Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

¿Habla Español? Haga clic aquí para ver el Release Notes en Español.

Do you speak English? Click here to view the Release Notes in English.

Confira abaixo as novidades na atualização 1.5.9 do fluig:

 

BPM

Mais detalhes sobre erros em solicitações

Ao movimentar uma solicitação pode ocorrer um erro por diversos motivos e, muitas vezes, saber o que o causou pode levar muito tempo.

Para facilitar o acesso a informações técnicas que levaram ao erro, agora na tela de erro de processos é possível visualizar os detalhes técnicos dele. Para isso, basta acionar a opção Ver detalhes na mensagem de erro.

Isso, além de ajudar você administrador do fluig a saber o que aconteceu, ajuda o nosso atendimento fluig a já isolar o ocorrido. Por isso, lembre-se de incluir os dados técnicos na abertura de seu chamado.

Invalid License

Your license for maintenance of Composition is not valid for this version. Please use the Renew button to renew your Composition license.

 

Visualização de solicitação em nova aba

Você ama abas? Quer visualizar uma série de solicitações ao mesmo tempo? Agora, na consulta de solicitações, ao pressionar a tecla CTRL e clicar sobre a solicitação que você quer consultar, uma nova aba do navegador será aberta. Assim você pode consultar uma série de solicitações de uma forma muito mais rápida.

Invalid License

Your license for maintenance of Composition is not valid for this version. Please use the Renew button to renew your Composition license.

 

Mais confiança e segurança para integrações complexas em processos

"A confiança e a segurança devem partir do software". (Jeff Dean Google). Pensando nisso, está disponível a nova tarefa de serviço com execução automatizada.

Com esta tarefa é possível executar integrações complexas sem comprometer o desempenho das tarefas executadas pelos seus usuários.

Mesmo em integrações com escalabilidade mais difíceis é possível programar um número maior de tentativas para que as informações sejam integradas. Em caso de falhas em todas essas tentativas, um fluxo de erro pode encaminhar a solicitação para uma atividade em que um profissional conhecedor do sistema externo tome uma ação para resolver o problema. Resolvidos os problemas com o sistema externo, o fluxo da organização pode seguir normalmente sem a necessidade de cancelar solicitações ou realizar alguma outra manutenção no processo do fluig.

Utilize as atividades de serviço em seus processos e traga mais agilidade e estabilidade para as suas integrações!

Fique por dentro dessa novidade!

Para mais informações sobre como utilizar esta nova funcionalidade em seus processos acesse Integração assíncrona via processos workflow.

Invalid License

Your license for maintenance of Composition is not valid for this version. Please use the Renew button to renew your Composition license.

 

Mais praticidade na movimentação e visualização de solicitações na Central de Tarefas

Agora, ao acessar a Central de Tarefas e, em seguida, acessar a tela de movimentação ou de visualização de uma solicitação, ao voltar para a Central de Tarefas, a paginação que estava configurada anteriormente se mantém, assim como a quantidade de registros por página.

Assim, fica mais ágil movimentar tarefas sem perder sua localização na Central de Tarefas, facilitando a movimentação de várias atividades em sequência.

Nota

Essa alteração não se estende à ordenação na Central de Tarefas. Ao efetuar uma ordenação, acessar a tela de movimentação ou de visualização de uma solicitação e retornar à Central de Tarefas, será exibida a primeira página de solicitações.

 

 

LMS

Aprendizado no fluig de cara nova!

Sabemos o quanto é importante ter tudo intuitivo para todos, e seus alunos e funcionários não podem ficar de fora. Por isso trazemos novidades para deixar o aprendizado muito mais fluido. 

A página inicial, que é onde você sabe tudo o que precisa fazer, agora pode ser visualizada em lista ou em bloco e os itens estão separados por tipo: turmas, treinamento e trilhas. Se você é responsável por uma turma, também tem uma sessão exclusiva para você. Agora também é possível visualizar o progresso de conclusão de cada item, sendo:

    • turmas: percentual baseado no número de tópicos finalizados, considerando também a avaliação de reação;
    • trilhas: percentual baseado no número de treinamentos e testes (pré, pós e reação) finalizados;
    • treinamentos: percentual baseado no número de conteúdos visualizados e testes (pré, pós e reação) finalizados.

