Home

Integrações

Child pages
  • Integração Trade Easy Exportação x Backoffice Logix
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Integração Trade Easy Exportação x Backoffice Logix

 

Contexto de negócio (Introdução)

Com a crescente expansão dos mercados, torna-se cada vez mais importante a preocupação com a exportação da produção/serviços e todos os controles envolvidos nessa transação comercial. Desde a negociação com os clientes externos até os requisitos e documentações exigidas pelo fisco, cada item relacionado ao comércio exterior pode ser fator decisivo no sucesso de uma empresa que se propõe a negociar com o mercado externo.

 

Neste momento, a utilização de um sistema especialista, desenhado para atender às necessidades de quem busca esta expansão e que, principalmente, tenha integração com o ERP utilizado pela empresa, pode trazer a agilidade e a assertividade que seus clientes externos buscam ao negociar com sua empresa, além de proporcionar o controle necessário para evitar problemas futuros nos registros internos.

 

Sistemas Envolvidos

  • Trade-Easy/Exportação – Módulo especialista em controle de exportação, abrangendo desde a negociação, o câmbio e a documentação necessária nas transações comerciais desta modalidade. Também denominado Easy Export Control e/ou SIGAEEC (mercadorias) e Easy Siscoserv Control e/ou SIGAESS (serviços) .
  • BackOffice Logix – ERP da linha TOTVS especialista no segmento de manufatura, que controla todo backoffice da empresa, abrangendo desde os cadastros básicos, controle dos pedidos de venda, estoque, faturamento e financeiro.

 

Integração

O objetivo principal desta integração é unir as funcionalidades do sistema especialista de Exportação da Trade-Easy à tradição do ERP TOTVS da linha Logix, especialista no segmento de Manufatura, com foco nos controles e documentações necessários para realização de transações comerciais de venda para o mercado externo, através da mensagem única TOTVS (EAI).

 

Serão integradas informações dos módulos de Vendas (pedidos, faturamento e embarque), Financeiro (manutenção/baixa de títulos a receber e/ou a pagar e lançamentos contábeis), Fiscal (registros 85 e 86 do Sintegra) e Cadastros (itens, clientes, fornecedores, cotações de moedas, unidades de medida e embalagens).

 

De acordo com parametrização inicial, para a exportação de mercadorias, os pedidos de venda podem nascer no ERP Logix ou no Trade-Easy, sendo enviados ao sistema integrado e dando início ao processo de exportação no Trade-Easy. Paralelo a preparação do embarque no Trade-Easy, o pedido será faturado no ERP Logix, com os dados da nota fiscal sendo enviados para o Trade-Easy, que devolverá a efetiva data de embarque ao ERP Logix e o possível lançamento contábil referente a variação cambial existente entre a data de emissão da nota fiscal e esta data de embarque. Além disso, os títulos a receber (parcelas de câmbio) e/ou a pagar (despesas) serão enviados pelo Trade-Easy para criação no módulo Financeiro do ERP Logix, assim como a baixa dos mesmos. O Trade-Easy também é responsável pelo envio dos registros do Sintegra ao módulo Fiscal do ERP Logix.

 

No caso de exportação de serviços, os pedidos de venda devem ser implantados no ERP Logix, sendo enviados ao Trade-Easy, com objetivo de posterior registro junto ao Siscoserv, que será realizado pelo módulo Easy Siscoserv Control. A identificação dos itens referentes a mercadoria ou serviço no ERP Logix é realizada através do cadastro de itens. Um ponto de atenção é o faturamento que, de acordo com a própria regra de negócio da exportação, não pode combinar itens de mercadoria e serviço numa mesma nota fiscal. O correto é faturar itens de serviço em uma nota fiscal separada ou, dependendo do serviço, nem será emitida nota fiscal, pois o cliente é estrangeiro e o serviço é prestado no exterior

 

A simples eliminação de procedimentos manuais para a confecção da documentação exigida pelo fisco para um processo de exportação já seria um vantagem competitiva desta integração, além dos benefícios de contar com sistemas especialistas.

 

Escopo

A integração entre o Backoffice Logix e o sistema de Exportação da Trade-Easy parte de uma sincronização cadastral, onde entidades que servirão como base para o processo de vendas são enviadas do Logix para o Trade-Easy. Neste processo, os cadastros necessários são enviados através de uma carga inicial, além de atualizações enviadas a cada alteração no Logix, via mensagem única TOTVS (EAI).

 

Após sincronizar os cadastros, inicia-se efetivamente o processo de vendas, onde os pedidos de mercadorias podem ser lançados no Logix ou no Trade-Easy (de acordo com parametrização prévia) e enviados ao respectivo sistema integrado. No caso de pedidos de serviço, o lançamento deve sempre ser realizado no Logix e, quando o Trade-Easy receber este pedido, utilizará o tipo do item (informado no cadastro de itens do Logix) para identificar se é mercadoria ou serviço, destinando para o Easy Export ou para o Easy Siscoserv, respectivamente. A contratação de câmbio e o processo de embarque (estufagem) são realizados no Trade-Easy, enquanto o faturamento continua a ser realizado normalmente no Logix.

 

Uma vez gerada a nota fiscal no Logix (com seus dados enviados ao Trade-Easy) e finalizado o embarque no Trade-Easy (com sua efetiva data de embarque enviada ao Logix), são gerados os títulos a receber (venda – câmbio pronto/antecipado) e/ou a pagar (despesas – comissão) pelo Trade-Easy e enviados ao Financeiro do Logix. Assim como a geração dos títulos, toda manutenção que vier a ser realizada nestes, assim como a baixa e/ou estorno da baixa serão enviados do Trade-Easy para o Logix, logo, os títulos no Logix somente serão consultados e contabilizados.

 

Caso haja variação cambial entre a data do faturamento e a data do efetivo embarque, o Trade-Easy enviará esta variação como um lançamento contábil diretamente para a Contabilidade do Logix. Cabe ressaltar que a variação cambial que vier a existir entre a data de embarque e a data da baixa do título será controlada pelo Logix.

 

Adicionalmente, o Trade-Easy envia ao Logix uma mensagem para atender aos registros 85 e 86 do Sintegra, referentes a Exportação.

 

Finalmente, na rotina de fechamento do estoque no Logix, através da efetiva data de embarque enviada pelo Trade-Easy, serão selecionadas as transações de estoque referentes às vendas ao mercado externo, onde será efetuado o ajuste contábil, estornando a conta de vendas a embarcar e efetuando o lançamento na conta de CPV (Custo do Produto Vendido).

