Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Produto:

Protheus.

Ocorrência:

 GPEA070 - Sistema está calculando provisão para funcionário afastado com mais de 180 dias - Release 12?

Passo a passo:

 Para que o sistema não efetue o cálculo da provisão para funcionário com mais de 180 dias de afastamento deverá ser analisado os seguintes procedimentos:

1 - Acessar a Rotina Controle Dias Direito - GPEA050 em Atualizações / Funcionários / Controle Dias de Direito:

  • Efetuar o cadastro do Período Aquisitivo de Férias do funcionário, a verba 200 informada abaixo deve corresponder a verba com identificador de cálculo 0072.


2 - Acessar a Rotina Cadastro de Ausências - GPEA011 em Atualizações / Funcionários / Gestão de Funcionários / Funcionários / Ausências / Incluir ou Manutenção

  • Cadastrar o Código da Ausência, neste exemplo estamos utilizando o 004 - Afastamento Temporário Por Doença, na coluna Dt. Afastam. deve ser informado a data início do afastamento e no campo Num. Dias a quantidade dos dias de afastamento.

A verba 041 que possui o ID de Cálculo 0041 - Auxilio Enfermidade é informada automaticamente pois a mesma é parametrizada para este tipo de afastamento através da Rotina Tipos de Ausência que veremos a seguir.


3 - Acessar a Rotina Tipos de Ausência - GPEA430 em Atualizações / Definições de Cálculo / Tipos de Ausência:

  • Selecionar o tipo de afastamento a ser parametrizado, neste exemplo utilizaremos o 004 - Afastamento Temporário por Doença, campos importantes da Rotina para a Parametrização da Provisão:
  • Tp. Ausência: existem 4 opções, sendo escolhida a opção 1 - Afastamento
  • Motivo Afast.: deve ser selecionado o tipo de Afastamento para integração com o eSocial, foi selecionada a opção 03 - Acidente/Doença não relacionada ao Trabalho
  • Cod. Verba: selecionar a verba com Identifiador de Cálculo 0041, coincidentemente nesta demonstração a verba 041 esta relacionada ao ID 0041
  • Tipo Aus. Feri: neste campos será informado se a quantidade de dias de ausencia tera impacto no pagamento das férias existem 4 opções: 1 - Perda após 180 dias, 2 - Suspensão do Período, 3 - Perda após 30 dias ou 4 não perde
  • Prov. Férias: este campo irá definir como será realizado o cálculo da Provisão de Férias para o funcionário afastado, existindo 3 opções: 1 - Não Congela: Sempre será calculado, ignorando o afastamento., 2 - Congela Após Primeiro mês: No primeiro mês de afastamento o valor da provisão é congelado, retornando a provisionar apenas no seu retorno e 3 - Congela Após 6 meses: Após o 6º mês afastado, o valor da provisão é congelado, retornando somente após o seu retorno.
  • Abat. Avos 13: se deve ou não considerar o período de afastamento para o abatimento dos avos de direito para o 13º Salário, sendo que a cada 15 dias afastados o fucnionário perde 1/12 avos de direito.
  • Prov. 13º: neste campo deve ser optado se a Provisão do 13º Salário será congelada a partir do mes de afastamento ou Não congela

 


PROVISÃO FÉRIAS

Vamos demonstrar como o sistema executara o Provisionamento de Férias com cada uma das 3 opções do campo PROV. FÉRIAS da Rotina GPEA430.

Neste exemplo o funcionário com matrícula 000081 está afastado desde  

 

Prov. Férias - 3 Congela Apos 6 meses

 

1 NÃO CONGELA

Data Base:  

Image Added


Data Base:  

Image Added


Prov. Férias - 2 CONGELA APÓS PRIMEIRO MES

Data Base:   

Image Added

 

Data Base:  

Image Added


Data Base:  

Image Added


 

Prov. Férias - 3 CONGELA APÓS PRIMEIRO MES

 

Data Base:   

Image Added


Data Base:   

Image Added


PROVISÃO 13º SALÁRIO


 

Prov. 13º - 1 CONGELA

 

Data Base:  

Image Added


 

Prov. 13º - 2 NÃO CONGELA

 

 

 

Data Base:  

Image AddedImage Removed




 

 

Observações:

 
P.12