Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Produto:

Datasul

Ocorrência:

Qual o Fluxo Básico da Aprovação Eletrônica?

Passo a passo:

O programa CD1750 (Parâmetros Aprovação) permite realizar a parametrização da aprovação eletrônica em Compras, no qual se pode definir qual o tipo de aprovação: Total ou por Item.

Para aprovação por item deverá marcar o documento "somente" na pasta "Documentos", na aprovação por item o sistema irá gerar uma pendência para cada item do documento, por exemplo, se for cadastrado uma solicitação de compra com 10 itens o sistema irá gerar 10 pendências de aprovação.

Para aprovação por Total, deverá marcar o documento na pasta Documento e também na pasta "Aprova Total", definindo qual tipo de aprovação será utilizado (Lotação ou Faixa). Na aprovação por Total o sistema irá gerar uma única pendência com o valor total do documento, por exemplo, se for cadastrado uma solicitação de compra com 10 itens o sistema irá gerar uma única pendência com o valor total do documento.

  • Na aprovação por Item, o documento pode ter aprovação por:
    Hierarquia (Lotação) (CD1710);
    Faixa (CD1715 / CD1716);
    Lista (CD1713);
    Padrão (CD1714);
    Padrão Técnica (CD1714 / CD1705) - este tipo de aprovação não considera limite para aprovação, é apenas técnica.

Quando a aprovação é por Item, o tipo de parametrização será definido no programa CD1707 (Tipo Aprovação Item) e caso não seja informado algo neste programa, o sistema estará buscando a parametrização do programa CD1706 (Tipo Aprovação Família).

O limite dos aprovadores primeiro é verificado no programa CD1708 (Limites Aprovadores Família), caso este não esteja parametrizado, é verificado o limite cadastrado no CD1701 (Aprovadores).

  • Na aprovação Total, o documento pode ter aprovação por:
    Hierarquia (Lotação) (CD1710) ou
    Faixa (CD1715 / CD1716).

Quando o tipo de aprovação é Total, o mesmo é definido diretamente nos Parâmetros de Aprovação (CD1750 - pasta Aprova Total), não permitindo que o tipo de aprovação do documento seja parametrizado em nível de Família. O limite do aprovador sempre será buscado no CD1701 (Aprovadores).

Independente do tipo de aprovação, Total ou por Item, o sistema também possui o tratamento de Aprovador Mestre, ao qual se pode definir no CD1701 (Aprovadores) um Aprovador Mestre, dessa forma, o aprovador aprova todos os documentos, independente de limite.

Importante: Nos tipos de aprovação Hierarquia e Faixa, é na "lotação do usuário responsável" pelo documento que são definidos a hierarquia de aprovadores e/ou as Faixas de hierarquia. A Lotação do usuário pode ser consultada no programa CD1700. Os usuários responsáveis pelo documento são:

  • Requisição: Requisitante
  • Solicitação: Solicitante
  • Cotação: Comprador 
  • Processo de Compra: Comprador
  • Pedido com aprovação por Item: Comprador informado na ordem de compra
  • Pedido com aprovação por Total: Responsável informado no pedido
  • Contrato: Comprador informado no contrato 

 

 

Observações:

Antiga FAQ 58094