 

Tomando como base que o nascimento do pedido de venda esteja configurado para ocorrer no Logix, seguem fluxos que representam alguns formatos utilizados na Exportação e sua utilização na integração entre Logix e Trade-Easy (caso o pedido de venda esteja configurado para nascer no Trade-Easy, somente os itens “Cadastro do pedido” e “Interface Pedido” terão seus locais invertidos):

 

  • Câmbio pronto

  • Câmbio antecipado

  • Pré-pagamento

  • Comissão a remeter

  • Comissão conta gráfica

  • Despesas

 

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

 Logix

Versões mínimas de produto:

 

  • Logix – Versão 10.02 ou superior;
  • Pacote de liberação 05/2014;

 

Pré-requisitos:

 

Observação: a validação das mensagens XML através dos XSDs deve estar desativada no Logix e no Trade-Easy.

 

Instalação/Atualização

 Logix

Configuração das transações do EAI Logix:

 

  • Executar o programa EAI10000 (Monitor EAI)
    • Acesse o menu Configuração > Aplicativo Hospedeiro. Clique no botão “Buscar novos adapters” para carregar os adapters existentes no RPO, de acordo com as novas configurações. Lembrando que os adapters são as funções responsáveis pelo tráfego de mensagens entre os sistemas.
    • Acesse o menu Configuração > Aplicativos Externos. Clique no botão “Incluir” e na opção “Configuração”:
      • Selecione a Classe Canal “EAIChannelProtheus”
      • Informe a “url” do webservice do Protheus/Trade-Easy
      • Preencha o campo “textformat” com 1
      • Clique em “Confirmar” na tela de Configuração e na tela de criação do Aplicativo Externo
  • Acesse novamente o menu Configuração > Aplicativo Hospedeiro. Clique no botão “Modificar” e no ícone referente as “Rotas” de cada uma das mensagens abaixo, para habilitar o trafego das mensagens entre os webservices do Logix e do Trade-Easy:
Mensagem\TransaçãoVersão
AccountingEntry1.000
AccountReceivableDocument1.001
AccountReceivableDocumentDischarge1.000
AccountPayableDocument1.000
AccountPayableDocumentDischarge1.003
Bank1.000
BankTransactions1.000
CurrencyQuotation          1.000
CustomerVendor1.000
Invoice1.001
Item                      1.001
Packaging1.000
PackagingRelationship1.000
ReversalOfAccountReceivableDocumentDischarge1.000
ReversalOfAccountPayableDocumentDischarge1.000
SalesOrder1.000
ShipmentOfExportInvoice1.000
SintegraRegister-85-861.000
UnitOfMeasure1.000
UnitOfMeasureConversion1.000

 

Cadastro de novos fontes no menu Logix:

 

  • FIN10007 – Tipos de Títulos
  • CRE10117 (ou FIN10117) – Contabilização da variação cambial v. 10.02 (v. 11.00 ou superior)
  • SUP1848 – Parâmetros para ajuste contábil das vendas a embarcar mercado externo

 

Relacionamento entre as empresas Logix e Trade-Easy:

 

  • Executar o programa EAI10000 (Monitor EAI)
    • Acesse o menu Configuração > Aplicativo Hospedeiro. Clique no botão “De/Para Empresas” para informar os códigos das empresas utilizadas no Logix e suas empresas/filiais correspondentes no Trade-Easy, lembrando que este procedimento também deve ser realizado de forma semelhante no Trade-Easy, conforme manual do produto disponibilizado pela Trade-Easy.

 

Parâmetros gerais:

 

  • Empresa utiliza integração com o sistema de exportação da Trade-Easy?

→ Conversor: VDP02017

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – integracao_trade_easy – (“S”)

Habilita a integração dos pedidos / notas fiscais entre o LOGIX e o sistema de exportação da Trade-Easy.

 

  • Permite informar empresa / filial externa no cadastro de empresas?

→ Conversor: WMS00391

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – integracao_eai_empresa_externa – (“S”)

Configurar este parâmetro para que sejam habilitados os campos para permitir informar os códigos da empresa e da filial do Protheus no LOG00083.

A partir da necessidade de utilizar empresa/filial do Protheus com tamanho maior que 2 caracteres cada, foi implementada a possibilidade de utilizar o cadastro De/Para Empresas (EAI10000 / Configuração / Aplicativos Externos), tornando esse parâmetro obsoleto para esta integração.

 

  • Trading (Exportação indireta)

→ VDP0815 / VDP10000 (Clientes) – Pasta: Adicionais

Quando marcado, indica que este cliente, apesar de ser localizado no mesmo país da empresa, terá seus pedidos integrados com o sistema de exportação da Trade-Easy da mesma forma que os pedidos de clientes do mercado externo, pois atua como uma Trading Company ou Companhia Comercial Exportadora.

 

  • Código / Tipo de portador por cliente do mercado externo / trading

→ VDP0815 / VDP10000 (Clientes) – Pasta: Geral2

Procedimento obrigatório somente para clientes do mercado externo e tradings, cujo portador será atribuído ao título no momento da integração. É importante salientar que não será permitido efetuar manutenção de títulos de exportação para determinar portador ou qualquer outra modificação que não seja solicitada pelo Trade-Easy via integração.

Deverá ser previamente cadastrado no CRE0340 / FIN10016 (Portadores), sendo que o portador deve contabilizar a entrada de documentos / títulos (Pasta: Contabilização).

Obs.: Implementação posterior possibilita enviar o Código / Tipo do portador na mensagem de Título a Receber (AccountReceivableDocument)

 

  • Controla fechamento do período contábil no Contas a Receber?

→ Conversor: CRE00188 / FIN10032

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – cre_ctrl_per_ctbl – (“S”)

Configurar o LOGIX para controlar o fechamento contábil mensal no Contas a Receber, necessário para rotina de contabilização da variação cambial.

 

  • Permitir a exclusão de baixas de títulos contabilizados?

→ Conversor: CRE00527 / FIN10063

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – exclui_baixa_contab – (“N”)

Configurar o LOGIX para não permitir a exclusão de baixas dos títulos contabilizados, necessário para rotina de contabilização da variação cambial.

 

  • Utiliza baixa automática de pagamentos?

→ Conversor: CAP00271 / FIN00159

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – utiliza_baixa_autom_pagto – (“S”)

Configurar o LOGIX para utilizar a baixa automática de pagamentos, pois títulos de despesas gerados pelo sistema de exportação da Trade-Easy não poderão sofrer manutenção no LOGIX.

