Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Conheça as novidades disponíveis da atualização 1.5 do fluig:


Eu quero o fluig 1.5! O que preciso fazer?

Quase nada: você só precisa atualizar, e a atualização para o fluig 1.5 é simples e prática. Clique aqui e saiba mais.

 Clique aqui e veja o histórico de atualizações do fluig

Atualização 1.5.11 - Liberada em 12/09/2016

Atualização 1.5.10 - Liberada em 08/08/2016

Atualização 1.5.9 - Liberada em 20/06/2016

Atualização 1.5.8 - Liberada em 16/05/2016

Atualização 1.5.7 - Liberada em 29/03/2016

Atualização 1.5.6 - Liberada em 12/02/2016

Atualização 1.5.5 - Liberada em 07/01/2016

Atualização 1.5.4 - Liberada em 01/12/2015

Atualização 1.5.3 - Liberada em 26/10/2015

Atualização 1.5.2 - Liberada em 28/09/2015

Atualização 1.5.1 - Liberada em 24/08/2015

BPM

Nova movimentação de tarefas workflow

Conduza os negócios e o dia a dia da sua organização de forma ainda mais fluída e produtiva

Umas das mais importantes interfaces do fluig está de cara nova trazendo um mundo de possibilidades para agilizar o seu trabalho no dia a dia. Além de um novo visual, a nova movimentação de tarefas transformará a sua experiência de trabalho com atividades de processos, aumentando (ainda mais) a sua produtividade. Confira os principais destaques dessa nova interface: 

    • Nunca mais mande suas tarefas para o responsável errado
      Com uma interface simples e intuitiva, movemos a escolha da tarefa e responsável de lugar para garantir a correta execução de cada atividade conforme o processo de negócio, visto que você acaba interagindo com "N" processos diariamente, com fluxos, formulários e responsáveis distintos. Assim, você tomará uma decisão consciente sobre para aonde e para quem a solicitação será enviada. Aquela desculpa "Ah, mandei para o responsável errado" não cola mais hein?

       

    • Mais espaço para formulários
      O formulário é a alma do negócio seu processo workflow. Com isso, repensamos a interface aproveitando cada pixel e garantindo o maior espaço disponível para o seu formulário, expandindo ainda mais as possibilidades de aprimorar o seu negócio através de um formulário usando todos os recursos disponíveis na plataforma.

       

    • Ordem na casa
      Reagrupamos todos os recursos que você já está acostumado em apenas três únicas abas flutuantes: Detalhes, Complementos e Anexos. Agora você tem uma área de trabalho maior, com as informações agrupadas. Demais, não é verdade?



    • Todas as informações em um só lugar
      Na aba Detalhes você tem acesso ao fluxo do processo com o qual você está interagindo e pode conferir as instruções de seu processo, e das atividades de forma simples e rápida. 
      Ah, o seu processo tem muitas atividades? Que tal usar o zoom? Basta usar a rolagem do seu mouse!

    •  
    • Quem, quando, onde?
      Quando essa solicitação foi criada? Quem adicionou esse anexo? Na aba Complementos, além de consultar o histórico da solicitação você ainda pode adicionar observações ricas, formatando o texto conforme a necessidade para dar mais destaque ao seu comentário (sim, agora você tem um mini-editor de texto disponível ao incluir uma observação).

       
       
    • E a minha evidência?
      Faça o upload de arquivos ou documentos do ECM de forma muito mais prática nas suas solicitações. Assim como na Navegação de Documentos, agora você pode arrastar e soltar arquivos também em processos, tornando o upload muito mais fácil. Além disso, você pode adicionar vários documentos de uma só vez como anexo com um único clique. Não, hoje não é 1º de abril.
    •  

Essas novidades são resultado de suas sugestões que armazenamos em nosso banco de sugestões.

Confira como tudo isso ficou bacana na nova movimentação de processos:

 


BPMN 2.0, BPMN 2.0, BPMN 2.0!
Crie processos (ainda mais) avançados no fluig Studio

Ao criar um novo processo workflow, você acabava usando notações BPMN 1.0 pois esquecia de alterar a paleta para BPMN 2.0? Com o fluig Studio 1.5, facilitamos a criação de processos usando notações BPMN 2.0: ao criar um novo processo, você começará a sua modelagem com algumas atividades e swimlanes sugeridas e toda a paleta de notações BPMN 2.0 disponível para uso. Os seus processos avançados criados pelo Studio, agora podem ser avançados e modernos, usando notações BPMN 2.0.

Lembre-se que processos BPMN 2.0 ainda não podem ser editados pela web, apenas pelo Studio.

 


Esse processo estará disponível no Mobile. Esse? Não. Esse também não. Nem esse aqui. Esse processo sim. Pronto!
Selecione quais processos poderão ser executadas através do fluig Mobile

Ao modelar um processo, é imprescindível levar em consideração como será a experiência de uso do processo em um dispositivo móvel. Porém, em processos complexos, o uso via mobile fica comprometido, devido o número de campos de formulário que devem ser preenchidos ou até mesmo a forma como o processo foi modelado. Para não frustrar os fluigers mobile e levar o seu processo workflow a outro patamar, agora você pode selecionar quais processos estarão disponíveis para uso em dispositivos móveis através do fluig Mobile, com apenas um clique.



E depois que atualizar para o fluig 1.5? O que acontece com os meus processos?

Ao atualizar para o fluig 1.5, todos os seus processos estarão desabilitados para uso no fluig Mobile! Lembre-se de acessar as configurações de seus processos e ativar os processos que deseja utilizar em dispositivos móveis. Não se preocupe, com um clique você faz isso.


Central de Tarefas infinita - Ou quase
Saiba quantas tarefas você tem pendente, mesmo se forem muuuuitas 

Agora, na Central de Tarefas aumentamos o limite do contador de tarefas: exibimos até 999. Caso você possua mais de 999 atividades, você tem muito trabalho pendente visualizará 999+ no contador. Sinceramente, esperamos que você sempre mantenha suas pendências em dia e o contador nunca mostre 999+... Se você conseguir essa proeza, mande para nós: euconsegui@suaempresa.fluig.com.

 

ECM

Fluig Connect
Continue conectado no fluig mesmo com o navegador fechado

O fluig 1.5 agora conta com um aplicativo que permite que você, na sua estação de trabalho, continue visualizando notificações, acessando e publicando documentos sem abrir o navegador: fluig Connect. Veja como é fácil continuar conectado com o fluig Connect:

    • Gerenciador de Downloads
      Precisa acessar ou publicar documentos muito grandes? Quer fazer download de toda uma pasta do fluig? Precisa pausar o download de um documento? Com o fluig Connect você pode isso e muito mais!

 

    • Monitoramento de arquivos
      Alterou um documento? Criou um novo documento? O fluig Connect monitora a pasta selecionada para sincronização, e destaca documentos novos ou alterados que precisam ser enviados para o fluig.

