Páginas filhas
  • TOTVS Gestão de Ativos - BackofficeRM x ProtheusSigaMNT - EAI 1.0

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleClique aqui para expandir

Ao iniciar uma base zerada do Protheus, para incluir a tabela de Municípios no Protheus é necessário acessar o Protheus no sistema 09 - Livros Fiscais. Se não acessar o sistema Fiscal do Protheus antes de enviar o cadastro do RM irá apresentar mensagem de inconsistência informando que é valor inválido para o campo Município.

Uma vez que o Cliente e Fornecedor são tratados na mesma mensagem (CustomerVendor), é responsabilidade do destinatário ao processar a mensagem garantir a consistência dos dados na origem e no destino da melhor forma possível.Ou seja, se o destino implementa uma única tabela, terá que manipular apenas um registro e se implementa mais de uma tabela, terá que manipular quantos registros forem necessários.

Para regras de negócio desta mensagem atenção ao seguinte ponto de atenção.

Mesmo que a empresa não utilize Cliente/Fornecedor global no RM, deve-se compartilhar a tabela referente no Protheus por empresa.

No Protheus o código do cliente/fornecedor será composto pelo código do cliente/fornecedor e da coligada, conforme a mascara “[CODCOLIGADA]|[CODCFO]”.

O disparo da mensagem (CustomerVendor) via Fórmula Visual será enviado somente na versão 1.000. A partir desta versão o disparo será feito automaticamente.


Cadastro de Ativo Fixo

Identificador da Mensagem: Assets
Versão: 1.001
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/hYP6E

...

Expandir
titleClique aqui para expandir

Serão integrados somente ativos do tipo “Patrimônio”. Assim sendo, qualquer ativo dos tipos “Título” ou “Terceiros” será desconsiderado e não disparará o gatilho de integração.

Não será integrado o histórico de valores do ativo fixo na seção “ListOfSalesAndValuesAssets” da mensagem, sendo o código de integração enviado sempre com o sufixo “1”. Estes dados do patrimônio serão enviados respeitando a seguinte regra:
Inclusão: Serão enviados os dados informados na tela de inclusão.
          * DepreciationStartDate: Valor calculado pela função PatPatrimonioService.RetornaDataInicioVigencia(CodColigada, DataAquisicao). Esta função considera a Data de Aquisição como Data Início Vigência. Há variações se os parâmetros abaixo estiverem marcado:

             - DTINICIODEPRECPROXANO: Adiciona um ano com base no ano cálculo definido na parametrização e fixa o mês e o dia em 01;

             - DTINICIODEPRECPROXANO e Dia da Data de Aquisição maior que 01: Adiciona um mês na Data Aquisição e fixa o dia em 01;

             - DATASEMPRE1DIAMESAPOSAQUIS: Adiciona um mês na Data Aquisição e fixa o dia em 01.
          * OriginalValueCurrency : IPatrimonio.AQUISICAO
          * CurrencyCode e CurrencyInternalId: Código da moeda padrão do sistema (Definido em Ambientes | Parâmetros Globais | Gerais | Símbolo da Moeda);
          * AnnualRateCurrencyDepreciation: IPatrimonio.VRTAXADEPRECIACAO
          * BalanceDepreciation: Fixo 0.
Alteração: Serão enviados os dados atuais do ativo em uma única linha, desconsiderando as movimentações anteriores não integradas.
          * DepreciationStartDate: ICALCULOPATRIMONIO.DATAINICIOVIGENCIA para o IDCENARIOCALCULO = 1
          * OriginalValueCurrency: ICALCULORAZAO.VALORBASECORRIGIDO (considera apenas o último valor calculado) ou ISALDOCALCULOPATRIMONIOMOEDA. VALORBASECORRIGIDO para o IDCENARIOCALCULO = 1
          * CurrencyCode e CurrencyInternalId: ICALCULORAZAO.MOEDAINDICE ou ISALDOCALCULOPATRIMONIOMOEDA.MOEDAINDICE
          * AnnualRateCurrencyDepreciation: ITAXADEPRECIACAO.VALOR
          * BalanceDepreciation: ICALCULORAZAO. DEPRECIACAOACUMULADACORRIGIDA (considera apenas o último valor calculado) ou ISALDOCALCULOPATRIMONIOMOEDA. DEPRECIACAOACUMULADACORRIGIDA

Exclusão: Serão enviados somente os dados da chave do Ativo, sendo desconsiderados todos os outros campos.

A alteração e a exclusão de ativos são executadas via processo, assim sendo, caso haja algum erro na integração a operação executada não será desfeita, sendo necessário seguir o seguinte processo:
* Analisar a mensagem de erro obtida
* Corrigir a origem do problema
* Reencaminhar a mensagem de integração
* Caso o erro não seja sanado deve-se fazer os ajustes de forma manual

Para integrar esta entidade, o PROTHEUS exige que sejam cadastrados valores defaults para Plano de Contas em sua base (para cada filial), com os seguintes parâmetros:
* Código: 001
* Descrição: “Default Integração”
* Classe de conta: Analítica
* Condição normal: Credora

No processo de Transferência de Controle (filial e centro de custo) é necessário cadastrar no PROTHEUS cotação de moeda para a moeda utilizada na data de transferência. Caso não exista cotação de moeda na data de transferência, podem ser apresentadas as seguintes mensagens de erro: “HELP: AF010JABAI” ou “HELP: AF060NOTXA”.

O campo “N1_CHAPA” da tabela de Ativos do PROTHEUS deve ter seu tamanho alterado para 30 caracteres para ficar compatível com o RM.

...