 

  • Data de corte para preparação da contabilidade na origem

→ Conversor: FIN10032

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – dat_cort_contab_cre_origem

Informar a data de início de utilização da integração. Apesar de ser um parâmetro da versão 11.00, os clientes da versão 10.02 também devem informar esta data, pois a integração com o sistema de exportação da Trade-Easy é baseada nesta versão.

 

  • Condição de pagamento para títulos de exportação

→ Conversor: CRE00527 / FIN10063

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – condicao_pagamento_exportacao

Condição de pagamento padrão para todos os títulos emitidos pelo sistema de exportação da Trade-Easy e integrados ao contas a receber do LOGIX.

Deverá ser previamente cadastrada no CRE0040 / FIN10003 (Condições de Pagamento / Características de Baixa).

 

  • Motivo de abatimento / devolução para títulos de exportação

→ Conversor: CRE00527 / FIN10063

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – motivo_abatimento_exportacao

Motivo padrão para todos os abatimentos dos títulos a receber realizados pela integração com o sistema de exportação da Trade-Easy.

Deverá ser previamente cadastrado no CRE0120 / FIN10005 (Motivos) como “Abatimento” e “Devolução”.

 

  • Motivo de alteração para títulos de exportação

→ Conversor: CRE00527 / FIN10063

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – motivo_alteracao_exportacao

Motivo padrão para identificar todas as alterações dos títulos a receber realizadas pela integração com o sistema de exportação da Trade-Easy.

Deverá ser previamente cadastrado no CRE0120 / FIN10005 (Motivos) como “Vencimento” e “Cancelamento”.

 

  • Motivo de débito / crédito para títulos de exportação

→ Conversor: CRE00527 / FIN10063

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – motivo_debcred_exportacao

Motivo padrão para débito / crédito dos títulos a receber realizados pela integração com o sistema de exportação da Trade-Easy.

Deverá ser previamente cadastrado no CRE0060 / FIN10001 (Códigos / Motivos de Débito / Crédito).

 

  • Utiliza controle de permissão de usuários por tipo de despesa?

→ Conversor: CAP00243 / FIN00159

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – utiliza_ctr_tdesp – (“S”)

Configurar o LOGIX para controlar a permissão de uso dos tipos de despesa por usuário, garantindo assim que os títulos de despesas gerados pelo sistema de exportação da Trade-Easy não poderão sofrer manutenção no LOGIX. Procedimento opcional.

 

  • Tipos de despesa para sistema de exportação

→ CAP0070 / FIN30056 (Tipos de Despesa)

→ CAP2500 / FIN30136 (Aprovantes por Tipo de Despesa / Central do Usuários do Financeiro)

→ CAP4420 (Definição Automática Lotes Pagto)

Definir os tipos de despesa que serão utilizados para as diversas finalidades do sistema de exportação, indicando que eles aceitam movimentações em moeda estrangeira (“Outra moeda?”), retirando as permissões de todos os usuários do LOGIX a estes tipos (opcional) e relacionando estes tipos com lotes de pagamentos que possam ser efetuados via autorização débito/borderô (CAP0100 / FIN30021).

 

  • Tipos de títulos a receber para a rotina de integração

→ FIN10007 (Tipos de Títulos)

Definir os tipos de títulos que poderão ser utilizados pela integração, sendo que estes títulos terão suas alterações bloqueadas no LOGIX, portador definido pelo cadastro de clientes e não participarão da rotina de crédito e cadastro.

Estes novos tipos de títulos devem ter todos seus cadastros / parametrizações realizadas pelo usuário, ex.: Configuração contábil (CRE10078 / FIN10018 – atenção especial para as finalidades “Variação Aberto” e “Variação” para o mercado externo, que representam a variação cambial a maior e a menor, respectivamente) e Contas contábeis por tipo de título (CRE0350 / FIN10092).

◦     Controle de numeração: Sequencial

◦     Finalidade: Título de Exportação

◦     Contabilizar entrada? Sim

◦     Títulos que não podem ser definidos como sendo de exportação:

▪     AN – Antecipação

▪     CH – Cheque

▪     DP – Duplicata

▪     NC – Nota de crédito

▪     ND – Débito com nota

▪     NP – Nota promissória

▪     NS – Débito sem nota

 

  • Conta fluxo para integração com o Trade Easy

→ Conversor: CRE00546 / FIN10065

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – conta_fluxo_exportacao

Indicar a conta fluxo que será movimentada pelo fluxo de caixa quando forem enviadas movimentações financeiras pelo sistema da Trade-Easy, o que ocorre sempre que houver um financiamento de exportação, através do envio da mensagem BankTransactions do sistema de exportação da Trade-Easy para o LOGIX.

 

  • Operações de estoque para ajuste contábil das vendas a embarcar (mercado externo)

→ SUP1848 (Parâmetros para Ajuste Contábil das Vendas a Embarcar Mercado Externo)

Indicar as operações de estoque que serão utilizadas na geração da movimentação de ajuste contábil das vendas a embarcar para o mercado externo (dentro e fora do mês), onde será realizado o lançamento na conta de custo do produto vendido.

Deverão ser previamente cadastradas no SUP0660 / SUP50002 (Tipos Movimentos de Estoque).

◦     A operação de saída (campo Custo de Vendas Embarcadas) deverá estar parametrizada com as seguintes validações para aceitação dos campos Estorno Vendas a Embarcar (Dentro e fora do mês):

                               . Tipo de operação: (S) – Saída

                               . Origem: (A) – Ajuste

                               . Destino: (L) – Local

                               . Custo: (M) ou (D) – Custo médio mensal ou diário

                               . Detalhamento: (S) – Sim

 

◦     A operação de entrada (campo Estorno de Vendas a Embarcar) deverá estar parametrizada com as seguintes validações para aceitação dos campos Custo Vendas Embarcadas (Dentro e fora do mês):

                               . Tipo de operação: (E) – Entrada

                               . Origem: (A) – Ajuste

                               . Destino: (L) – Local

                               . Custo: (I) – Custo informado

                               . Detalhamento: (S) – Sim

 

  • Contas contábeis de débito para ajuste contábil do estoque, referente às operações de saída

→ SUP7240 / SUP20186 (Contabilização - Contrapartida)

Indicar as contas contábeis de débito a utilizar no lançamento contábil de ajuste de estoque, referente às operações de saída (Custo de Vendas Embarcadas dentro e fora do mês) – contrapartida.

