Child pages
  • WMS Operador Logístico x ERP Protheus

Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Integração WMS Operador Logístico X ERP Protheus

Contexto de Negócio (Introdução)

Muitas empresas que atuam do ramo de transportes vêm se tornando operadores logísticos, visando atender de forma mais completa as necessidades dos seus clientes.

Atualmente, há vários clientes TOTVS que se encontram nesta situação, sendo que a partir do momento em que aceitam realizar a operação logística completa dos seus clientes, necessitam ter um sistema WMS que atenda às necessidades específicas de cada um, além de contemplar também a legislação fiscal específica deste segmento.

Sistemas Envolvidos

  • WMS Logix, utilizado no modo "Operador Logístico".
  • ERP Protheus

Escopo

Para atender ao contexto exposto acima, foi desenvolvida a integração do WMS Operador Logístico com o ERP Protheus, uma vez que este módulo atende perfeitamente ao segmento de operadores logísticos.

O escopo da integração de processos do WMS Operador Logístico x ERP Protheus, é:


Todas as mensagens de integração utilizadas seguem o padrão de mensageria única da TOTVS, a chamada TOTVSMessage.

No ambiente do WMS serão utilizadas e registradas apenas informações relativas aos processos do armazém, as informações que são exclusivas de módulos como Fiscal, Contabilidade e Financeiro serão controladas apenas no ERP Protheus.

Pré-requisitos Instalação/Implantação/Utilização

No Logix, os seguintes pré-requisitos devem ser verificados:

  • Versão Logix: A partir da 10.2.
  • Webservice criado para permitir a comunicação com o Protheus.
  • Instalação do EAI Logix, que deverá estar configurado e com as mensagens de integração habilitadas no monitor (EAI10000).
  • Pacote 01/2013 atualizado.
    • Observação: 
      É permitido o uso da integração a partir do pacote 04/2012, porém neste caso são necessários alguns procedimentos adicionais:
      • Pacote de atualização (patch) dos chamados TETVO5, TEUKY6, TEYI99, TENR25e TFBEUO (verificar chamados pré-requisitos que envolvam fontes alterados entre o pacote 04/2012 e estes chamados).
      • Importar os arquivos para atualização de metadados existentes nos chamados mencionados acima.
      • Execução do conversor de tabelas WMS00427.
      • Execução do conversor de parâmetros WMS00432.
      • Nos casos em que o WMS Logix já esteja em uso no cliente antes desta integração padrão, ao gerar o primeiro documento (nota fiscal de retorno simbólico, nota fiscal por conta e ordem, nota fiscal de faturamento de serviços) o sistema irá verificar se o controle de numeração de transações de documentos precisa ser ajustado. Caso seja identificada esta necessidade será apresentada a mensagem abaixo:

        Se a resposta for “Não” a geração do documento solicitado não será efetuada, interrompendo o processo em andamento.
        Se a resposta for “Sim” o sistema primeiro irá atualizar este controle de numeração das transações, para depois dar continuidade na geração do documento.
        Este procedimento de atualização é necessário para que não sejam duplicados os números de transações de nota fiscal gerados anteriormente, o que causaria conflitos de informações geradas antes e após a implantação da integração.
  • Caso o cliente já possua no Protheus informações dos cadastros de Unidade de Medida, Cidades e Cotação de Moeda, será necessário realizar a carga inicial destes dados para o Logix, por meio de uma rotina desenvolvidamente exclusivamente para esta finalidade.
  • Se for necessário, é possível também realizar uma carga de todos os produtos do Logix para o Protheus, utilizando para isto o programa FIN00000.
  • Caso o cliente já possua nos dois sistemas informações dos cadastros de Clientes, Fornecedores, Transportadoras ou Itens, será necessário atualizar o relacionamento “De/Para” dos códigos, o que poderá ser realizado manualmente através dos programas VDP10143 (De/Para Cliente/Fornecedor) e MAN72011 (De/Para Item).
  • É possível também atualizar estes relacionamentos de/para de maneira automática, via arquivo UNL. Para isto deve-se utilizar o programa WMS6276 (Atualização De/Para Cadastros).
    • Para Clientes, Fornecedores e Transportadoras o layout deve ser: <código>|<CNPJ/CPF>|<inscrição estadual>. O sistema localizará através do <CNPJ/CPF> e <inscrição estadual> qual é o código do cliente, fornecedor ou transportadora no Logix, para então alimentar o relacionamento de/para (código externo) com o conteúdo de <código>.
      • Observação:
        O parâmetro “Considera IE” deve ser desmarcado quando a codificação destes cadastros for determinada pelo CNPJ/CPF, pois neste caso não existirá mais de um registro para o mesmo número.
    • Para Itens o layout deve ser: <código>|. Para este cadastro será considerado que os dois sistemas terão o mesmo código. Desta forma, o Logix tentará localizar em seu cadastro o item que possui o mesmo código, se for encontrado será então alimentado o relacionamento de/para (código externo) com este código.
  • No Protheus o relacionamento De/Para de códigos é visualizado através da opção disponível no menu Configurador > Ambiente > Schedule > De/Para Msg. Única:
  • Caso o cliente já possua algum tipo de integração entre os dois sistemas, será necessário atualizar no Protheus os saldos das notas fiscais de armazenagem. Procedimentos:
    • Executar o programa WMS6628 (Integração NF Recebimento) para integrar as notas fiscais de recebimento no processo padrão (mensagem InputDocument);
    • Executar o programa WMS6268 (Integração Regularizações Fiscais Efetuadas), onde serão enviadas ao Protheus o resultado das regularizações fiscais já efetuadas (mensagem CoverageDocument);
    • Executar o programa WMS6269 (Integração Documentos Expedição Emitidos), onde serão enviados ao Protheus os documentos de expedição emitidos (mensagem SalesOrder);
    • Executar o programa WMS6275 (Integração Nota Fiscal Falta Recebimento), onde serão enviados ao Protheus as informações das notas fiscais de falta geradas nos processos de recebimento (mensagem SalesOrder).

É necessário verificar também que no registro de documentos de entrada no Protheus o número do documento não poderá conter zeros à esquerda, pois no Logix o documento (nota fiscal) é do tipo numérico. Caso exista algum tratamento automático no Protheus para formatar o número do documento este deverá ser alterado para que não faça este ajuste quando o documento for referente à produtos controlados pelo WMS.

Instalação/Configuração

Configuração do EAI Logix

Para configurar o EAI Logix devem ser executados os seguintes procedimentos:

  • Informar os dados abaixo no arquivo de configuração do TOTVSTEC (TotvsAppServer.ini ou AppServer.ini):

    [HTTP]
    Enable=1
    Port=<escolha_uma_porta_disponivel>
    path=c:\totvs\bin\smartclient\

    [WEBSERVICES]
    Enable=1
    Environment=<ambiente>
    Conout=0
    Trace=0
    NameSpace=http://www.totvs.com
    URLLocation=http://<seu_ip>:<porta_escolhida_em_http>
    Logix=1

    [ONSTART]
    Jobs=4GLJOBEAI1

    [4GLJOBEAI1]
    Environment=<ambiente>
    Main=EAIStarter


  • Informar os dados abaixo no arquivo de profile do TOTVSTEC (TotvsProfile.pro):

    eai.hostapplication=<nome para identificar o Logix na integração>
    eai.debug=<0 para inativo ou 1 para ativo>
    eai.configprovider=EAIConfigProviderLogix
    eai.userid=<usuario Logix>
    eai.companyid=<empresa Logix>


  • Configurar as transações que serão enviadas e recebidas:

    Executar o programa EAI10000 (Monitor EAI), acesse o menu Configuração > Host Application e conferir se o nome colocado na chave eai.hostapplication do arquivo de configuração do TOTVSTEC aparece no campo Hospedeiro na interface.

    Se o nome do aplicativo hospedeiro estiver aparecendo corretamente, clique no botão “Modificar” e responda Sim para “Recarregar as Transações”. Neste momento o EAI irá percorrer o seu RPO para localizar os adapters existentes. Estes adapters representarão as mensagens que o EAI irá trabalhar.

    Ainda no programa EAI10000, acessar o menu Configuração > External Apps. O objetivo desta opção é registrar quais serão os EAIs externos que serão utilizados para se comunicar ou que serão comunicados.

    Clique em “Incluir” e depois no botão “Configurar”. Selecionar a “Classe canal” correspondente ao produto com o qual queira se comunicar. No quadro “Propriedades” preencher as informações solicitadas e clicar em “Confirmar”.

    OBS: Para informar a URL nesta configuração deve ser aberto o WS do Protheus, encontrar e abrir o link EAISERVICE:


    Ao abrir a tela copie o link "Descrição do Serviço (WSDL)":


    Após isso, serão exibidas na tela principal as transações que o aplicativo externo possui e com o qual pode-se trocar informações. Clicar em “Confirmar” para finalizar a parametrização.

    Depois de terminar a configuração dos aplicativos externos volte para a tela Configuração > Host Application e clique novamente em “Modificar”.
    Responda Não para “Recarregar as Transações”. Em seguida dê dois cliques no campo “Rotas” de cada mensagem, para indicar para qual aplicativo externo a mesma será enviada, habilitando a rota desejada:


Ao executar os procedimentos acima o EAI Logix está configurado para receber e enviar mensagens.


Configuração do Servidor Protheus

Para preparar o Protheus para a integração deve ser realizada a configuração do servidor (TotvsAppServer.ini ou AppServer.ini), conforme exemplo abaixo:

[GCQAS]

SourcePath=G:\totvs\microsiga\protheus11\apo_ws

RootPath=G:\totvs\microsiga\protheus_data

StartPath=\system\

x2_path=

RpoDb=Top

RpoLanguage=portuguese

RpoVersion=110

LocalFiles=ctree

Trace=0

localdbextension=.dtc

PictFormat=DEFAULT

DateFormat=DEFAULT

RegionalLanguage=BRA

;InactiveTimeOut=2400

helpserver=help.outsourcing.com.br/p11/

TOPMEMOMEGA=1


[DBAccess]

DataBase=ORACLE

Server=192.168.0.113

ALIAS=GCQAS

PROTHEUSONLY=0


[Drivers]

Active=TCP


[TCP]

TYPE=TCPIP

Port=1407


[General]

InstallPath=G:\totvs\microsiga\protheus11

CtreeMode=Server

ConsoleLog=1

ConsoleMaxSize=31457280

ConsoleFile=G:\totvs\microsiga\protheus11\log\console_webservices.log

TOPMemoMega=1


[CTREESERVER]

CTSERVERNAME=FAIRCOMS@192.168.0.50


[LICENSECLIENT]

server=192.168.0.113

port=5555


[Service]

Name=TOTVSP11Webservices

DisplayName=03 TOTVS | Microsiga Protheus 11 - Webservices


[HTTP]

ENABLE=1

PATH=G:\totvs\microsiga\protheus_data\web\eai

PORT=13002

SESSIONTIMEOUT=60

ENVIRONMENT=GCQAS_TI

INSTANCENAME=ws

RESPONSEJOB=JOB_WS_0101

DEFAULTPAGE=wsindex.apw


[192.168.0.50:13002/ws]

ENABLE=1

PATH=G:\totvs\microsiga\protheus_data\web\eai

ENVIRONMENT=GCQAS_TI

INSTANCENAME=ws

RESPONSEJOB=JOB_WS_0101

DEFAULTPAGE=wsindex.apw


[TDS]

allowApplyPatch=*

ALLOWEDIT=*


[JOB_WS_0101]

TYPE=WEBEX

ENVIRONMENT=GCQAS_TI

INSTANCES=3,30,3,3

SIGAWEB=WS

INSTANCENAME=ws

ONSTART=__WSSTART

ONCONNECT=__WSCONNECT

;PREPAREIN=01,01021


[OnStart]

jobs=FWSCHDMANAG_GCQAS_TI,FWSCHDQUEUE_GCQAS_TI

RefreshRate=120


[FWSCHDMANAG_GCQAS_TI]

Main=FWSCHDMANAG

Environment=GCQAS_TI


[FWSCHDQUEUE_GCQAS_TI]

Main=FWSCHDQUEUE

Environment=GCQAS_TI


Cadastramento de Programas no Menu Logix

Programa

Descrição

MAN72011

Consulta Código Externo Item

VDP10141

De/Para Geral

VDP10143

Consulta Código Externo Cliente/Fornecedor

WMS6429

Exclusão Pedido Venda – Integração Backoffice

WMS6628

Integração Nota Fiscal Recebimento – Inclusão

WMS6629

Integração Nota Fiscal Recebimento – Exclusão

WMS6274

Consulta Rastreabilidade Regularização Fiscal

WMS80000

Monitor da Integração

WMS6268*

Integração Regularizações Fiscais Efetuadas

WMS6269*

Integração Documentos Expedição Emitidos

WMS6275*

Integração Notas Fiscais Falta Recebimento

WMS6276*

Atualização De/Para Cadastros

(*) Estes programas devem ficar disponíveis no menu apenas durante o processo de implantação, após isso não serão mais utilizados.


Parâmetros Gerais Logix

Executar o programa LOG00087 (Manutenção de Parâmetros) e acessar o seguinte caminho:

ADMINISTRAÇÃO LOGIX → CONTROLE GERAL → INTEGRAÇÃO ENTRE SISTEMAS

Os parâmetros abaixo fazem parte desta integração e devem ser devidamente atualizados antes da utilização:

Parâmetro

Objetivo

CFOP Padrão

CFOP que será utilizado na integração do cadastro de item (TOTVSMessageItem), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e o item ainda não estiver cadastrado. Se o item já estiver cadastrado será mantido o CFOP existente.

Classe uso padrão

Código da classe de uso padrão. Será utilizado na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e o item ainda não estiver cadastrado. Se o item já estiver cadastrado será mantida a classe de uso existente.

Classificação fiscal padrão

Código da classificação fiscal (NCM) padrão. Será utilizado na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e a tag _FiscalInformation._FiscalClassification._Code não tiver sido preenchida. Se o item já existir no Logix e esta tag não tiver sido informada na mensagem será mantida a classificação fiscal existente.

Comprador padrão

Código do comprador padrão, para utilização na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e o item ainda não estiver cadastrado. Se o item já estiver cadastrado será mantido o código de comprador existente.

Família padrão

Código da família padrão. Será utilizado na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e a tag _FamilyCode não tiver sido preenchida. Se o item já existir no Logix e esta tag não tiver sido informada na mensagem será mantida a família existente.

Grupo controle despesa padrão

Código do grupo de controle de despesas padrão, para utilização na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e o item ainda não estiver cadastrado. Se o item já estiver cadastrado será mantido o código de grupo de controle de despesas existente.

Grupo controle estoque padrão

Código do grupo de controle de estoque padrão. Será utilizado na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e a tag _StockGroupCode não tiver sido preenchida. Se o item já existir no Logix e esta tag não tiver sido informada na mensagem será mantido o grupo de controle de estoque existente.

Grupo item comercial padrão

Código do grupo de item comercial padrão. Será utilizado na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e a tag _ComercialFamilyCode não tiver sido preenchida. Se o item já existir no Logix e esta tag não tiver sido informada na mensagem será mantida o grupo de item existente.