Invalid License

Your license for maintenance of Composition is not valid for this version. Please use the Renew button to renew your Composition license.

A visualização de uma turma pelo aluno também está muito mais moderna e intuitiva. As informações sobre a turma, os tópicos, os itens de tópico e a avaliação de reação foram mantidas e unificadas em uma só tela, e o acesso e a navegação nos itens da turma ficou muito mais simples.

Em entrevista com nossos clientes entendemos essa necessidade de ser mais eficaz, bem como adicionamos informações que o aluno espera saber de forma clara, como por exemplo:

    • dias para conclusão da turma;
    • barra de progresso de conclusão da turma;
    • botão Mais informações, contendo objetivo, ementa, metodologia, bibliografia e descrição da turma.
    • destaque sobre informações de pontuação da turma e de cada tópico e item de tópico.

Invalid License

Your license for maintenance of Composition is not valid for this version. Please use the Renew button to renew your Composition license.

Confira:

 

Encontre uma disciplina do catálogo rapidamente

Seu catálogo de disciplinas e turmas conta com muitos itens? Precisa encontrar uma disciplina de forma fácil e rápida? Agora ficou muito mais fácil!

Utilize o filtro por disciplinas e encontre o que precisa rapidamente. É possível efetuar a busca pelo nome ou pela sigla da disciplina.

 

 

Arquitetura

Ficou mais simples começar a usar aplicativos integrados

Nós sabemos como é importante deixar o seu fluig integrado aos seus sistemas internos. Para deixar isso mais simples oferecemos uma ajuda no seu novo ambiente que será integrado com o fluig Identity em sua empresa.

Após o administrador associar a sua empresa ao fluig Identity, onde todas as informações de aplicação já existem, será criada automaticamente uma página no menu principal do seu fluig apresentando os widgets disponíveis para integração com outros sistemas – acesso centralizado, consulta rápida e Analytics – os widgets que chamamos de experiências de uso.

Dessa forma, está mais fácil ver como suas páginas podem ficar ainda mais ricas integradas a seus sistemas dentro do fluig!

Saiba muito mais sobre as experiências de uso que possuem integração com grandes aplicativos TOTVS acessando nossa documentação.

 

 

Autenticação mais flexível no fluig

Utilize seu e-mail, além do seu login, para autenticar-se no fluig. Isso é muito mais praticidade para seu dia a dia.

Para beneficiar-se de mais essa novidade, é necessário que os e-mails sejam únicos no fluig e estejam configurados corretamente para todos os usuários. Se existir autenticação LDAP configurada no ambiente, os e-mails também precisam estar relacionados corretamente no LDAP.

 

 

Monitor de serviços fluig

Há novas informações referentes ao ambiente do fluig disponíveis. Agora no monitor de serviços é possível consultar informações sobre o Prizm, Microsoft Office e conversor de documentos. Estas informações podem ser importantes para verificar como os documentos estão sendo gerados e visualizados através do fluig.

Saiba mais

Em Monitor de serviços fluig você pode conferir mais detalhes sobre os dados disponibilizados e como utilizar o monitor.

 

WCM

Widgets em páginas no fluig Mobile

Ao editar uma página você facilmente identificará quais widgets são compatíveis com o fluig Mobile. Muito mais agilidade na hora de editar suas páginas favoritas e deixar elas ainda mais bonitas em dispositivos móveis.

 

 

Style Guide

Edição de campos ainda mais fluída

Estão disponíveis em nosso guia de estilos os campos editáveis. Com eles, seus widgets não precisam ter o famoso botão Salvar, pois eles permitem que você edite as informações e salve elas no próprio campo.

Mais informações

Acesse o componente Editable no guia de estilos e obtenha informações mais detalhadas.

 

 

Componente “Voltar para o topo”

Atendendo a pedidos, liberamos mais um componente muito bacana em nosso guia de estilos. Utilize o botão “Voltar para o topo” em seus formulários que possuem muitos campos para acelerar o preenchimento e facilitar a navegação, principalmente no fluig Mobile.

