Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Incluir Página
tec:Bof
tec:Bof

Sintaxe

 

BOF()

 

Propósito

 

Determina quando o início do arquivo é encontrado.

 

Argumentos

 

Nenhum.

 

Utilização

 

A função BOF(), que significa beginning of file (início do arquivo), fornece o valor lógico verdadeiro (.T.) quando for feita uma tentativa de mover o apontador de registros para antes do primeiro registro lógico do arquivo de dados em uso. Ou seja, ela detecta o início do arquivo de dados.

 

Quando um arquivo de dados não estiver indexado, o primeiro registro será o primeiro registro físico, ou seja, o registro número 1. Caso contrário, o primeiro registro será o primeiro registro lógico, ou seja, de acordo com a ordem estabelecida pelo índice vigente.

 

Dicas

 

A função BOF() é o inverso da função EOF(), que significa end of file (final do arquivo). Esta fornece verdadeiro (.T.) quando se atinge o final lógico de um arquivo de dados.

 

Se o arquivo de dados não contiver registros, as funções BOF() e EOF() fornecem o mesmo valor: verdadeiro (.T.). Por outro lado, se não houver nenhum arquivo de dados aberto na área de trabalho selecionada, ambas as funções fornecem falso (.F.).

 

Por definição, a função BOF() atua sobre a área de trabalho selecionada. Contudo, ela pode verificar se o início de outro arquivo de dados foi atingido por meio da utilização do alias da outra área de trabalho. Por exemplo:

 

DBSELECTAREA(“SC5”)

 

DBSELECTAREA(“SA1”)

 

MSGALERT( SC5->(BOF()) )   // Verifica a área de trabalho do Arquivo SC5

 

MSGALERT( BOF() )                // Verifica a área de trabalho corrente. No caso, a do Arquivo SA1

 

Exemplos

 

O exemplo abaixo demonstra a utilização da função BOF() na tentativa de mover o ponteiro para antes do primeiro registro:

 

DBSELECTAREA(“SC5”)

 

MSGALERT( BOF() )                          // Resulta: .F.

 

DBSKIP( -1 )

 

MSGALERT( BOF() )                          // Resulta: .T.