 

    • Versione documentos de forma fácil e rápida
      Com o fluig Connect você consegue efetuar o tradicional  check-out e check-in de documentos do fluig, porém, sem abrir o navegador. Baixe o documento, efetue o check-out e após efetuar as edições necessárias, efetue o check-in e libere a nova versão/revisão. Tudo isso sem abrir o navegador.

 

 

    • Fique ligado em tudo o que acontece no fluig
      Está trabalhando no fluig Connect e não quer perder nada do que está acontecendo no fluig? Não se preocupe, o fluig Connect lhe mostrará notificações em tempo real, para você continuar conectado no fluig mesmo com o navegador fechado.
 

Veja como o fluig Connect tornará o seu dia ainda mais produtivo:

 


Webdav fluido
Garanta que você é o único editando o conteúdo de um documento

Para garantir que você é a única pessoa que está alterando um documento, o fluig possui o conceito de check-out e check-in - que você já conhece. Não seria legal se ao editar um documento via Webdav o check-out fosse feito automaticamente? Agora é: com o Webdav fluido, o documento entra em check-out automaticamente, assim que você inicia a edição via webdav:

 


Após finalizar a edição, o documento estará aguardando ansiosamente o check-in para que as suas alterações estejam disponíveis para todos que tem acesso ao documento. E você poderá efetuar o check-in diretamente na pasta onde o documento foi publicado, sem precisar navegar até a pasta Meus Documentos:


 


E o Google Chrome?

Recentemente, o Google removeu a compatibilidade de plug-ins que permitiam interação do navegador com aplicativos externos (chamado de NPAPI). Caso você utilize o Microsoft Office 2013, pode comemorar, pois você não terá problemas. Porém, se você utiliza o Office 2007 ou 2010, será necessário ativar plug-ins NPAPI (se a sua versão do Google Chrome ainda permitir).

Se você não sabe como habilitar esse plug-ins, e o seu sobrinho não está por perto clique aqui.


Agora com senha
Visualize documentos PDFs protegidos no Novo Visualizador Interno

Para assuntos confidenciais, é comum o uso de documentos protegidos que necessitam de uma senha para serem visualizados. No fluig 1.5 você poderá visualizá-los no Novo Visualizador Interno, facilitando o compartilhamento do arquivo - você não precisará mais enviar para os interessados por meios alternativos (e-mail, por exemplo). Envie o documento através do fluig, e defina a segurança somente para quem realmente precisa acessar o documento! Agora você não precisa mais ficar preocupado, pensando: "Será que alguém compartilhou o documento com terceiros?"

 

E claro: o conteúdo do documento só será visualizado após informar a senha correta:

 

Lista Mestra para todos
Calma, não é mais um programa do governo: agora você pode extrair informações de documentos de mais de uma pasta em uma única vez

Sabe aqueles relatórios de documentos por área que você passava horas e horas extraindo as informações de cada pasta, para serem enviados para Auditoria Interna? Agora esse mesmo relatório será gerado em pouco minutos, pois nessa atualização do fluig é possível selecionar mais de uma pasta para extrair as informações de documentos na lista mestra. Acho que você pode ir embora mais cedo na época de Auditoria Interna...

 


Visualize seus documentos ainda melhor
Mais estabilidade, segurança e novos recursos na visualização de documentos

Atualizamos o Novo Visualizador Interno - sim, deixamos ele ainda mais novo. Agora você conta com um melhor desempenho, estabilidade e segurança. Atualize hoje mesmo: entre em contato conosco para realizar a atualização! Em breve você poderá realizar a atualização através do instalador do fluig, aguarde!

Social

Fluig Messaging

Revolucione a comunicação interna de forma unificada

O dia a dia nas empresas é muito dinâmico: diversos projetos em execução, equipes distribuídas geograficamente, necessidade de conectar funcionários à parceiros, funcionários atuando em campo (obras e implantações de projetos por exemplo) e precisam entrar em contato com funcionários da matriz, etc. Como unificar tudo em uma única ferramenta de comunicação, e que não atenda somente o básico - comunicação por texto?




Com o fluig Messaging, você se comunica com toda a sua equipe de forma mais simples e ágil, com a troca de mensagens individuais ou em grupos em qualquer dispositivo. Crie reuniões virtuais e videoconferências, que podem ser acessadas através de dispositivos móveis - smartphones ou tablets - ou através da sua estação de trabalho. 

 

Além disso, você pode colaborar em tempo real em conteúdo multimídia enviado no fluig Messaging, fazendo anotações escritas e faladas e com a possibilidade de publicar diretamente no fluig para guardar o histórico do que foi debatido. E claro, você também pode compartilhar documentos publicados no fluig nas conversas individuais ou em grupo. Confira:

 

O fluig Messaging pode ser utilizado na web e em dispositivos móveis - smartphones e tablets. Baixe agora:


     


Ah, já falei que temos um plano gratuito?

Se interessou?

Faça o seu pedido na fluig Store HOJE mesmo! Para uso intenso, recomendamos adquirir o pacote ilimitado - 3x mais barato que ferramentas similares no mercado.

Os detalhes do fluig Messaging você encontra aqui.


Se você não participou do Universo TOTVS 2015, confira a apresentação de lançamento:


E o fluig Meetings?!

O fluig Messaging é a evolução do fluig Meetings, pois reuniões virtuais é um recurso complementar ao recurso de envio de mensagens ricas - individuais ou em grupos - com conteúdo multimídia.

Não se preocupe: se você adquiriu o fluig Meetings e atualizou para o fluig 1.5, você já tem o fluig Messaging! Acesse o "Painel de Controle > Colaboração > Messaging" e habilite o o recurso de conversas - o recurso de reuniões já estará habilitado.


Sua estratégia em um tabuleiro
Capacite, desenvolva e engaje os funcionários da sua empresa criando um jogo corporativo baseado em suas atividades cotidianas

Baseado em regras e recompensas, a gamificação permite criar uma competição corporativa dentro de uma organização com diversos objetivos, utilizando conteúdos e ações da plataforma fluig para acumular pontos, atingir as metas definidas e subir no ranking. Com os jogos corporativos é possível engajar os profissionais, aumentar a produtividade e a qualidade das atividades realizadas nas áreas da empresas que estão jogando. Com isso, a partir do senso de competitividade, e de maneira lúdica, os profissionais são estimulados a realizarem seu trabalho de uma forma mais eficiente e com a possibilidade de acompanhar cada evolução na execução de suas atividades.

O fluig Gamification possui uma série de widgets para você acompanhar de vários ângulos o andamento da sua competição corporativa:

    • Ranking
       

    • Nível e experiência
       
    • Conquistas
       
    • Troféus
       
    • Perfil de conquistas


    • Matriz de conhecimento
       


Calma, ainda tem mais: liberamos na API Pública fluig cerca de 100 novos serviços (não, você não leu errado) para você criar widgets ainda mais ricas e exclusivas para o seu jogo corporativo!

Veja como você pode trabalhar brincando: 

 

Ficou interessado?

O fluig Gamification é G-R-A-T-U-I-T-O (por enquanto). Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado: acesse a fluig Store e faça já o seu pedido!