Linha produto padrão

Código da linha de produto padrão. Será utilizado na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e o item ainda não estiver cadastrado. Se o item já estiver cadastrado será mantida a linha de produto existente.

Linha receita padrão

Código da linha de receita padrão. Será utilizado na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e o item ainda não estiver cadastrado. Se o item já estiver cadastrado será mantida a linha de receita existente.

Local estoque padrão

Código do local de estoque padrão. Será utilizado na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e a tag _StandardWarehouseCode não tiver sido preenchida. Se o item já existir no Logix e esta tag não tiver sido informada na mensagem será mantida o local de estoque existente.

Máscara da condição de pagamento

Máscara que será utilizada para formatação do código da condição de pagamento.

Poderão ser informados os caracteres “<” e “&”, sendo que o caracter “<” deslocará o valor para a esquerda e o caracter “&” preencherá com “0” (zero) se o dígito não existir.

Exemplos:

1) Máscara '<<&':

 Condição '1' será gravado como '1'

 Condição '10' será gravado como '10'

 Condição '100' será gravado como '100'


2) Máscara '<&&':

 Condição '1' será gravado como '01'

 Condição '10' será gravado como '10'

 Condição '100' será gravado como '100'


3) Máscara '&&&':

 Condição '1' será gravado como '001'

 Condição '10' será gravado como '010'

 Condição '100' será gravado como '100'

Máscara do código da cidade IBGE na mensagem de integração via EAI

Máscara que será utilizada para formatação do código da cidade IBGE, no envio das mensagens de cidade (TOTVSMessage City), Cliente/Fornecedor (TOTVSMessage CustomerVendor) e Transportador (TOTVSMessage Carrier).

Poderão ser informados os caracteres “<” e “&”, sendo que o caracter “<” deslocará o valor para a esquerda e o caracter “&” preencherá com “0” (zero) se o dígito não existir.

Permite inclusão de cliente/fornecedor no Logix?

Indica se será ou não permitida a inclusão de clientes e fornecedores no Logix, quando a integração da TOTVSMessage CustomerVendor estiver habilitada. Este controle é necessário pois quando há integração com o Protheus, a codificação do cliente/fornecedor deverá ser gerada por este sistema, não sendo permitida a geração a partir do Logix. Isto se deve ao fato de que no Protheus os clientes e fornecedores são identificados por um código composto (código + loja), porém no Logix o  código é único.

Permite informar empresa/filial externa no cadastro de empresas?

Indica se será ou não permitido informar o código da empresa  e código da filial externa, para que seja possível receber mensagens de outros sistemas. Quando uma mensagem for recebida de outro sistema e existir a informação de empresa (tag _CompanyId) e filial (tag _BranchId) nesta mensagem, a empresa Logix será identificada a partir destas informações.

OBS: No envio da mensagem sempre será enviado o código de empresa Logix.

Programador padrão

Código do programador padrão, para utilização na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e o item ainda não estiver cadastrado. Se o item já estiver cadastrado será mantido o código de programador existente.

Segmento mercado padrão

Código do segmento de mercado padrão. Será utilizado na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e o item ainda não estiver cadastrado. Se o item já estiver cadastrado será mantida o segmento de mercado existente.

Tipo cliente padrão

Código do tipo de cliente padrão. Será utilizado na integração do cadastro de cliente (TOTVSMessage CustomerVendor), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e a tag _MarketSegment._Code não tiver sido preenchida. Se o cliente já existir no Logix e esta tag não tiver sido informada na mensagem será mantido o tipo de cliente existente.

Tipo despesa padrão

Código do tipo de despesa padrão, para utilização na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e o item ainda não estiver cadastrado. Se o item já estiver cadastrado será mantido o código de tipo de despesa existente.

Tipo incidência ICMS padrão

Tipo de incidência de ICMS padrão, para utilização na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e o item ainda não estiver cadastrado. Se o item já estiver cadastrado será mantido o tipo de incidência existente.

Tipo incidência IPI padrão

Tipo de incidência de IPI padrão, para utilização na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e o item ainda não estiver cadastrado. Se o item já estiver cadastrado será mantido o tipo de incidência existente.

Tipo item padrão

Tipo de item padrão, para utilização na integração do cadastro de item (TOTVSMessage Item), quando uma mensagem for enviada de outro sistema para o Logix e o item ainda não estiver cadastrado. Se o item já estiver cadastrado será mantido o tipo de item existente.

Utiliza De/Para de itens na integração via EAI?

Indica se será ou não utilizado o tratamento “De/Para” na integração do cadastro de item. Se este parâmetro estiver ativo, indica que o Logix e o sistema que estiver integrado terão códigos de itens diferentes.

Isto é necessário, por exemplo, quando o WMS Logix é utilizado por Operadores Logísticos, pois neste caso a codificação passa a ser seqüencial e nem sempre é possível manter a mesma codificação no sistema de destino.

Em:

PROCESSO MANUFATURA → ENGENHARIA → ESTRUTURA DE PRODUTOS


Entre os parâmetros apresentados, verificar e atualizar o que segue abaixo:


Parâmetro

Objetivo

Indica se a empresa trabalha com o conceito de multi empresa

Indica se a empresa trabalha com o conceito de multi empresa no processo produtivo.

Para a integração WMS Logix x Protheus este parâmetro deve ser atualizado com “S”.


Em:

PROCESSO MANUFATURA → ENGENHARIA → CADASTRO DE ITENS


Entre os parâmetros apresentados, verificar e atualizar o que segue abaixo:


Parâmetro

Objetivo

Utiliza codificação automática de itens multi-empresa

Indica se deve ou não ser utilizada o controle de numeração unificada para

codificação de itens.

Para a integração WMS Logix x Protheus este parâmetro deve ser atualizado com “S”.

Número da próxima sequência de itens (multi-empresa)

Número que identificará a próxima seqüência da codificação de itens quando

for utilizado o conceito de multi-empresa.

Este parâmetro é atualizado automaticamente pelo sistema, porém na implantação da integração WMS Logix x Protheus deve ser verificado o maior código (numeração) de item já existente entre todas as empresas cadastradas e atualizado este parâmetro com o próximo número.


Em:

LOGIX WMS → LOGIX WMS → INTEGRAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS

Entre os parâmetros apresentados, verificar e atualizar o que segue abaixo:

Parâmetro

Objetivo

Aplicativo externo utilizado para integração com backoffice

Aplicativo externo do EAI, utilizado para integração com backoffice. Deve ser informado um aplicativo externo cadastrado na rotina EAI10000.

Este aplicativo será utilizado para o teste de conexão no monitor da integração (WMS80000).

Número de segundos para timeout nas integrações pelo monitor

Número de segundos a ser considerado nas integrações processadas a partir do monitor da integração (WMS80000).

Caso não seja informado será considerado o tempo padrão (120 segundos).

Número limite de tentativas de integração

Número máximo de tentativas de integração que cada mensagem poderá ter, para processamento via JOB.

OBS: Para processamentos manuais não há limite de tentativas.

Permite vários end.entrega para cliente, quando integração está ativa?

Indica se será ou não permitido cadastrar mais de um endereço de entrega para o cliente, quando a integração estiver ativa.

Por padrão o backoffice Protheus não permite mais de um endereço de entrega por cliente, contudo é possível customizar o sistema para que isso seja permitido, neste caso então o Logix deve ser configurado para permitir cadastrar vários endereços.

Tipo de integração do WMS com backoffice

Indica se a integração com um BackOffice externo está ou não ativa e qual é este BackOffice.

Opções:

0 – A integração não está ativa

1 – Integração com Protheus

2 – Integração com Datasul

3 – Integração com RM

OBS: Até o momento somente a integração com Protheus (opção 1) e Datasul (opção 2) estão implementadas. Para as demais integrações serão necessários desenvolvimentos complementares.


Acessar o caminho abaixo:

LOGIX WMS → OPERADOR LOGÍSTICO → EXPEDIÇÃO

Entre os parâmetros apresentados, verificar e atualizar o que segue abaixo:

Parâmetro

Objetivo

Condição de pagamento para nota de retorno para faltas recebimento*

Código da condição de pagamento a ser utilizada para emissão das notas fiscais de retorno simbólico referentes as faltas no recebimento.

Condição de pagamento para notas de remessa por conta e ordem*

Código da condição de pagamento utilizada na emissão das notas fiscais de remessa por conta e ordem.

Condição de pagamento para notas de retorno simbólico*

Código da condição de pagamento utilizada na emissão das notas fiscais de retorno simbólico, nos processos de expedição.

Natureza de operação para depositantes com regime especial*

Código da natureza de operação utilizada na emissão das notas fiscais dos depositantes que estão sob regime especial.

Natureza de operação para notas de retorno para faltas recebimento*

Código da natureza de operação utilizada na emissão das notas fiscais de retorno simbólico referente às faltas de produtos no recebimento.

Natureza de operação para notas de remessa por conta e ordem*

Código da natureza de operação utilizada na emissão das notas fiscais de remessa por conta e ordem.

Natureza de operação para notas de retorno de mercadoria depositada*

Código da natureza de operação utilizada na emissão das notas fiscais de retorno de mercadorias ao depositante.

Natureza de operação para notas fiscais de retorno simbólico*

Código da natureza de operação utilizada na emissão das notas fiscais de retorno simbólico nos processos de expedição.

Natureza operação para NF por conta e ordem, para UF com Subst.Tribut.

Código da natureza de operação utilizada na emissão das notas fiscais de remessa por conta e ordem, quando o relacionamento da unidade de federação de destino das mercadorias x NCM do produto estiver cadastrado no VDP0696 (Configuração Fiscal) para o tributo “ICMS_ST” com origem “S” (Saída).

Vale ressaltar que as informações de tributação deste cadastro não serão utilizadas na integração, será utilizada a apenas a verificação da existência do relacionamento.

(*) Estes parâmetros já existiam antes desta integração.


Configuração de Parâmetros Protheus


Nome

MV_EAIURL2

Tipo

C

Cont. Por.

http://192.168.0.217:8081/EAISERVICE.apw

Descrição

Informe o nome do canal configurado no EAI para envio a outro EAI

Obs.  Colocar o link do Logix, acrescentando a função /EAISERVICE.apw


Nome

MV_EAIMETH

Tipo

C

Cont. Por.

RECEIVEMESSAGE

Descrição

Informe o metodo de envio do EAI para envio a outro EAI

Nome

MV_EAIWS

Tipo

C

Cont. Por.

WSEAISERVICE

Descrição

Informe o nome do Client WebService do EAI para envio a outro EAI

Nome

MV_IMPADIC

Tipo

L

Cont. Por.

.T.

Descrição

Define se será impresso as informações adicionais do produto DANFE

Nome

MV_TMASDC

Tipo

C

Cont. Por.

0001

Cadastrar uma TM e colocar o código que será utilizado na integração pois são lançamentos automáticos

Descrição

TM para acerto de saldo de documento de cobertura

Nome

ES_NFSERIE

Tipo

C

Cont. Por.

A

Preencha com a série da Nota Fiscal que o JOB utiliza ao faturar os pedidos de venda vindos do Logix

Descrição

Série da NF utilizada no JOB

Nome

MV_INFADPR

Tipo

C

Cont. Por.

2

Descrição

Imprime dados do item do pedido de venda .

1= Dados do item do pedido

2= Dados do produto

3= Dados do item do pedido + produto.

Nome

MV_AVALINT

Tipo

L

Cont. Por.

.T.

Descrição

Indica se deverá ser mantido no código interno do produto apenas o código enviado na mensagem, sem concatenar com o código da filial.

Nome

MV_WMSTCOB

Tipo

C

Cont. Por.

102

Descrição

Informar as TES correspondentes à cobertura de documentos


Relacionamento De/Para de Empresa/Filial no Logix:

Para que uma mensagem de integração possa ser recebida, é necessário informar o código da empresa e/ou filial do sistema de origem. Quando uma mensagem é recebida pelo Logix, a partir da “Empresa Externa” e “Filial Externa” existentes na TOTVSMessage o sistema identificará qual é a “Empresa Logix” para atualização dos dados. Estas informações são registradas no EAI10000 (Controle de Mensagens EAI), dentro do cadastro de "Aplicativos Externos", na opção "De/Para Empresas".


Relacionamento De/Para de Empresa/Filial no Protheus:

Acessar o menu Configurador -> Ambiente -> Schedule -> Emp. fil.Msg. Unica.

Cadastrar o relacionamento entre as empresas Logix e as empresas/filiais do Protheus, informando:

Referencia = "LOGIX"

Company = código da empresa Logix

Emp.Protheus = código da empresa Protheus

Fil.Protheus = código da filial do Protheus


Relacionamento De/Para Geral no LOGIX:

Para que a integração funcione corretamente será necessário também realizar o relacionamento “De/Para” para algumas informações que são enviadas e recebidas nas mensagens. Estes relacionamentos devem ser realizados no programa VDP10141 (Cadastro De/Para Geral).

Para cada informação prevista para tratamento de relacionamento De/Para deve ser informada a tabela de cadastro correspondente:

Informação

Tabela De/Para

Sistema Integração

Grupos de Controle de Estoque

GRUPO_CTR_ESTOQ

EAI

Local de Estoque

LOCAL

EAI

CFOP NF Recebimento x TES (Tipo de Entrada e Saída)

COD_FISCAL_SUP

EAI

CFOP NF Regularização x TES (Tipo de Entrada e Saída)

COD_FISCAL_SUP

EAI_COBERTURA(*)

Natureza de Operação x TES (Tipo de Entrada e Saída)

NAT_OPERACAO

EAI

Condição de Pagamento Pedido Venda

COND_PGTO

EAI

Condição de Pagamento Nota Fiscal Recebimento

COND_PGTO_CAP

EAI

Tipo de Cliente

TIPO_CLIENTE

EAI

Nota:!

(*) Para o Logix o CFOP das notas definitivas para Recebimento ou Cobertura serão iguais, porém para o Protheus é necessário enviar um código de TES (Tipo de Entrada e Saída) diferenciado. Por este motivo é que foi tratado o sistema de integração como “EAI_COBERTURA”, diferenciando-o do relacionamento referente ao recebimento.

Este programa possui três formas de entrada de dados:

  • Registro a registro: Ao utilizar as opções “Incluir” e “Modificar” da toolbar os dados deverão ser informados na própria tela do programa, conforme imagem acima. Neste formato, para cada relacionamento é necessário efetuar uma nova inclusão.
  • Carga inicial: Esta opção somente pode ser utilizada para tabelas que ainda não tenha relacionamento registrado. Quando acionada, esta opção irá abrir uma tela onde deverá ser indicada a tabela e o sistema de integração para o qual serão gravados os relacionamentos.
    Ao confirmar, o sistema buscará todos os registros existentes na tabela informada e permitirá realizar todos os relacionamentos de uma só vez.
  • Grade: Esta opção tem funcionamento semelhante à opção “Carga inicial”, porém permite a manutenção para todas as tabelas, independentes se já possuem ou não relacionamento cadastrado.