 

  • Sistema gerador de lançamentos contábeis

→ CON1640 / CON10049 (Cadastramento Sistemas Geradores)

Cadastrar o sistema gerador “EEC”, pois os lançamentos contábeis serão enviados pelo sistema de exportação da Trade-Easy através deste código.

 

  • Cria pedido importado via mensagem única como Batch ou Análise?

→ Conversor: VDP02232

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – cria_pedido_batch_analise – (“B”)

Configurar o LOGIX para que o pedido importado via mensagem única seja criado como Batch (padrão da v10.02) ou Análise (padrão da v11.00).

 

  • Natureza de operação para pedidos de exportação

→ Conversor: VDP02232

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – nat_oper_exp_trade_easy

Natureza de operação padrão para todos os pedidos criados no sistema de exportação da Trade-Easy e enviados pela integração. Caso este parâmetro não seja informado, a natureza de operação deverá ser informada individualmente para cada pedido antes da consistência / inclusão em carteira.

Lembrando que esta natureza não deve gerar duplicatas, pois estas serão geradas pelo sistema de exportação da Trade-Easy e enviadas ao LOGIX via integração.

Deverá ser previamente cadastrada no VDP0050 / VDP10059 (Naturezas de Operação).

 

  • Tipo de venda para pedidos de exportação

→ Conversor: VDP02232

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – tip_venda_exp_trade_easy

Tipo de venda padrão para todos os pedidos criados no sistema de exportação da Trade-Easy e enviados pela integração. Caso este parâmetro não seja informado, o tipo de venda deverá ser informado individualmente para cada pedido antes da consistência / inclusão em carteira.

Deverá ser previamente cadastrado no VDP0120 / VDP10045 (Tipos de Venda).

 

  • Tipo de desconto para pedidos de exportação

→ Conversor: VDP02232

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – tip_desconto_exp_trade_easy

Tipo de desconto padrão para todos os pedidos criados no sistema de exportação da Trade-Easy e enviados pela integração. Caso este parâmetro não seja informado, o tipo de desconto deverá ser informado individualmente para cada pedido com desconto antes da consistência / inclusão em carteira.

Deverá ser previamente cadastrado no VDP4386 / VDP10048 (Tipos de Desconto).

 

  • Tipos de NF Referência que não serão integrados com Trade-Easy

→ Conversor: VDP02373

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – enviar_notas_mae_tradeeasy

Este parâmetro Indica os tipos de notas fiscais de referência que não serão integradas com o Trade-Easy no momento do faturamento.

 

  • Enviar mensagem alteração do pedido no simples faturamento?

→ Conversor: VDP02420

→ LOG2240 / LOG00086 (Parâmetros) – enviar_msg_alt_pedido_fat – (“S”)

Este parâmetro controlará o envio da mensagem de pedido de venda (SalesOrder) quando é realizada a alteração automática no Pedido no simples faturamento (Natureza Operação, Condição de Pagamento e Local Estoque).

 

  • Tipo do item

→ MAN9922 / MAN10021 (Itens – aba Comercial)

Identificador do tipo do item (Produto ou Serviço). Esta informação será incluída nas informações de cada item (tag TypeOperation) dos pedidos de venda enviados pelo Logix ao Trade-Easy através da mensagem de pedidos (SalesOrder). Através deste identificador, a Trade-Easy poderá destinar o pedido ao controle de exportações de mercadorias (Easy Export Control) ou ao registro no Siscoserv (Easy Siscoserv Control).

Quando não estiver preenchido o identificador no Logix, será assumido que o item é referente a Produto.

 

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

 

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos Trade-Easy/Exportação (www.trade-easy.com.br – opção Suporte Online) e Backoffice Logix (www.totvs.com – opção Suporte) estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.


Transações/Entidades/Mensagens únicas

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Banco/Agência

Logix

Trade-Easy

Bank_1_000.xsd

02

Cliente/Fornecedor 

Logix

Trade-Easy

CustomerVendor_1_000.xsd 

03

Cotação de Moeda

Logix

Trade-Easy

CurrencyQuotation_1_000.xsd

04

Item

Logix

Trade-Easy

Item_1_001.xsd

05

Embalagem

Logix

Trade-Easy

Packaging_1_000.xsd

06

Relacionamento Item x Embalagem

Logix

Trade-Easy

PackagingRelationship_1_000.xsd

07

Unidade de Medida

Logix

Trade-Easy

UnitOfMeasure_1_000.xsd

08

Conversão de Unidade de Medida

Logix

Trade-Easy

UnitOfMeasureConversion_1_000.xsd

Processos

09

Solicitações (compras/armazém)

Trade-Easy

Logix

AccountingEntry_1_000.xsd

10

Título a Receber

Trade-Easy

Logix

AccountReceivableDocument_1_001.xsd

11

Baixa de Título a Receber

Trade-Easy

Logix

AccountReceivableDocumentDischarge_1_000.xsd

12

Estorno de Baixa de Título a Receber

Trade-Easy

Logix

ReversalOfAccountReceivableDocumentDischarge_1_000.xsd

13

Título a Pagar

Trade-Easy

Logix

AccountPayableDocument_1_000.xsd

14

Baixa de Título a Pagar

Trade-Easy

Logix

AccountPayableDocumentDischarge_1_003.xsd

15

Estorno de Baixa de Título a Pagar

Trade-Easy

Logix

ReversalOfAccountPayableDocumentDischarge_1_000.xsd

16

Transação Bancária

Trade-Easy

Logix

BankTransactions_1_000.xsd

17

Faturamento (Nota Fiscal)

Logix

Trade-Easy

Invoice_1_001.xsd

18

Pedido de Venda *

Logix

Trade-Easy

Trade-Easy

Logix

SalesOrder_1_000.xsd

19 Efetivação da Data de EmbarqueTrade-Easy Logix ShipmentOfExportInvoice_1_000.xsd
20Registros 85 e 86 do Sintegra Trade-EasyLogixSintegraRegister-85-86_1_000.xsd

* O Pedido de Venda pode ser criado no Logix (para envio ao Trade-Easy) ou no Trade-Easy (para envio ao Logix), dependendo do que for configurado no EAI10000 para a mensagem SalesOrder (Envio ou Recebimento) e no Configurador do Trade-Easy.

 

Fluxo das Informações

Cadastros

Os cadastros utilizados como base para a integração são enviados do Backoffice Logix para o Trade-Easy/Exportação através de mensagens XML do sistema de mensageria única TOTVS (EAI). O envio das informações pode ser realizado em lote (carga inicial) através do programa FIN00000 ou no momento de cada manutenção (inclusão, alteração ou exclusão) nas respectivas telas de cadastro do Logix.