Confira os primeiros passos na Gamificação e não esqueça de acessar ao treinamento e-learning disponível na academia virtual.


Foca no trabalho, foca no trabalho
Agora você pode responder formulários e enquetes sem acessar a comunidade

No dia a dia, quanto maior o foco mais rápido você finalizará determinada atividade. Qualquer desvio de atenção fará com que você leve mais tempo do que imaginava, e isso pode acabar atrasando o seu planejamento. Para você obter uma maior engajamento ao criar formulários e enquetes, é possível respondê-los diretamente da timeline ou pela Central de Notificações! Você não será mais redirecionado para a comunidade para responder o formulário ou enquete. Está movimentando uma solicitação workflow? Está publicando documentos? Sem problemas, você poderá responder o formulário ou enquete rapidamente e depois continuar o que você estava fazendo. Mó bacana!

 

Compartilhe links facilmente
Essa novidade ficou tão bacana que não poderíamos deixar de compartilhar com você

Em algumas situações, precisamos da informação de forma rápida e fácil. Pensando nisso, compartilhar conteúdo no fluig ficou ainda mais fácil. Compartilhe documentos, publicações, artigos e formulários com apenas um clique. Deseja copiar o link de um documento? Um clique. Deseja compartilhar uma publicação em outra comunidade? Um clique.

 

Dê um clique no vídeo e veja com seus próprios olhos:  

 

Deseja complementar o conteúdo compartilhado?
Adicione um comentário! 

No fluig 1.5, compartilhar conteúdos está ainda mais fácil, certo? E se você gosta de adicionar comentários ao compartilhar um conteúdo, você vai compartilhar essa novidade com todo mundo: melhoramos a experiência de visualização de comentários em conteúdos compartilhados também. Agora, você pode visualizar o comentário diretamente da Central de Notificações, sem precisar acessar o conteúdo compartilhado. Se você não compartilhar essa novidade com ninguém é maldade

 


Menções em um piscar de olhos
Mencionar indivíduos ou comunidades está 30% mais rápido agora

Ao criar uma nova publicação ou comentar uma publicação já existente, você pode mencionar seus colegas de trabalho e comunidades, quando necessário, para enriquecer ainda mais uma publicação. E agora, para você não desistir de mencionar ficar esperando, conseguimos deixar 30% mais rápido. Fantástico, não?




Andando nas nuvens
Segmentação de comunidades e contatos por interesse

Administre suas Nuvens de Relacionamento com nosso novo painel administrativo. Tem uma comunidade e quer saber em quais nuvens ela está associada? Agora, no Painel de Controle > Colaboração > Comunidades, você tem acesso a lista de nuvens da comunidade e você pode associar esta comunidade a novas nuvens em poucos passos. Ficou muito mais prático agora! 

 

Se você deseja conhecer melhor as Nuvens de Relacionamento do fluig, clique aqui.


Clicou, apareceu
Tenha uma melhor experiência para visualizar suas notificações

Lembra das vezes que você tinha várias notificações não lidas e estava ocupado para vê-las com calma, mas, você acaba passando o mouse na Central de Notificações e acabava parando e vendo as notificações? Agora você só verá suas notificações ao clicar na Central de Notificações - passando somente o mouse elas não serão mais exibidas.


 


Assim, você não verá suas notificações por "acidente", podendo vê-las com mais tempo assim que você colocar todas as suas tarefas em dia. Não precisa agradecer... dessa vez.


Organize artigos e formulários em PASTAS
Organizar artigos e formulários está ainda melhor

Conseguimos simplificar ainda mais a forma que você organiza seus artigos e formulário. Agora, você classifica através de PASTAS, e não mais categorias. Com isso, você ganha todos os recursos que uma pasta possui: definição de segurança - acesso e permissões, aprovação, propriedades herdadas e muito mais! Aprimore a organização de artigos e formulários hoje mesmo (após atualizar para o fluig 1.5, claro)


Qual publicação foi a mais popular?
Ordene de acordo com a qualidade de apoios

Sabe aquela promoção bacana que a área de RH fez onde a publicação com maior número de apoios ganha, e você ficava na expectativa para saber se a sua publicação foi a vencedora?

Agora você pode saber se foi o ganhador antes de esperar a divulgação oficial: com a ordenação por quantidade de apoios você conseguirá acompanhar a disputa em tempo real. E se o RH utilizou os Eventos Sociais, a promoção ficará ainda mais fluída!

  

Artigo mudo
O seu artigo só será compartilhado quando você quiser

Divulgue e compartilhe seus artigos com riqueza no conteúdo, direcionado para o público desejado. Deseja lançar uma nova campanha interna, e quer deixar tudo pronto antes? Sem problemas, ao publicar um artigo você escolhe quando ele será divulgado na comunidade, pois removemos a publicação automática que era criada ao publicar novos artigos.

LMS

Compartilhe conhecimento
Agora a plataforma conta com e-learning interativo

A sua plataforma de produtividade e colaboração, além de permitir uma gestão unificada de processos, documentos e identidades em um só local de forma segura e colaborativa, agora conta com um novo card: LMS.

O que é um card?

Card é um conjunto de recursos voltados para atender uma área ou necessidade de negócio dentro da plataforma fluig. A plataforma possui 10 cards, para atender todas as necessidades da sua empresa.

O que é LMS?

LMS - Learning Management Systems (também conhecido como SGA - Sistema de Gestão da Aprendizagem), são ferramentas que permitem o ensino e aprendizagem de forma virtual ou semi-presencial.


O fluig LMS permite disseminar o conhecimento da sua empresa, através de dois grandes pilares: Gestão do Aprendizado e Gestão de Avaliações.

A Gestão do Aprendizado permite gerenciar e acompanhar a execução dos e-learnings disponíveis, como está organizado o catálogo de auto-aprendizado da sua empresa, dividir as turmas conforme o conhecimento necessário e como será o acompanhamento das turmas - instrutor, tutor, etc. Tudo isso de forma moderna, pois tudo ocorre em um ambiente colaborativo, através dos recursos sociais do fluig que você já utiliza diariamente.

Não basta só disponibilizar conhecimento através de treinamentos: é necessário aferir se os profissionais da sua empresa (seus "alunos"), estão realmente adquirindo todo conhecimento disponível no catálogo. Com a Gestão de Avaliações do fluig LMS, mensure de forma rápida e eficaz a evolução da disseminação do conhecimento na sua empresa e identifique as necessidades de treinamento de sua equipe, criando avaliações baseadas no banco de questões e com níveis de dificuldade distintos.

Ainda tem mais. Confira os principais recursos disponíveis no fluig LMS:

    • Conhecimento organizado
      Crie o catálogo de treinamentos com suporte a múltiplos conteúdos, defina pré-requisitos, pré e pós avaliações, nota mínima e emissão de certificados conforme a necessidade.

    • Guia de Aprendizado
      Como forma de guiar os estudos e garantir que o conhecimento está sendo repassado da forma correta, crie Trilhas de Aprendizado. As Trilhas de Aprendizado permitem ordenar diversos treinamentos ou outras trilhas em uma sequência lógica de objetivos.

