Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
portuguese
Composition Setup
import.css=/download/attachments/3279126062824/newLayouttecnologia.css

Pagetitle

...

...

Classe TButton
Classe

...

TButton

Cria

...

um

...

objeto

...

do

...

tipo

...

botão.

Hierarquia

...

...

    • TButton

Construtores

Inclusão de trecho
Classe TButton - Construtores
Classe TButton - Construtores
nopaneltrue

Propriedades

Inclusão de trecho
Classe TButton - Propriedades
Classe TButton - Propriedades
nopaneltrue

Métodos

Inclusão de trecho
Classe TButton - Métodos
Classe TButton - Métodos
nopaneltrue

Exemplos

Bloco de código
languagecpp
themeEclipse
titleExemplo 1
linenumberstrue
collapsefalse
  #include "TOTVS.CH"
  User Function TButton()  
  

Create

Método construtor da classe.

TButton(): Create ( [ oWnd], [ nRow], [ nCol], [ cCaption], [ bAction], [ nWidth], [ nHeight], [ uParam8], [ oFont], [ uParam10], [ lPixel], [ uParam12], [ cMsg], [ uParam14], [ bWhen], [ bValid], [ uParam17] ) --> oObjeto

 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
oWndObjetoIndica a janela ou controle visual onde o botão será criado.  
nRowNuméricoIndica a coordenada vertical em pixels ou caracteres.  
nColNuméricoIndica a coordenada horizontal em pixels ou caracteres  
cCaptionCaracterIndica o título do botão.  
bActionBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando clicar, com o botão esquerdo do mouse, sobre o botão.  
nWidthNuméricoIndica a largura em pixels do botão.  
nHeightNuméricoIndica a altura em pixels do botão.  
uParam8NuméricoCompatibilidade.  
oFontObjetoIndica o objeto do tipo TFont utilizado para definir as características da fonte aplicada na exibição do título do botão.  
uParam10LógicoCompatibilidade.  
lPixelLógicoIndica se considera as coordenadas passadas em pixels (.T.) ou caracteres (.F.).  
uParam12LógicoCompatibilidade.  
cMsgCaracterIndica a mensagem, do tipo dica de contexto (tooltip/hint), ao posicionar o ponteiro do mouse sobre o botão.  
uParam14LógicoCompatibilidade.  
bWhenBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando a mudança de foco da entrada de dados, na janela em que o controle foi criado, estiver sendo efetuada. Observação: O bloco de código retornará verdadeiro (.T.), se o controle permanecer habilitado; caso contrário, retornará falso (.F.).  
bValidBloco de códigoIndica o bloco de código de validação que será executado quando o conteúdo do objeto for modificado. Retorna verdadeiro (.T.), se o conteúdo é válido; caso contrário, falso (.F.).  
uParam17LógicoCompatibilidade.  

 

oObjeto
    ()
  • Retorna o objeto criado.

 

oTButton3 := TButton():Create( oDlg,062,002,"Botão 04",{||alert("Botão 04")},;                  40,10,,,,.T.,,,,,,)                         

New

Método construtor da classe.

TButton(): New ( [ nRow], [ nCol], [ cCaption], [ oWnd], [ bAction], [ nWidth], [ nHeight], [ uParam8], [ oFont], [ uParam10], [ lPixel], [ uParam12], [ uParam13], [ uParam14], [ bWhen], [ uParam16], [ uParam17] ) --> oObjeto

 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
nRowNuméricoIndica a coordenada vertical em pixels ou caracteres.  
nColNuméricoIndica a coordenada horizontal em pixels ou caracteres.  
cCaptionCaracterIndica o título do botão.  
oWndObjetoIndica a janela ou controle visual onde o botão será criado.  
bActionBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando clicar, com o botão esquerdo do mouse, sobre o botão.  
nWidthNuméricoIndica a largura em pixels do botão.  
nHeightNuméricoIndica a altura em pixels do botão.  
uParam8NuméricoCompatibilidade.  
oFontObjetoIndica o objeto do tipo TFont utilizado para definir as características da fonte aplicada na exibição do conteúdo do controle visual.  
uParam10LógicoCompatibilidade.  
lPixelLógicoIndica se considera as coordenadas passadas em pixels (.T.) ou caracteres (.F.).  
uParam12LógicoCompatibilidade.  
uParam13LógicoCompatibilidade.  
uParam14LógicoCompatibilidade.  
bWhenBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando a mudança de foco da entrada de dados, na janela em que o controle foi criado, estiver sendo efetuada. Observação: O bloco de código retornará verdadeiro (.T.), se o controle permanecer habilitado; caso contrário, retornará falso (.F.).  
uParam16Bloco de códigoCompatibilidade.  
uParam17LógicoCompatibilidade.  