Mais informações

Acesse o componente Back to top no guia de estilos e obtenha informações mais detalhadas.



Social

Novo método na API Pública

Nossa API Pública não para de crescer. Agora ela conta com o método /2.0/posts/create/with/upload que permite que você crie publicações com vídeos em comunidades.

 

Novidades em documentação

  • Complementadas as informações sobre fluxos de retorno como entrada em um gateway exclusivo em Gateway.
  • Na documentação de Atividades Workflow complementamos informações sobre as novidades da atividade de serviço.

Correções

Nessa sessão listamos alguns bugs que matamos nessa atualização que garantem que tudo corra bem na sua plataforma.

  • Execução do evento “beforeStateEntry” em uma atividade final em que a predecessora seja uma atividade automática em processos.

  • Cancelamento de questões a partir da opção de cancelamento presente na aba Questões do recurso Estatísticas das avaliações.

  • Edição de mecanismos na segurança de anexos de um processo aberto pelo fluig Studio.

  • Conteúdo da mensagem exibida ao salvar uma solicitação sem movimentá-la na janela Iniciar solicitações.

  • Utilização de relatório BIRT de gerenciamento de documentos.

  • Download de múltiplos documentos e pastas quando existem pastas que possuem acentuação em seu nome.

  • Sincronização de usuários do fluig para o Identity quando um usuário já existe no Identity para outra empresa.

  • Transferência de uma atividade que exige confirmação de senha para outro usuário na movimentação de solicitações.

  • Busca de solicitação a partir do seu código quando ele possui mais de seis dígitos na janela Consultar solicitações.

  • Inclusão de anexo em uma solicitação a partir da opção Carregar arquivos quando utilizado o navegador Internet Explorer.

  • Cadastro de usuário substituto para processos no qual o usuário que será substituído tem participação no meio do processo e não em sua atividade inicial.

  • Exibição do número de documentos que estão em check out com o usuário em sua Central de Tarefas.

  • Atualização do arquivo físico de um documento que foi publicado por um usuário que está desativado por outro usuário a partir da opção Atualizar arquivo.

  • Exibição da data de aprovação do documento no detalhamento de versões das informações gerais do documento.

  • Alteração de formulário criado na plataforma depois de restaurar uma de suas versões antigas pela navegação de documentos.

  • Emissão de notificação para todos os usuários substitutos, mesmo quando cada um deles é substituto em apenas um processo do usuário substituído.

  • Gravação de informações relacionadas ao anexo ao anexar um arquivo a uma solicitação na Central de Tarefas.

  • Mensagem informativa quando um formulário que está sendo exportado pelo fluig Studio possui campos com nomes que são reservados pela plataforma.

  • Liberação de versão de processos que utilizam o tipo Timer para a atividade inicial, configurada com a opção Por semana do mês ou Por dia da semana.

  • Exibição do identificador das solicitações na janela de consulta de solicitações sem que fique oculto pela barra de rolagem.

  • Consulta de dataset de um formulário que foi publicado por meio do fluig Studio quando ele é configurado para que seja armazenado em tabelas de banco de dados.

  • Exibição da opção de edição de registro de formulário para usuários administradores na navegação de documentos.

  • Exportação de formulário no fluig Studio sem percorrer todas as etapas do wizard de exportação mantendo os datasets que foram associados a ele.

  • Sincronização de datasets distintos simultaneamente, seja de forma agendada ou manual.

  • Preenchimento de campos de formulários publicados na navegação de documentos com o conteúdo “script”.

  • Exibição de mensagem informando que o conteúdo está inacessível quando um usuário que não tem permissão na pasta de imagens da comunidade visualiza publicações que contenham imagens na timeline.

  • Exibição das informações adicionais das disciplinas para os alunos que a estão cursando.

  • Validação das datas de início e fim da matrícula e início e fim da turma ao cadastrar uma turma para uma disciplina de aprendizado.

  • Exibição da avaliação de reação de uma turma para que o aluno a responda quando ela foi configurada como obrigatória.

  • Aplicação de filtro na consulta de datasets no fluig Studio quando existem datasets que possuem um número elevado de dados.

