Árvore de páginas

Índice

Introdução

Uma das novos recursos do Fluig é a possibilidade de utilizar todo um conjunto de novos componentes vindos da notação BPMN 2.0 permitindo não apenas a automação de um processo como também permite a documentação do mesmo para a organização . Esses novos componentes permitem a extensão de funcionalidades já criadas com os antigos componentes e podem ser acessados utilizando o botão BPMN Extendido localizada na barra de ferramentas da sua IDE. Este botão permite alternar entre os modos Principal e Extendido . Ao ser pressionado este botão terá efeito imediato sobre a palheta de componentes de modelagem de processo .

Ao acessar o modo BPMN Extendido você terá um acréscimo de mais 33 novos elementos que poderão ser utilizados em qualquer processo Fluig que você tenha em sua organização hoje estendendo as funcionalidades do mesmo .

Script condicional

Um dos novos conceitos existentes no BPMN 2.0 foi a adoção de scripts condicionais. Scripts condicionais são desenvolvidos usando a linguagem javascript e permitem ao Fluig consultar serviços externos permitindo a criação de processos mais elaborados. Scripts condicionais geralmente estão atrelados a agendadores que determinam o período ou a frequência no qual esses scripts serão executados. Quando o script conseguir retornar um valor lógico igual a true significa que o script foi executado com sucesso movimentando as solicitações workflow de acordo com elemento de modelagem utilizado. Maiores detalhes sob como funciona e exemplos de uso podem ser encontrados neste artigo dedicado a scripts condicionais.

Sinal

Sinais é uma nova forma de comunicação entre processos criado para o fluig. Utilizando sinais é possível que um processo mova ou inicie uma ou mais solicitações workflow de acordo com o sinal configurado. A melhor forma de descrever o funcionamento do mesmo com um exemplo . No processo abaixo temos um processo de venda de automóvel em que o cliente acabou de confirmar a compra do mesmo. A atividade seguinte a atividade de compra é um evento intermediário de envio de sinal que possui um sinal chamado "VendaEfetivada" configurada.

O evento intermediário emite o sinal e avança imediatamente para a próxima atividade permitindo ao cliente retirar imediatamente o seu automóvel.  A empresa que vendeu o carro possui um setor de seguros que tem um processo integrado por sinal . Aguarda a confirmação da compra do cliente para imediatamente começar a montar a apólice do seguro e procurar o cliente oferecendo o seguro para o automóvel.

O processo do setor de seguros possui um evento inicial de recepção de sinal . Toda vez que a loja confirma a venda de automóvel automáticamente é aberta uma nova solicitação de workflow no processo de seguros que pouco tempo depois já procura o cliente para oferecer uma proposta de seguro . 

Neste meio tempo a fábrica de automóveis que já tem automóveis prontos no estoque também está monitorando o mesmo sinal enviado pela loja e movimenta o seu processo de repor os automóveis da loja.

Apenas configurando os sinais que os eventos estão operando é possível criar um novo tipo de integração entre diferentes processos de diferentes setores sem necessidade nenhuma de programação ou customização adicional.

 

Observação

Para o completo entendimento deste guia é necessário que o utilizador tenha conhecimento sólido sobre o modo BPMN Principal. Caso contrário solicite treinamento na Academia TOTVS.

  • Sem rótulos