Páginas filhas
  • ER Apropriação TOP x Protheus EAI 2.0 / EAI 1.0

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. 

  

Informações Gerais

Especificação

Produto

TOTVS Obras e Projetos

Módulo

Apropriação de Custos

Segmento Executor

Construção & Projetos

Chamado/Ticket


País

(X) Brasil  (X) Argentina  (X) México  (X) Chile  (X) Paraguai  (X) Equador  (X) Colômbia

Outros

As opções descritas neste tópico estão disponíveis quando o TOP estiver integrado com o BackOffice PROTHEUS através do modelo EAI 2.0.



Objetivo 


Este documento tem por objetivo apresentar as implementações necessárias para a utilização da nova apropriação da integração TOP x BackOffice Protheus no EAI 2.0, onde sera disponibilizada a revitalização dos parâmetros de apropriação e um novo processo de cálculo do cronograma apropriado.

A nova apropriação estará disponível para clientes com integração via EAI 2.0 e versão 121.17 (ou superior) do Protheus e 12.1.17 ou superiores do TOP - TOTVS Obras e Projetos.

 

 


Definição da Regra de Negócio

Os dados da apropriação serão adquiridos diretamente no BackOffice Protheus no caso das movimentações de Entrada, Estoque e Financeiro. Serão consideradas no TOP as apropriações de serviços/insumos e/ou liberações de medição de contrato.


 

Fluxos:




Parâmetros no TOP

Para parametrizar o processo vá em: "Parâmetro de Projetos | Apropriação | Apropriação BackOffice” e preencha os seguintes campos: 

Apropriar liberação de período de contratos em:

  • Medição: O sistema considera como valor apropriado o valor informado na medição do período do contrato. Ao solicitar os valores apropriados no BackOffice sendo desconsideradas as movimentações originadas destas medições.
  • Nota Fiscal: O sistema considera como valor apropriado o valor retornado pelo BackOffice para os documentos de entrada, desconsiderando os valores de medição.


Tipos de documento: 

Define os tipos de documento que serão considerados na pesquisa da apropriação, bem como a data que poderá ser utilizada identificação do período da incidência da apropriação no cronograma.

Tipo de DocumentoDatas de Apropriação
Notas fiscaisData de Criação
Data de Emissão
Baixas de estoque Data de Emissão
Contas a pagarData de Emissão
Data de Vencimento
Data de Vencimento Real


Considerar o valor do frete :

Se marcado, o sistema soma o valor do frete no total do item. Default: 1.

Campo: MPARAMETRO - APROPFRETE


Considerar o valor do seguro:

Se marcado, o sistema soma o valor de seguro no total do item. Default: 1.

Campo: MPARAMETRO - APROPSEGURO


Considerar o valor da despesa:

Se marcado, o sistema soma o valor de despesa no total do item. Default: 1.

Campo: MPARAMETRO - APROPDESPESA


Valores discriminados de acordo com o tipo de documento

Se marcado, o BackOffice retorna os valores discriminados de acordo com o tipo de documento marcado (Exemplo: Documentos de Entrada, Baixas de Requisição, Financeiro), senão, é enviado o valor agrupado em somente uma descrição “Apropriação”. Default: (0) zero.

Campo: MPARAMETRO - APROPDISCRIMINARVLR


Intervalo de períodos para processamento 

Define os períodos que serão submetidos ao PROTHEUS para processamento ou reprocessamento.

Campo: APROPPERINI e APROPPERFIM 


Automático

Quando atualizado o cronograma de todo o projeto o período inicial é atualizado conforme a data de fechamento contábil do PROTHEUS, desta forma será identificado no projeto um período compatível que será adicionado ao período inicial, ajustando também o período final de acordo com o deslocamento do inicial. Considere deslocamento a diferença entre o período inicial antes do processamento e o identificado pela data de fechamento contábil.

Exemplo:

Evolução dos parâmetros de período inicial e final:

¹Campo APROPPERAUTO 


Início

Será informado manualmente o período inicial da apropriação


Final 

Será informado manualmente o período inicial da apropriação


Caso o usuário opte pela definição manual dos períodos, serão feitas as seguintes consistências:

  • Valida a sequência dos períodos e não permite gravar.


Adicionado o controle de segurança para este processo. Quando o sistema não está parametrizado é exibida uma mensagem mesmo com permissão para o usuário.








Parâmetros no Protheus

 Não existem parâmetros relacionados a este processo.



Importar Apropriações das Tarefas no BackOffice

A apropriação com o BackOffice PROTHEUS é realizada através de mensagem única com a tecnologia EAI 2.0.

O processo poderá ser agendado para cada projeto e executado por exemplo diariamente.

E executado somente para a planilha de atividades.

Executando e agendando o processo com parâmetro "Importar toda a Planilha" marcado.

Neste processo o sistema selecionará durante a execução todas as tarefas da planilha de atividades e o intervalo de períodos definidos nos parâmetros de projeto.