 

Banco/Agência

Identificador da Mensagem: Bank

Versão: 1.000

Módulo Financeiro: Logix

Módulo Trade-Easy: SIGAEEC

Tipo de Envio: Assíncrona

Adapter: ADP10031 (Envio)

Principais funções de envio: FIN00000 – Carga Inicial (através da função FIN00016)

                                              CAP0120 – Agências (v.10.02)

                                              FIN30065 – Agências Bancárias (v.11.00 ou superior)

Observações: Antes de integrar, preencher nomes de gerente e contato no cadastro de Bancos/Agências do Logix.

 

Cliente/Fornecedor

Identificador da Mensagem: CustomerVendor

Versão: 1.000

Módulo Vendas/Suprimentos: Logix

Módulo Trade-Easy: SIGAEEC

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: ADP10000 (Envio)

Principais funções de envio: FIN00000 – Carga Inicial (através das funções VDP90065 – Clientes e VDP90066 – Fornecedores)

                                              VDP0815 – Clientes/Fornecedores (v.10.02)

                                              VDP10000 – Cadastro de Cliente e Fornecedor (v. 11.00 ou superior)

Observações: Os Clientes do Logix são carregados na tabela de Clientes do Trade-Easy (SA1), enquanto os Fornecedores são carregados nas tabelas de Empresas (SY5) e Fornecedores (SA2) do Trade-Easy.

 

Cotação de Moeda

Identificador da Mensagem: CurrencyQuotation

Versão: 1.000

Módulo Financeiro: Logix

Módulo Trade-Easy: SIGAEEC

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: ADP10004 (Envio)

Principais funções de envio: FIN00000 – Carga Inicial (através da função CON6072)

                                              PAT0150 – Cotações das Moedas (v. 10.02)

                                              CON10018 – Cotações de Moeda (v. 11.00 ou superior)

Observações: Não possui integração do cadastro de Moedas, sendo informado o código da moeda no Logix diretamente no cadastro de moedas do Trade-Easy, nos campos “Cod.C.ERP” (Compra), “Cod.V.ERP” (Venda) e “Cod.F.ERP” (Fiscal). Este procedimento deve ser realizado antes de integrar as Cotações de Moeda e os Pedidos de Venda

 

Item

Identificador da Mensagem: Item

Versão: 1.001

Módulo Produção: Logix

Módulo Trade-Easy: SIGAEEC

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: ADP10001 (Envio)

Principais funções de envio: FIN00000 – Carga Inicial (através da função MAN72006)

                                              MAN9922 – Item (v. 10.02)

                                              MAN10021 – Item (v. 11.00 ou superior)

Observações: Verificar se código de classificação fiscal informado no cadastro Logix está correto e cadastrado como NCM/NBS no Trade-Easy, caso contrário, ao integrar, retornará erro “Não existe registro relacionado a este código” e item não estará disponível para integração dos Pedidos de Venda.

 

Embalagem

Identificador da Mensagem: Packaging

Versão: 1.000

Módulo Vendas: Logix

Módulo Trade-Easy: SIGAEEC

Tipo de Envio: Assíncrona

Adapter: ADP10025 (Envio)

Principais funções de envio: FIN00000 – Carga Inicial (através da função VDP90067)

                                              VDP0300 – Embalagens (v. 10.02)

                                              SIP0057 – Embalagens

                                              VDP10026 – Embalagens (v. 11.00 ou superior)

 

Relação Item X Embalagem

Identificador da Mensagem: PackagingRelationship

Versão: 1.000

Módulo Vendas: Logix

Módulo Trade-Easy: SIGAEEC

Tipo de Envio: Assíncrona

Adapter: ADP10026 (Envio)

Principais funções de envio: FIN00000 – Carga Inicial (através da função MAN72008)

                                              MAN9922 – Item / aba Comercial (v. 10.02)

                                              MAN10021 – Item / aba Comercial (v. 11.00 ou superior)

 

Unidade de Medida

Identificador da Mensagem: UnitOfMeasure

Versão: 1.000

Módulo Produção: Logix  

Módulo Trade-Easy: SIGAEEC

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: ADP10003 (Envio)

Principais funções de envio: FIN00000 – Carga Inicial (através da função MAN72005)

                                              MAN1170 – Unidades de Medida

Observações: Caso o código da unidade de medida tenha tamanho maior que 2 caracteres no cadastro do Logix, este registro não será integrado automaticamente, devendo o cadastro ser realizado manualmente no Trade-Easy e o código do Logix informado no campo “Cod. ERP.” (Código ERP). Este procedimento deve ser realizado antes de integrar os Fatores de Conversão de Unidades de Medida, os Itens e as Notas Fiscais.

 

Conversão de Unidade de Medida

Identificador da Mensagem: UnitOfMeasureConversion

Versão: 1.000

Módulo Logística: Logix

Módulo Trade-Easy: SIGAEEC

Tipo de Envio: Assíncrona

Adapter: ADP10027 (Envio)

Principais funções de envio: FIN00000 – Carga Inicial (através da função OMC9270)

                                              OMC0099 – Conversor Entre Unidades de Medida

 

  • Notas:

◦     Condições de Pagamento: Não possui integração, sendo informado o código do cadastro do Logix diretamente no cadastro de Condições de Pagamento do Trade-Easy, no campo “Cod. ERP” (Código ERP). Este procedimento deve ser realizado antes de integrar os Pedidos de Venda.

◦     Cidades/Estados/Países: Não possui integração, sendo informado o código do Logix diretamente no cadastro do Trade-Easy

◦     O envio dos cadastros em lote, via FIN00000, pode ser realizado para todos os registros da base cadastral, assim como podem ser utilizados critérios de seleção dos registros.

◦     O tráfego das mensagens, seu status e possíveis erros podem ser verificados através do Monitor do EAI (EAI10000).

 

Processos

O processo tem início com a definição de onde serão lançados os Pedidos de Venda de mercadorias: no Logix (VDP) ou no Trade-Easy (SIGAEEC). Esta definição é realizada no Logix, via parametrização do Modo Habilitado (Envio – Pedido é criado no Logix / Recebimento – Pedido é criado no Trade-Easy) da mensagem SalesOrder no EAI10000, e no Trade-Easy, através de parametrização no Configurador. Esta opção pode ser definida em conjunto pelo cliente e consultor no momento da implantação. Lembrando que, para pedidos referentes a prestação de serviços, o pedido sempre deve iniciar no Logix. Quando o cadastro do pedido é finalizado, é enviada uma mensagem (SalesOrder) ao sistema integrado (Trade-Easy ou Logix), transmitindo as informações do pedido gerado, para permitir a criação do mesmo pedido.