 

oObjeto
    ()
  • Retorna o objeto criado.
oTButton1 := TButton():New( 002, 002, "Botão 01",oDlg,{||alert("Botão 01")},40,10,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. )

Click

Dispara o evento, configurado na propriedade bAction, do botão.

TButton(): Click ( ) -->

oTButton:Click()

SetPopupMenu

Define o objeto do tipo TMenu referente ao botão.

TButton(): SetPopupMenu ( < oMenu> ) -->

 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
oMenuObjetoIndica o objeto do tipo TMenu que será apresentado quando clicar, com o botão esquerdo do mouse, sobre o objeto.X 

 

#include "TOTVS.CH"
User Function TButton()
DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Exemplo TButton
:SetPopupMenu
" FROM 180,180 TO 550,700 PIXEL

//
 
Cria
 
Menu
    

oMenu := TMenu():New(0,0,0,0,.T.)

  // 
Adiciona
Usando 
itens no Menu
oTMenuIte1 := TMenuItem():New(oDlg,"TMenuItem 01",,,,{||Alert("TMenuItem 01")},,,,,,,,,.T.)
oTMenuIte2 := TMenuItem():New(oDlg,"TMenuItem 02",,,,{||Alert("TMenuItem 02")} ,,,,,,,,,.T.)
oTMenuIte3 := TMenuItem():New(oDlg,"TMenuItem 03",,,,{||Alert("TMenuItem 03")} ,,,,,,,,,.T.)
oMenu:Add(oTMenuIte1)
oMenu:Add(oTMenuIte2)
oMenu:Add(oTMenuIte3)
// Cria botão que sera usado no Menu
o New    
  oTButton1 := TButton():New( 002, 002, "Botão 01",oDlg,{||alert("Botão 01")}, 40,10,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. )

// Define
 
botão
 
no
 
Menu
oTButton1:SetPopupMenu(oMenu)
ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED 
Return
Exemplo do método SetPopupMenu
Image Removed

 

PropriedadeDescriçãoTipo
bActionIndica o bloco de código que será executado quando clicar, com o botão esquerdo do mouse, sobre o botão.Bloco de código
lProcessingIndica que, verdadeiro (.T.), o bloco de código bAction não será executado quando clicar, com o botão esquerdo do mouse, sobre o objeto; caso contrário, falso (.F.).Lógico

 

#include "TOTVS.CH"
User Function TButton()
DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Exemplo TButton" FROM 180,180 TO 550,700 PIXEL
// Usando o New
oTButton1 := TButton():New( 002, 002, "Botão 01",oDlg,{||alert("Botão 01")}, 40,10,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. )
 
  oTButton2 := TButton():New( 022, 002, "Botão 02",oDlg,{||alert("Botão 02")}, 40,10,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. )    


  oTButton3 := TButton():New( 042, 002, "Botão 03",oDlg,{||alert("Botão 03")}, 40,10,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. )


  // Usando o Create    
  
oTButton3
oTButton4 := TButton():Create( oDlg,062,002,"Botão 04",{||alert("Botão 04")},; 40,10,,,,.T.,,,,,,)


  ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED 


  Return
Exemplo da classe TButton
Image Removed

Resultado do Exemplo

Image Added

Abrangência

Advanced Protheus 6.09, Advanced Protheus 7.10, Microsiga Protheus 8.11, Microsiga Protheus 11, Protheus 10, TOTVS Application Server 10, ByYou Application Server

...