Árvore de páginas
Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Produto:

Protheus

Ocorrência:

Como controlar as movimentações de Lançamentos Valores Futuros?

Passo a passo:

Conta corrente Valores Futuros:

A rotina Conta Corrente Valores Futuros é responsável por controlar as movimentações dos Lançamentos de Valores Futuros, tais como baixa de parcelas, solicitações, suspensões, cancelamentos ou exclusões de pagamentos.

Para cada lançamento de valor futuro de pagamento ou estorno incluído, o sistema atualiza as informações de número de parcelas pagas, valor total pago e saldo.

A situação do lançamento é atualizada de acordo com os movimentos gerados pelo sistema ou incluídos manualmente (movimento lançado para quitação do valor restante).

Quando ocorrer o pagamento através da Folha de Pagamentos, a rotina de fechamento atualizará a tabela de Conta Corrente Valores Futuros (RCK), possibilitando a consulta do usuário de todos os pagamentos efetuados em seus respectivos períodos. Na versão 12, dependendo da política de cada cliente, permitirá o pagamento e, consequentemente, a baixa de parcelas sem transitar na Folha de Pagamento, ou seja, a baixa das parcelas poderá ocorrer por esta rotina.

O controle de valores futuros possui o histórico de conta corrente dos pagamentos, possibilitando inclusive que o funcionário faça sua quitação diretamente no Financeiro/RH.

A situação do lançamento determina se os lançamentos de valores futuros serão considerados no Cálculo da Folha de Pagamento ou no Fechamento do Período.

A situação do lançamento pode ser classificada em:

  • Ativo - Lançamento válido para cálculos.
  • Solicitado - Lançamento aguardando aprovação de pagamento ou desconto.
  • Suspenso - Lançamento não deve ser considerado em alguns períodos de cálculo, até que se tornem ativos.
  • Pago - Lançamento de quitação.
  • Excluído - Lançamento estornado.

A situação do lançamento é atualizada de acordo com os movimentos gerados pelo sistema ou através de interferência manual, obedecendo as seguintes regras:

De Solicitado para Ativo: Um lançamento futuro pode ser cadastrado apenas como solicitação, aguardando aprovação de pagamento/desconto. Para ser considerado nos cálculos, deve ter sua situação alterada para Ativo.

De Ativo para Suspenso: É possível suspender o lançamento por um ou mais períodos de cálculo. Quando sua situação é alterada para Suspenso, é registrada uma nova movimentação com o status da suspensão e não será considerado no cálculo, até que sua situação seja alterada para Ativo novamente.

De Suspenso para Ativo: Ao tornar o lançamento Ativo ele passa a ser considerado no Cálculo da Folha.

No Fechamento do Período é gerada uma movimentação para registrar o pagamento/desconto da parcela e o sistema atualiza os campos referentes aos pagamentos.

Importante: O status Excluído deve ser utilizado apenas para estornar um movimento lançado indevidamente.

Lançamento Futuro lançado para as matrículas 000050, 000051, 000052, 000053, 000054 da seguinte forma:

000050 - ativo


000051 – suspenso

 

 


000052 – lançamento a ser quitado

 


 000053 – solicitado

 

  

000054 – ativo

 


Agora, fecharemos o período e fazer alterações.

000050 – ativo. Essa matricula não será alterada, pois deverá ser descontado esses R$ 200,00 mensalmente

 

  

000051 – suspenso -> ativo. Iremos alterar de Suspenso para Ativo para que a primeira parcela possa ser descontada e dar início ao seu pagamento. O suspenso poderá ser efetuado no meio dos pagamentos das parcelas.

 


Após salvar, a informação de baixo sai de Suspenso para Ativo

              

 


000052 – quitado (não irá mais descontar). Como já quitamos esse valor, a verba 502 não irá mais aparecer no recibo do funcionário. Na informação abaixo, a situação fica como Pagamento.

 

 

 


000053 – solicitado -> ativo. Iremos alterar de Solicitado para Ativo para que a primeira parcela possa ser descontada e dar início ao seu pagamento. O solicitado somente poderá ser efetuado no cadastramento da verba.

 


Após salvar, a informação de baixo sai de Solicitado para Ativo

 

 


000054 - ativo -> exclusão. Esse lançamento será excluído para que ele seja estornado do recibo do funcionário.

 


Após salvar, o lançamento abaixo fica com o mesmo status da parte de cima. Como utilizei suspenso, ele não aparece no cálculo do funcionário.

 

 


ObservaçõesEsta informação também esta disponível na central de Atendimento através do link: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360006568592