Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Objetivo

Este guia tem o objetivo de apresentar uma visão geral da consulta e desenvolvimento de datasets com o fluig Studio.


Pré-requisitos

Para que se tenha uma compreensão completa destas informações, alguns conhecimentos são considerados pré-requisitos, entre eles:


Atenção

Para que um usuário que não é administrador da empresa possa criar e visualizar datasets via fluig Studio é necessário que ele possua a permissão "Configurar Datasets". Esta permissão pode ser concedida pelo administrador através do item Permissões disponível no agrupador "Pessoas" do Painel de Controle do fluig.


Consultando Datasets

Pelo fluig Studio, através da visão Visualização de Dataset, é possível consultar os Datasets disponíveis bem como visualizar o seu conteúdo. Com isto é possível verificar quais os campos disponíveis, tanto para filtros quanto para acesso, bem como fazer testes sobre Datasets avançados.

Os passos para consultar os dados do dataset são apresentados abaixo:

Na perspectiva Fluig, acessa a aba Visualização de Dataset, e clique em Consultar Dataset.


Na janela aberta, selecione o servidor fluig e escolha o dataset que deseja consultar. O usuário também pode escolher em quantos registros a busca será limitada.

Após clicar em finalizar aguarde o procedimento de consulta ser concluído. A tabela será preenchida com as colunas e os respectivos registros salvos no dataset.

Neste exemplo, é possível visualizar os campos disponíveis (conta, título, natureza e tipo) e os registros retornados pelo Dataset. Note que estas informações são essenciais para o uso dos Datasets, principalmente quando há necessidade de restringir os dados que queremos acessar.



Veja a seguir o vídeo how to que demonstra a consulta de dados de um Dataset interno pelo fluig Studio.


Desenvolvimento de Datasets sobre a Plataforma

Datasets desenvolvidos sobre a plataforma são criados utilizando a linguagem JavaScript, sendo possível criar o dataset a partir de valores fixos ou realizar chamadas a outros datasets e serviços externos.

    Para desenvolver um dataset, selecione um projeto fluig, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção NewDataset Customizado.

    Preencha dados como o nome do dataset e descrição e clique em Finish.

    Um arquivo com extensão .js será criado e aberto para edição imediatamente. Neste arquivo deverá ser desenvolvido o dataset.


    Veja a seguir o vídeo How To que demonstra a criação de um dataset avançado com dados fixos.


    Vídeos How To

    Veja mais vídeos how to sobre datasets em: Datasets - Consulta, criação e registros.

    • No labels