 

No momento do faturamento do pedido no Logix, é emitida uma mensagem de integração (Invoice) ao Trade-Easy, contendo os dados referentes à nota fiscal, que serão armazenados e posteriormente utilizados pelo processo de embarque. Caso sejam faturados numa mesma nota fiscal itens referentes a mercadoria e serviço, este faturamento será rejeitado pelo Trade-Easy, pois a própria regra de negócio da exportação impede a combinação de itens registrados no Siscomex e Siscoserv numa mesma nota fiscal. O procedimento correto é faturar o serviço em uma nota fiscal separada ou, dependendo da natureza do serviço, nem será emitida nota fiscal (ex.: cliente estrangeiro e serviço prestado no exterior). Este processo de embarque no Trade-Easy somente pode ser finalizado, ou seja, ter sua data efetiva de embarque informada, quando as notas fiscais referentes aos pedidos que compõem o embarque forem recebidas no Trade-Easy.

 

Ao incluir a data de embarque no processo de exportação do Trade-Easy, é emitida uma mensagem de integração (ShipmentOfExportInvoice) ao Logix, onde é informada a data efetiva do embarque. Esta data será utilizada para selecionar as notas embarcadas no período que está sendo fechado na rotina de processamento de custos, onde será movimentado o custo do item vendido da tabela de estoque em trânsito para a tabela de custo do produto vendido (CST8610).

 

Ao finalizar o processo de embarque, caso exista variação cambial entre a data de emissão da nota fiscal e a data de embarque, o Trade-Easy também envia ao Logix uma mensagem de integração (AccountingEntry), referente a esta variação cambial.

 

A partir da data do embarque, será gerado o câmbio (cambial) no Trade-Easy, de acordo com a modalidade de pagamento do processo de embarque, sendo emitida uma mensagem de integração (AccountReceivableDocument) para geração dos títulos a receber em moeda forte no contas a receber do Logix. A partir de então, os lançamentos contábeis referentes aos títulos, incluindo a variação cambial, serão processados pelo contas a receber do Logix, onde foram desenvolvidas novas funcionalidades para este controle (CRE10117/FIN10117).

 

Na liquidação do câmbio, o Trade-Easy envia uma mensagem de integração (AccountReceivableDocumentDischarge) ao Logix (contas a receber) para baixar o título do câmbio. Também é enviada uma mensagem (BankTransactions) com o valor da liquidação ao módulo de transações bancárias - TRB (captação do contrato). Lembrando que o Logix será responsável pela variação cambial e lançamentos contábeis referentes a baixa deste título.

 

Outro detalhe importante é que os títulos gerados pelo Trade-Easy (identificados pelo Processo de Exportação e o Pedido) só poderão sofrer manutenção no Logix através do serviço de integração (mensagens), sem possibilidade de edição no Logix. As mensagens realizam a inclusão, cancelamento, exclusão, baixa e compensação dos títulos. O estorno e o cancelamento dos títulos respeitam as datas de fechamento contábil do Logix, retornando mensagens indicativas quando o processamento do serviço não é concluído.

 

Pedido de Venda

Tipo de Fluxo: Logix → Trade-Easy ou

                        Trade-Easy → Logix

Mensagem: SalesOrder_1_000

Adapter: ADP10008 (Envio ou Recebimento)

Principais funções relacionadas: VDP90052 – Lib de Integração de Pedidos de Venda (Logix – Envio ou Recebimento)

                                                     VDP3134 – Digitação de Pedidos On-Line (Logix – Envio)

                                                     VDP1090 – Alteração de Pedido

                                                     VDP1080 / VDP2774 / VDP9810 – Cancelamento de Pedidos

                                                     VDP20000 – Manutenção de Pedidos (v. 11.00 ou superior)

                                                     VDP5790 / VDP5274 / VDP1340 / VDP20004 – Alteração/Reajuste de Preço

                                                     VDP5041 / VDP2507 / VDP1562 / VDP20001 / VDP20021 / VDP20022 – Aprovação de Pedidos

                                                     VDP1020 / VDP1040 / VDP1420 / VDP1410 – Criação/Alteração/Cancelamento de OM,

                                                     assim como todas as funções que mantém os pedidos (Logix) ou

                                                     Pedido de Exportação (Trade-Easy)

Observações: Início do processo de integração, a criação do Pedido de Venda de Exportação de mercadorias pode ser realizada tanto no Logix como no Trade-Easy, procedimento que deve ser definido na implantação da integração entre os 2 sistemas. Quando a criação do pedido for realizada no Logix, a mensagem é enviada ao Trade-Easy no momento que este pedido entrar em carteira, além do envio de qualquer alteração realizada no pedido. No caso do cliente optar pela criação do pedido no Trade-Easy, a mensagem é enviada ao Logix quando for realizada a aprovação da Proforma, mas alterações realizadas posteriormente no pedido no Logix não serão enviadas ao Trade-Easy.

No caso dos Pedidos de Venda referentes a serviços, a criação deve ser realizada sempre no Logix, para posterior envio ao Trade-Easy, que será responsável pelo registro junto ao Siscoserv. Para identificar se os itens do pedido de venda são referentes a mercadoria ou serviço, será enviada na mensagem de Pedidos de Venda (SalesOrder) a tag TypeOperation (“P” ou “S”), que indicará o tipo informado no cadastro de itens do Logix e definirá qual destino terá o pedido no Trade-Easy: Easy Export Control (mercadorias) ou Easy Siscoserv Control (serviços).

 

Faturamento (Nota Fiscal)

Tipo de Fluxo: Logix → Trade-Easy

Mensagem: Invoice_1_001

Adapter: ADP10028 (Envio)

Principais funções relacionadas: VDP0745 – Faturamento Automático (Logix – Envio)

                                                     VDP0746 – Solicitação Faturamento Manual

                                                     VDP0749 – Efetivação das Notas Fiscais

                                                     VDP0753 – Cancelamento Nota Fiscal

                                                     VDP90054 – Lib de Integração de Notas Fiscais

Observações: Ao faturar um pedido de venda de exportação, o Logix envia os dados da nota fiscal para o Trade-Easy, que utiliza estes dados para comparar com as informações que estão no processo de embarque, com objetivo de não existir diferenças entre a quantidade/valor faturado e embarcado. Alterações e/ou cancelamentos realizados no Logix serão igualmente enviados ao Trade-Easy através da mesma mensagem.

