, ao testar novas atualizações ou desenvolvimentos, é possível simular o comportamento da plataforma, diminuindo a chance de imprevistos, perda de dados e instabilidades no ambiente de produção.

oculto

Observação interna: Esse procedimento foi repassado para o artigo https://centraldeatendimento.fluig.com/hc/pt-br/articles/360027790831
Caso tenha alguma atualização aqui, lembrar de repassar pra lá.


Pré-requisitos


  • Cópia da base de dados do Fluig em produção.

O gerenciamento do banco de dados é de responsabilidade do cliente. Acione sua equipe interna de TI para obter a cópia da base de dados.

  • Cópia do(s) volume(s) do Fluig em produção.
  • Cópia da pasta de instalação do Fluig em produção (incluindo os kits e widgets personalizados na pasta appserver/apps).


Fazer uma nova instalação


  • Faça o download do pacote de instalação do Fluig no Portal do Cliente. Esse pacote deve estar na mesma atualização da base de dados copiada, ou seja, se o ambiente de produção estiver na Update  1.6.5-190326, a instalação no ambiente de homologação deve ser feita com essa mesma release. 

    Atenção!

    Caso você não tenha o pacote de instalação de mídias anteriores necessário para instalação, ficará de responsabilidade de cliente o processo de atualização da plataforma. Disponibilizaremos somente os pacotes de releases atuais no Portal de cliente para download.

  • Execute o wizard de instalação, conforme a documentação (Windows / Linux), mas fique atento no momento de configurar o banco de dados para informar corretamente os dados de acesso da cópia da base de produção e não da base original. O mesmo é valido para o serviço de cache, que não deve ser compartilhado.


  • Verifique também o número de licenças disponíveis no servidor de licenças, pois cada usuário ativo no ambiente de homologação consumirá uma licença.
  • Após concluir a instalação, inicie os serviços do Fluig.


Configurar a plataforma


Uma vez instalado o Fluig no ambiente de homologação, é necessário ajustar os dados da base copiada da produção com os dados do novo ambiente.

Acessar o Painel de Controle


  • Acesse o Fluig no endereço que foi configurado durante a nova instalação e autentique-se com o administrador da plataforma (wcmadmin). É provável que ocorram redirecionamentos para o endereço de produção, visto que a base de dados ainda está configurada com estas informações. Se isso ocorrer, cole a URL de homologação novamente na barra de endereços do navegador.

Caso esteja integrado ao TOTVS Identity, verifique nessa documentação como acessar a plataforma com o usuário wcmadmin.


Ajustar endereço de acesso


Para ajustar o endereço de acesso, siga os passos da documentação ARQ - Como alterar a URL de acesso do Fluig?

Ajustar caminho do volume


Os volumes são utilizados pelo Fluig para armazenar os documentos, artigos, formulários, templates e demais arquivos publicados na plataforma. O(s) volume(s) copiados do servidor de produção para o de homologação precisam ser configurados no Painel de Controle para que a nova instalação do Fluig possa localizá-los.

  • Crie uma nova pasta vazia no sistema operacional do servidor de homologação.
  • Acesse o Painel de Controle do wcmadmin e selecione a opção Volumes.
  • Selecione o volume que deseja ajustar e clique em Editar.
  • No campo Diretório Físico, informe o caminho completo da pasta criada, inclusive com o nome do diretório e salve a alteração.
  • Copie os arquivos salvos dentro do volume copiado do ambiente de produção para a nova pasta informada como volume no Fluig.

Fique por dentro!

Para visualizar mais detalhes e informações, acesse nossa documentação sobre Plataforma ❙ Volumes (wcmadmin).


Configurar Fluig Analytics


Levando em consideração que o banco de dados replicado veio com as informações de integração do ambiente de produção é muito importante que seja alterada para o projeto de homologação ou desabilitada neste momento, pois o envio de dados configurado com o projeto de produção no ambiente de homologação irá sobrescrever as informações do ambiente de produção causando conflito.

