Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Funcionamento e Configuração de Operações Customizadas no Cadastro de Serviços x Tarefas

Produto:

SIGAWMS - Gestão de Armazenagem

Passo a passo:

O cadastro de Serviços x Tarefas permite a configuração de serviços que serão informados obrigatoriamente em todos os documentos que geram integração com o WMS.

Por padrão, estes serviços são a base para a geração dos registros que possibilitam a movimentação de estoque dos produtos e execução de processos complementares - como conferência, montagem de volumes, distribuição de produtos, entre outros - dentro do armazém.

Todo serviço possui ao menos uma tarefa que, por sua vez, deve estar vinculada diretamente a uma operação.

As operações que estão disponíveis atualmente são:

0 - Customizada
1 - Endereçamento
2 - Endereçamento Crossdocking
3 - Separação
4 - Separação Crossdocking
5 - Reabastecimento
6 - Conferência Entrada
7 - Conferência Saída
8 - Transferência

Os processos de 1 a 8 são funcionalidades padrão do sistema, que englobam diversas regras de negócio e boas práticas de mercado para a geração automática dos movimentos de distribuição, no momento da execução de um serviço WMS. Estes movimentos podem ou não ser executados posteriormente por meio de coletores de dados de rádio frequência.

Devido à necessidade que alguns clientes possuem de executar regras ou rotinas específicas, que não existem ou não são contempladas pelo produto padrão, o WMS também disponibiliza a operação 0 (zero), que é executada como qualquer outra, ou seja, no mesmo momento e da mesma forma que as demais operações. A diferença é que todas as regras de negócio e geração dos movimentos permanece sob responsabilidade do desenvolvedor da rotina específica, pois o sistema apenas realiza a chamada da função customizada.

Cadastro

O cadastro de uma tarefa customizada, por ser realizado independentemente do tipo de serviço, pode ser uma saída, uma entrada ou um movimento interno. Além disso, um serviço pode ser composto apenas por tarefas vinculadas a operações padrão, somente por tarefas de operação customizada ou misto.

Exemplo do cadastro de operação customizada - campo OperaçãoImage Modified

Sempre que a operação 0 - Customizada for atribuída a uma tarefa será necessário informar também a Função a Executar (DC5_FUNEXE).

Em versões anteriores do sistema este campo era utilizado como base para execução de todos os serviços WMS.

Exemplo de cadastro de operação customizada - campo Função a ExecutarImage Modified

Exemplo de cadastro de operação customizada - consulta padrão de Funções a ExecutarImage Modified

Informações
iconfalse
titleObservação!

Para que a função a executar seja exibida na consulta padrão do campo é necessário cadastrá-la por meio do módulo Configurador, no arquivo SX5 - Tabelas Genéricas (tabela L6).

Execução

Toda função customizada receberá por parâmetro o objeto oMovimento e a variável cAcao, nesta ordem, onde:

  • oMovimento: instância da classe WMSBCCCustomizacao que é derivada (herda as informações) da classe WMSDTCMovimentosServicoArmazem.
  • cAcao: ação que está sendo executada no momento da chamada da função customizada. Quando o valor recebido for igual a 1 (um), quer dizer que a função está sendo chamada no momento da execução de uma ordem de serviço; quando o valor recebido for igual a 2 (dois), quer dizer que a função está sendo chamada pela rotina de convocação ativa do coletor de dados.

Não é obrigatório que as regras de negócio implementadas para a ação 1 (um) gerem movimentos de distribuição (D12), e nem que a ação 2 (dois) execute algum processo. Porém, a customização sempre deve tratar as duas ações para que o sistema não apresente inconsistências em tela.

Exemplo:

A ação 1 (um) poderia gerar dados em uma tabela específica, os quais seriam considerados por uma rotina acessada através do menu do ACD; ou até mesmo executar regras de negócio que não teriam relação com um processo de coletor e encerrar a customização neste ponto. Porém, ambas as situações deverão prever a chamada da ação 2 (dois), que neste caso poderia apenas retornar verdadeiro (.T.).

Observações:

Documentação válida apenas para o WMS com controle de estoque exclusivo (D14).

...