Caso uma nota fiscal contenha itens referentes a mercadoria e serviço, será rejeitada pela Trade-Easy, pois não podem ser combinados itens registrados junto ao Siscomex e Siscoserv em uma mesma nota fiscal de exportação. Normalmente, o serviço é faturado em uma nota separada ou, dependendo do caso, não será emitida nota fiscal (ex.: cliente estrangeiro e serviço prestado no exterior).

 

Efetivação da Data de Embarque

Tipo de Fluxo: Trade-Easy → Logix

Mensagem: ShipmentOfExportInvoice_1_000

Adapter: ADP10030 (Recebimento)

Principais funções relacionadas: Preparação do Embarque (Trade-Easy – Envio)

                                                     VDP90053 – Lib de Alteração da Data de Embarque da Nota Fiscal (Logix)

Observações: Mensagem enviada pelo Trade-Easy ao Logix no momento da finalização do processo de embarque, visando atualizar a data de embarque da nota fiscal no Logix, informação que pode ser verificada na aba Exportação/Embarque do VDP0752 – Notas Fiscais. Esta data será utilizada como critério de seleção das notas fiscais embarcadas no período no momento da rotina de processamento de custos, para movimentar o custo do item vendido da tabela de estoque em trânsito para a tabela de custo do produto vendido.

 

Lançamento Contábil

Tipo de Fluxo: Trade-Easy → Logix

Mensagem: AccountingEntry_1_000

Adapter: ADP10023 (Recebimento)

Principais funções relacionadas: Preparação do Embarque (Trade-Easy – Envio)

                                                     CON6071 – Lib de Integração de Lançamentos Contábeis Trade-Easy x Logix (Logix)

Observações: Mensagem enviada pelo Trade-Easy ao Logix no momento da finalização do processo de embarque, visando registrar a variação cambial que existir entre a data de emissão da nota fiscal (informada no Logix) e a data do efetivo embarque da mercadoria (informada no Trade-Easy). Esta variação é incluída como um lançamento contábil no Logix.

 

Título a Receber

Tipo de Fluxo: Trade-Easy → Logix

Mensagem: AccountReceivableDocument_1_001 (inclusão, alteração, cancelamento)

                    AccountReceivableDocumentDischarge_1_000 (baixa)

                    ReversalOfAccountReceivableDocumentDischarge_1_000 (estorno da baixa)

Adapters: ADP10020 (inclusão, alteração, cancelamento – Recebimento)

                ADP10032 (baixa – Recebimento)

                ADP10036 (estorno da baixa – Recebimento)

Principais funções relacionadas: Preparação do Embarque (Trade-Easy – Envio)

                                                     FIN85111 – Lib de Integração de Títulos a Receber Trade-Easy x Logix (Logix)

                                                     FIN85112 – Lib de Integração de Estorno de Baixa de Títulos a Receber Trade-Easy x Logix

                                                     FIN85113 – Lib de Integração de Baixa de Títulos a Receber Trade-Easy x Logix

Observações: Toda manutenção de títulos a receber é responsabilidade do Trade-Easy e, através destas mensagens, os dados são enviados ao Financeiro do Logix. Estes títulos compreende a inclusão das parcelas de câmbio e a compensação no caso do câmbio antecipado. O processo de criação e baixa do título no Logix é realizado utilizando as funções padrão do sistema, retornando as mesmas mensagens que seriam exibidas na tela caso o título fosse lançado no Logix.

 

Título a Pagar

Tipo de Fluxo: Trade-Easy → Logix

Mensagem: AccountPayableDocument_1_000 (inclusão, alteração, cancelamento)

                    AccountPayableDocumentDischarge_1_003 (baixa)

                    ReversalOfAccountPayableDocumentDischarge_1_000 (estorno da baixa)

Adapters: ADP10022 (inclusão, alteração, cancelamento – Recebimento)

                ADP10033 (baixa – Recebimento)

                ADP10037 (estorno da baixa – Recebimento)

Principais funções relacionadas: Preparação do Embarque (Trade-Easy – Envio)

                                                     FIN80142 – Lib de Integração de Títulos a Pagar Trade-Easy x Logix (Logix)

                                                     FIN80144 – Lib de Integração de Baixa/Estorno de Baixa de Títulos a Pagar Trade-Easy x Logix

Observações: Toda manutenção de títulos a pagar é responsabilidade do Trade-Easy e, através destas mensagens, os dados são enviados ao Financeiro do Logix. Estes títulos compreendem as despesas do processo de exportação, incluindo comissões a remeter. O processo de criação e baixa do título no Logix é realizado utilizando as funções padrão do sistema, retornando as mesmas mensagens que seriam exibidas na tela caso o título fosse lançado no Logix.

 

Transação Bancária

Tipo de Fluxo: Trade-Easy → Logix

Mensagem: BankTransactions_1_000

Adapter: ADP10024 (Recebimento)

Principais funções relacionadas: Inclusão do Contrato de Financiamento ACC/ACE (Trade-Easy – Envio)

                                                     FIN80143 – Lib de integração de movimentos bancários (Logix)

Observações: Mensagem enviada pelo Trade-Easy ao Logix no momento da liquidação do câmbio, referente a captação do contrato de financiamento da Exportação.

 

Registros 85 e 86 do Sintegra

Tipo de Fluxo: Trade-Easy → Logix

Mensagem: SintegraRegister-85-86_1_000

Adapter: ADP10035 (Recebimento)

Principais funções relacionadas: Sintegra (Trade-Easy – Envio)

                                                     SUPM272 – Lib de manutenção da tabela SUP_INFC_EXPORT (Logix)

                                                     SUPM273 – Lib de manutenção da tabela SUP_INFO_EXPORT

Observações: Mensagem enviada pelo Trade-Easy ao Logix para compor as informações dos registros 85 e 86 do Sintegra, obrigação fiscal que pode ser consultada e complementada através da tela OBF1311 – Informação de Exportação.

 

  • Notas:

◦     Os títulos de exportação gerados pelo Trade-Easy e enviados ao Logix são gravados na base de dados com seus valores na moeda corrente, independente da moeda do título, sendo que as principais consultas foram adaptadas para exibi-los em moeda forte:

 ProgramaDescrição




v. 11.00

FIN10050Manutenção de títulos (CRE)
FIN10054Detalhes de títulos a receber
FIN10068Relatório geral (CRE)
FIN10070Relatório de títulos em aberto
FIN10072Comunicação de débito
FIN10084Relatório de conciliação bancária






v. 10.02

CRE0720Saldo a receber e documentos pagos no mês
CRE1125Razão de clientes oficial
CRE1500Documentos em aberto por data de vencimento
CRE1720Consulta ao contas a receber
CRE1840Razão analítica de clientes
CRE1850Diário auxiliar de clientes
CRE3500Consulta de documentos
CRE3640Pagamentos por data de número de documento
CRE3800Conciliação das baixas
CRE4070Demonstrativo de documentos pagos
CRE4860Diário auxiliar de clientes

 

◦     O tráfego das mensagens, seu status e possíveis erros podem ser verificados através do Monitor do EAI (EAI10000).

