Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Introdução

A aplicação TAF - TOTVS Automação Fiscal fornece aos ERP's, entre as suas funcionalidades de integração, uma interface de gerenciamento e monitoramento dos eventos de integração. Essa interface visa facilitar o dia-a-dia do administrador de ambiente e/ou usuários em relação as integrações realizadas para o TAF.


Objetivo

Criar uma ligação entre o ERP, de onde as informações foram extraídas, para que seja possível rastrear a origem da informação, além de realizar possíveis manutenções através da interface.

ProdutoTOTVS Automação Fiscal
PaísesBrasil
Bancos de dadosTodos
Índice

Procedimentos para Utilização

Utilização da Interface

O Gerenciador de Integração pode ser utilizado em três momentos distintos.

1) Ao executar manualmente o Job 2 - dois - será exibida uma pergunta no final do processamento. Caso selecione "Sim", será redirecionado ao Gerenciador de Integração.

2) Ao executar manualmente o Job 3 - três - será exibida uma pergunta no final do processamento. Caso selecione "Sim", será redirecionado ao Gerenciador de Integração.

3) Caso utilize os jobs de forma automática ( schedule ), poderá acessar o Gerenciador de Integração através do Menu: SIGATAF -> Miscelânea -> Integrações TAF -> Gerenciador de Integração.

Interface e suas propriedades

Dentro da interface de gerenciamento de Integração podemos encontrar os seguintes containers:

  • Filtros
  • Gráfico Ticket - Por Lote
  • Gráfico Ticket - Por Registro
  • Monitor de Integração
  • Monitor de Validação

Abaixo, pode visualizar a interface em uso. A seguir, o detalhamento de cada container e seus conceitos.


Monitor de Integração

Responsável pelo gerenciamento de TICKET e TAFKEY.

Conceito de TICKET

Trata-se de um código que será gerado no momento da execução do Job 0 - zero ( entenda mais sobre os processos de integração clicando aqui ) e que será gravado na tabela TAFST2, utilizada no mecanismo de integração ( TAFST1 e TAFST2 ).

É gerado a partir de um componente de UUID, gerador de chave única universal, portanto não se repetirá.

O seu objetivo é possibilitar o rastreamento de um lote de registros enviados ao TAF, ou seja, toda vez que um novo processo de integração for executado, independente da quantidade de registros integrados, será gerado um novo TICKET.

Os TICKETS podem ser gerenciados através do Monitor de Integração, conforme imagem abaixo.

Conceito de TAFKEY

Representa uma chave de identidade da mensagem para controle do ERP em futuras consultas, atualizações, etc. Esta identidade (key) tem o objetivo de evitar duplicidades de informações.

É gerado pelo extrator, um para cada registro integrado, e composta por informações do próprio ERP.


Gerenciamento de TICKET e TAFKEY

TICKET

Os TICKET podem ser gerenciados através da própria interface do Monitor de Integração. O botão Excluir executa a exclusão do TICKET, ou seja, de todos os registros que foram integrados ao TAF que estão relacionados ao TICKET selecionado.


Será apresentada uma tela para seleção dos registros que devem ser excluídos no TAF.


TAFKEY

Os TAFKEY podem ser gerenciados através de um duplo clique em um TICKET, dentro do Monitor de Integração, conforme imagem abaixo:

Realiza duplo clique na linha do TICKET


É exibida uma tela com todos os TAFKEY associados a um único TICKET, além do status do registro.


Os registros exibidos na tela acima são baseados nas informações geradas na tabela TAFXERP.


Através de um duplo clique sobre o TAFKEY, é possível visualizar a mensagem de integração enviada para aquele registro, conforme imagem abaixo:

Realiza duplo clique no TAFKEY


É apresentada uma tela com a mensagem de integração enviada, de acordo com o Layout TOTVS ( entenda o Layout TOTVS clicando aqui )

Outras Ações / Habilitar Re-integração

Este recurso permite utilizar a mensagem original e forçar uma nova integração, gerando um novo TICKET mas mantendo o mesmo TAFKEY.

Um exemplo de uso, é a integração com o TAF de uma mensagem de nota fiscal, onde o participante (cliente/fornecedor) utilizado no documentos fiscal não foi enviado previamente, e essa falta de informação forçou o TAF a rejeitar a Nota Fiscal por falta de integridade para que seja corrigido e efetuada uma nova integração. Esse recurso implementado, permite que após o usuário incluir a informação faltante, via integração ou diretamente no TAF, seja possível reutilizar a mesma mensagem da Nota Fiscal e efetuar a integração novamente. 