Como funcionará o uso dos relacionamentos De/Para na integração:

No Recebimento: Ao receber uma mensagem de integração, o sistema verificará a existência do relacionamento De/Para, utilizando como base para pesquisa a informação que foi enviada. No cadastro dos relacionamentos será realizada através do campo “Valor Para”.

Se o relacionamento De/Para não for encontrado, será validado se a informação recebida é válida para o Logix (verificação de existência no cadastro), se for será efetuada a integração, caso contrário a integração não ocorrerá e será retornada uma mensagem de erro.

No Envio: Quando uma mensagem de integração for enviada, o sistema verificará a existência do relacionamento De/Para, utilizando como base para pesquisa a informação existente no Logix. Se não for encontrado este relacionamento, será enviado o próprio código do Logix.


Importante!

Para que os saldos de estoque e saldos regularizados no Logix sejam atualizados corretamente no Protheus, é necessário configurar corretamente o cadastro de TES (Tipos de Entrada/Saída) e relacionar corretamente o de/para no programa VDP10141 com estes códigos..

É possível parametrizar para que o Logix já indique o código de TES a ser utilizado, sendo necessário para isso o correto cadastro de relacionamento "De/Para" no programa VDP10141. Esta definição a partir do Logix permite apenas um "De/Para" simples, transformando um CFOP (para Recebimento ou Regularização Fiscal) ou uma Natureza de Operação (para Documentos de Saída) na TES correspondente cadastrada no Protheus.

Caso seja necessário utilizar uma regra mais elaborada para definição da TES é permitido utilizar o conceito de "TES Inteligente" disponível no Protheus, sendo que para ser utilizado este conceito o Logix deverá enviar o código da TES como "?" (cadastrar esse conteúdo "?" no relacionamento "De/Para" na rotina VDP10141).

O Protheus deve possuir no mínimo três TES de entrada cadastradas para utilização nas mensagens InputDocument (Documento de Entrada)  e CoverageDocument (Regularização Fiscal). Cada TES deve ter seus campos corretamente preenchidos, conforme orientação e necessidade do usuário. É imprescindível a TES estar configurada corretamente para o correto funcionamento do processo.

1. A primeira TES será utilizada para receber as NOTAS FISCAIS PROVISÓRIAS do WMS Logix. Os demais campos devem ser cadastrados conforme necessidade do usuário, porém os campos abaixo devem ser da seguinte maneira:

Campo

Nome Campo

Conteúdo

F4_PODER3

Poder Terc.

N=Não Controla

F4_ESTOQUE

Atu. Estoque

“Sim”


No Logix, esta TES deverá estar relacionada no VDP10141 da seguinte forma (quando for escolhida a opção onde o Logix deve determinar o código da TES):

Tabela

Sistema Integração

De

Para

COD_FISCAL_SUP

EAI

Informar cada um dos CFOPs utilizados no SUP3760 para as notas fiscais provisórias, que normalmente serão CFOPs de venda (5.101, 5.102, 6.101, 6.102, etc.)

Código da TES cadastrada no Protheus conforme configuração acima


2. A segunda TES será utilizada para receber as NOTAS FISCAIS DEFINITIVAS do WMS Logix. Os demais campos devem ser cadastrados conforme necessidade do usuário, porém os campos abaixo devem ser da seguinte maneira:

Campo

Nome Campo

Conteúdo

F4_PODER3

Poder Terc.

R=Remessa

F4_ESTOQUE

Atu. Estoque

“Sim”


No Logix, esta TES deverá estar relacionada no VDP10141 da seguinte forma (quando for escolhida a opção onde o Logix deve determinar o código da TES):

Tabela

Sistema Integração

De

Para

COD_FISCAL_SUP

EAI

Informar cada um dos CFOPs utilizados no SUP3760, para as notas fiscais definitivas que serão associadas à CESV/Documental(*) (WMS6138), sendo que estes CFOPs se referem à remessa para armazenagem (5.905, 6.905, etc.)

Código da TES cadastrada no Protheus conforme configuração acima

(*) Este relacionamento será utilizado também no processo de regularização fiscal, nos casos em que o produto regularizado não exista na nota fiscal provisória (casos de excesso total).


3. A terceira TES será utilizada para receber as NOTAS FISCAIS DEFINITIVAS do WMS Logix, resultantes do processo de Regularização Fiscal (cobertura). Os demais campos devem ser cadastrados conforme necessidade do usuário, porém os campos abaixo devem ser da seguinte maneira:

Campo

Nome Campo

Conteúdo

F4_PODER3

Poder Terc.

R=Remessa

F4_ESTOQUE

Atu. Estoque

“Não”


No Logix, esta TES deverá estar relacionada no VDP10141 da seguinte formaforma (quando for escolhida a opção onde o Logix deve determinar o código da TES):

Tabela

Sistema Integração

De

Para

COD_FISCAL_SUP

EAI_COBERTURA

Informar cada um dos CFOPs utilizados no SUP3760, para as notas fiscais definitivas que serão utilizados no processo de regularização fiscal (WMS6156) sendo que estes CFOPs se referem à remessa para armazenagem (5.905, 6.905, etc.)

Código da TES cadastrada no Protheus conforme configuração acima


Para os processos de saída o Protheus deve possuir no mínimo 3 TES cadastradas para a mensagem única SalesOrder. A TES deve ter seus campos corretamente preenchidos, conforme orientação e necessidade do usuário.

1. A primeira TES será utilizada para receber um pedido de venda de FATURAMENTO DE SERVIÇO. Os demais campos devem ser cadastrados conforme necessidade do usuário, porém os campos abaixo devem ser da seguinte maneira:

Campo

Nome Campo

Conteúdo

F4_PODER3

Poder Terc.

N=Não Controla

F4_ESTOQUE

Atu. Estoque

“Não”


No Logix, esta TES deverá estar relacionada no VDP10141 da seguinte formaforma (quando for escolhida a opção onde o Logix deve determinar o código da TES):

Tabela

Sistema Integração

De

Para

NAT_OPERACAO

EAI

Informar cada um dos códigos de natureza de operação registrados nos processos de faturamento dos depositantes (WMS6407).

Código da TES cadastrada no Protheus conforme configuração acima


2. A segunda TES será utilizada para receber um pedido de venda de RETORNO SIMBÓLICO de mercadorias. Os demais campos devem ser cadastrados conforme necessidade do usuário, porém os campos abaixo devem ser da seguinte maneira:

Campo

Nome Campo

Conteúdo

F4_PODER3

Poder Terc.

D=Devolução

F4_ESTOQUE

Atu. Estoque

“Sim”


No Logix, esta TES deverá estar relacionada no VDP10141 da seguinte formaforma (quando for escolhida a opção onde o Logix deve determinar o código da TES):

Tabela

Sistema Integração

De

Para

NAT_OPERACAO

EAI

Informar os códigos de natureza de operação parametrizados no LOG00087:

- “Natureza de operação para depositantes com regime especial”

- “Natureza de operação para notas de retorno para faltas recebimento”

- “Natureza de operação para notas de retorno de mercadoria depositada”

- “Natureza de operação para notas fiscais de retorno simbólico”

Código da TES cadastrada no Protheus conforme configuração acima

OBS: Para cada código de natureza de operação existente nos parâmetros é possível utilizar um código de TES diferenciado, porém todos eles deverão ter as características conforme indicado acima.


3. A terceira TES será utilizada para receber um pedido de venda de REMESSA POR CONTA E ORDEM. Os demais campos devem ser cadastrados conforme necessidade do usuário, porém os campos abaixo devem ser da seguinte maneira:

Campo

Nome Campo

Conteúdo

F4_PODER3

Poder Terc.

N=Não Controla

F4_ESTOQUE

Atu. Estoque

“Não”


No Logix, esta TES deverá estar relacionada no VDP10141 da seguinte formaforma (quando for escolhida a opção onde o Logix deve determinar o código da TES):

Tabela

Sistema Integração

De

Para

NAT_OPERACAO

EAI

Informar os códigos de natureza de operação parametrizados no LOG00087:

- “Natureza de operação para notas de remessa por conta e ordem”

- “Natureza operação para NF por conta e ordem, para UF com Subst.Tribut.”

Código da TES cadastrada no Protheus conforme configuração acima

OBS: Para cada código de natureza de operação existente nos parâmetros é possível utilizar um código de TES diferenciado, porém todos eles deverão ter as características conforme indicado acima.


Configuração do Schedule - Protheus:

Acessar o menu Configurador -> Ambiente -> Schedule -> Schedule:


Para que as tarefas possam ser executadas, é necessário que exista um agent cadastrado com a empresa equivalente.

Informe o número de Threads que for necessário. Considerar como padrão três threads, mas pode-se utilizar mais conforme a necessidade.


Configuração de Adapters - EAI Protheus

Acessar menu Configurador -> Ambiente -> Schedule -> Adapter E.A.I. e incluir as rotinas que serão integradas com o EAI Logix.

Campos

  • Rotina = nome da rotina principal
  • Mensagem = nome da mensagem única
  • Mensagem Única = Sim
  • Método = Síncrono
  • Canal Envio = EAI

*As rotinas abaixo fazem parte da integração. Note que para cada rotina existe um nome de mensagem definido em um comitê de integrações.

Rotinas

Rotina

Descrição

Mensagem Única

Envia

Recebe

Mensagem

MATA010

Produtos

Sim

Não

Sim

Item

MATA020

Fornecedores

Sim

Sim

Sim

CustomerVendor

MATA030

Clientes

Sim

Sim

Sim

CustomerVendor

FISA010

Municípios

Sim

Sim

Sim

City

QIEA030

Unidades de Medida

Sim

Sim

Sim

UnitOfMeasure

MATA050

Transportadoras

Sim

Sim

Sim

Carrier

CTBA150

Cotação de Moedas

Sim

Sim

Sim

CurrencyQuotation

MATA103

Documentos de Entrada

Sim

Não

Sim

InputDocument

MATA103A

Cobertura de Documentos

Sim

Não

Sim

CoverageDocument

MATA410

Pedido de Venda

Sim

Não

Sim

SalesOrder

TMSAE55

EDI

Sim

Não

Sim

EDIDocumentForTransportation

MATA270

Inventário

Sim

Não

Sim

Inventory

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos WMS Logix e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Para esta integração estão previstas as mensagens abaixo:


WMS Logix

Protheus

TOTVSMessage

Registro NF Entrada WMS

Recebimento

InputDocument

Regularização Fiscal

Operação Triangular

CoverageDocument

Solicitação de Carga

TMS

EDIDocumentForTransportation

Expedição

Pedido de Venda NF Retorno

SalesOrder(*)

Expedição

Pedido de Venda NF Conta e Ordem

SalesOrder(*)

Expedição

Pedido de Venda NF Serviço

SalesOrder(*)

Recebimento com Falta

Pedido de Venda NF Retorno

SalesOrder(*)

Falta de Inventário

Pedido de Venda NF Retorno

SalesOrder(*)

Montagem/Desmontagem de Kits

Pedido de Venda NF Retorno

SalesOrder(*)

Inventário

Inventário

Inventory

Nota:

(*) A mensagem SalesOrder é única para todos os tipos de nota fiscal que necessitam ser gerados.


Para que cada processo indicado acima possa ocorrer, é necessário que previamente os principais cadastros também estejam integrados. São eles:

Cadastro

Onde é utilizado

TOTVSMessage

Fornecedor

Registro NF Entrada WMS (InputDocument)

Regularização Fiscal (CoverageDocument)

CustomerVendor(*)

Cliente

Expedição (SalesOrder)

Regularização Fiscal (CoverageDocument)

Solicitação de Carga (EDIDocumentForTrans)

CustomerVendor(*)

Transportador

Expedição (SalesOrder)

Solicitação de Carga (EDIDocumentForTrans)

Carrier

Item (Produto)

Registro NF Entrada WMS (InputDocument)

Regularização Fiscal (CoverageDocument)

Expedição (SalesOrder)

Solicitação de Carga (EDIDocumentForTrans)

Inventário (Inventory)

Item

Cidade (Munícipio)

Cadastro de Fornecedor (CustomerVendor)

Cadastro de Cliente (CustomerVendor)

Cadastro de Transportador (Carrier)

City

Unidade de Medida

Cadastro de Item (Item)

Registro NF Entrada WMS (InputDocument)

Expedição (SalesOrder)

Solicitação de Carga (EDIDocumentForTrans)

UnitOfMeasure

Cotação de Moeda

Expedição (SalesOrder)

CurrencyQuotation

Nota:

(*) A mensagem CustomerVendor é única para fornecedores e clientes, o que diferenciará um cadastro de outro será a tag _Type, que poderá ter os valores “Customer” (Cliente), “Vendor” (Fornecedor) ou “Both” (Ambos).


Fluxo das Informações

As mensagens de integração existentes entre o WMS Logix e o Protheus são:


Fluxo de um processo padrão de WMS, desde o recebimento dos produtos até a sua expedição:

Notas:

  • PV = Pedido de Venda
  • O fluxo exposto acima representa apenas a utilização do CESV – Controle de Entrada e Saída de Veículos – porém as mesmas integrações se aplicam também quando é utilizado apenas o controle de Documental.
  • A integração da nota fiscal de recebimento foi exemplificada apenas entre os processos Registro da NF Entrada e Planejamento do Recebimento, mas pode ocorrer também entre quaisquer processos após o Registro da NF Entrada e antes da Integração Regularização Fiscal.


Além das integrações indicadas acima, existem as outras integrações de movimentos que não estão ligados ao processo normal do WMS. São eles:

  • Pedido de Venda para Faturamento de Serviço: Ocorre quando é realizado o processamento no programa WMS6412 (Geração NF).
  • Recebimento com Falta: Quando o recebimento for realizado através de uma nota fiscal definitiva e ocorrer falta de produtos é necessário devolver simbolicamente esta quantidade faltante para o depositante. Para isso é utilizada a opção “Gerar NF Retorno” na rotina WMS6496 (Liberação de Veículo para Saída).
  • Falta de Inventário: No fechamento do conta corrente do inventário, caso exista uma falta de produto é necessário realizar um retorno simbólico para o depositante.
  • Montagem/Desmontagem de Kits: Quando é realizada uma montagem de kits deve ocorrer o retorno simbólico dos componentes utilizados na montagem, pois os mesmos passarão a ser identificados por um novo produto. O mesmo ocorrerá na desmontagem de um kit, onde o produto do kit é que deverá ser retornado simbolicamente. Estes processamentos são realizados através da rotina WMS7013 (Solicitação de Montagem de Kit).
  • Inventário: Ocorre quando é realizado o encerramento do plano de inventário, com atualização dos ajustes de estoque identificados. Este procedimento é executado no programa SUP5830 (Gerenciador do Inventário).


Cadastros

1.1          Cadastro de Fornecedor – CustomerVendor

Nesta mensagem serão integradas as informações principais do cadastro de fornecedores, que dentro do EAI é identificada pelo nome CustomerVendor.