  • Exibição das ações sociais em comentários de uma publicação que foram exibidos após solicitar a exibição de mais comentários considerando as permissões existentes.

  • Inicialização de solicitações de um processo do qual a atividade inicial é do tipo Timer com um determinado usuário configurado como inicializador.

  • Opção que permite configurar uma atividade inicial do tipo Timer por dia da semana – como por exemplo toda segunda-feira; toda segunda, terça e quarta-feira; todo domingo – na janela de configurações desse tipo de atividade no fluig Studio.

  • Exibição de mensagem informando que somente é possível definir uma permissão superior à herdada pela pasta ao definir a permissão da coluna Todos os usuários de um recurso da comunidade que utiliza uma pasta que pode ser visualizada por todos os usuários – sendo essa permissão herdada de sua pasta pai.

  • Duplicação de registros de formulário ao movimentar uma solicitação de um processo que possui a opção Registro único de formulário assinalada.

  • Duplicação de registros de formulário do tipo Pai x Filho ao consultar o seu dataset depois de movimentar a solicitação de um processo que possui a opção Registro único de formulário assinalada.

  • Exibição de coluna de datatable incluída em um widget no fluig Mobile quando no fluig ela foi configurada para ser ocultada.

  • Ordenação de notícias incluídas no widget Notícias do Kit Intranet considerando a configuração definida.

  • Publicação de registros de formulário utilizando a API /api/public/2.0/cards/create sendo possível definir se devem ou não herdar a segurança da pasta pai.

  • Ajustes para permitir a impressão de formulários utilizando o tema padrão da plataforma.

  • Exibição dos complementos de uma solicitação que estava em pool depois que um usuário a assume.

  • Reutilização de conexões no monitoramento da plataforma pelo Nagios.

  • Validação para o compartilhamento de conteúdo em uma comunidade por um usuário que seja membro dela e tenha permissão de publicação.

  • Execução de serviços do tipo Progress durante a sincronização de um dataset.

  • Criação da pasta Meus documentos quando o usuário acionar o menu Documentos quando ela está habilitada e ainda não existe para o usuário corrente.

  • Exibição de observações adicionadas pelo método “setAutomaticDecision” no histórico de solicitações depois de movimentá-las.

  • Ajuste no método “setCardValue” para permitir a manipulação de formulários do tipo Pai x Filho corretamente.

  • Importação de página que foi previamente exportada e possuía várias versões.

  • Bloqueio do campo para inserção da senha ao aplicar uma avaliação monitorada quando é utilizado o navegador Mozilla Firefox.

  • Exibição da pontuação obtida ao executar um item de tópico de uma turma pela segunda vez.

  • Possibilidade de definir a largura em percentual (%) para o widget Mural de avisos.

  • Disponibilização da variável “WKManagerMode” no evento de definição de formulário “enableFields”.

  • Execução do update 1.5.5/201 ao atualizar o fluig de uma versão anterior à 1.5.6 para a mais atual.

  • Retorno de dados ao realizar uma busca de registros usando campos do tipo Number de um dataset que teve seus dados sincronizados em bancos do fluig.

  • Movimentação de solicitações a partir da tela de seleção de usuários de uma atividade automática sem que sejam duplicadas.

  • Correção no nome de alguns recursos que estavam iguais no menu permissões.

  • Exibição de solicitações de versões anteriores à atual de seus respectivos processos na janela Converter solicitações.

  • Exibição de recursos ao efetuar uma busca por um termo na janela de Permissões do Painel de Controle.

  • Exibição do motivo do erro de autenticação na comunicação Identity x AD no Eclipse ao efetuar o deploy de um projeto.

  • Alteração da coluna “Responsável” pelo status “Aguardando subprocesso” quando uma solicitação está parada aguardando o término de um subprocesso.

  • Exportação de eventos globais de pastas com nome diferente do servidor destino a partir do fluig Studio.

  • Criação de conta no fluig Mobile em Windows Phone 8.1.

  • Conteúdo da mensagem que é exibida ao selecionar um processo no fluig Mobile que não está configurado para ser utilizado no aplicativo.

  • Cancelamento de versão de uma avaliação que possui blocos que foram copiados a partir de um bloco já existente.

