Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Incluir Página
Despesas (CTBA180 - SIGACTB)
Despesas (CTBA180 - SIGACTB)

É a redução patrimonial intencional com o objetivo de realização de receitas. Representa o sacrifício patrimonial involuntário para a geração de receitas. Os salários dos funcionários dos departamentos administrativos e de vendas representam despesas que não transitam por investimento ou custo, sendo transferidos diretamente para o resultado do exercício (não são estocados).

A depreciação das máquinas do setor industrial representa custo durante o processo de produção. Concluído o produto, ela se transforma em novo investimento. Nesse caso, o custo de depreciação é estocado e permanece no estoque até a venda do produto. Com a venda do produto e a realização da receita, essa depreciação se transforma em uma despesa, como parte integrante do custo dos produtos vendidos. A despesa, nesse caso, decorre da transmissão de propriedade do bem ao cliente, em virtude da venda. O correto é despesa dos produtos vendidos e não custo dos produtos vendidos.

A depreciação dos móveis e utensílios do departamento de vendas representa uma despesa que é apropriada diretamente ao resultado, sem transitar por investimento ou custo. Quando da sua aquisição, a matéria-prima é tratada como um investimento. A parte da matéria-prima aplicada à produção é custo de fabricação necessário à obtenção de um novo ativo ou investimento, ou seja, o produto acabado.

Quando o produto é vendido, o seu valor de custo deve ser apropriado ao resultado como uma despesa. Como a transferência da propriedade do produto fabricado é um sacrifício necessário à realização da receita de venda, o correto é denominar o gasto correspondente como despesa do produto vendido. A prática, entretanto, já consagrou a expressão custo dos produtos vendidos.