Árvore de páginas
Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Criação de índice na tabela RFE (Pré acumulados)

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Serviços

Módulo:

SIGAPON - Ponto Eletrônico

Rotina:

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Informe a(s) rotina(s) envolvidas.

Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas.

 RHUPDPON

Compatibilizador do SIGAPON

Chamados relacionados

TTFYG8

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

TotvsDbAccess

Sistema(s) operacional(is):

Todos

Versões/Release:

11.80

Descrição

Criação de índice na tabela RFE (Pré acumulados) para verificar se não existem as marcações duplicadas. 

 

Importante: 

Quando trata-se de um relógio do tipo REP, o controle é feito pelo NSR.  Desta forma, não há como existir marcações repetidas para o mesmo sequencial. 

Complementando a criação do índice, foram implementadas as seguintes melhorias na rotina de leitura/apontamento:

  • Adicionado no log de ocorrências, a mensagem indicando se as marcações foram adicionadas ou não à RFE, considerando as seguintes condições:
    • Se um determinado arquivo for lido mais de uma vez com as mesmas marcações, no log será detalhado que as marcações do relógio em questão já se encontram na tabela RFE.
    • Se a marcação não for armazenada anteriormente, o log indicará que as marcações foram armazenadas.
  • Anterior à esta alteração, apenas marcações com NSR, superior ao último registro lido seriam armazenadas. Como exemplo, podemos considerar a seguinte situação:
    • Na saída para o intervalo, as marcações são coletadas, porém, não lidas.
    • No fim da jornada é efetuada uma nova coleta.
    • Se, por algum motivo, o arquivo do fim da jornada for lido antes do arquivo da saída para intervalo, as marcações do período da manhã seriam perdidas. 
  • Para a contagem de marcações lidas/gravadas é levado em consideração o grupo de perguntas. Se o contador retornar zerado no log, é necessário verificar se foi aplicado algum filtro no grupo de perguntas.
  • Se o conteúdo do parâmetro MV_GETDIAP for igual a zero, todas as marcações do relógio serão importadas para garantir que não haja perda de registros.

Importante

Antes de executar o compatibilizador RHUPDMOD é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (\PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em ByYou Smart Client, digite informe o RHUPDMOD no campo Programa Inicial e selecione o módulo SIGAPON - Ponto Eletrônico
    Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 15/09/15.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o item 39 - Criação de índice por NSR na tabela RFE.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Após execução do compatibilizador RHUPDMOD execute o Configurador (SIGACFG) ,no Cadastro de Tabelas , verifique que o índice 'C' é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

RFE_FILIAL+RFE_RELSP0+RFE_NUMREP+RFE_IDORG

Descrição:

Filial + Relogio SP0 + Numero REP +  ID. Org .

 

 

Procedimento para Utilização

 

  1. No Ponto Eletrônico (SIGAPON) execute a rotina de Leitura/Apontamento em Miscelânea / Cálculos / Leitura/Apont.marc.
  2. Configure o grupo de perguntas De/Até conforme desejado.
  3. Confirme.
    O log será exibido ao término do processamento.