No Logix o envio desta mensagem ocorre a partir destes programas, quando uma manutenção é realizada:

  • VDP0815 - Cadastro Cliente/Fornecedor (versão 10.2)
  • VDP10000 - Cadastro Cliente/Fornecedor (versão 11.0)


As informações tratadas atualmente nesta mensagem são:


Tag(*)

Descrição

Origem / Destino da Informação

_CompanyId

Código da empresa

Variável global p_cod_empresa

_Code(**)

Código do fornecedor

FORNECEDOR.cod_fornecedor

_ShortName

Nome reduzido do fornecedor

VDP_CLI_FORNEC_CPL.razao_social_reduz (se estiver preenchido) ou então FORNECEDOR.raz_social_reduz

_Name

Nome do fornecedor

VDP_CLI_FORNEC_CPL.razao_social (se estiver preenchido) ou então FORNECEDOR.raz_social

_Type(***)

Tipo de registro (Cliente = “Customer”; Fornecedor = “Vendor”; Ambos = “Both”)

Para esta mensagem será “Vendor”


_EntityType

Tipo de pessoa (Pessoa Física = “Person”; Pessoa Jurídica = “Company”)

Se o fornecedor tiver CPF, será considerado “Person”, caso contrário será “Company”

_RegisterDate

Data de cadastro do fornecedor

FORNECEDOR.dat_cadast

_RegisterSituation

Situação do fornecedor (Ativo = “Active”; Inativo = “Inactive”)

FORNECEDOR.ies_fornec_ativo

_GovernmentalInformation

Esta tag pode conter até 5 (cinco) informações diferentes, que são diferenciadas pelo atributo _Name:

_Name

_Scope

_Id

_ExpiresOn

“CPF”

“Federal”

CPF do fornecedor (quando Pessoa Física)

NULL

“CNPJ”

“Federal”

CNPJ do fornecedor (quando Pessoa Jurídica)

NULL

“Inscricao Estadual”

“State”

Número da Inscrição Estadual do fornecedor

NULL

“Inscricao Municipal”

“Municipal”

Número da Inscrição Municipal do fornecedor

NULL

“Suframa”

“Federal”

NULL

Data de validação do registro no SUFRAMA

CPF → FORNECEDOR.num_cgc_cpf


CNPJ → FORNECEDOR.num_cgc_cpf


Inscrição Estadual → FORNECEDOR.ins_estadual


Inscrição Municipal → FORNEC_COMPL.ins_municipal


Suframa → FORNECEDOR.ies_zona_franca

OBS: Quando a tag estiver preenchida, considera como “S”, caso contrário considera como “N”).

_Address.

_Address

Endereço do fornecedor

VDP_CLI_FORNEC_CPL.logradouro (se estiver preenchido) ou então FORNECEDOR.end_fornec

_Address.

_Number

Número do endereço do fornecedor

VDP_CLI_FORNEC_CPL.num_iden_lograd

_Address.

_Complement

Complemento do endereço do fornecedor

VDP_CLI_FORNEC_CPL.compl_endereco

_Address.

_City.

_Code

Código da cidade do endereço do fornecedor. Será considerado o código IBGE, conforme cadastro nacional.

FORNECEDOR.cod_cidade

OBS: Através desta informação é obtido o código IBGE na tabela OBF_CIDADE_IBGE)

Ver também o parâmetro “Máscara do código da cidade IBGE na mensagem de integração via EAI”.

_Address.

_City.

_Description

Nome da cidade do fornecedor

CIDADES.den_cidade

_Address.

_District

Bairro do fornecedor

VDP_CLI_FORNEC_CPL.bairro (se estiver preenchido) ou então FORNECEDOR.den_bairro

_Address.

_State.

_Code

Sigla do estado (UF) do fornecedor

FORNECEDOR.cod_uni_feder

OBS: Se a UF do fornecedor não for uma das unidades de federação brasileiras é fixado o valor “EX” (Exterior).

_Address.

_State.

_Description

Nome do estado (UF) do fornecedor

UNI_FEDER.den_uni_feder

_Address.

_Country.

_Code

Código do país do fornecedor

UNI_FEDER.cod_pais

_Address.

_Country.

_Description

Nome do país do fornecedor

PAISES.den_pais

_Address.

_ZIPCode

Código de Endereçamento Postal (CEP) do fornecedor

FORNECEDOR.cod_cep

OBS: São considerados apenas os dígitos.

_ListOfCommunicationInformation.

_PhoneNumber

Número do telefone do fornecedor

VDP_CLI_FORNEC_CPL.telefone_1 (se estiver preenchido) ou então FORNECEDOR.num_telefone

_ListOfCommunicationInformation.

_FaxNumber

Número do fax do fornecedor

FORNECEDOR.num_fax

_ListOfCommunicationInformation.

_HomePage

Home (site) do fornecedor

VDP_CLI_FORNEC_CPL.endereco_web (se estiver preenchido) ou então FORNEC_COMPL.endereco_web

_ListOfCommunicationInformation.

_Email

Email principal do fornecedor

VDP_CLI_FORNEC_CPL.correio_eletronico (se estiver preenchido) ou então FORNEC_COMPL.e_mail

_ListOfContacts.

_Code

Código do contato (número seqüencial)

SUP_CNTT_FORNEC.sequencia_contato

_ListOfContacts.

_Name

Nome do contato do fornecedor

SUP_CNTT_FORNEC.nom_contato

_ListOfContacts.

_CommunicationInformation.

_PhoneNumber

Telefone do contato do fornecedor

SUP_CNTT_FORNEC.telefone

_ListOfContacts.

_CommunicationInformation.

_FaxNumber

Fax do contato do fornecedor

SUP_CNTT_FORNEC.fax

_ListOfBankingInformation.

_BankCode

Código do banco do fornecedor

FORNECEDOR.cod_banco

_ListOfBankingInformation.

_BankName

Nome do banco do fornecedor

BANCOS.nom_banco

_ListOfBankingInformation.

_BranchCode

Número da agência bancária do fornecedor

FORNECEDOR.num_agencia

_ListOfBankingInformation.

_BranchName

Dígito da agência bancária do fornecedor

FORNECEDOR.num_agencia

_ListOfBankingInformation.

_CheckingAccountNumber

Número da conta corrente do fornecedor

FORNECEDOR.num_conta_banco

_ListOfBankingInformation.

_CheckingAccountNumberKey

Dígito da conta corrente do fornecedor

FORNECEDOR.num_conta_banco

_VendorInformation.

_VendorType.

_Code

Tipo de fornecedor (1 = “Fornecedor”; 3 = “Cliente”; 4 = “Fornecedor/Cliente”; 5 = “Fornecedor/Transportador”; 6 = “Produtor Rural”; 7 = “Prestador de Serviço”; 8 = “Munícipio”; 9 = “Cooperado”; I = “Microempreendor Individual”)

FORNECEDOR.ies_tip_fornec

_VendorInformation.

_VendorType.

_Description

Descrição do tipo de fornecedor

Conforme o tipo de fornecedor

_FiscalInformation.

_TaxPayer.

_Attributes.

_TaxName

Tipo de informação de imposto que será tratada

“IPI” (valor fixo)

_FiscalInformation.

_TaxPayer.

_Attributes.

_isPayer

Indica se o fornecedor é ou não contribuinte de IPI

FORNECEDOR.ies_contrib_ipi

OBS: Se for igual a “N”, será considerado valor “false”, caso contrário será considerado valor “true”.

_FiscalInformation.

_TaxPayer.

_Attributes.

_Mode

Possibilita a identificação de fornecedor contribuinte de IPI no modo “simples”.

FORNECEDOR.ies_contrib_ipi

OBS: Se for igual a “E”, será considerado valor “simples”, caso contrário será considerado valor NULL.

Notas:

(*) As tag´s existentes no XSD (schema) da mensagem e que não foram mencionadas na lista acima não possuem tratamento na integração, ou seja, não são consideradas no envio ou recebimento da mensagem.

(**) Quando é realizado o envio de mensagem, considera-se o próprio código do Logix. Quando é realizado o recebimento de uma mensagem, o conteúdo desta tag será o código cadastrado no sistema de origem, que no Logix estará cadastrado como “Código Externo” no programa VDP10143 (Consulta Código Externo Cliente/Fornecedor). A partir deste código externo o Logix identificará qual é o seu código, para então proceder as atualizações.

(***) A mensagem CustomerVendor foi criada para atender a integração de clientes e de fornecedores. O que diferenciará um tipo de outro será a tag “Type”, que para fornecedores receberá o valor “Vendor”.

(***) Nos casos de registros do tipo “Ambos” (onde uma empresa é cliente e fornecedor ao mesmo tempo), o Logix enviará duas mensagens para o Protheus, uma com o tipo “Customer” e outra com o tipo “Vendor”. No recebimento da mensagem, porém, está previsto receber o tipo “Both” (Ambos), onde neste caso o Logix realizará a atualização dos dois cadastros.


Somente fornecedores com tipo diferente de “2” (Transportador) é que serão considerados para envio de mensagem.


Como no Protheus o fornecedor é identificado através de um código composto (Código + Loja), não foi possível utilizar o mesmo código nos dois sistemas. Para resolver esta situação foi necessário criar um relacionamento “De/Para” entre os códigos interno e externo, que será alimentado automaticamente no envio e no recebimento da mensagem.


Como funciona – Envio:

  • Quando o Logix enviar uma mensagem de fornecedor, sempre será preenchida a tag _Code com o código do Logix (FORNECEDOR.cod_fornecedor).
  • Quando a atualização das informações do fornecedor for finalizada com sucesso pelo Protheus, ele retornará o seu código gerado para que seja registrada de forma automática o relacionamento entre os códigos no programa VDP10143 (Consulta Código Externo Cliente/Fornecedor).


Como funciona – Recebimento:

  • Quando o Logix receber uma mensagem de fornecedor, será verificado através do conteúdo da  tag _Code se existe o código externo registrado no programa VDP10143 (Consulta Código Externo Cliente/Fornecedor).
  • Se o código externo for encontrado, será considerado o código do fornecedor Logix que está relacionado à este código externo.
  • Se o código externo não for encontrado, o sistema entenderá que se trata de um novo fornecedor, e portanto providenciará o cadastramento do mesmo.
  • Nesta situação, o código do fornecedor no Logix será determinado conforme as regras já existentes, que poderá ser:
  • Automático Sequencial: O código do Logix será determinado através do parâmetro de controle de numeração de fornecedores (LOG00087).
  • Automático CNPJ/CPF: O código do Logix será igual ao CNPJ ou CPF do fornecedor, considerando apenas os dígitos.
  • Manual: Será igual ao código externo enviado na mensagem (tag _Code).
    • Em todas as situações acima sempre será registrado automaticamente o relacionamento De/Para de códigos no programa VDP10143, evitando que o usuário tenha que efetuar o relacionamento manualmente.
    • Após todos os procedimentos e atualizações o Logix retornará uma mensagem de resposta para o Protheus enviando qual foi o seu código gerado, para que o relacionamento automático também possa ser realizado neste sistema.


1.2          Cadastro de Cliente – CustomerVendor


Nesta mensagem serão integradas as informações principais do cadastro de clientes, que dentro do EAI é identificada pelo nome CustomerVendor.


No Logix o envio desta mensagem ocorre a partir destes programas, quando uma manutenção é realizada:

  • VDP0815 - Cadastro Cliente/Fornecedor (versão 10.2)
  • VDP10000 - Cadastro Cliente/Fornecedor (versão 11.0)


As informações tratadas atualmente nesta mensagem são:


Tag(*)

Descrição

Origem / Destino da Informação

_CompanyId

Código da empresa

Variável global p_cod_empresa

_Code(**)

Código do cliente

CLIENTES.cod_cliente

_ShortName

Nome reduzido do cliente

VDP_CLI_FORNEC_CPL.razao_social_reduz (se estiver preenchido) ou então CLIENTES.nom_reduzido

_Name

Nome do cliente

VDP_CLI_FORNEC_CPL.razao_social (se estiver preenchido) ou então CLIENTES.nom_cliente

_Type(***)

Tipo de registro (Cliente = “Customer”; Fornecedor = “Vendor”; Ambos = “Both”)

Para esta mensagem será “Customer”

_EntityType

Tipo de pessoa (Pessoa Física = “Person”; Pessoa Jurídica = “Company”)

Se o cliente tiver CPF, será considerado “Person”, caso contrário será “Company”

_RegisterDate

Data de cadastro do cliente

CLIENTES.dat_cadastro

_RegisterSituation

Situação do cliente (Ativo = “Active”; Inativo = “Inactive”; Cancelado = “Canceled”; Pendente = “Pending”; Suspenso = “Suspended”)

CLIENTES.ies_situacao

_GovernmentalInformation

Esta tag pode conter até 5 (cinco) informações diferentes, que são diferenciadas pelo atributo _Name:

_Name

_Scope

_Id

_ExpiresOn

“CPF”

“Federal”

CPF do fornecedor (quando Pessoa Física)

NULL

“CNPJ”

“Federal”

CNPJ do fornecedor (quando Pessoa Jurídica)

NULL

“Inscricao Estadual”

“State”

Número da Inscrição Estadual do fornecedor

NULL

“Inscricao Municipal”

“Municipal”

Número da Inscrição Municipal do fornecedor

NULL

“Suframa”

“Federal”

Número do registro no SUFRAMA

Data de validação do registro no SUFRAMA

CPF → CLIENTES.num_cgc_cpf


CNPJ → CLIENTES.num_cgc_cpf


Inscrição Estadual → CLIENTES.ins_estadual


Inscrição Municipal → VDP_CLI_PARAMETRO.texto_parametro (filtrar pelo parâmetro “ins_municipal”)


Suframa → CLIENTES.num_suframa e VDP_CLI_PARAMETRO.dat_parametro (filtrar pelo parâmetro “dat_validade_suframa”)


_Address.

_Address

Endereço do cliente

VDP_CLI_FORNEC_CPL.logradouro (se estiver preenchido) ou então CLIENTES.end_cliente

_Address.

_Number

Número do endereço do cliente

VDP_CLI_FORNEC_CPL.num_iden_lograd

_Address.

_Complement

Complemento do endereço do cliente

VDP_CLI_FORNEC_CPL.compl_endereco

_Address.

_City.

_Code

Código da cidade do endereço do cliente. Será considerado o código IBGE, conforme cadastro nacional.

CLIENTES.cod_cidade

OBS: Através desta informação é obtido o código IBGE na tabela OBF_CIDADE_IBGE)

Ver também o parâmetro “Máscara do código da cidade IBGE na mensagem de integração via EAI”.

_Address.

_City.

_Description

Nome da cidade do cliente

CIDADES.den_cidade

_Address.

_District

Bairro do cliente

VDP_CLI_FORNEC_CPL.bairro (se estiver preenchido) ou então CLIENTES.den_bairro

_Address.

_State.

_Code

Sigla do estado (UF) do cliente

CLIENTES.cod_uni_feder

OBS: Se a UF do cliente não for uma das unidades de federação brasileiras é fixado o valor “EX” (Exterior).

_Address.

