Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Para clientes que desejam realizar a integração de ERPs não Totvs com o TAF será necessário o desenvolvimento da rotina de extração de acordo com o 01. Layout Único Atual( Os registros que devem ser desenvolvidos pelo extrator variam de acordo com a obrigação que o cliente deseja gerar pelo TAF ), após este desenvolvimento o cliente deve realizar o restante das configurações abaixo de integração.

 

Complemento de Empresa

Este cadastro é obrigatório antes do processo de integração ser realizado pois é onde informamos a amarração da empresa/filial do ERP com a Empresa/Filial do TAF.

 

I. Através da rotina de Complemento de Estabelecimento do TAF ( Atualizações -> Complem. Empresas )  deve-se cadastrar o relacionamento sendo que o campo "Filial TAF" indica o código da filial do TAF e o campo "Cod Filial" indica o código da filial do ERP de onde as informações foram geradas.

(aviso)Image Removed Atenção: O conteúdo do campo Cod. Filial deve ser idêntico ao conteúdo do campo TAFFIL da tabela de integração TAFST2.

 

Image Removed

 

II. É possível que o cliente realize a integração de dados de mais de uma empresa/filial do seu ERP para apenas uma única filial do TAF, para isso basta que no mesmo cadastro na aba "Outras Filiais" sejam informados quais são os demais códigos de filiais do ERP que devem ser integrados para a filial do TAF informada.

Exemplo: Possuo 2 filiais no ERP que representam uma única entrega do arquivo SPED Fiscal para o Governo. Neste caso, as duas filiais do ERP podem ser integradas para uma filial centralizadora no TAF com o intuito de facilitar a geração da obrigação fiscal.

Image Removed

No cenário acima, o campo TAFFIL das tabelas de integração ( TAFST1 e TAFST2 ) seria preenchido com "E101" ( quando extração da filial 01 ) e "E102" ( quando extração da filial 02 ).

No complemento de Empresa, o campo Filial TAF seria preenchido com o código da filial de destino ( "01" ) e o campo Cod. Filial seria preenchido com a filial origem ( "E101" ). Na seção de Outras Filiais deve ser indicada a segunda filial ( "E102" ).

 

Image Removed

 

 

( acesse Cadastre o complemento de empresa )

 

Modelos de Integração

Fluxo de Integração:

...

O objetivo desta rotina é interpretar o arquivo texto de acordo com o layout e gravar os dados na tabela TAFST2 ( em domínio do TAF ). A partir deste momento devem ser utilizados os "Processos de Integração" ( tópico abaixo ) para importar os dados nas tabelas de negócio do TAF.

 

Processos de Integração1. Para que os dados sejam integrados do ERP para o TAF, são utilizados processos - chamados de Job's - desenvolvidos no TAF que se encarregam de consultar, transportar, gravar e validar os dados.

I. Processo 0 ( Zero ):

...

Integração

...

Execução: Busca as informações na ST1 no ERP e integra para a ST2 (TAF). Alterando o flag desses registros na ST1.

Trata-se de um processo responsável por alcançar a tabela compartilhada na base de dados do ERP utilizando TOTVS DBAccess e TCLink.

 

II. Processo 1( Um ):

Objetivo: Apagar registros já integrados com o TAF na tabela TAFST1

Execução: Verifica na tabela TAFST1 todos os registros que já foram processados/integrados com o TAF e realiza a exclusão dos mesmos.

Após processada/integrada, a informação na TAFST1 não tem mais utilidade sistêmica, o objetivo desse processo é limpar a tabela para otimizar futuras consultas.

III. Processo 2 ( Dois ):

Objetivo: Integração TAFST2 x TAF.

Execução: Realiza a integração da TAFST2 para as tabelas internas do TAF. Integra as informações mesmo com inconsistências alimentando o flag nas tabelas de registros, validando apenas a estrutura do registro enviado junto ao Layout TAF.

Trata-se de um processamento com várias rotinas responsáveis por transferir os movimentos da tabela espelho para a base oficial do TAF sem nenhuma validação de conteúdo, somente de integridade e estrutura como caracter -> número, caracter -> data, etc...

IV. Processo 3 ( Três ):

Objetivo: Validação de dados.

Execução: Varre a base de dados procurando as inconsistências para apresentá-las no monitor de integrações.

Trata-se de um processamento especialista na regra do layout, onde terão várias rotinas responsáveis por validar as informações distribuídas na base oficial do TAF. 
As tabelas de movimento terão alguns campos de controle, e um deles é o campo STATUS

 

 

2. Parâmetros de Integração:

I. O TAF possui acesso ao módulo de Configurador ( SIGACFG ) onde, além de possibilitar a configuração de todo o metadado ( dicionário de tabela, campos, índices, gatilhos, etc...), possibilita a configuração de parâmetros da própria aplicação. Para acessar esse módulo, seguir os passos abaixo:

Image Removed

 

II. Dentro do módulo, acessar a rotina de parâmetros:

Image Removed

 

III. Abaixo serão listados os parâmetros necessários para realizar a integração com o TAF:

• MV_TAFTALI: Indicar a instância da base de dados da tabela TAFST1 (em domínio do ERP) para integração. Exemplo: TOPERP, BANCOERP...

• MV_TAFTDB: Indicar Top Data Base da base de dados da tabela TAFST1 (em domínio do ERP) para integração. Exemplo: MSSQL, ORACLE...

 

 

3. Integração Automática:

I. Para configurar os processos automáticos do TAF, deve-se configurar o Schedule no Configurador (SIGACFG) acessando a opção de menu Ambiente / Schedule / Schedule:

 

Image Removed

 

...

Image Removed

...

Image Removed

...

 

...

4. Integração Manual:

I. Para executar a integração manual acesse a opção de menu: Miscelânea / Integrações TAF / Processamentos.

Image Removed

O parâmetro "Integracao (0 a 8)?" é utilizado para indicar qual o processo que será executado

 

 

Para maiores detalhes entre em contato com o Suporte Totvs.( acesse Configure os Jobs de Integração )