As mensagens processadas, são as apresentadas em tela que podem ser previamente filtradas - Outras Ações / Filtrar; inclusive a necessidade se dá em mensagens que tiveram falha no processamento da integração.




Mensagem final do processamento com o novo ticket gerado:


Apresentação no Gerenciador de Integração do novo ticket criado.

 

Status de TAFKEY

Abaixo informações sobre os ossíveis status dé registros integrados

  • Registro Incluído: Ocorre quando o registro é incluído com sucesso no TAF.
  • Registro Alterado: Ocorre quando o registro é alterado com sucesso no TAF. Um evento de alteração acontece quando é enviado um TAFKEY que já foi integrado anteriormente.
  • Registro Excluído: Ocorre quando o registro é excluído com sucesso no TAF.
  • Registro Inconsistente: Ocorre quando é encontrada uma inconsistência durante a integração do registro.
    Possíveis inconsistências:

    CódigoDescriçãoObservações
    000001Erro de estrutura, favor verificar o Layout TAF.Ocorre quando a mensagem enviada pelo sistema de origem não comporta as premissas mínimas de estrutura da mensagem no Layout TOTVS de integração.
    000002Filial não cadastrada no Cadastro de Complemento de Empresa do TAF.Ocorre quando o registro enviado está relacionado a uma filial não cadastrada no Complemento de Empresa. Entenda mais sobre o Complemento de Empresa em Cadastre o complemento de empresa
    000003Erro na exclusão do registroOcorre quando a chave da mensagem enviada para exclusão não é encontrada na base de dados do sistema. Entenda mais sobre o registro de exclusão do Layout TOTVS acessando Layout Único Atual, procure pelo registro T999.
    000004Erro de integridade, registro não pode ser excluído.Ocorre quando a chave da mensagem enviada para exclusão já está relacionada a outro registro na base de dados do sistema.Entenda mais sobre o registro de exclusão do Layout TOTVS acessando Layout Único Atual, procure pelo registro T999.
    000005Erro de duplicidade de registro. Clique em Depurar para mais informações.Ocorre quando dentro da mensagem de integração enviada pelo sistema de origem existem registros com chave em duplicidade.
    000006Ambiente Desatualizado. Verifique a atualização de dicionário e repositório de objetos.Ocorre quando o ambiente do TOTVS Automação Fiscal não está atualizado o suficiente para integrar a mensagem enviada pelo sistema de origem.
    000007A operação solicitada no XML está em desacordo com o cenário do registro na base do TAFOcorre quando a operação enviada no XML não pode ser efetuada na base de dados do sistema devido ao status atual do registro. Exclusivo eSocial.
    000008Existem TAG´s do XML com informações duplicadas, a integração não será realizadaOcorre quando dentro da mensagem de integração enviada pelo sistema de origem existem registros com chave em duplicidade. Exclusivo eSocial.
    000009Registro não integrado. Duplo clique para mais informações!Ocorre quando a mensagem enviada possui alguma das seguintes inconsistências: - Campo chave obrigatório não enviado. Exemplo: Mensagem de Documento Fiscal ( registro T013 ) que não possui conteúdo no campo de "Número do Documento Fiscal". - Campo que possui relação de chave estrangeira onde a chave enviada na mensagem não existe na base de dados do sistema. Exemplo: Mensagem de Documento Fiscal ( registro T013 ) onde o Participante enviado ainda não existe na base de dados do sistema. A mensagem detalhada da inconsistência fica armazenada no campo TAFERR da tabela TAFXERP.

    O código da inconsistência fica armazenado no campo TAFCODERR, da tabela TAFXERP.

Monitor de Validação

Disponibiliza as informações geradas na tabela CU0, através do Job 3 - três ( entenda mais sobre os processos de integração clicando aqui ), e possibilita a correção das inconsistências na própria interface, sem a necessidade de acessar o cadastro no Menu do sistema.


Através do botão Visualizar, é possível visualizar as informações do registro em foco na tabela CU0. Entre essas informações, estão o código, descrição e data da inconsistência.

Seleciona a opção Visuzalizar


Tela com dados da incosistência registrada na tabela CU0.