_State.

_Description

Nome do estado (UF) do cliente

UNI_FEDER.den_uni_feder

_Address.

_Country.

_Code

Código do país do cliente

UNI_FEDER.cod_pais

_Address.

_Country.

_Description

Nome do país do cliente

PAISES.den_pais

_Address.

_ZIPCode

Código de Endereçamento Postal (CEP) do cliente

CLIENTES.cod_cep

OBS: São considerados apenas os dígitos.

_Address.

_POBox

Número da caixa postal do cliente

CLIENTES.num_caixa_postal

_ShippingAddress.

_Address

Endereço de entrega do cliente

CLI_END_ENT.logradouro

_ShippingAddress.

_Number

Número do endereço de entrega do cliente

CLI_END_ENT.num_iden_lograd

_ShippingAddress.

_Complement

Complemento do endereço de cobrança do cliente

CLI_END_ENT.complemento_endereco

_ShippingAddress.

_City.

_Code

Código da cidade do endereço de entrega do cliente. Será considerado o código IBGE, conforme cadastro nacional.

CLI_END_ENT.cod_cidade

OBS: Através desta informação é obtido o código IBGE na tabela OBF_CIDADE_IBGE)

Ver também o parâmetro “Máscara do código da cidade IBGE na mensagem de integração via EAI”.

_ShippingAddress.

_City.

_Description

Nome da cidade de entrega do cliente

CIDADES.den_cidade

_ShippingAddress.

_District

Bairro de entrega do cliente

CLI_END_ENT.den_bairro

_ShippingAddress.

_State.

_Code

Sigla do estado (UF) de entrega do cliente

CIDADES.cod_uni_feder

OBS: Se a UF do cliente não for uma das unidades de federação brasileiras é fixado o valor “EX” (Exterior).

_ShippingAddress.

_State.

_Description

Nome do estado (UF) de entrega do cliente

UNI_FEDER.den_uni_feder

_ShippingAddress.

_Country.

_Code

Código do país de entrega do cliente

UNI_FEDER.cod_pais

_ShippingAddress.

_Country.

_Description

Nome do país de entrega do cliente

PAISES.den_pais

_ShippingAddress.

_ZIPCode

Código de Endereçamento Postal (CEP) de entrega do cliente

CLI_END_ENT.cod_cep

OBS: São considerados apenas os dígitos.

_ListOfCommunicationInformation.

_PhoneNumber

Número do telefone do cliente

VDP_CLI_FORNEC_CPL.telefone_1 (se estiver preenchido) ou então CLIENTES.num_telefone

_ListOfCommunicationInformation.

_FaxNumber

Número do fax do cliente

CLIENTES.num_fax

_ListOfCommunicationInformation.

_HomePage

Home (site) do cliente

VDP_CLI_FORNEC_CPL.endereco_web (se estiver preenchido) ou então VDP_CLIENTE_COMPL.endereco_web

_ListOfCommunicationInformation.

_Email

Email principal do cliente

VDP_CLI_FORNEC_CPL.correio_eletronico (se estiver preenchido) ou então VDP_CLIENTE_COMPL.email

_ListOfContacts.

_Code

Código do contato do cliente

CLI_CONTATOS.num_contato

_ListOfContacts.

_Name

Nome do contato do cliente

CLI_CONTATOS.nom_contato

_ListOfContacts.

_Department

Departamento do contato do cliente

CLI_CONTATOS.departno

_ListOfContacts.

_CommunicationInformation.

_PhoneNumber

Telefone do contato do cliente

CLI_CONTATOS.num_telefone

_ListOfContacts.

_CommunicationInformation.

_PhoneExtension

Ramal do contato do cliente

CLI_CONTATOS.num_ramal

_ListOfContacts.

_CommunicationInformation.

_FaxNumber

Fax do contato do cliente

CLI_CONTATOS.num_fax

_ListOfContacts.

_CommunicationInformation.

_Email

Fax do contato do cliente

CLI_CONTATOS.email

_Billinginformation.

_Address

Endereço de cobrança do cliente

CLI_END_DET_COBRANCA_ENTREGA.logradouro

_Billinginformation.

_Number

Número do endereço de cobrança do cliente

CLI_END_DET_COBRANCA_ENTREGA.num_iden_lograd

_Billinginformation.

_Complement

Complemento do endereço de cobrança do cliente

CLI_END_DET_COBRANCA_ENTREGA.complemento_endereco

_Billinginformation.

_City.

_Code

Código da cidade do endereço de cobrança do cliente. Será considerado o código IBGE, conforme cadastro nacional.

CLI_END_DET_COBRANCA_ENTREGA.cod_cidade

OBS: Através desta informação é obtido o código IBGE na tabela OBF_CIDADE_IBGE)

Ver também o parâmetro “Máscara do código da cidade IBGE na mensagem de integração via EAI”.

_Billinginformation.

_City.

_Description

Nome da cidade de cobrança do cliente

CIDADES.den_cidade

_Billinginformation.

_District

Bairro de cobrança do cliente

CLI_END_COB.den_bairro

_Billinginformation.

_State.

_Code

Sigla do estado (UF) de cobrança do cliente

CIDADES.cod_uni_feder

OBS: Se a UF do cliente não for uma das unidades de federação brasileiras é fixado o valor “EX” (Exterior).

_Billinginformation.

_State.

_Description

Nome do estado (UF) de cobrança do cliente

UNI_FEDER.den_uni_feder

_Billinginformation.

_Country.

_Code

Código do país de cobrança do cliente

UNI_FEDER.cod_pais

_Billinginformation.

_Country.

_Description

Nome do país de cobrança do cliente

PAISES.den_pais

_Billinginformation.

_ZIPCode

Código de Endereçamento Postal (CEP) de cobrança do cliente

CLI_END_COB.cod_cep

OBS: São considerados apenas os dígitos.

_CreditInformation.

_CreditLimit

Limite de crédito do cliente

CLI_CREDITO.val_limite_cred

_CreditInformation.

_CreditLimitCurrency

Código da moeda na qual está expresso o valor de limite de crédito do cliente

PAR_CON.cod_moeda_padrao

_CreditInformation.

_CreditLimitDate

Data do limite de crédito do cliente

CLI_CREDITO.dat_val_lmt_cr

_CreditInformation.

_LatePeriods

Quantidade de dias para atraso de pagamento de duplicatas

CLI_CREDITO.qtd_dias_atr_dupl

Notas:

(*) As tag´s existentes no XSD (schema) da mensagem e que não foram mencionadas na lista acima não possuem tratamento na integração, ou seja, não são consideradas no envio ou recebimento da mensagem.

(**) Quando é realizado o envio de mensagem, considera-se o próprio código do Logix. Quando é realizado o recebimento de uma mensagem, o conteúdo desta tag será o código cadastrado no sistema de origem, que no Logix estará cadastrado como “Código Externo” no programa VDP10143 (Consulta Código Externo Cliente/Fornecedor). A partir deste código externo o Logix identificará qual é o seu código, para então proceder as atualizações.

(***) A mensagem CustomerVendor foi criada para atender a integração de clientes e de fornecedores. O que diferenciará um tipo de outro será a tag “Type”, que para fornecedores receberá o valor “Customer”.

(***) Nos casos de registros do tipo “Ambos” (onde uma empresa é cliente e fornecedor ao mesmo tempo), o Logix enviará duas mensagens para o Protheus, uma com o tipo “Customer” e outra com o tipo “Vendor”. No recebimento da mensagem, porém, está previsto receber o tipo “Both” (Ambos), onde neste caso o Logix realizará a atualização dos dois cadastros.


Para a integração do cadastro de clientes existe a mesma situação indicada no cadastro de fornecedores, onde não foi possível utilizar o mesmo código nos dois sistemas. A solução adotada para o cadastro de fornecedores se aplica também ao cadastro de clientes, veja o seu funcionamento no item 5.1. Cadastro de Fornecedor – CustomerVendor.


1.3          Cadastro de Item – Item


Nesta mensagem serão integradas as informações principais do cadastro de item, que dentro do EAI é identificada pelo nome Item.


No Logix o envio desta mensagem ocorre a partir destes programas, quando uma manutenção é realizada:

  • MAN9922 - Cadastro de Item (versão 10.2)
  • MAN10021 - Cadastro de Item (versão 11.0)


As informações tratadas atualmente nesta mensagem são:


Tag(*)

Descrição

Origem / Destino da Informação

_CompanyId(**)

Código da empresa

Variável global p_cod_empresa

_BranchId(**)

Código da filial

Somente é tratado no recebimento da mensagem, para identificar o código da empresa Logix onde deve ser efetuada a atualização

_Code(***)

Código do item

ITEM.cod_item

_Name

Descrição do item

ITEM.den_item

_ShortName

Descrição reduzida do item

ITEM.den_item_reduz

_Active

Indica se o item está ou não ativo

ITEM.ies_situacao

OBS: Se for “A” (Ativo) considera como “true”, caso contrário considera como “false”.

_StockGroupCode

Código do grupo de controle de estoque

ITEM.gru_ctr_estoq

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de Grupos de Controle de Estoque.

_StockGroupDescription

Descrição do grupo de controle de estoque

GRUPO_CTR_ESTOQ.den_gru_ctr_estoq

_UnitOfMeasureCode

Código da unidade de medida

ITEM.cod_unid_med

_ObtainingType

Forma de obtenção do item

ITEM.ies_tip_item

OBS: Se for “C” (Comprado) considera como “1” (Comprado), caso contrário considera como “2” (Fabricado).

_ComercialFamilyCode

Código da família comercial do item. No Logix será identificado pelo cadastro de “Grupo de Item”

ITEM_VDP.cod_grupo_item

_ComercialFamilyDescription

Descrição da família comercial do item

GRUPO_ITEM.den_grupo_item

_DeployDate

Data da implantação do item

ITEM.dat_cadastro

_ReleaseDate

Data de liberação do item. No Logix será a própria data de cadastro

ITEM.dat_cadastro

_StandardWarehouseCode

Código do local (armazém) padrão do item

ITEM.cod_local_estoq

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de Locais de Estoque.

_StandardWarehouseDescription

Descrição do local (armazém) padrão do item

LOCAL.den_local

_MultipleLot

Lote múltiplo

Se o tipo do item for “Produzido” ou “Final” será o campo ITEM_MAN.qtd_prog_multipla, caso contrário será o campo ITEM_SUP.qtd_lote_multiplo.

_EconomicLot

Lote econômico

Se o tipo do item for “Produzido” ou “Final” será igual a “0” (zero), caso contrário será o campo ITEM_SUP.qtd_lote_economic.

_MinimumLot

Lote mínimo

Se o tipo do item for “Produzido” ou “Final” será o campo ITEM_MAN.qtd_prog_minima, caso contrário será o campo ITEM_SUP.qtd_lote_minimo.

_QualityControl

Indica se o item tem controle de qualidade

ITEM.ies_tem_inspecao

OBS: Se for “S” considera como “true”, caso contrário considera como “false”.

_ControlType

Indica o tipo de controle de estoque do item

ITEM.ies_ctr_estoq

OBS: Se for “S” considera como “2” (Total), caso contrário considera como “4” (Débito Direto).

_NetWeight

Peso unitário do item

ITEM.pes_unit

_FamilyCode

Código da família do item

ITEM.cod_familia

_FamilyDescription

Descrição da família do item

FAMILIA.den_familia

_Origin

Origem do produto

MAN_INF_COM_ITEM.val_flag onde o campo “informacao_compl” seja igual a “integra_origem”.

_FiscalInformation.

_Code(****)

Código da classificação fiscal do item (NCM)

ITEM.cod_cla_fisc

OBS: O Logix enviará este código sem a máscara (somente os números).

_CustomerItemInformations.

_CustomerCode

Código do cliente/depositante

Se for item controlado pelo WMS será o campo WMS_ITEM_COMPLEMENTO.deposit, caso contrário será o campo CLIENTE_ITEM.cod_cliente_matriz.

_CustomerItemInformations.

_CustomerItemCode

Código do item do cliente/depositante

Se for item controlado pelo WMS será o campo WMS_ITEM_COMPLEMENTO.item_deposit, caso contrário será o campo CLIENTE_ITEM.cod_item_cliente.

Notas:

(*) As tag´s existentes no XSD (schema) da mensagem e que não foram mencionadas na lista acima não possuem tratamento na integração, ou seja, não são consideradas no envio ou recebimento da mensagem.

(**) No recebimento da mensagem é verificado o relacionamento de/para de Empresa/Filial externa no programa LOG00083 (Cadastro de Empresas), para que seja identificada qual é a empresa Logix onde deve ser atualizado o cadastro.

(***) Quando é realizado o envio de mensagem, considera-se o próprio código do Logix. Quando é realizado o recebimento de uma mensagem, o conteúdo desta tag será o código cadastrado no sistema de origem, que no Logix estará cadastrado como “Código Externo” no programa MAN72011 (Consulta Código Externo Item). A partir deste código externo o Logix identificará qual é o seu código, para então proceder as atualizações.

(****) Quando o produto é cadastrado no Logix, a NCM (Classificação Fiscal) é gravada como “0” (zero). Porém este valor é inválido para o Protheus. Desta forma, o Logix irá enviar para o Protheus a classificação fiscal padrão definida no parâmetro “Classificação fiscal padrão”. Depois da conclusão do cadastro do produto no Logix o usuário deve complementar as informações na aba “Fiscal”, registrando a classificação fiscal correta, atualizando esta informação no Protheus.


Como os itens de compras (não controlados pelo WMS) serão cadastrados diretamente no Protheus e no Logix é obrigatório que o código de item seja sequencial no segmento de Operador Logístico, não foi possível utilizar o mesmo código nos dois sistemas. Para resolver esta situação foi necessário criar um relacionamento “De/Para” entre os códigos interno e externo, que será alimentado automaticamente no envio e no recebimento da mensagem.


Como funciona – Envio:

  • Quando o Logix enviar uma mensagem de item, sempre será preenchida a tag _Code com o código do Logix (ITEM.cod_item).
  • Quando a atualização das informações do item for finalizada com sucesso pelo Protheus, ele retornará o seu código gerado para que seja registrada de forma automática o relacionamento entre os códigos no programa MAN72011 (Consulta Código Externo Item).


Como funciona – Recebimento:

  • Quando o Logix receber uma mensagem de item, será verificado através do conteúdo da  tag _Code se existe o código externo registrado no programa MAN72011 (Consulta Código Externo Item).
  • Se o código externo for encontrado, será considerado o código do item Logix que está relacionado à este código externo.
  • Se o código externo não for encontrado, o sistema entenderá que se trata de um novo item, e portanto providenciará o cadastramento do mesmo.
  • Nesta situação, o código do item no Logix será determinado conforme as regras já existentes, que poderá ser de forma automática (seqüencial) ou manual (neste caso o código Logix será igual ao código Protheus).
  • Em todas as situações acima será registrado automaticamente o relacionamento De/Para de códigos no programa MAN72011 quando o parâmetro “Utiliza De/Para de itens na integração via EAI?” estiver ativo, evitando que o usuário tenha que efetuar o relacionamento manualmente.
  • Após todos os procedimentos e atualizações o Logix retornará uma mensagem de resposta para o Protheus enviando qual foi o seu código gerado, para que o relacionamento automático também possa ser realizado neste sistema.