    • Foi aprovado? Emita um certificado!
      Não deixe passar em branco: para cada treinamento disponível no catálogo, crie um certificado através do nosso editor online. Assim, seus alunos poderão mostrar para todos que foram aprovados - quem nunca desejou pendurar um certificado de treinamento na parede do escritório?

    • Coloque o conhecimento de seus alunos à prova, literalmente
      Para as avaliações, crie um banco de questões e organize por tópicos. São diversos tipos diferentes de questões e tipos de visualização:

      • Tópico

      • Múltipla Escolha 

      • Objetiva/Lista Suspensa 

      • Lacuna

      • Escala/Valor 

      • Correlação/Multivalorada 

      • Dissertativa 

      • Ordenada


    • Evite fraudes: crie provas únicas para seus alunos
      Não se preocupe, no fluig LMS as avaliações são configuráveis, permitindo definir seleção aleatória de questões com base em regras de filtro e dificuldade, notas, feedback, autocorreção e revisão.


    • Deixe tudo planejado e depois confira o desempenho de seus alunos
      Crie pendências de aprendizado para seus alunos através do agendamento de avaliações, definindo um prazo de execução.

    • Meça, compare, aprimore!
      Obtenha estatísticas de respostas sobre questões, avaliações ou agendamentos de cada avaliação realizada.

    • Avalie seus alunos de todas as formas
      Defina o fluxo de correção para questões dissertativas. Isso mesmo: no fluig LMS você não está limitado somente a questões objetivas.

    • Vem, gente
      Com os Eventos Colaborativos é possível organizar eventos multisessão, tanto presenciais quanto on-line, com controles de lotação de sessão, controle de presença e criação de atas.

    • Cada um no seu quadrado
      Faça o controle de seus alunos e do conhecimento disponível através do catálogo de Disciplinas e Turmas. Esse catálogo dá suporte a tópicos de aprendizado e diversos tipos diferentes de atividades, incluindo conteúdos, avaliações, treinamentos, atividades extraclasse (individual ou em grupo).

    • Gerenciamento fluido
      Através de Turmas-Modelo, faça a gestão das atividades e conteúdos de várias turmas de forma centralizada e eficiente, com múltiplos perfis de aplicação para uma mesma disciplina.

    • Na ponta do mouse lápis
      Com o Controle de Contas e Créditos, nunca foi tão fácil aprovar e gerenciar o consumo de matrículas em treinamentos, trilhas e turmas na sua empresa.

    • Qual o perfil?
      Com a distribuição de habilidades alcançadas na conclusão de atividades pedagógicas, conheça o perfil de conhecimento de seus alunos.

    • Migre para o fluig LMS
      Não se preocupe: ao migrar para o fluig LMS, você pode trazer todo o conhecimento disponível na sua ferramenta antiga de e-learning! O fluig LMS é compatível com SCORM 1.2.

      SCORM? É de comer?

      Não. SCORM (Sharable Content Object Reference Model) é um conjunto de definições e especificações para e-learnings baseados na web. 

      Simplificando: SCORM é um padrão de mercado que o LMS já suporta, para que o fluig seja sua interface única também para a gestão de aprendizado na sua empresa

    • Tran$$$forme conhecimento
      Não deixe o seu treinamento disponível somente na sua empresa: expanda para mais alunos através da fluig Store! Você pode distribuir os treinamentos de temas em comum para outras empresas através da fluig Store - de forma gratuita ou paga, você que escolhe. Além de distribuir os seus treinamentos na fluig Store, você pode ter acesso à diversos novos treinamentos também.



    • Mas eu não quero esse card. Humpf.
      Sem problemas, no fluig você define quando usar um card. Usando o mecanismo de permissões do fluig, retire as permissões de todos nos itens de aprendizado. Assim seus fluigers só receberão a novidade quando você quiser.


E o melhor: você não paga nada a mais para ter o fluig LMS. Atualize para o fluig 1.5 e pronto: o LMS estará à sua disposição.

Bom, um vídeo vale mais que mil palavras confira uma visão geral do fluig LMS:

 

Plataforma

Não fique para trás!

Se torne um expert na plataforma e todas as suas novidades

O treinamento do fluig está atualizado com todas as novidades lançadas no fluig 1.5. Não perca tempo e seja um fluig Certified Professional HOJE mesmo!

Além disso, estão disponíveis novos treinamentos, confira:

    • fluig Connect
    • fluig LMS - Treinamento exclusivo

    • fluig Analytics

    • fluig Gamification


Validações ágeis em formulários de processos 
Dê trabalho para o servidor quando é realmente necessário

Em algumas situações é necessário efetuar validações simples em formulários de processos, onde não é necessário consultar datasets ou sistemas externos ao fluig, por exemplo. Para tornar essas validações simples ainda mais rápidas, criamos uma nova técnica, onde a lógica que você desenvolveu sob a plataforma será executada na própria interface do fluig - não será mais executada no servidor, como era feito antigamente.

Essa técnica é altamente recomendada para situações em que é necessário efetuar validações apenas com os dados informados no formulário pelo indivíduo - como o preenchimento obrigatório de campos. A vantagem dessa técnica é uma maior velocidade, deixando a movimentação de processos mais ágil, ainda mais no fluig Mobile, pois é uma requisição a menos que o aplicativo precisa fazer em redes de telefonia móvel (3/4G).

Fique sabendo!

Os detalhes desta técnica você acompanhar aqui, divirta-se e aproveite!


Hey, fechar as aspas!
Identifique erros de sintaxe em seu código antes de enviar para o fluig

Quem nunca encontrou uma situação não prevista em um processo, formulário ou evento devido à algum erro simples de sintaxe de código, que acabou passando despercebido ao enviar para o fluig? Um ponto e vírgula faltando, aspas sem fechar, etc.

Agora, com o fluig Studio 1.5 você não terá mais esse problema, pois somente eventos desenvolvidos no fluig Studio que estiverem com sintaxe correta serão enviados para o fluig. Caso tenha algum erro de sintaxe, o fluig Studio lhe avisará.


Old school 
Aumentamos a compatibilidade do fluig Studio

Você não está mais restrito à usar o fluig Studio sincronizado com a atualização do fluig. Ex. fluig 1.5.0 com fluig Studio 1.5.0.

A partir do fluig Studio 1.5.0, aumentamos as versões compatíveis: você pode utilizar a última atualização do fluig Studio com uma atualização não tão recente do fluig. Por exemplo: você poderá desenvolver apps com o seu fluig 1.5.0 e o seu Studio 1.5.2 sem problema algum. Suportamos até 4 atualizações de diferença. Usando o último exemplo, quando sair o fluig Studio 1.5.5 você precisará atualizar o fluig para continuar desenvolvendo apps.

 


Login personalizado
Deixe o fluig sintonizado com o identidade visual da sua empresa

Agora você pode personalizar ainda mais o fluig: utilize o seu logo na página de login - inclusive na tela de login dos aplicativos mobile.

