Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

        Neste tópico iremos exemplificar as formas para de passagem de parâmetros nesta para esta ferramenta.

PARÂMETROS DA PRÓPRIA CONSULTA SQL

        Na      Neste exemplo, na estrutura da Planilha.Net, utilizaremos o parâmetro da própria consulta SQL para informarmos os valores a serem pesquisadoscomo parâmetro.

        Utilizaremos uma      Utilizaremos a consulta SQL abaixo que retornará dados de um funcionário. Nesta Desta consulta teremos utilizaremos duas passagens de parâmetros; SECAO e SITUACAO.

...

Nota
titleATENÇÃO

         O parâmetro :$CODCOLIGADA  desta consulta, não deve ser será considerado no exemplo por se tratar de uma variável dinâmica. Para informações sobre variáveis dinâmicas acesse: http://tdn.totvs.com/x/RoLFAw

        Depois de elaborada Elaborada a consulta SQL acessamos a planilha.Net através das opções de menu: “Gestão Gestão | Ferramentas de Análise | Planilha Net”Net.

        Depois de criada Criada uma planilha faça a associação da consulta SQL a elaplanilha recentemente criada. Durante inserção associação da consulta SQL o sistema solicitará o preenchimento dos valores primários dos parâmetros para os parâmetros desta consulta.

        Quando finalizada a associação da consulta SQL, teremos nas configurações “Ações do Documento”, grupo “Parâmetros”, os parâmetros informados durante na inclusão da consulta SQL.

...

        Para alterações dos valores dos filtros. Clique , clique duas vezes sobre o valor do parâmetro, na coluna “Valor”. Feita a alteração dos valores tecle Enter para que seja computada registrar a alteração e recalculada recalcular a sua planilha.

 

...

PARÂMETROS DA PRÓPRIA CONSULTA SQL EM MAIS DE UMA PLANILHA

        Quando utilizamos utilizado no mesmo arquivo de Excel mais de uma planilha com consultas SQL diferentes. Para alterarmos os valores de parâmetros devemosQuando necessário modificar o valor de um dos parâmetros, primeiramente, nos atentar qual atente-se a consulta SQL estamos selecionando selecionada e a qual planilha ela Plan está associada. Feita a identificação e seleção correta do parâmetro clique duas vezes sobre seu valor e digite o novo. Para confirmar as alterações e recalcular a planilha tecle Enter.

          No exemplo abaixo demonstramos o resultado nas as configurações “Ações do Documento” de um arquivo que possui duas planilhas e em cada planilha uma consulta SQL diferente.

Plan1Plan2

        Quando necessário modificar os valores dos parâmetros de uma das consultas SQL do arquivo, primeiramente, atente-se a consulta SQL selecionada e a qual Plan ela está associada. Feita a seleção correta clique duas vezes sobre o valor do parâmetro e digite o novo valor. Para confirmar a alteração e recalcular a planilha tecle Enter.


...

PARÂMETROS UTILIZANDO CÉLULAS DA PLANILHA.

        Este método é o mais prático e usual para passagem de parâmetros para a consulta SQL associada a planilha.Net. Para uso deste método iremos criar criamos uma consulta SQL com três passagens de parâmetros: CHAPA, DTINI e DTFIM.

...

        Criada a consulta SQL, durante associação da consulta SQL a planilha, é possível informar qual(is) a(s) célula(s) da planilha passará(ão) o(s) valor(es) do(s) parâmetro(s) para consulta SQL.

        Caso no momento da associação não queira informar qual célula será a responsável por passar as células que passarão o valor ao parâmetro, informe diretamente nos filtros diretamente os valores para que a associação seja concluída. Em seguida em “Ações do Documento”, altere no grupo “Parâmetros”, o valor do filtro pelo incluindo o comando que indicará qual célula irá receber o valor do a célula receberá para ser utilizado como parâmetro.

       O comando deve ser constituído pelo nome da planilhaplanilha! + nome da célula separado pelo ponto de exclamação. Exemplo: PLAN1!A1.

...

Feita as configurações teremos o no grupo “Parâmetros” com a seguinte visualização:

       

        Com estas Feita as configurações basta alterar o valor da célula utilizada como parâmetro e teclar Enter para que a consulta SQL receba o novo valor de parâmetro para recalculo, após comando Entere recalcule a planilha. No exemplo abaixo o resultado da planilha após alteração atribuição dos valores de parâmetro diretamente na planilha.

...

PARÂMETROS UTILIZANDO CÉLULAS EM VÁRIAS PLANILHAS.

        Quando utilizamos mais de uma planilha no arquivo tendo de Excel com mais de uma planilha associada com mais de uma consulta SQL, devemos nos atentar para definição de qual célula será é responsável por repassar o valor de parâmetro para consulta SQL.

        Nas configurações, “Ações do Documento”, podemos verificar verificamos no grupo “Parâmetros”, qual célula da planilha e célula o parâmetro está localizado. Abaixo o exemplo das destas opções da , a primeira consulta que está associada a plan1 e da a segunda consulta associada a plan2.

Plan1Plan2

        Para alterar os valores dos parâmetros digite diretamente nas células os seus novos valores e tecle Enter, para recalculo da planilha. Abaixo o resultado na planilha de exemplo com as células recebendo seus valores de parâmetros.

Plan1Plan2

...