1.4          Cadastro de Cidade – City


Nesta mensagem serão integradas as informações principais do cadastro de cidade, que dentro do EAI é identificada pelo nome City.


No Logix o envio desta mensagem ocorre a partir deste programa, quando uma manutenção é realizada:

  • VDP3080 - Cadastro de Cidades


As informações tratadas atualmente nesta mensagem são:


Tag

Descrição

Origem / Destino da Informação

_Code

Código da cidade

OBF_CIDADE_IBGE.cidade_logix

_OfficialCode(*)

Código oficial da cidade (IBGE)

OBF_CIDADE_IBGE.cidade_ibge

OBS: Ver também o parâmetro “Máscara do código da cidade IBGE na mensagem de integração via EAI”.

_Description

Descrição da cidade

CIDADES.den_cidade

_FederalUnit

Unidade de federação

OBF_CIDADE_IBGE.estado_logix

Nota:

(*) Para a integração de cidades é considerado como campo chave entre os sistemas o código oficial, proveniente do IBGE. Desta forma, no Logix torna-se obrigatório o preenchimento desta informação no cadastro de cidades (VDP3080), quando esta mensagem estiver habilitada para envio ou recebimento.


1.5          Cadastro de Unidade de Medida – UnitOfMeasure


Nesta mensagem serão integradas as informações principais do cadastro de unidade de medida, que dentro do EAI é identificada pelo nome UnifOfMeasure.


No Logix o envio desta mensagem ocorre a partir destes programas, quando uma manutenção é realizada:

  • MAN1170 - Cadastro de Unidades de Medida (versão 10.2)
  • MAN10013 - Cadastro de Unidades de Medida (versão 11.0)


As informações tratadas atualmente nesta mensagem são:


Tag

Descrição

Origem / Destino da Informação

_Code(*)

Código da unidade de medida

UNID_MED.cod_unid_med

_Description

Descrição da unidade de medida

UNID_MED.den_unid_med_30

Nota:

(*) Como no Protheus o limite do campo de código da unidade de medida é de 2 (dois) caracteres, quando esta mensagem estiver habilitada no Logix será possível realizar o cadastramento de unidades de medida contendo no máximo este mesmo número de caracteres, nos programas MAN1170 (versão10.2) e MAN10013 (versão 11.0).


1.6          Cadastro de Cotação de Moeda – CurrencyQuotation


Nesta mensagem serão integradas as informações principais do cadastro de cotações de moeda, que dentro do EAI é identificada pelo nome CurrencyQuotation.


No Logix o envio desta mensagem ocorre a partir destes programas, quando uma manutenção é realizada:

  • PAT0150 - Cadastro de Cotações de Moeda (versão 10.2)
  • CON10018 - Cadastro de Cotações de Moeda (versão 11.0)


As informações tratadas atualmente nesta mensagem são:


Tag

Descrição

Origem / Destino da Informação

_CurrencyCode

Código da moeda

COTACAO.cod_moeda

_Period.

_Year

Ano da cotação

Ano da COTACAO.dat_ref

_Period.

_Month

Mês da cotação

Mês da COTACAO.dat_ref

_ListOfQuotation.

_Day

Dia da cotação

Dia da COTACAO.dat_ref

_ListOfQuotation.

_Value

Valor da cotação

COTACAO.val_cotacao


1.7          Cadastro de Transportador – Carrier


Nesta mensagem serão integradas as informações principais do cadastro de transportador, que dentro do EAI é identificada pelo nome Carrier.


No Logix o envio desta mensagem ocorre a partir destes programas, quando uma manutenção é realizada:

  • VDP0815 - Cadastro de Cliente/Fornecedor (versão 10.2)
  • VDP10000 - Cadastro de Cliente/Fornecedor (versão 11.0)


As informações tratadas atualmente nesta mensagem são:


Tag(*)

Descrição

Origem / Destino da Informação

_CompanyId

Código da empresa

Variável global p_cod_empresa

_CarrierCode

Código do transportador

FORNECEDOR.cod_fornecedor

_ShortName

Nome reduzido do transportador

VDP_CLI_FORNEC_CPL.razao_social_reduz (se estiver preenchido) ou então FORNECEDOR.raz_social_reduz

_Name

Nome do transportador

VDP_CLI_FORNEC_CPL.razao_social (se estiver preenchido) ou então FORNECEDOR.raz_social

_GovernmentalInformation

Esta tag pode conter até 4 (quatro) informações diferentes, que são diferenciadas pelo atributo _Name:

_Name

_Scope

_Id

_ExpiresOn

“CPF”

“Federal”

CPF do fornecedor (quando Pessoa Física)

NULL

“CNPJ”

“Federal”

CNPJ do fornecedor (quando Pessoa Jurídica)

NULL

“Inscricao Estadual”

“State”

Número da Inscrição Estadual do fornecedor

NULL

“Inscricao Municipal”

“Municipal”

Número da Inscrição Municipal do fornecedor

NULL

CPF → FORNECEDOR.num_cgc_cpf


CNPJ → FORNECEDOR.num_cgc_cpf


Inscrição Estadual → FORNECEDOR.ins_estadual


Inscrição Municipal → FORNEC_COMPL.ins_municipal

_Address.

_Address

Endereço do transportador

VDP_CLI_FORNEC_CPL.logradouro (se estiver preenchido) ou então FORNECEDOR.end_fornec

_Address.

_Number

Número do endereço do transportador

VDP_CLI_FORNEC_CPL.num_iden_lograd

_Address.

_Complement

Complemento do endereço do transportador

VDP_CLI_FORNEC_CPL.compl_endereco

_Address.

_City.

_Code

Código da cidade do endereço do transportador. Será considerado o código IBGE, conforme cadastro nacional.

FORNECEDOR.cod_cidade

OBS: Através desta informação é obtido o código IBGE na tabela OBF_CIDADE_IBGE)

Ver também o parâmetro “Máscara do código da cidade IBGE na mensagem de integração via EAI”.

_Address.

_City.

_Description

Nome da cidade do transportador

CIDADES.den_cidade

_Address.

_District

Bairro do transportador

VDP_CLI_FORNEC_CPL.bairro (se estiver preenchido) ou então FORNECEDOR.den_bairro

_Address.

_State.

_Code

Sigla do estado (UF) do transportador

FORNECEDOR.cod_uni_feder

OBS: Se a UF do transportador não for uma das unidades de federação brasileiras é fixado o valor “EX” (Exterior).

_Address.

_State.

_Description

Nome do estado (UF) do transportador

UNI_FEDER.den_uni_feder

_Address.

_Country.

_Code

Código do país do transportador

UNI_FEDER.cod_pais

_Address.

_Country.

_Description

Nome do país do transportador

PAISES.den_pais

_Address.

_ZIPCode

Código de Endereçamento Postal (CEP) do transportador

FORNECEDOR.cod_cep

OBS: São considerados apenas os dígitos.

_ListOfCommunicationInformation.

_PhoneNumber

Número do telefone do transportador

VDP_CLI_FORNEC_CPL.telefone_1 (se estiver preenchido) ou então FORNECEDOR.num_telefone

_ListOfCommunicationInformation.

_FaxNumber

Número do fax do transportador

FORNECEDOR.num_fax

_ListOfCommunicationInformation.

_HomePage

Home (site) do transportador

VDP_CLI_FORNEC_CPL.endereco_web (se estiver preenchido) ou então FORNEC_COMPL.endereco_web

_ListOfCommunicationInformation.

_Email

Email principal do transportador

VDP_CLI_FORNEC_CPL.correio_eletronico (se estiver preenchido) ou então FORNEC_COMPL.e_mail

_ListOfContacts.

_Code

Código do contato (número seqüencial)

SUP_CNTT_FORNEC.sequencia_contato

_ListOfContacts.

_Name

Nome do contato do transportador

SUP_CNTT_FORNEC.nom_contato

_ListOfContacts.

_CommunicationInformation.

_PhoneNumber

Telefone do contato do transportador

SUP_CNTT_FORNEC.telefone

_ListOfContacts.

_CommunicationInformation.

_FaxNumber

Fax do contato do transportador

SUP_CNTT_FORNEC.fax

Nota:

(*) As tag´s existentes no XSD (schema) da mensagem e que não foram mencionadas na lista acima não possuem tratamento na integração, ou seja, não são consideradas no envio ou recebimento da mensagem.


Somente fornecedores com tipo igual a “2” (Transportador) é que serão considerados para envio de mensagem.

Processos

1.1          Nota Fiscal Recebimento WMS – InputDocument


Nesta mensagem serão integradas as informações das notas fiscais de recebimento, que dentro do EAI é identificada pelo nome InputDocument.


As informações tratadas atualmente nesta mensagem são:


Tag(*)

Descrição

Origem / Destino da Informação

_CompanyId

Código da empresa

Variável global p_cod_empresa

_InvoiceNumber

Número da nota fiscal

NF_SUP.num_nf

_DocumentSeries

Série da nota fiscal

NF_SUP.ser_nf

_CustomerCode

Código do fornecedor

NF_SUP.cod_fornecedor

_InvoiceDate

Data de emissão da nota fiscal

NF_SUP.dat_emis_nf

_InputDate

Data de entrada da nota fiscal

NF_SUP.dat_entrada_nf

_InvoiceDescounts

Valor total de desconto da nota fiscal

NF_SUP.val_tot_desc

_GoodsValue

Valor líquido dos itens da nota fiscal

Somatória do campo AVISO_REC.val_liquido_item

_InvoiceGrossValue

Valor total da nota fiscal

NF_SUP.val_tot_nf_d

_InsuranceValue

Valor do seguro da nota fiscal

SUP_PAR_AR.parametro_val (onde o parâmetro é igual a “val_seguro”)

_SefazNFeKey

Chave de acesso da NF-e

SUP_PAR_AR.parametro_texto (onde o parâmetro é igual a “chav_aces_nf_eletr”)

_TypeFreight

Tipo de frete

MODO_EMBARQUE.ies_tip_frete

OBS: Se for igual a “0” (Sem Frete), considera-se “4” (Sem Frete); se for igual a “1” (Frete Pago), considera-se “1” (CIF); se for igual a “2” (Frete a Pagar), considera-se “2” (FOB).

_FreightValue

Valor total de frete

Somatória do campo AVISO_REC.val_frete

_CustomerTicket

Tipo da nota fiscal

NF_SUP.ies_nf_aguard_nfe

_CalculationBasisICMS

Valor da base de cálculo do ICMS

Se existir o valor declarado na NF considera a somatória de AVISO_REC.val_base_c_item_d, caso contrário considera o valor calculado, AVISO_REC.val_base_c_item_c

_ICMSValue

Valor do ICMS

Se existir o valor declarado na NF considera o NF_SUP.val_tot_icms_nf_d, caso contrário considera o valor calculado, NF_SUP.val_tot_icms_nf_c

_CalculationBasisIPI

Valor da base de cálculo do IPI

Se existir o valor declarado na NF considera a somatória de AVISO_REC_COMPL_SQ. val_base_d_ipi_it, caso contrário considera o valor calculado, AVISO_REC.val_base_c_ipi_it

_IPIValue

Valor do IPI

Se existir o valor declarado na NF considera o NF_SUP.val_ipi_nf, caso contrário considera o valor calculado, NF_SUP.val_ipi_calc

_PaymentCode

Código da condição de pagamento

NF_SUP.cnd_pgto_nf

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de Condições de Pagamento de Nota Fiscal Recebimento.

Ver também o parâmetro “Máscara da condição de pagamento”.

_TypeOfDocument

Espécie da nota fiscal

NF_SUP.ies_especie_nf

OBS: Se o depositante for Produtor Rural (indicado no cadastro do fornecedor no VDP0815), será enviada a espécie “NFP”.

_ListOfItems.

_ItemInvoice

Sequência do item da nota fiscal

AVISO_REC.num_seq

_ListOfItems.

_ItemCode

Código do item

AVISO_REC.cod_item

_ListOfItems.

_UnitOfMeasure

Código da unidade de medida

AVISO_REC.cod_unid_med_nf

_ListOfItems.

_Quantity

Quantidade declarada

AVISO_REC.qtd_declarad_nf

_ListOfItems.

_UnitValue

Preço unitário

AVISO_REC.pre_unit_nf

_ListOfItems.

_DiscountValue

Valor do desconto do item

AVISO_REC.val_desc_item

_ListOfItems.

_IncreaseValue

Valor de acréscimo do item

AVISO_REC.val_acrescimos

_ListOfItems.

_GrandTotal

Valor líqudo do item

AVISO_REC.val_liquido_item

_ListOfItems.

_TypeOperation

Tipo da operação. No Logix será obtido através do CFOP da nota fiscal.

NF_SUP.cod_operacao e AVISO_REC_COMPL.cod_fiscal_compl

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de CFOP de Recebimento x TES.

_ListOfItems.

_OperationFiscalCode

CFOP do item da nota fiscal

AVISO_REC.cod_fiscal_item

_ListOfItems.

_WarehouseId

Código do local (armazém) de estoque

AVISO_REC.cod_local_estoq

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de Locais de Estoque.

_ListOfItems.

_LotNumberInSupplier

Número do lote do fornecedor

AVISO_REC.num_lote

_ListOfItems.

_FreightValue

Valor do frete do item da nota fiscal

AVISO_REC.val_frete

_ListOfItems.

_CalculationBasisIPI

Valor da base de cálculo do IPI

Se existir o valor declarado na NF considera o campo AVISO_REC_COMPL_SQ. val_base_d_ipi_it, caso contrário considera o valor calculado, AVISO_REC.val_base_c_ipi_it

_ListOfItems.

_IPITaxRate

Percentual de IPI

Se existir o valor declarado na NF considera o campo AVISO_REC.pct_ipi_declarad, caso contrário considera o valor calculado, AVISO_REC.pct_ipi_tabela

_ListOfItems.

_IPIValue

Valor do IPI

Se existir o valor declarado na NF considera o campo AVISO_REC.val_ipi_decl_item, caso contrário considera o valor calculado, AVISO_REC.val_ipi_calc_item

_ListOfItems.

_CalculationBasisICMS

Valor da base de cálculo do ICMS

Se existir o valor declarado na NF considera o campo AVISO_REC. val_base_c_item_d, caso contrário considera o valor calculado, AVISO_REC.val_base_c_item_c

_ListOfItems.

_ICMSTaxRate

Percentual de ICMS

Se existir o valor declarado na NF considera o campo AVISO_REC.pct_icms_item_d, caso contrário considera o valor calculado, AVISO_REC.pct_icms_item_c

_ListOfItems.

_ICMSValue

Valor do ICMS

Se existir o valor declarado na NF considera o campo AVISO_REC.val_icms_item_d, caso contrário considera o valor calculado, AVISO_REC.val_icms_item_c

Nota:

(*) As tag´s existentes no XSD (schema) da mensagem e que não foram mencionadas na lista acima não possuem tratamento na integração, ou seja, não são consideradas no envio ou recebimento da mensagem.