 

É muito fácil: clique aqui e saiba mais!


Dê nome aos bois ao seu portal
Não precisa chamar de "fluig"

Uma boa estratégia para engajar os funcionários da sua empresa e viralizar o uso do fluig, é criar um apelido para a plataforma, com algo que seus funcionários estejam acostumados. Por exemplo, o apelido pode ser o nome do antigo portal ou intranet que você substituiu pelo fluig, o nome do comunicado interno que era enviado por e-mail até ser migrado para as comunidades do fluig, etc. E com o fluig 1.5 você consegue personalizar a aba do navegador, alterando o título e o ícone que é utilzado, conforme a sua estratégia:

 

Para personalizar a aba do navegador, é mais fácil que tirar doce de criança muito fácil, confira:

 

Personalizando a aba do navegador, o logo da página de login e criando um tema personalizado (Painel de Controle > WCM > Temas), será amor à primeira vista entre os funcionários da sua empresa e o fluig, pode acreditar.


Personalize o aviso mobile
Adicione a sua identidade visual também

O fluig possui apps nativos para as principais plataformas móveis do mercado - iOS (iPhone/iPad), Android e Windows Phone. Ao acessar o fluig no navegador do dispositivo móvel de alguma dessas plataformas, você é avisado que existe um app disponível na respectiva loja de aplicativos.


    E agora você pode personalizar essa página também! Clique aqui e veja como personalizar hoje mesmo.


    Por onde eu começo?
    Acelere o desenvolvimento de seus apps no fluig

    Você sabia que é possível começar o desenvolvimento de apps para o fluig a partir de um projeto de exemplo? Não? Acesse agora http://bit.ly/Samplesfluig e não começe mais do zero! Sentiu falta de um exemplo? Fale conosco!


    Cookbooks fluig
    Com um passo a passo fica mais fácil

    Precisa configurar algo avançado no servidor do fluig e não sabe como? Agora você não precisa mais procurar no Google entrar em contato com o Suporte fluig: acesse agora http://bit.ly/Cookbooksfluig. Sentiu falta de algum cookbook fluig, ou tem uma sugestão? Fale conosco!


    Nova página de login
    Style Guide, é você?

    Sim, a página de login do fluig é a mais nova interface que utliza o fluig Style Guide. Agora para acessar o fluig você conta com uma página ainda mais moderna, responsiva e muito mais bonita do que já era antes:

     

    P.S.: O que você está esperando para usar o fluig Style Guide?


    Desenvolva ainda mais: com vocês, o fluig SDK
    Aumentamos a gama de possibilidades de desenvolvimento sobre a plataforma

    Além da API pública e de todos os recursos disponíveis para desenvolvimento na plataforma, você, desenvolvedor fluig, agora tem ainda mais poderes e recursos no desenvolvimento de apps. Com o fluig SDK, você pode aprimorar suas aplicações desenvolvidas em Java adicionando recursos da plataforma fluig.

    Aprimore suas aplicações Java hoje mesmo: clique aqui e sabia mais sobre o fluig SDK. 

    Ah, você usa outro linguagem invés de Java? Fale conosco e sugira novas tecnologias!


    Mais componentes de negócios
    Novos sabores disponíveis no fluig Style Guide

    Criamos novos componentes exclusivos para acelerar o desenvolvimento de seus apps corporativos. Crie interfaces reaproveitando componentes utilizados na plataforma: além de acelerar o seu desenvolvimento, o seu app terá a mesma cara do fluig. Sensacional, não? Veja os novos componentes:

      • Compartilhe conteúdo
        Compartilhe uma publicação ou simplesmente copie o link para a área de transferência com mais facilidade e simplicidade, através duas opções: Compartilhar e Copiar link. 
        Ao compartilhar, onde você escolhe na mesma interface com quem deseja compartilhar - ao preencher o campo exibimos algumas sugestões para facilitar a sua vida. Ah, também exibimos um preview do conteúdo que será compartilhado. E o copiar link.. Entendeu, né?
        Use esse componente de negócio hoje mesmo!

      • Converse em qualquer lugar
        Não é um sonho integrar seu app com o fluig Messaging: é uma realidade! Essa integração traz maior agilidade, pois em tempo real você pode iniciar uma conversa individual ou em grupos, podendo também iniciar reuniões. Ao criar uma nova conversa em seu app, será criada uma notificação do fluig, como se a conversa tivesse sido criada pela interface do fluig - mas na verdade, ela foi criada pelo seu app. Muito bacana!
        Integre seu app com o fluig Messaging AGORA!

      • Foca no trabalho, foca no trabalho
        Umas das novidades do card Social do fluig é a possibilidade de responder enquetes e formulário de qualquer lugar, sem acessar a comunidade. Porém, ainda tem mais: você pode reutilizar essa novidade em seus apps, pois lançamos essa novidade como um componente de negócio também!
        Se interessou? Clique aqui e conheça este novo componente.

      • Selecione comunidades
        Nesta atualização do fluig você pode turbinar seus apps utilizando o componente de Seleção de Comunidades. Com poucas linhas de código você tem disponível uma seleção com todas as comunidades disponíveis no fluig.

    P.S.: O que você está esperando para usar o fluig Style Guide?


    Timeline estendida?
    Confira este guia especial para você conseguir atualizar seu código e aproveitar todas as novidades desta atualização do fluig

    Se você estendeu o widget de Timeline do fluig e adicionou novos recursos, clique aqui confira o nosso guia para aproveitar todas as novidades disponíveis neste widget do fluig 1.5!

    Recomendamos seguir o guia antes de atualizar para o fluig 1.5, para que você tenha uma atualização fluida.


    Novidades no fluig Style Guide 
    Faça chuva ou faça sol, tenha uma certeza: estamos trabalhando em novos componentes para o fluig Style Guide

    Nesta atualização do fluig o Style Guide está repleto de novidades. Confira as principais:

      • Miscellaneous
        Nesta nova categoria você encontra todos as novidades em componentes já existentes e algumas novidades, como o som de notificação!

      • Precisando destacar visualmente o conteúdo? 
        Com o novo componente Carousel é possível exibir de forma mais atrativa e elegante suas imagens, similar à uma apresentação de slides, podendo parar, avançar e retornar entre imagens. Além disso, permite criar links para conteúdos externos, se necessário.

      • Quem é chefe de quem?
        Se você precisa montar um organograma da sua empresa, esse componente é exatamente o que você precisa. Inclua nome, foto e cargo de cada profissional ou outras informações usando um template. No modo de visualização é possível exibir ou esconder um nível, permitindo uma navegação completa na hierarquia da sua empresa.

      • Facilite o preenchimento
        Com o componente Autocomplete, você otimiza seus apps auxiliando o preenchimento de campos, exibindo sugestões conforme o conteúdo informado no campo. Você pode usar este componente com dados do fluig - comunidades, documentos, etc - ou outros dados, como estado, cidade, bairro, etc. 
        E mais: este componente é baseado em um template, com suporte à imagens de miniatura, texto adicional e muito mais!

