Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Plataforma

Produto:  fluig

Versão: 1.5.6 ou superior

Ocorrência

Realizamos a instalação do fluig e após iniciar os serviços e tentar acessar com o usuário wcmadmin, está ocorrendo o erro: ERROR: 4012. Como faço para alterar o endereço do servidor de licenças?

Figura 1 - Mensagem apresentada na versão 1.6.0 e anteriores


Figura 2 - Mensagem apresentada na versão 1.6.1 e superiores

Causa

Esta mensagem de erro é exibida quando o fluig não consegue localizar o slot 4012 no servidor de licenças que foi configurado na instalação.


Solução

  1. Execute os passos da página Como configurar servidor de licença no fluig? Se os procedimentos realizados não corrigirem a inconsistência de endereço, siga os passos abaixo.  
    1. Neste caso, será necessário acessar o diretório [Instalação fluig]\repository\wcmdir\config e verificar se existe o arquivo configuration.properties.
    2. Se existir, abra o mesmo com um editor de textos e localize os parâmetros webdesk/LSHost e webdesk/LSPort, verifique se os valores atribuídos estão corretos.
    3. Caso o arquivo não exista, será necessário criá-lo manualmente. Crie um arquivo com o nome configuration e salve com a extensão .properties
    4. Em seguida, abra o mesmo com um editor de textos e adicione as seguintes linhas:
configuration.properties
webdesk/LSHost=<ip_servidor_licencas>
webdesk/LSPort=<porta_servidor_licencas>

Por exemplo, se o endereço do servidor de licenças fosse 172.168.0.1 e a porta 5555, o arquivo ficaria da seguinte forma:

configuration.properties
webdesk/LSHost=172.168.0.1
webdesk/LSPort=5555

Em seguida, será preciso reiniciar os serviços do fluig. Não se preocupe se o arquivo for deletado, pois o fluig faz a leitura do mesmo, atualiza a tabela fdn_paramgeral e em seguida, remove o arquivo automaticamente.