Árvore de páginas
Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Índice:


       

Objetivo:


      Fornecer ao usuário um manual para a instalação do Proxy Mashup.

Introdução:


      O serviço de Proxy do TOTVS Mashups deve ser utilizado para transferir a lógica de execução dos Mashups do Servidor TOTVS para o ambiente local onde estiver instalado.

O Problema:


      Atualmente, toda a lógica de execução do TOTVS Mashup é baseada em um servidor hospedado no Data Center da TOTVS, por este motivo, toda a comunicação com os sites de terceiros é feita a partir da rede da TOTVS, o que em alguns casos, causa um bloqueio de IPs devido ao alto número de requisições vindos da mesma rede.

A Solução:


     Com o serviço de Proxy, toda a comunicação com os sites de terceiros será feita diretamente da rede local. O serviço irá fazer a comunicação com o servidor TOTVS somente para carregar a lógica de execução do Mashup e para a validação do usuário, assim quando o Mashup for atualizado no servidor, automaticamente será atualizado no Proxy. Com esta solução iremos diminuir o número de requisições vindos do mesmo IP e consequentemente diminuir as chances de bloqueio.

Pré-requisitos:


      Antes de realizar o processo de instalação do Proxy Mashup , é necessária instalar o pacote Redistribuível do Visual C++ para Visual Studio 2015 (vc_redist.x64.exe), disponível na página da Microsoft.

      O serviço deverá ser instalado em uma máquina Windows 7/2008R2 64 BITS, com suporte a .NET Framework 4.0 ou superiores e com pelo menos 4 GB de RAM e 4 núcleos de processamento. Ele deverá ter permissão de saída para internet sem necessidade de proxy. Também poderá comunicar em qualquer porta com qualquer site, utilizando os protocolos HTTP e HTTPS.

Instalação:


      Para instalar o serviço, execute o instalador TOTVSMashups.Setup.exe com um usuário com privilégios de administrador.

      Este instalador se encontra em: http://mashups.totvs.com.br/ link Proxy.

      Por padrão o serviço irá utilizar a porta 8055 para comunicação, o instalador deve liberar automaticamente a porta padrão no Firewall do Windows. Para testar se o serviço está funcionando corretamente, acesso pelo browser o seguinte endereço: http://localhost:8055/TOTVSSoa.Host/SOAManager.svc

      Deverá ser apresentada a seguinte página:

      

Observação

Caso a página não seja exibida, verifique se o serviço TotvsSOA Proxy Service está iniciado nos serviços do Windows. Se não estiver, inicie-o.

 

Configurando o ERP:


 

 ERP Protheus

      Para validação dessa alteração, será necessário que os fontes estejam com as seguintes datas:

APCFG10l.PRW com data igual ou superior a 05/10/2015.

FWSendSMS.PRW com data igual ou superior a 05/10/2015

      Caso não esteja, será necessário a aplicação do último pacote de lib liberado no portal para download. A atualização irá liberar a configuração DEFAULT do endereço do Mashup através do parâmetro MV_URLMSHP.

      Com o pacote aplicado, ir até o configurador do PROTHEUS e criar o parâmetro MV_URLMSHP, este parâmetro é do tipo caracter, e terá o conteúdo de acordo com o endereço da máquina onde foi instalado e configurado o proxy do Mashup (meu_servidor_mashup:8055). Poderá ser utilizado também o endereço IP ou nome da máquina onde o serviço foi instalado, na porta 8055.

      Ex.: http://localhost:8055/TOTVSSoa.Host/SOAManager.svc.

Observação

Para maiores detalhes sobre este tópico favor contatar o Suporte do Protheus.

 ERP RM

      Para configurar o servidor do Mashup no RM, acesse o Menu Processos / Mashups / Gerenciar da tela em que quiser configurar o Mashup.

      Exemplo: tela de Cadastro de Cliente/Fornecedor.

      

      A tela do TOTVS Mashup será aberta:

      

 

 

Configure o Servidor como localhost:8055, informe o usuário e senha do Mashups.

      Caso já estiver configurado, deverá alterar as configurações conforme abaixo (botão superior direito da barra de ferramentas, alterar conexão ao servidor de mashup):

      

      A seguir, um vídeo que demonstra os passos da configuração no RM além de um exemplo de utilização do Mashups.

 

 

 

 

 

Produto: Framework

Versão: 12.1.5 ou Superiores

Processo: Manual de Instalação Proxy Mashup