      • Onde clica?
        Nesta atualização do fluig, padronizamos os links (tag HTML <a>), melhorando sua exibição para tornar mais claro as áreas de interação disponíveis. Confira nossas recomendações para utilizar a nova padronização - ainda não substituímos todos os links para você adequar seus apps, fique ligado! 

      • Muito mais ícones
        Para lançar todas as novidades do fluig 1.5, precisamos criar novos ícones. E você também pode utilizá-los, pois somos muito legais eles estão disponíveis no Style Guide também. Confira: http://style.fluig.com/icons
         
      • Yes, we have badges
        Você pode aprimorar suas interfaces exibindo informações contextualizadas através de badges (selos). Defina cores personalizadas, use em outros componentes do Style Guide baseado em templates... Dê asas à sua imaginação app!

      • 1, 2, 3, ... 99, 100
        O componente Counter foi reconstruído, simplificado e melhorado para se ajustar conforme a área de uso. Aceita mais casas decimais sem prejudicar o layout e sua estrutura HTML está mais simples, para permitir seu uso em layouts dos mais variados.

      • Dê o destaque desejado
        Estão disponíveis novas classes CSS de tipografia para oferecer mais flexibilidade no desenvolvimento de seus apps no fluig, para auxiliar casos onde é necessário destacar ou diferenciar determinado bloco de texto. Essas novas classes ajudam a transmitir melhor a mensagem, fazendo uso de cores que contextualizam o texto, enfatizam uma informação ou diminuem o contraste quando necessário.

      • trec, trec, trec
        O Popover, componente que você já conhece e utiliza, agora permite o uso de conteúdo com scroll. Utilize conteúdos extensos sem se preocupar!


    Style Guide em todo o lugar
    Mais interfaces foram adaptadas

    Nesta atualização do fluig, realizamos mais algumas pequenas adequações para o fluig Style Guide em toda a plataforma. São pequenas adequações, mas que deixam a interface ainda mais leve e fluida. Veja que lindo como ficou:


    Mais tempo para você atualizar sua plataforma
    Planeje com calma com a atualização da sua plataforma

    O fluig está em constante evolução. Para garantir que todos os fluigers sejam notificados quando uma nova atualização está disponível, é exibido, na própria plataforma, um aviso de atualização pendente. Agora, o aviso de atualização pendente só é exibido para todos após 30 dias do lançamento da última atualização. Antes de 30 dias, somente os administradores serão notificados. Com isso, você pode planejar com calma a atualização, antes que os fluigers da sua empresa entrem em contato com você pedindo as últimas novidades lançadas do fluig.


    Virtualização fluida
    Agora você pode utilizar o fluig em servidores Hyper-Virtualizados

    Sim, você pediu e nós escutamos: com o fluig 1.5, você pode utilizar ambientes virtualizados utilizando Hyper-V como servidor de virtualização.



    Para evitar possíveis instabilidades e ter uma virtualização fluida, confira as nossas recomendações ao utilizar o Hyper-V como servidor de virtualização: clica aqui, anda.


    Queremos ouvir você
    A sua opinião é MUITO importante para nós!

    Provavelmente, quando você está utilizando o fluig você gostaria de enviar um comentário sobre a plataforma, para sugestões e elogios. Porém, na hora você está ocupado e deixa para enviar o comentário depois, mas quase sempre acaba esquecendo... Certo?

     

    Agora, você pode enviar sugestões, elogios, etc, através da própria interface do fluig, enquanto está executando suas tarefas diárias. Veja:

     

    Pronto! Viu como é fácil? Já enviou um comentário? E agora? E agora?

    Hey

    Esse recurso está disponível apenas para administradores do fluig.


    API pública
    Uma infinidade de novos serviços disponíveis

    Calma, querido desenvolvedor fluig: não esquecemos de você! Já estava achando que esquecemos, não é? tsc, tsc...

    São tantos novos serviços que é melhor você conferir com seus próprios olhos para não achar que é mentira: http://api.fluig.com.


    Qual o endereço mesmo?
    Nunca mais esqueça o endereço dos serviços SOAP do fluig

    Está mais fácil visualizar a lista de serviços SOAP do fluig. Acesse http://<servidor>:<porta>/services. Bem mais fácil, não?

     


    Quem está acessando?
    Acompanhe o número de indivíduos conectados

    O fluig permite extrair estatísticas de uso em tempo real, através do Google Analytics. Provavelmente você tinha esquecido, pois lançamos essa novidade à algum tempo... Mas, criamos um guia para você aproveitar esse monitoramento e extrair estatísticas. Clique aqui e confira. 

    WCM

    Troque o layout do seu portal
    Liberte a sua criatividade

    Você vai lançar uma nova campanha interna, e deseja mudar o layout da página inicial do fluig ou de uma comunidade para dar mais destaque ao banner da campanha? Você deseja adicionar mais slots no Portal do Fornecedor que você desenvolveu no fluig? Com o fluig 1.5 é possível alterar o layout de páginas e páginas de comunidades. E se você não gostar do novo layout ou deseja retornar ao layout antigo, você pode restaurar a versão da página com o layout anterior.

     

    Não se preocupe, todos os seus widgets serão organizados da melhor forma possível no novo layout escolhido. É sério:

     


    Layouts flexíveis 
    Deixe seu portal com a sua cara

    A criação de layouts para páginas do fluig WCM está ainda mais flexível. Nesta atualização do fluig você pode decidir se deseja utilizar o cabeçalho, menu, rodapé e como será cada slots, através da biblioteca WCM, disponível na criação de slots. 

    Creio que você curtiu a novidade e pensou: "Legal, mas eu quero criar a minha biblioteca reaproveitando elementos que pretendo utilizar em várias páginas do portal que estou desenvolvendo no fluig. E agora?"

    Agora? E agora você clica aqui e confere como criar a sua biblioteca, além de outras novidades. Anda, clica. Ah, também listamos as melhores práticas para exibir e ocultar títulos de widgets em slots.


    Que tal um endereço personalizado?
    Defina qual será o endereço para acesso

    Com o fluig 1.5 você consegue criar endereços de acesso personalizados por página ou comunidade. Ideal para facilitar o acesso ou para migrar portais desenvolvidos em outras ferramentas para o fluig, sem que ninguém perceba. O novo endereço pode ser simulando uma nova página - suaempresa.fluig.com/talentos - ou pode ser um subdomínio também - talentos.fluig.com.

     

    Pretende personalizar subdomínios?

    Ao utilizar um subdomínio para personalizar o acesso para páginas e comunidades, certifique-se de realizar as configurações necessárias no domínio utilizado (DNS) para que seja possível utilizar o subdomínio desejado. Entre em contato com o Suporte Técnico ou o Departamento de TI da sua organização para um redirecionamento fluido.


    Walkthrough: Criando portais e widgets com o fluig WCM
    Crie seu portal no fluig HOJE mesmo

    Você deseja criar um portal com o fluig WCM e não sabe como, não sabe por onde começar? Confira o passo-a-passo com casos de uso reais e exemplos de código, atendidos com os recursos de desenvolvimento disponíveis na plataforma.

