Páginas filhas
  • PWMS0008 - Como Otimizar o Processo de Expedição no Armazém?

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Produto:

SIGAWMS - Gestão de Armazenagem

Ocorrência:

Como otimizar o processo de expedição no armazém?

Passo a passo:

  1. Existem algumas configurações que podem ser efetuadas no WMS Protheus, sendo que estas podem auxiliar agilizando o processo de expedição e oferecendo ganho de produtividade na separação dos produtos no armazém.
  2. Durante a geração das atividades de separação é possível juntar, "aglutinar", atividades semelhantes, desde que separem um mesmo produto e rastro de um mesmo endereço. Este processo fará com que as coletas nestes endereços para separação das mercadorias sejam minimizadas, sendo recomendado nos casos onde será realizado uma conferência posterior dos pedidos separados ou, dependendo da seleção da aglutinação, onde não importa que numa mesma carga, produtos de pedidos diferentes vão numa mesma embalagem ou palete, por exemplo, quando vão para um mesmo cliente/destino.
  3. Esta configuração deverá ser realizada no cadastro de "Tarefas x Atividades",por intermédio do campo "Tipo de Aglut" (DC6_TPAGLU) *, no qual os valores possíveis são:
    1. Não Aglutina;
    2. Documento;
    3. Cliente/Fornecedor;
    4. Carga;
    5. Carga/Cliente;
    6. Produto.
  4. Além do processo de aglutinação é possível minimizar a movimentação do operador de separação dentro do armazém, forçando o mesmo a executar várias separações de forma consecutiva, sem ter a necessidade de fazer uma movimentação de cada quantidade separada para a doca.
  5. Podem ser utilizados para esta situação os parâmetros MV_RFENDDE ou MV_WMSMTEA, como pode ser consultado em MV_RFENDDE - Solicita Confirmação Endereço Destino Separação MV_WMSMTEA - Permite Selecionar Múltiplas Atividades.
  6. Para minimizar ainda mais o esforço necessário para efetuar a separação dentro do armazém, complementado o processo de múltiplas atividades pode ser criado uma regra de convocação de sequenciamento de endereços ordenando a separação de um mesmo documento para um operador, de forma que ele siga um caminho sequencial ao invés de permanecer se movimentando de lado a lado no armazém.

Observações:

  1. A opção de aglutinação somente estará disponível a partir da versão 11.8.12 do Protheus.
  2. Informações adicionais podem ser obtidas no Documento de Referência (Help Online) dessa rotina, em Regras de Convocação (WMSA350 - SIGAWMS), no tópico Exemplos de Utilização.

Observações:

A opção de aglutinação somente estará disponível a partir da versão 11.8.12 do Protheus.