Lembrando que o Fluig permite integrar apenas uma empresa (tenant) por projeto no Fluig Analytics, portanto caso você ainda não possua um projeto de homologação, é preciso solicitar via ticket para o atendimento Fluig a criação deste projeto. Siga os passos descritos na página Guia de Implantação fluig Analytics para solicitar o projeto e habilitar a integração.


Verificar parâmetros


Acesse o menu Painel de Controle e o recurso Configuração do sistema. Na aba Parâmetros da plataforma verifique as informações em todos campos. Altere o que for necessário, de acordo com o novo servidor do Fluig.

Fique por dentro!

Para visualizar mais detalhes e informações, acesse nossa documentação sobre Configurações do sistema.


Configurar TOTVS Identity


Levando em consideração que o banco de dados replicado veio com a integração habilitada ou mesmo, que se queira habilitar a integração com o TOTVS Identity homologação, será necessário atualizar ou incluir as informações de integração neste momento. 

Para isso, é imprescindível ter as informações do contexto de homologação do TOTVS Identity para posteriormente seguir os passos descritos na página Integração do Fluig com o Identity.


Configurar Autenticação Integrada


Criando o ambiente de homologação usando a replicação do banco de dados da aplicação de produção, as informações da tela de Autenticação Integrada da plataforma estarão preenchidas, portanto será necessário ajustá-las realizando uma nova configuração da autenticação integrada para o ambiente de homologação.

Siga os procedimentos informados na página Configurando Autenticação Integrada. Recomendamos que seja gerado um novo Token de autenticação. Além disso, é preciso criar um novo arquivo 'remote_auth.asp' e salvá-lo em um novo diretório do IIS, porém, não é necessário reconfigurar o(s) navegador(es).


Copiar os widgets personalizados

Caso faça uso de kits ou widgets personalizados no ambiente de produção, é necessário copiá-los manualmente para a pasta [instalação_fluig]/appserver/apps no ambiente de homologação.

Copie apenas os widgets personalizados ou adquiridos via Fluig Store. Os demais widgets são padrão do Fluig e estarão na nova instalação automaticamente.


OAuth Providers

Caso possua integrações REST configuradas em seu ambiente de produção através do cadastro OAuth Provider e OAuth App, é necessário editar e revisar os apontamentos de URL de todos os OAuth Provider cadastrados em seu novo ambiente de homologação.

Para realizar esta análise é preciso estar logado com um usuário administrador. Acesse o menu Painel de Controle, localize o agrupador Parâmetros técnicos e acione o recurso OAuth Provider.

Fique por dentro!

Para visualizar mais detalhes e informações, acesse nossa documentação sobre Plataforma ❙ OAuth provider.

Serviços

As integrações JDBC e REST cadastradas em seu ambiente através do ícone Serviços devem ter suas URL de apontamentos revisadas.

As integrações SOAP cadastradas como serviços em seu ambiente são mais sensíveis a mudanças como esta, pois além do cadastro no banco também têm alguns arquivos que são gerados no servidor. Portanto, caso a URL dos serviços SOAP de homologação sejam diferentes das de produção, as mesmas devem ser excluídas e recadastradas.

Para realizar estas verificações é preciso estar logado com um usuário administrador. Acesse o menu Painel de Controle, localize o agrupador Desenvolvimento e acione o recurso Serviços.

Fique por dentro!

Para visualizar mais detalhes e informações, acesse nossa documentação sobre Serviços.

Reiniciar o Fluig

Uma vez concluídos todos os passos acima, para que as alterações sejam aplicadas, reinicie os serviços do Fluig na seguinte ordem : 1º fluig_Indexer, 2º fluig_RealTime, 3º fluig.

Quando a plataforma estiver no ar, pode-se usar os mesmos logins e senhas do ambiente de produção para autenticar-se no ambiente de homologação.