    Clique aqui e confira. Desenvolver para o fluig nunca foi tão fácil! 


    Kit Intranet
    Crie um portal para sua empresa com dados publicados no fluig

    Com o fluig 1.5 lançamos um passo-a-passo para os desenvolvedores da plataforma criarem portais com o fluig. Ok, e quem não é desenvolvedor, o que ganha com isso? Quem não é desenvolvedor tem um novo app gratuito (sim, mais um) disponível na fluig Store: Kit Intranet

     

     Abandone comunicados em murais, e-mails, etc. Use o fluig:

     

     

    Não perca tempo

    Acesse a fluig Store e faça o seu pedido hoje mesmo. Se você possui um time técnico e deseja evoluir o Kit Intranet, baixe o código-fonte aqui. Aproveite, oferta gratuita por tempo limitado, não perca!

    Tive uma ideia, e agora?

    Substituindo os tradicionais comunicados em murais, e-mails e outros meios por algo mais moderno como o Kit Intranet, creio que surgirão algumas ideias, por exemplo:

    • Vou criar um portal de notícias para os meus fornecedores e parceiros, usando as páginas públicas do fluig!!!
    • Vou buscar os aniversariantes da minha empresa em outro sistema que mantenho essas informações...
    • Seria legal ter um RSS das notícias da minha intranet...

      E por aí vaí...

    Pensando nisso, além de disponibilizar a documentação de como criar portais com o fluig, liberamos o código-fonte do Kit Intranet. Ou seja, qualquer ideia que você tiver para evoluir o Kit Intranet, fique à vontade. Esse é mais um componente da fluig Store para acelerar a implantação do fluig na sua empresa. Você não tem limites com o fluig!

    Tem ideia mas precisa de apoio para evoluir o Kit Intranet? Entre em contato HOJE mesmo: propostas@fluig.com.



    Novo widget: busca por conteúdo
    Busque, busque, busque!

    Agora o widget de busca do fluig pode ser utilizado em qualquer lugar! Em comunidades, páginas, páginas que utilizem layouts personalizados, enfim, onde você quiser!

     


    Gerencie empresas facilmente
    Qual era o parâmetro mesmo? 

    Quando o fluig está integrado ao fluig Identity (se você quer integrar e não sabe como, clique aqui), era necessário acessar um endereço com alguns parâmetros para conseguir acessar o gerenciamento de empresas, com o usuário wcmAdmin. Agora, ficou muito mais fácil, acesse "/wcm": http://<servidor>:<porta>/wcm. Voilá.


    Novos snippets WCM
    Acelere (ainda mais) o seu desenvolvimento 

    Selecione, arraste e solte: pronto. Você já aprimorou o seu app para o fluig WCM sem digitar uma linha de código - nós fizemos isso por você, através dos vários exemplos de código que disponibilizamos no fluig Studio 1.5. Nâo perca tempo desenvolvendo funções básicas: selecione, arraste e solte; selecione, arraste e solte!


     

    Crie dados de exemplos 
    Que tal criar dados de exemplos para seus widgets?  

    Nesta atualização do fluig é possível desenvolver widgets ainda mais ricas, e não estamos falando dos Style Guide (dessa vez). Agora, você pode implementar lógicas que serão executadas ao ativar e desativar componentes, através do Painel de Controle do fluig. Com isso, você pode criar dados de exemplo quando seu widget é ativado, podendo remover esses dados quando o widget é desativado... Enfim, são inúmeras possibilidades que você pode aproveitar HOJE!

    Clique aqui e confira como usar os superpoderes do fluig SDK em apps do fluig WCM.


    Arquitetura

    Integre com o fluig Identity em menos cliques
    Esqueça a edição de arquivos de configuração

    Agora está muito mais fácil utilizar o fluig integrado ao fluig Identity. Antes, você precisava seguir um guia e alterar arquivos de configuração. Agora, você só precisa de duas coisas: um contexto no Identity e um mouse.

     

    Acesse o gerenciamento de Empresas do fluig, edite a empresa desejada, e na aba Autenticação informe a URL do Identity e a chave de acesso (token). Pronto! Ah, não esqueça de salvar os dados informados.

     

    Eventos de conta de indivíduos
    Crie regras conforme determinadas ações dos indivíduos

    Agora é possível criar novos comportamentos no fluig, conforme a ação realizada na plataforma. É possível criar novos eventos que serão executados no login/logout, edição de perfil e no gerenciamento de identidades (Painel de Controle > Usuários). Confira quais são os novos eventos:

    Ação no fluigEvento relacionado
    Criação - Painel de Controle > Usuários

    beforeCreateUser
    afterCreateUser

    Edição - Painel de Controle > Usuários ou Editar perfil

    beforeUpdateUser
    afterUpdateUser

    Ativar - Painel de Controle > Usuários

    beforeDeactivateUser
    afterDeactivateUser

    Desativar - Painel de Controle > Usuários

    beforeActivateUser
    afterActivateUser

    Login

    beforeLogin
    afterLogin

    Logout

    onLogout
    onLoginError


    Veja algumas aplicações das inúmeras possibilidades de criação de novas regras que os eventos de conta de indivíduos proporcionam:

      • Bloquear o acesso ao fluig para funcionários que estão de férias, buscando informações na sua ferramenta de Gestão de Pessoas;
      • Criar regras de complexidade de senha;
      • Adicionar novos indivíduos automaticamente em comunidades. Ex.: RH, Qualidade, etc
      • De acordo com as informações do indivíduo, efetuar integrações em outros sistemas
      • Criar regras de expiração de senha;
      • Atribuir novos indivíduos à determinados grupos e papéis automaticamente.  Ex.: Aprovadores, Solicitante, etc.
      • E muito, muito, muito mais...


    E claro, assim como nos demais eventos do fluig, você pode consultar datasets, consumir serviços e utilizar serviços da API pública. Ah, falei que no fluig Studio 1.5 você encontra vários exemplos de implementação para esses eventos? Corre lá e confere! 

    Indivíduo?

    Não se preocupe: "indivíduo" não é um novo card ou um novo recurso do fluig. Essa é a nova forma que chamamos quem utiliza o fluig, que também chamamos carinhosamente de fluigers. Em alguns casos você verá referências à "identidades" também, mas não se preocupe, é apenas a nossa nova forma de comunicação.


    Quem acessou ontem? E hoje? 
    Tenha um relatório completo dos acessos ao fluig

    Além de permitir adicionar novas regras no login e logout do fluig, nesta atualização do fluig está disponível um relatório completo de todos os acessos à plataforma.

    Clique aqui e baixe os relatórios prontos para extrair as informações da sua plataforma e enviar para aquela auditoria interna!

    Analytics

    Você pediu mais campos?
    10 é pouco, 20 é bom, 30 é perfeito!