No Logix o envio desta mensagem ocorre a partir destes programas:


  • WMS6628 – Integração Nota Fiscal Recebimento – Inclusão

ü  A mensagem é enviada com o tipo de operação “upsert” (inclusão/modificação);

ü  Notas fiscais consideradas:

  • Notas fiscais Provisórias (tipo “A”).
  • Notas fiscais Definitivas (tipo “B”) marcadas para recebimento de produtos (que não são apenas para regularização fiscal).

ü  Para os depositantes com contrato no regime de “Filial” não são processadas as notas fiscais.

ü  Os demais tipos de nota fiscal não são tratados nesta integração.


  • WMS6629 - Integração Nota Fiscal Recebimento – Exclusão

ü  A mensagem é enviada com o tipo de operação “delete” (exclusão).

ü  Notas fiscais consideradas:

  • Notas fiscais Provisórias (tipo “A”).
  • Notas fiscais Definitivas (tipo “B”) marcadas para recebimento de produtos (que não são apenas para regularização fiscal).

ü  Para os depositantes com contrato no regime de “Filial” não são processadas as notas fiscais.

ü  Os demais tipos de nota fiscal não são tratados nesta integração.


  • WMS6156 – Regularização Fiscal

ü  A mensagem é enviada com o tipo de operação “upsert” (inclusão/modificação) quando a regularização fiscal é processada e como “delete” (exclusão) quando é cancelada.

ü  Somente envia a mensagem para nota fiscal Definitiva – tipo “B” – que esteja regularizando outra nota fiscal Definitiva.

ü  Nesta situação, a mensagem CoverageDocument(Regularização Fiscal) não é enviada.


É importante destacar que após a nota fiscal ter sido integrada ao Protheus não será mais possível a sua manutenção ou exclusão no Logix. Para que isso ocorra será necessário executar a exclusão da integração da nota fiscal (WMS6629).


1.2          Regularização Fiscal – CoverageDocument


Nesta mensagem serão integradas as informações da regularização fiscal, que dentro do EAI é identificada pelo nome CoverageDocument.


As informações tratadas atualmente nesta mensagem são:


Tag(*)

Descrição

Origem / Destino da Informação

_CompanyId

Código da empresa

Variável global p_cod_empresa

_DocumentNumber

Número da nota fiscal de regularização (Definitiva)

NF_SUP.num_nf, sendo esta tabela acessada pelo campo WMS_IDEN_NF_REC_REGULARIZACAO.ar_regularizacao

_DocumentSeries

Série da nota fiscal de regularização

NF_SUP.ser_nf, sendo esta tabela acessada pelo campo WMS_IDEN_NF_REC_REGULARIZACAO.ar_regularizacao

_CustomerCode

Código do fornecedor da nota fiscal de regularização

NF_SUP.cod_fornecedor, sendo esta tabela acessada pelo campo WMS_IDEN_NF_REC_REGULARIZACAO.ar_regularizacao

_PaymentCode

Código da condição de pagamento da nota fiscal de regularização

NF_SUP.cnd_pgto_nf, sendo esta tabela acessada pelo campo WMS_IDEN_NF_REC_REGULARIZACAO.ar_regularizacao

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de Condições de Pagamento de Nota Fiscal Recebimento.

Ver também o parâmetro “Máscara da condição de pagamento”.

_TypeOfDocument

Espécie da nota fiscal

NF_SUP.ies_especie_nf, sendo esta tabela acessada pelo campo WMS_IDEN_NF_REC_REGULARIZACAO.ar_regularizacao

_InvoiceDate

Data de emissão da nota fiscal

NF_SUP.dat_emis_nf

_InputDate

Data de entrada da nota fiscal

NF_SUP.dat_entrada_nf

_InvoiceGrossValue

Valor total da nota fiscal

NF_SUP.val_tot_nf_d

_SefazNFeKey

Chave de acesso da NF-e

SUP_PAR_AR.parametro_texto (onde o parâmetro é igual a “chav_aces_nf_eletr”)

_ListOfTaxes.

_Tax.

_Taxe

Identificação do imposto

Esta tag pode ser preenchida com uma destas duas informações: “ICMS” ou “IPI”

_ListOfTaxes.

_Tax.

_CalculationBasis

Valor da base de cálculo do ICMS ou IPI

Para “ICMS”: Se existir o valor declarado na NF considera o campo AVISO_REC. val_base_c_item_d, caso contrário considera o valor calculado, AVISO_REC.val_base_c_item_c

Para “IPI”: Se existir o valor declarado na NF considera o campo AVISO_REC_COMPL_SQ. val_base_d_ipi_it, caso contrário considera o valor calculado, AVISO_REC.val_base_c_ipi_it

_ListOfTaxes.

_Tax.

_Value

Valor do ICMS ou IPI

Para “ICMS”: Se existir o valor declarado na NF considera o campo AVISO_REC.val_icms_item_d, caso contrário considera o valor calculado, AVISO_REC.val_icms_item_c

Para “IPI”: Se existir o valor declarado na NF considera o campo AVISO_REC.val_ipi_decl_item, caso contrário considera o valor calculado, AVISO_REC.val_ipi_calc_item

_ListOfItems.

_InvoiceDocumentSequence

Sequência da nota fiscal de regularização

WMS_IDEN_NF_REC_REGULARIZACAO.seq_ar_regularizacao

_ListOfItems.

_ItemCode

Código do item regularizado

AVISO_REC.cod_item, sendo esta tabela acessada pelos campos WMS_IDEN_NF_REC_REGULARIZACAO.ar_regularizacao e WMS_IDEN_NF_REC_REGULARIZACAO.seq_ar_regularizacao

_ListOfItems.

_DocumentNumber

Número da nota fiscal que foi regularizada

NF_SUP.num_nf, sendo esta tabela acessada pelo campo WMS_IDEN_NF_REC_REGULARIZACAO.ar_recebto

_ListOfItems.

_DocumentSeries

Série da nota fiscal que foi regularizada

NF_SUP.ser_nf, sendo esta tabela acessada pelo campo WMS_IDEN_NF_REC_REGULARIZACAO.ar_recebto

_ListOfItems.

_CustomerCode

Código do fornecedor da nota fiscal que foi regularizada

NF_SUP.cod_fornecedor, sendo esta tabela acessada pelo campo WMS_IDEN_NF_REC_REGULARIZACAO.ar_recebto

_ListOfItems.

_CoverageSequence

Sequência da nota fiscal que foi regularizada

WMS_IDEN_NF_REC_REGULARIZACAO.seq_ar_recebto

_ListOfItems.

_Quantity

Quantidade regularizada

WMS_IDEN_NF_REC_REGULARIZACAO.qtd_regularizada

_ListOfItems.

_UnitValue

Preço unitário da nota fiscal de regularização

AVISO_REC.pre_unit_nf

_ListOfItems.

_DiscountValue

Valor do desconto do item

AVISO_REC.val_desc_item

_ListOfItems.

_TypeOperation

CFOP da nota fiscal de regularização

NF_SUP.cod_operacao e AVISO_REC_COMPL.cod_fiscal_compl

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de CFOP de Regularização x TES.

_ListOfItems.

_OperationFiscalCode

CFOP do item da nota fiscal de regularização

AVISO_REC.cod_fiscal_item

_ListOfItems.

_WarehouseId

Código do local (armazém) de estoque

AVISO_REC.cod_local_estoq

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de Locais de Estoque.

_ListOfItems.

_CalculationBasisIPI

Base de cálculo do IPI do item

AVISO_REC.val_base_c_ipi_it

_ListOfItems.

_IPITaxRate

Alíquota de IPI do item

AVISO_REC.pct_ipi_tabela

_ListOfItems.

_IPIValue

Valor de IPI do item

AVISO_REC.val_ipi_calc_item

_ListOfItems.

_CalculationBasisICMS

Base de cálculo do ICMS do item

AVISO_REC.val_base_c_item_c

_ListOfItems.

_ICMSTaxRate

Alíquota de ICMS do item

AVISO_REC.pct_icms_item_c

_ListOfItems.

_ICMSValue

Valor de ICMS do item

AVISO_REC.val_icms_item_c

Nota:

(*) As tag´s existentes no XSD (schema) da mensagem e que não foram mencionadas na lista acima não possuem tratamento na integração, ou seja, não são consideradas no envio ou recebimento da mensagem.


No Logix o envio desta mensagem ocorre a partir do programa WMS6156 (Regularização Fiscal):

ü  A mensagem é enviada com o tipo de operação “upsert” (inclusão/modificação) quando a regularização fiscal é processada e como “delete” (exclusão) quando é cancelada.

ü  Somente envia a mensagem para nota fiscal Definitiva – tipo “B” – que esteja regularizando apenas notas fiscais Provisórias.

ü  Se a nota fiscal for Definitiva e estiver regularizando outra nota fiscal Definitiva será enviada apenas a mensagem InputDocument.


1.3          Solicitação de Carga – EDIDocumentForTransportation


Nesta mensagem serão integradas informações básicas da solicitação de carga WMS, cujo objetivo é alimentar o TMS do Protheus com informações que permitam a preparação das informações para o transporte das mercadorias. Dentro do EAI esta mensagem é identificada pelo nome EDIDocumentForTransportation.


As informações tratadas atualmente nesta mensagem são:


Tag(*)

Descrição

Origem / Destino da Informação

_CompanyId

Código da empresa

Variável global p_cod_empresa

_SenderCode

CNPJ/CPF do remetente do produto. No Logix será o código do depositante.

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.deposit

_BoardingDate

Data de inclusão da solicitação de carga

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.dat_inclusao

_AddresseeCode

CNPJ/CPF do destinatário do produto.

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.destinatario

_DocumentNumber

Número da nota fiscal

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.nota_fiscal

_DocumentSeries

Série da nota fiscal

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.serie_nota_fiscal

_InvoiceIssueDate

Data de emissão da nota fiscal

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.dat_emissao

_FiscalOperationCode

CFOP da nota fiscal

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.cfop

_SEFAZNFeKey

Chave de acesso da NFe

WMS_PARAMETRO_COMPLEMENTAR.val_texto (onde o parâmetro é igual a “chave_acesso_nfe”)

_ListOfItems.

_ItemCode

Código do item da solicitação de carga

WMS_SOLICITACAO_CARGA_ITEM.item

OBS: É considerado o código do item da primeira sequência existente na solicitação.

_ListOfItems.

_VolumeQuantity

Quantidade de volumes da solicitação de carga

Se a situação da solicitação de carga for igual a “X” (Aguardando Expedição) ou igual a “N” (Aguardando NF) será a somatória da quantidade de volumes encontrados nas tabelas WMS_VOLUME_EXPED e WMS_VOLUME_PALETE.

Caso contrário será o campo WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.qtd_volume

_ListOfItems.

_Value

Valor total da nota fiscal

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.val_docum

_ListOfItems.

_Weight

Peso bruto total dos volumes

Se a situação da solicitação de carga for igual a “X” (Aguardando Expedição) ou igual a “N” (Aguardando NF) será a somatória do campo WMS_VOLUME_EXPED.peso_bruto.

Caso contrário será o campo WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.peso_bruto

_ListOfItems.

_CubicMeters

Metragem cúbica total dos volumes

Se a situação da solicitação de carga for igual a “X” (Aguardando Expedição) ou igual a “N” (Aguardando NF) será a somatória do campo WMS_VOLUME_EXPED.volume_m3.

Caso contrário será 0 (zero).

_ListOfItems.

_CalculationBasisICMS

Valor da base de cálculo do ICMS

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.val_base_icms

_ListOfItems.

_ICMSValue

Valor do ICMS

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.val_icms

Nota:

(*) As tag´s existentes no XSD (schema) da mensagem e que não foram mencionadas na lista acima não possuem tratamento na integração, ou seja, não são consideradas no envio ou recebimento da mensagem.


Para a integração somente são consideradas as solicitações de carga do tipo “ND” (Nota Fiscal Digitada) e “NE” (Nota Fiscal Recebida por EDI). Os demais tipos de documento não são integrados pois somente uma nota fiscal é um documento válido para a configuração do transporte (TMS).


No Logix o envio desta mensagem ocorre a partir destes programas:

  • WMS6325 – Solicitação de Carga
  • EDI0009 – Processamento de Arquivos EDI
  • WMS6218 – Conferência via coletor
  • WMS6219 – Conferência PDV
  • WMS6231 – Conferência via Coletor gerando volumes automaticamente
  • WMS6258 – Conferência PDV montando volumes automaticamente
  • WMS6358 – Conferência via Coletor gerando volumes semi-automaticamente
  • WMS6393 – Conferência Palete via coletor
  • WMS6222 – Pesagem de Volumes


1.4          Preparação NF Retorno Simbólico – SalesOrder


Nesta mensagem serão integradas as informações referentes a pedido de venda cujo objetivo é permitir que o Protheus emita a nota fiscal de retorno simbólico para o depositante. No EAI esta mensagem é identificada pelo nome SalesOrder.


As informações tratadas atualmente nesta mensagem são:


Tag(*)

Descrição

Origem / Destino da Informação

_CompanyId

Código da empresa

Variável global p_cod_empresa

_OrderId(**)

Número do pedido de venda

WMS_DOCUM_SAIDA.pedido

_CustomerCode

Código do cliente. Para este tipo de pedido será considerado o código do depositante.

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.deposit

_DeliveryAddress.

_Address

Endereço de entrega do destinatário

VDP_CLI_FORNEC_CPL.logradouro

_DeliveryAddress.

_Number

Número do endereço de entrega do destinatário

VDP_CLI_FORNEC_CPL.num_iden_lograd

_DeliveryAddress.

_Complement

Complemento do endereço de entrega do destinatário

VDP_CLI_FORNEC_CPL.compl_endereco

_DeliveryAddress.

_City.

_Code

Código da cidade do endereço de entrega do destinatário

CLIENTES.cod_cidade

OBS: Através desta informação é obtido o código IBGE na tabela OBF_CIDADE_IBGE)

Ver também o parâmetro “Máscara do código da cidade IBGE na mensagem de integração via EAI”.

_DeliveryAddress.

_City.

_Description

Nome da cidade do endereço de entrega do destinatário

CIDADES.den_cidade

_DeliveryAddress.

_District

Bairro do endereço de entrega do destinatário

CLIENTES.bairro

_DeliveryAddress.

_State.

_Code

UF do endereço de entrega do destinatário

CIDADES.cod_uni_feder

_DeliveryAddress.

_State.

_Description

Nome da UF do endereço de entrega do destinatário

UNI_FEDER.den_uni_feder

_DeliveryAddress.

_Country.

_Code

Código do país do endereço de entrega do destinatário

UNI_FEDER.cod_pais

_DeliveryAddress.

_Country.

_Description

Nome do país do endereço de entrega do destinatário

PAISES.den_pais

_DeliveryAddress.