◦     Após completar o fluxo de mensagens da integração entre o Logix e o Trade-Easy, existe a opção de realizar o Ajuste Contábil no Fechamento de Estoque, onde serão realizados lançamentos de entrada (estorno) na conta de vendas a embarcar ao mercado externo e lançamentos de saída na conta de CPV (Custo do Produto Vendido), todos com base nas transações originais de estoque da venda ao mercado externo (sem alteração das quantidades).

Este procedimento é executado na rotina de Cálculo do Custo Médio/Valorização dos Estoque (CST8610), caso a parametrização das operações de estoque para ajuste contábil das vendas a embarcar ao mercado (SUP1848) estiver preenchida, o que habilita a opção “Ajuste na conta de CPV vendas a embarcar ME?” na tela de Cálculo do Custo Médio.

Optando por esse ajuste, serão selecionadas as notas fiscais embarcadas para o mercado externo no período da execução do cálculo (através da data efetiva de embarque enviada pelo Trade-Easy na mensagem ShipmentOfExportInvoice).

Para seleção das operações de estoque que serão utilizadas neste ajuste, é verificada a data de emissão da nota fiscal: se estiver dentro do período de fechamento do estoque, serão utilizadas as operações de entrada e saída definidas no SUP1848 como “Dentro do Mês”, caso estiverem fora do período, serão utilizadas as operações definidas como “Fora do Mês”. Lembrando que, neste último caso, o custo da movimentação de estoque de saída será recuperado na nota fiscal de origem.

Para atender a esta rotina, existem 3 fontes relacionados no Logix:

SUP1848 – Parâmetros Para Ajuste Contábil das Vendas a Embarcar (Mercado Externo)

CST8610 – Cálculo do Custo Médio

CST8613 – Lib de Ajuste Contábil das Vendas a Embarcar (Mercado Externo)

Limitações / Restrições Gerais

◦     Não é contemplada a baixa de títulos a receber por adiantamento de clientes, sendo que, quando houver esta necessidade, é indicada a utilização de baixa por títulos de crédito.

◦     No Contas a Pagar, a rotina de integração das baixas de títulos está preparada para efetuar unicamente baixas por borderô.

◦     Quando o Pedido de Venda for criado no Trade-Easy e enviado ao Logix, possíveis alterações realizadas no pedido nas telas do Logix não são enviadas ao Trade-Easy.

 

Situações comuns


  • Ao configurar Aplicativo Externo no EAI10000, retorna erro “Erro ao enviar a mensagem pelo canal”:

Verificar se Webservice do Trade-Easy está ativo, se o endereço informado está correto e se está habilitado para acesso.

Verificar se foi cadastrado o De/Para de Empresas no Configurador Protheus (Ambiente / Schedule / Emp.fil Msg. Única).

 

  • Ao enviar mensagens do Logix para o Trade-Easy, retorna erro “WSCERR044 / Não foi possível POST”:

Verificar se Webservice do Trade-Easy está ativo e se endereço está habilitado para acesso.

 

  • Ao enviar uma mensagem assíncrona do Logix para o Trade-Easy, retorna o recibo de recebimento da mensagem (Receipt), mas não há o retorno do processamento (Response):

Verificar se o EAI do Trade-Easy foi configurado para processar as mensagens assíncronas.

 

  • Ao enviar a mensagem de Item (Item) do Logix para o Trade-Easy, retorna erro “Não existe registro relacionado a este código”:

Verificar se código de classificação fiscal informado no Logix está correto e cadastrado como NCM no Trade-Easy.

 

  • Ao enviar a mensagem de Títulos a Pagar (AccountPayableDocument) do Trade-Easy para o Logix, retorna erro “Moeda difere do padrão, o tipo de despesa não permite inclusões em moeda diferente!”:

Acessar cadastro de tipo de despesa (CAP0070 / FIN30056) e marcar a opção “Outra moeda?”.

 

  • Ao enviar a mensagem de Títulos a Receber (AccountReceivableDocument) do Trade-Easy para o Logix, retorna erro “Tipo do título não corresponde a exportação”:

Após certificar que o tipo de título enviado está realmente configurado de forma correta no Trade-Easy, acessar cadastro de tipo de título (CRE0300 / FIN10007) e definir a finalidade do tipo de título como “Título exportação”.

 

  • Ao entrar na tela de Cálculo do Custo Médio/Valorização dos Estoque (CST8610), não é apresentada a opção “Ajuste na conta de CPV vendas a embarcar ME?”:

Certifique-se de completar a configuração do SUP1848, referente as operações de entrada e saída que serão utilizadas na criação dos lançamentos de ajuste.

Checklist de suporte da aplicação

Instalação/Configuração

  • Verificar configuração do webservice Logix e conectividade com webservice Trade-Easy (EAI10000)
  • Certificar-se que a relação entre as empresas Logix e empresas/filiais Trade-Easy está correta no De/Para Empresas (EAI10000) e no Trade-Easy (Configurador)
  • Analisar retorno das mensagens no Monitor do EAI (EAI10000)
  • Conferir preenchimento dos parâmetros descritos no item Instalação
  • Solicitar debug da operação, lembrando que geralmente os clientes terão pelo menos 2 serviços do Logix (1 para o sistema e outro para o EAI).

A análise dos debugs provenientes da integração via mensagem única TOTVS (EAI) possuem 2 pontos importantes para análise:

OcorrênciaProcurar porObservações
Recebimento de Mensagem“XMLWSVCCONNECT INFORMATION”Este é o momento no qual a mensagem enviada pelo Protheus acabou de ser recebida pelo EAI Logix, que verificará a configuração e chamará o respectivo adapter.
Envio de Mensagem“XML TEXTO ORIGINAL”Este é o momento no qual o Logix concluiu a composição da mensagem e realizará o envio ao EAI Protheus. Neste ponto pode ser obtido o conteúdo do XML e serão apresentados possíveis erros retornados do EAI Protheus / SIGAEEC.