    Ao desenvolver um app para o fluig BPM (um processo), você pode enviar campos utilizados no formulário do seu processo para o fluig Analytics, para criação de indicadores, gráficos e painéis de acompanhamento. O ideal é sempre avaliar os campos do formulário e enviar somente os campos necessários, visto que uma ferramenta analítica permite identiticar pontos de atenção dentro de um processo ou rotina de um determinado período através de indicadores. Mas, você pediu e nós atendemos: agora você tem 30 (t-r-i-n-t-a) campos disponíveis para uso em seu app do fluig BPM. Sim, trinta - você não leu errado.

    Atenção, usuário do fluig Analytics - não é um simples blá-blá-blá

    Não atualize para o fluig 1.5 sem planejar conosco a atualização do modelo de dados do seu projeto do fluig Analytics. Para o correto envio dos dados do fluig para o fluig Analytics, a atualização para o fluig 1.5 precisa estar sincronizada com a atualização do modelo de dados do seu projeto no fluig Analytics. Utilizar o fluig 1.5 sem efetuar a atualização do modelo de dados ocasionará falha no envio de informações.

    Mobile

    Você é livre

    Comunique-se com a sua equipe em qualquer lugar, à qualquer hora, quando e como quiser

    O fluig Messaging está disponível para smartphones e tablets, com todos (sim, todos) os recursos da versão web - chat individuais, chats em grupo, mensagens multimídia, reuniões, videoconferências, colaboração em tempo real e claro, tudo isso integrado à plataforma.

     

    Confira como o fluig Messaging: 

     


    Baixe hoje mesmo:


         


    Enquanto você não atualiza para o fluig 1.5, não se preocupe: você pode usar o modo demonstração do fluig Messaging. Se você leu até aqui e ainda não baixou o fluig Messaging, o que você está esperando?


    E o Windows Phone?

    Em breve, você poderá se comunicar com a sua equipe em qualquer lugar, à qualquer hora, quando e como quiser em seu dispositivo Windows. Acompanhe fluig.com/blog para novidades (ou assine a Newsletter fluig). Enquanto isso, que tal nos contar o que você mais gosta no fluig Mobile para Windows Phone?


    O que eu coloco aqui?
    Adeus, descrição de conta

    Adicionar sua conta no fluig Mobile ficou ainda mais fácil: você precisa saber só o endereço de acesso e as suas credenciais. O resto, deixa conosco! Usaremos o nome da empresa definido pelo administrador. 

     


    Não sei o endereço de acesso. E agora?

    Se você não sabe o endereço de acesso, ou está tendo problemas para adicionar a sua conta, entre em contato com o Suporte Técnico ou o Departamento de TI da sua organização.


    Abra com outros apps
    Mais liberdade para visualizar documentos

    Você quer uma melhor visualização de um arquivo 3D - um projeto, uma planta, etc - ou de um formato de arquivo menos conhecido? Com o fluig Mobile 1.5, você pode abrir documentos do fluig em outros apps que você utiliza em seu dispositivo móvel!

     

     Mas, atenção: a opção para abrir em outros aplicativos - "Abrir com" - só estará disponível para documentos que permitem download.


    Agora com senha II
    Visualize documentos PDFs protegidos mesmo no Mobile

    Claro que não deixariamos você na mão: nesta atualização do fluig você pode visualizar documentos protegidos tanto na web quanto no Mobile.

     

    Veja:

     

    Correções

    Matamos alguns bugs do fluig 1.4.13, e pedimos um minuto de silêncio invés de lançarmos o fluig 1.4.14 e o fluig 1.5, unificamos tudo em uma única (ú-n-i-c-a) atualização. 


     Clique aqui e confira todas as correções
    • Criação de campos de formulário no modelador marcados como Mobile e que no nome contenham os caracteres especiais.
    • Exportação de solicitações que estão sob a gerência do indivíduo autenticado no fluig.
    • Validação do e-mail na criação e edição do cadastro de indivíduos do fluig.
    • Exibição do nome do script de uma atividade do tipo Condicional que está sendo executado no log do fluig.
    • Exibição do nome dos processos na tela de Consulta de solicitações conforme o idioma definido pelo indivíduo autenticado.
    • Envio de notificação para o responsável pela tarefa seguinte a uma atividade automática.
    • Mensagem de alerta para Documento Relacionado não encontrado durante a inclusão de documento no fluig via Web Service.
    • Direcionamento da publicação gerada a partir do compartilhamento de galerias de imagens entre comunidades.
    •  Alteração nas propriedades ou permissões de formulários que contenham eventos relacionados. 
    • Geração de relatórios BIRT que utilizam datasets desenvolvidos sob a plataforma.
    • Busca de responsáveis em processos que possuam mecanismo para definição de Gestor configurado.
    • Importação de processos do fluig para o Studio cujos formulários possuam imagens.
    • Atribuição de atividade em processos que utilizam o componente do tipo Timer seguido de Atividade Automática.
    • Definição do código do documento anexo a um formulário utilizando o método setExternalDocumentId do DocumentDto.
    • Validação para campos de formulário fora da tag <form> definidos como descritores.

    Procedimento de Atualização 

    A atualização para o fluig 1.5 é mais fácil que tirar doce de criança é o procedimento que você já conhece. Não lembra? Então vamos lá:

    • Efetue o download da mídia no Suporte fluig;
    • Descompacte em um diretório de sua preferência;
    • Pare todos os serviços do fluig (fluig, Novo Visualizador Interno (caso você utilize), Memcached e RealTime);
    • Realize um backup do fluig (banco de dados e volume)
    • Execute a atualização normalmente (em caso de dúvidas, acesse: Instalação fluig (Instalador) - Linux ou Instalação fluig (Instalador) - Windows
    • Inicie os serviços do fluig (nessa ordem):
      • Novo Visualizador Interno (caso você utilize)
      • RealTime
      • Memcached

        Que tal atualizar o memcached?

        O flug 1.5 é compativel com a útlima versão do memcached - 1.4.22. Atualize hoje mesmo! Se precisar de ajuda, acesse o Cookbooks fluig!

      • fluig
    • Aguarde a inicialização do fluig.

    Pronto, atualizado. Fácil, não? 

    Calma, está tudo sob controle

    Nesta atualização do fluig estão disponíveis inúmeras novidades, das quais você conferiu em detalhes até agora. Aliás, esperamos que você tenha lido tudo.
    Além disso, otimizamos todos os bytes possíveis e imagináveis da nossa arquitetura, para que os nossos fluigers tenham uma experiência ainda mais fluida no seu dia a dia. Por isso, a primeira inicialização do fluig pode demorar um pouco a mais do que você estava acostumado. Não se preocupe: isso ocorrerá somente na primeira inicialização.

    Se você quiser, pode conferir algumas informações para nerds detalhadas aqui.

    Então, fique tranquilo: após iniciar o fluig 1.5 pela primeira vez, vá tomar um cafezinho e ler novamente o Release Notes desta atualização do fluig enquanto preparamos tudo para você!

    A propósito, você já assistiu todos os vídeos?

    • Sem rótulos