Através do botão Corrigir, é possível ajustar as informações do cadastro pelo próprio monitor de Validação, conforme imagem abaixo:

Seleciona a opção Corrigir.


Visualiza a tela do próprio cadastro e realiza os devidos ajustes.


Salva os ajustes realizados.

Limpar Histórico

Na visão individualizada temos o botão Limpar Histórico que exclui todas as tentativas de integração, esta opção exclui todos os registros estando estes integrados ou não, EXCETO REGISTROS TRANSMITIDOS, deixando apenas o primeiro como referência.

Gráficos

A interface oferece dois gráficos para monitoramento de estatísticas e pendências da integração.


Gráfico Ticket - Por Lote

Indica a quantidade de TICKETS que já foram integrados para o TAF e a quantidade de TICKETS pendentes para integração.

Os TICKETS integrados são aqueles em que o Job 2 - dois - já foi executado e os registros do lote já foram importados ou rejeitados.

Os TICKETS pendentes são aqueles que já foram gerados, o lote já foi preparado através do Job 0 - zero - porém ainda não foi importado para o TAF.


Gráfico Ticket - Por Registro

Indica a quantidade de registros incluídos, alterados, excluídos ou inconsistentes nas integrações realizadas. Suas ocorrências estão detalhadas no tópico Status de TAFKEY.


Filtros disponíveis

A interface oferece um filtro de data, conforme os eventos de integração. Os monitores de integração e validação possuem o campo de data, e podem ser filtrados de acordo com Data De e Data Até.

Campos disponíveis para filtro.

Campos considerados de acordo com o filtro preenchido.



Relatório de Conferência de Integração

Objetivo do Relatório:

Este relatório irá listar todos os erros ocorridos no Processo de Integração do TAF, de acordo com os parâmetros informados pelo usuário. Poderá ser gerado para visualização na tela, em formato PDF, em formato Excel ou enviado via email.


Pré Requisitos:

  • Aplicar o pacote de dicionário do TAF com data de 30/04/2018 ou superior
  • Estar com a rotina TAFTICKET.PRW com data igual ou superior a 30/04/2018.


Menu:

Miscelaneas -> Integracoes -> Gerenciador de Integração/Validação -> Outras Ações -> Exportar Tickets

Figura 1 - Acesso ao Relatório de Conferência




Parâmetros:

Para acessar os parâmetros do relatório clique em Outras Ações -> Parâmetros:

O relatório poderá ser gerado em formato PDF ou excel, para tanto basta selecionar qual a saída desejada na tela de parâmetros (conforme imagem acima).

Figura 2- Tela de Configuração do Relatório

Será exibido um box com os parâmetros disponíveis para o relatório:

Figura 3 - Tela de Parâmetros do Relatório - p.1

Figura 4 - Tela de Parâmetros do Relatório - p.2

Parâmetro

Descrição

Registro De

Informar o código de Registro Inicial que será considerado para filtro do relatório.

Registro Até

Informar o código de Registro Final que será considerado para filtro do relatório.

Data De

Informar a Data Inicial da Integração a ser considerada para filtro do relatório.

Data Até

Informar a Data Final da Integração a ser considerada para filtro do relatório.

Status De

Informar o código de Status Inicial que será considerado para filtro do relatório.

Status Até

Informar o código de Status Final que será considerado para filtro do relatório.

Cod. Erro De

Informar o código de Erro Inicial que será considerado para filtro do relatório.

Cod. Erro Até

Informar o código de Erro tatus Final que será considerado para filtro do relatório.

Considera Última Ocorrência

Informe se deseja listar somente a última ocorrência de erro. Caso seja Sim, só serão listados os últimos registros de erro para Chave(TAFKEY) listada, do contrário todas as ocorrências do TAFKEY que existirem serão listadas.





Impressão do Relatório:


A Saída do relatório informa a data da integração, o número do ticket, a chave, o tipo de registros, a mensagem de integração, a descrição do erro, o código do status e descrição do erro de integração.

Figura 5 - Saída do Relatório de Integração


Campo do Relatório

Descrição

Data

Data da Integração

Ticket

Número do Ticket TAF

Chave

Número da Chave TAF

Tipo

Tipo de Registro

Mensagem

Mensagem de Integração

Erro

Descrição do Erro de Integração

Status

Código do Status da Integração

Cod. Erro

Código e Descrição de Erro da Integração do registro.






  • No labels