  • Edição de documentos com múltiplos artigos quando o arquivo principal é substituído por outro recém adicionado.

  • Edição de um documento que foi publicado por um usuário que está inativo no fluig.

  • Emissão de notificação para um usuário que está utilizando o fluig Mobile em um dispositivo que possui o sistema operacional Android quando ele é convidado para uma reunião do Messaging.

  • Envio indevido de e-mail com os dados de acesso para um usuário que acabou de ser criado quando há autenticação externa – Identity, AD ou LDAP (sem a opção combined).

  • Ortografia da notificação emitida ao alterar a data de uma turma no ambiente de aprendizado.

  • Emissão de notificação de expiração de documentos tanto para o usuário publicador como para o autor.

  • Exibição de solicitações que estavam em pool, foram assumidas e canceladas como finalizadas no histórico de movimentações.

  • Eventos normais do fluig Connect sendo listados no log do sistema operacional Windows.

  • Exibição da sequência de movimentação das aprovações no histórico de aprovação de versão/revisão de documentos.

  • Ordenação das tarefas da aba Minhas tarefas sob gerência pela coluna Atraso.

  • Emissão de notificação de bloqueio de item de tópico ao atingir o número máximo de tentativas para o aluno e não para o professor.

  • Assumir solicitação que foi direcionada a um pool por um mecanismo de atribuição desenvolvido sobre a plataforma que lista todos os grupos disponíveis para seleção quando o usuário não pertence a um dos grupos.

  • Exibição de valores na coluna Top 10 acessos de usuários do relatório de estatísticas de uso gerado a partir do Painel de Controle > Estatísticas de uso.

  • Divergência no formato de datas das tarefas de processos AdHoc.

  • Exibição de mensagem ao instalar o fluig Viewer informando que é necessário verificar se o usuário é administrador para que a instalação seja concluída com êxito.

  • Execução do evento “BeforeDocumentPublisher” ao copiar e colar um documento na navegação de documentos.

  • Download de múltiplos documentos por um usuário que tem apenas permissão de leitura, mas pode fazer download.

  • Exibição de documentos e pastas e, também, de documentos favoritos no MS Outlook por meio do plugin fluig para Outlook.

  • Utilização do método “setVisibleById” dentro do “displayFields” em formulários.

  • Publicação de anexo de processo na navegação de documentos quando o processo possui segurança de anexos por grupo.

  • Removida a opção para convidar usuários por e-mail e SMS para uma reunião do Messaging no fluig Mobile.

  • Correção na forma como os dados são transferidos para o componente de edição de conteúdo, tratando os caracteres especiais, permitindo a edição de páginas corretamente.

  • Envio de notificação quando um usuário é mencionado em uma comunidade oculta ou privada mas ele não participa da comunidade.

  • Visualizar, aceitar ou rejeitar os pedidos pendentes de participação em uma comunidade diretamente em sua aba Conexões.

  • Exibição de solicitações que estão finalizadas no fluig Mobile quando o sistema operacional utilizado é o Android.
  • Solicitação de autenticação ao utilizar o widget Analytics em uma página quando há integração com o fluig Identity.
  • Melhorada mensagem exibida quando um usuário solicita participação em uma comunidade e ocorre alguma inconsistência.
  • Exibição da data na qual o aluno iniciou uma determinada avaliação no histórico de versões da avaliação.
  • Exibição de solicitações que foram abertas e canceladas dentro de um período de 30 minutos com status Aberta no Analytics quando o banco de dados utilizado é Oracle.
  • Criação de grupos de usuários que contenham outros grupos quando esses também possuem outros grupos em sua formação, ou seja, 3 níveis de grupos.
  • Informações de envio de e-mail que foram alteradas nos Parâmetros gerais do usuário wcmadmin foram sobrescritas ao reiniciar o fluig.
  • Envio de informações de solicitações para o Analytics quando:
       1 - A tarefa é movimentada por fluxo automático.
       2 - A tarefa é movimentada por job (atividade Timer ou Condicional).
       3 - A tarefa é movimentada de um sub processo para o processo pai.

 

 

  • Sem rótulos