Caso o parâmetro de projeto defina a evolução automática do intervalo de períodos e a execução ocorra com sucesso, os períodos inicial e final serão alterados com base na data de fechamento contábil retornada na Mensagem Única.

 

Executando e agendando o processo com parâmetro "Importar toda a Planilha" desmarcado.

Neste processo é permitido informar tarefas e períodos inicial e final. 

Executando através do botão "Importar Apropriações das Tarefas no BackOffice" do cronograma

Este processo é executado somente para a tarefa relacionada ao cronograma e considerando a faixa de períodos dos parâmetros de projeto.

Quando executado para obra ou etapa, o sistema considera o primeiro e o último serviço na hierarquia do código da tarefa.



Apropriação Discriminada 

A visão de apropriações discriminada tem por objetivo mostrar de forma discriminada os registros correspondentes ao cronograma apropriado da planilha de atividades.

Podendo ser exibido como anexo a planilha de atividades ou para todo o projeto pelo executar "apropriações". Nesta visão serão exibidas as apropriações Medição de Contrato, Insumo / Serviços, Integração (Oriundas do BackOffice).Apropriação Discriminada

Apropriação de Serviços / Insumos

As apropriações são visualizadas no cronograma da planilha de atividades / relatórios e utilizadas no cálculo do processo de análise de valor agregado.

No cadastro da “Apropriação de Serviços / Insumos” disponível no TOP em “Controle" , está disponível a origem da apropriação. Esta informação permite ao usuário identificar a origem e aplicar filtros. A origem denominada “Padrão” é para itens cadastrados por esta interface de apropriações.

Criado o parâmetro “CONSWSAPROPRIACAOPROTHEUS” que habilita a pesquisa da apropriação diretamente no PROTHEUS. Este parâmetro é inserido automaticamente na integração EAI 2.0. Sendo validado em conjunto com o parâmetro “VERSAOPROTHEUS” que define a versão do PROTHEUS no cliente. Quando informado “11” não será habilitada esta modalidade de integração devido a versão 11 do PROTHEUS não atender às necessidades do processo.

 


Carga no Protheus de dados de Apropriação dos Pedidos de Compra

Descrição de Negócio

O processo de busca de Apropriações de Custo no Protheus se pauta nas parametrizações de onde deve-se apropriar os Pedidos de Compra para identificar se certas Notas Fiscais devem ou não serem consideras no cálculo.

Esta informação passa a ser trafegada na mensagem Order a partir da integração via EAI 2.0, na versão 3.007 da mensagem Order, mas os Pedidos integrados anteriormente devem ter suas informações também preenchidas. Com este objetivo, e também para permitir atualizar os dados no Protheus em caso de alteração dos parâmetros no RM, foi desenvolvido o processo de carga destas informações.

Este processo se encarrega de obter todos os pedidos de compra da coligada que foram integrados a partir de Pedido de Material, Pedido de Material Extra ou Liberações de Medição e atualizar a informação no Protheus com base nos parâmetros do RM.

Este processo será executado logo após finalizar o processo de conversão para o EAI 2.0 e pode ser acessado pelo menu "Executar" a partir da descrição do processo ou pelo nome da Action (listados abaixo).

Regras de Negócio

Visando evitar problemas de TimeOut e trafego de mensagens muito grandes o processo de carga enviará múltiplas mensagens, com cada uma delas contendo informações de múltiplos Pedidos de Compra, seguindo a regra descrita abaixo para preencher o campo referente ao local de apropriação de cada um dos pedidos.

Valor "Apropriar na Nota Fiscal":

  • Todos os Pedidos de Compra originados em Pedidos de Material ou de Pedidos Extra serão marcados para apropriação na Nota Fiscal.
  • Pedidos de Compra originados em liberações de período (medição) somente serão marcados para apropriação na Nota Fiscal caso o parâmetro de projeto "Apropriar liberação de período de contratos em:" tenha o valor "Apropriar na Nota Fiscal" e o contrato esteja parametrizado para gerar apropriação na liberação do período.

Valor "Apropriar na Medição":

  • Serão enviados como "Apropriar na Medição" todos os Pedidos de Compra originados em liberações de período (medição) caso o parâmetro de projeto "Apropriar liberação de período de contratos em:"  tenha o valor "Apropriar na Medição" e o contrato esteja parametrizado para gerar apropriação na liberação do período.

Valor "Não Apropriar": 

  • Serão enviados como "Não apropriar" todos os Pedidos de Compra originados em liberações de período (medição) cujo contrato esteja parametrizado para não gerar apropriação na liberação de período, independente do valor do parâmetro de projeto "Apropriar liberação de período de contratos em:".

Dados de Processo

Descrição do Processo: Processo de carga de dados de apropriação nos Pedidos de Compra integrados

Nome do Processo: PrjAtualizaDadosApropOrderProc

Action do Processo: PrjAtualizaDadosApropOrderProcAction

Mensagem trafegadaOrderAssignmentsInformation

Tela do Processo

A rotina permite o processamento por coligada ou a seleção de múltiplas coligadas e agendamento para posterior execução.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.