Árvore de páginas

Consolidação geral (CTBA220)

Produto:

Microsiga Protheus


Ocorrência:

Qual a funcionalidade da consolidação geral (CTBA220)?


Passo a passo:

A consolidação unifica os dados das filiais de uma empresa ou de várias empresas em uma outra empresa. Para isto é necessário configurar o parâmetro MV_CONSOLD com o número da empresa e da filial que receberá os dados consolidados (empresa/filial destino). Este parâmetro garante que somente as empresas informadas receberão os dados da consolidação.

Exemplo:

Supondo que as empresas/filiais 02/01 e 03/01 são consolidadoras (empresas destino), este parâmetro deve ser preenchido com: 0201/0301

Importante:

Ao executar esta operação, o ideal é que ninguém mais esteja efetuando movimentos nos arquivos do ambiente Contabilidade Gerencial (inclusive lançamentos de integração). Esta exigência não é obrigatória, mas pode evitar eventuais inconsistências nos saldos contábeis.

Não utilize filial consolidadora em uma mesma empresa, pois caso seja por opção apagar os dados, as filiais que são consolidadas serão apagadas, causando mau funcionamento.

Nesta rotina somente é possível a consolidação entre empresas/filiais, não utilize para consolidar dados de uma mesma filial para o mesmo período/moeda.

Existe uma particularidade na utilização do parâmetro Limpa Consolidação.

Utilize conteúdo Sim quando efetuar consolidação de período ou empresa já consolidado. 

O conteúdo Não deve ser aplicado caso o transporte para empresa consolidadora vazia (sem dados), ou quando efetuar a consolidação de uma empresa ou filial de origem por processamento.

Caso seja utilizada a pergunta Limpa Consolidação com conteúdo Não e houver lançamentos no mesmo período, o sistema apresenta o aviso Existem lançamentos na empresa consolidadora. Deseja realmente continuar ?.

Continue o processamento apenas no caso de consolidar uma empresa/filial por vez, certificando-se que os dados da empresa/filial origem ainda não tenham sido consolidados. Neste último caso, utilize a pergunta Limpa Consolidação com conteúdo Sim, sendo exigida uma nova consolidação de todas as empresas/filiais.


ObservaçãoEssa rotina atualmente não está preparada para efetuar varias consolidações de uma mesma filial para o mesmo período/moeda, pois a chave primaria da tabela de movimentação não está preparada para tais operações. Um exemplo é a utilização da rotina para consolidar tipos de saldos diferentes (TPSALD), como o campo de tipo de saldo não está na chave, este retorna erro.
Observação

Diferenças entre as consolidações


Consolidação Geral

Este tipo de consolidação não depende do cadastro de um roteiro de consolidação, no entanto, os planos de contas, centros de custo, itens e classes de valor, devem possuir a mesma estrutura.

Realiza a cópia das informações da origem para o destino, no detalhamento (levando a continuação do histórico constante no lançamento).

Não é possível determinar filtragem de entidades para consolidação.


Consolidação Configurada

Este tipo de consolidação depende do cadastro de um roteiro de consolidação, em que os planos de contas, centros de custo, itens e classes de valor, podem ser diferentes entre as empresas/filiais.

Sua utilização é mais complexa, pois necessita de planejamento prévio. Neste caso, é possível determinar quais entidades serão consolidadas, efetuando a filtragem de dados.

Esta rotina foi desenvolvida pensando nas demonstrações contábeis, que não necessitam do detalhamento, por este motivo não levam os complementos de históricos.



ObservaçãoA apuração deve ser gerada somente após a consolidação, uma vez que os movimentos serão unificados, do contrario poderá haver divergência nas movimentações e saldos, esta regra vale para a consolidação geral e para a consolidação configurada.
Documentação Complementar

Help On Line: Controladoria → Contabilidade → Miscelâneas → Processamentos → Consolidação Geral 
https://tdn.totvs.com/x/3phc

Help On Line: Controladoria → Contabilidade → Miscelâneas → Processamentos → Consolidação Configurada 

https://tdn.totvs.com/x/4phc