_ZIPCode

CEP do endereço de entrega do destinatário

CLIENTES.cod_cep

_CarrierCode

Código do transportador

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.transportador

_PaymentTermCode

Código da condição de pagamento

A partir do parâmetro “wms_cnd_pgt_nf_retn_simb” (LOG00087).

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de Condições de Pagamento de Pedido de Venda.

Ver também o parâmetro “Máscara da condição de pagamento”.

_RegisterDate

Data da emissão do pedido

Data atual

_InvoiceMessages

Textos da nota fiscal

Os textos gerados para o pedido (nota fiscal) devem seguir a legislação do segmento de operadores logísticos, e que pode ser diferente para cada cliente/estado.

_NetWeight

Peso líquido

Somatória de WMS_VOLUME_EXPED.peso_liquido

_GrossWeight

Peso bruto

Se existir o peso obtido pela balança será a somatória de WMS_VOLUME_EXPED.peso_balanca.

Caso contrário será considerada a somatória de WMS_VOLUME_EXPED.peso_bruto.

_TareWeight

Peso bruto obtido pela balança

Somatória de WMS_VOLUME_EXPED.peso_balanca

_CubicVolume

Volume (metros cúbicos)

Somatória de WMS_VOLUME_EXPED.volume_m3

_NumberOfVolumes

Número de volumes

Somatória da quantidade de volumes encontrados nas tabelas WMS_VOLUME_EXPED e WMS_VOLUME_PALETE.

_Finality

Finalidade

1 = Se o depositante for contribuinte de ICMS

2 = Se o depositante não for contribuinte de ICMS

_SalesOrderItens.

_CompanyId

Código da empresa

Variável global p_cod_empresa

_SalesOrderItens.

_OrderItem

Sequência do pedido

Controle seqüencial realizado pela própria rotina

_SalesOrderItens.

_ItemCode

Código do item

WMS_SOLICITACAO_CARGA_ITEM.item

_SalesOrderItens.

_ItemDescription

Descrição do item

ITEM.den_item

_SalesOrderItens.

_Quantity

Quantidade total retornada do item

WMS_REGULARIZACAO_FISCAL.qtd_regularizada

_SalesOrderItens.

_UnityPrice

Preço unitário de retorno

AVISO_REC.pre_unit_nf

_SalesOrderItens.

_TotalPrice

Valor total retornado

(WMS_REGULARIZACAO_FISCAL.qtd_regularizada * AVISO_REC.pre_unit_nf)

_SalesOrderItens.

_TypeOperation

Código do tipo de operação. No Logix será obtido a partir do código da natureza de operação.

A partir de parâmetros do sistema (LOG00087), conforme regras abaixo:

  • Se for processamento de Regime Especial será o parâmetro “wms_nat_oper_depos_rgm_armz”;
  • Se for processamento sem Regime Especial e for um retorno ao depositante será o parâmetro “wms_nat_oper_nf_retn_merc”;
  • Se for processamento sem Regime Especial, não for retorno ao depositante e o destinatário for estrangeiro será o parâmetro “wms_nat_oper_ret_simb_dest_ext”;
  • Se for processamento sem Regime Especial, não for retorno ao depositante e o destinatário for nacional será o parâmetro “wms_nat_oper_nf_retn_simb”.

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de Natureza de Operação x TES (Tipo de Entrada/Saída).

_SalesOrderItens.

_ItemMessages

Textos do item da nota fiscal

Os textos gerados para o pedido (nota fiscal) devem seguir a legislação do segmento de operadores logísticos, e que pode ser diferente para cada cliente/estado.

_SalesOrderItens.

_ListOfReturnedInputDocuments.

_InputDocumentNumber

Número da nota fiscal definitiva sobre a qual está sendo efetuado o retorno

WMS_NF_RETN_MERC_DEPOSITANTE.nota_fiscal_retorno

_SalesOrderItens.

_ListOfReturnedInputDocuments.

_InputDocumentSerie

Série da nota fiscal definitiva

WMS_NF_RETN_MERC_DEPOSITANTE.serie_nota_fiscal_retorno

_SalesOrderItens.

_ListOfReturnedInputDocuments.

_InputDocumentSequence

Sequência da nota fiscal definitiva

WMS_NF_RETN_MERC_DEPOSITANTE.sequencia_item_retorno

_SalesOrderItens.

_ListOfReturnedInputDocuments.

_InputDocumentQuantity

Quantidade que está sendo retornada referente a nota fiscal definitiva

WMS_NF_RETN_MERC_DEPOSITANTE.qtd_item_retorno

Notas:

(*) As tag´s existentes no XSD (schema) da mensagem e que não foram mencionadas na lista acima não possuem tratamento na integração, ou seja, não são consideradas no envio ou recebimento da mensagem.

(**) Na inclusão é enviado como NULL. Na exclusão é enviado o número do pedido gerado quando o pedido foi incluído.


No Logix o envio desta mensagem ocorre a partir destes programas:

  • WMS9745 – Emissão de Documentos
  • WMS6496 – Liberação Veículo para Portaria (quando está parametrizado para gerar NF de retorno simbólico automático em caso de falta)
  • SUP50001 – Conta-Corrente Inventário
  • WMS6429 – Integração de Pedidos de Venda – Exclusão


1.5          Preparação NF Conta e Ordem – SalesOrder


Nesta mensagem serão integradas as informações referentes a pedido de venda cujo objetivo é permitir que o Protheus emita a nota fiscal de conta e ordem. A nota fiscal de conta e ordem somente deve ser gerada nos casos em que a unidade de federação do depositante for diferente da unidade de federação da empresa (operador logístico). No EAI esta mensagem é identificada pelo nome SalesOrder.


As informações tratadas atualmente nesta mensagem são:


Tag(*)

Descrição

Origem / Destino da Informação

_CompanyId

Código da empresa

Variável global p_cod_empresa

_OrderId(**)

Número do pedido de venda

WMS_DOCUM_SAIDA.pedido

_CustomerCode

Código do cliente. Para este tipo de pedido será considerado o código do destinatário (cliente do depositante).

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.destinatario

_DeliveryCustomerCode

Código do cliente de entrega. Será o próprio código do destinatário.

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.destinatario

_DeliveryAddress.

_Address

Endereço de entrega do destinatário

VDP_CLI_FORNEC_CPL.logradouro

_DeliveryAddress.

_Number

Número do endereço de entrega do destinatário

VDP_CLI_FORNEC_CPL.num_iden_lograd

_DeliveryAddress.

_Complement

Complemento do endereço de entrega do destinatário

VDP_CLI_FORNEC_CPL.compl_endereco

_DeliveryAddress.

_City.

_Code

Código da cidade do endereço de entrega do destinatário

CLIENTES.cod_cidade

OBS: Através desta informação é obtido o código IBGE na tabela OBF_CIDADE_IBGE)

Ver também o parâmetro “Máscara do código da cidade IBGE na mensagem de integração via EAI”.

_DeliveryAddress.

_City.

_Description

Nome da cidade do endereço de entrega do destinatário

CIDADES.den_cidade

_DeliveryAddress.

_District

Bairro do endereço de entrega do destinatário

CLIENTES.bairro

_DeliveryAddress.

_State.

_Code

UF do endereço de entrega do destinatário

CIDADES.cod_uni_feder

_DeliveryAddress.

_State.

_Description

Nome da UF do endereço de entrega do destinatário

UNI_FEDER.den_uni_feder

_DeliveryAddress.

_Country.

_Code

Código do país do endereço de entrega do destinatário

UNI_FEDER.cod_pais

_DeliveryAddress.

_Country.

_Description

Nome do país do endereço de entrega do destinatário

PAISES.den_pais

_DeliveryAddress.

_ZIPCode

CEP do endereço de entrega do destinatário

CLIENTES.cod_cep

_CarrierCode

Código do transportador

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.transportador

_PaymentTermCode

Código da condição de pagamento

A partir do parâmetro “wms_cnd_pgt_nf_conta_ordem” (LOG00087).

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de Condições de Pagamento de Pedido de Venda.

Ver também o parâmetro “Máscara da condição de pagamento”.

_RegisterDate

Data da emissão do pedido

Data atual

_InvoiceMessages

Textos da nota fiscal

Os textos gerados para o pedido (nota fiscal) devem seguir a legislação do segmento de operadores logísticos, e que pode ser diferente para cada cliente/estado.

_NetWeight

Peso líquido

Somatória de WMS_VOLUME_EXPED.peso_liquido

_GrossWeight

Peso bruto

Se existir o peso obtido pela balança será a somatória de WMS_VOLUME_EXPED.peso_balanca.

Caso contrário será considerada a somatória de WMS_VOLUME_EXPED.peso_bruto.

_NumberOfVolumes

Número de volumes

Somatória da quantidade de volumes encontrados nas tabelas WMS_VOLUME_EXPED e WMS_VOLUME_PALETE.

_Finality

Finalidade

1 = Se o depositante for contribuinte de ICMS

2 = Se o depositante não for contribuinte de ICMS

_InsuranceValue

Valor do seguro

WMS_SOLICITACAO_CARGA_MESTRE.val_seguro

_SalesOrderItens.

_CompanyId

Código da empresa

Variável global p_cod_empresa

_SalesOrderItens.

_OrderItem

Sequência do pedido

Controle seqüencial realizado pela própria rotina

_SalesOrderItens.

_ItemCode

Código do item

WMS_SOLICITACAO_CARGA_ITEM.item

_SalesOrderItens.

_ItemDescription

Descrição do item

ITEM.den_item

_SalesOrderItens.

_Quantity

Quantidade total do item

Somatória de WMS_SOLICITACAO_CARGA_ITEM.qtd_reservada

_SalesOrderItens.

_UnityPrice

Preço unitário

WMS_SOLICITACAO_CARGA_ITEM.val_unit

_SalesOrderItens.

_TotalPrice

Valor total retornado

(WMS_SOLICITACAO_CARGA_ITEM.qtd_reservada * WMS_SOLICITACAO_CARGA_ITEM.val_unit)

_SalesOrderItens.

_TypeOperation

Código do tipo de operação. No Logix será obtido a partir do código da natureza de operação.

A partir de parâmetros do sistema (LOG00087), conforme regras abaixo:

  • Se for processamento de Regime Especial será o parâmetro “wms_nat_oper_depos_rgm_armz”;
  • Se for processamento sem Regime Especial e for um retorno ao depositante será o parâmetro “wms_nat_oper_nf_retn_merc”;
  • Se for processamento sem Regime Especial, não for retorno ao depositante e o destinatário for estrangeiro será o parâmetro “wms_nat_oper_ret_simb_dest_ext”;
  • Se for processamento sem Regime Especial, não for retorno ao depositante e o destinatário for nacional será o parâmetro “wms_nat_oper_nf_retn_simb”.

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de Natureza de Operação x TES (Tipo de Entrada/Saída).

_SalesOrderItens.

_ItemMessages

Textos do item da nota fiscal

Os textos gerados para o pedido (nota fiscal) devem seguir a legislação do segmento de operadores logísticos, e que pode ser diferente para cada cliente/estado.

Nota:

(*) As tag´s existentes no XSD (schema) da mensagem e que não foram mencionadas na lista acima não possuem tratamento na integração, ou seja, não são consideradas no envio ou recebimento da mensagem.

(**) Na inclusão é enviado como NULL. Na exclusão é enviado o número do pedido gerado quando o pedido foi incluído.


No Logix o envio desta mensagem ocorre a partir destes programas:

  • WMS9745 – Emissão de Documentos
  • WMS6429 – Integração de Pedidos de Venda – Exclusão


1.6          Preparação NF Faturamento Serviço – SalesOrder


Nesta mensagem serão integradas as informações referentes a pedido de venda cujo objetivo é permitir que o Protheus emita a nota fiscal de faturamento de serviço. No EAI esta mensagem é identificada pelo nome SalesOrder.


As informações tratadas atualmente nesta mensagem são:


Tag(*)

Descrição

Origem / Destino da Informação

_CompanyId

Código da empresa

Variável global p_cod_empresa

_OrderId(**)

Número do pedido de venda

WMS_DOCUM_SAIDA.pedido

_CustomerCode

Código do cliente. Para este tipo de pedido será considerado o código do depositante.

WMS_APURACAO_FATURAMENTO.depositante

_PaymentTermCode

Código da condição de pagamento

WMS_PROCESSO_FATURAMENTO.condicao_pagto

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de Condições de Pagamento de Pedido de Venda.

Ver também o parâmetro “Máscara da condição de pagamento”.

_RegisterDate

Data da emissão do pedido

Data atual

_InvoiceMessages

Textos da nota fiscal

Texto de observação informado no momento da geração do pedido (WMS6412).

_SalesOrderItens.

_CompanyId

Código da empresa

Variável global p_cod_empresa

_SalesOrderItens.

_OrderItem

Sequência do pedido

Controle seqüencial realizado pela própria rotina

_SalesOrderItens.

_ItemCode

Código do item

WMS_PROCESSO_FATURAMENTO.item_faturamento_servico, se o mesmo estiver preenchido.

Caso contrário será utilizado WMS_CONTRATO.item_faturamento_servico

_SalesOrderItens.

_ItemDescription

Descrição do item

WMS_PROCESSO_FATURAMENTO.agrupamento_item_nota_fiscal, se o mesmo estiver preenchido.

Caso contrário será utilizado WMS_PROCESSO_FATURAMENTO.des_processo_faturamento

_SalesOrderItens.

_Quantity

Quantidade total do item

1 (um) – Fixo

_SalesOrderItens.

_UnityPrice

Preço unitário

WMS_APUR_FATURAMENTO_PROCESSO.val_total

_SalesOrderItens.

_TotalPrice

Valor total do item

WMS_APUR_FATURAMENTO_PROCESSO.val_total

_SalesOrderItens.

_TypeOperation

Código do tipo de operação. No Logix será obtido a partir do código da natureza de operação.

WMS_PROCESSO_FATURAMENTO.natureza_operacao

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de Natureza de Operação x TES (Tipo de Entrada/Saída).

_SalesOrderItens.

_ItemDiscounts

Valor de desconto do item

WMS_APUR_FATURAMENTO_PROCESSO.val_desconto

Nota:

(*) As tag´s existentes no XSD (schema) da mensagem e que não foram mencionadas na lista acima não possuem tratamento na integração, ou seja, não são consideradas no envio ou recebimento da mensagem.

(**) Na inclusão é enviado como NULL. Na exclusão é enviado o número do pedido gerado quando o pedido foi incluído.


No Logix o envio desta mensagem ocorre a partir destes programas:

  • WMS6412 – Preparação e Geração Faturamento Serviço
  • WMS6429 – Integração de Pedidos de Venda – Exclusão


1.7          Inventário – Inventory


Nesta mensagem serão integradas as informações referentes ao saldo atual de estoque dos itens, após ter sido realizado ajuste proveniente da execução de um inventário. No EAI esta mensagem é identificada pelo nome Inventory.


As informações tratadas atualmente nesta mensagem são:


Tag(*)

Descrição

Origem / Destino da Informação

_CompanyId

Código da empresa

Variável global p_cod_empresa

_ItemCode

Código do item

ESTOQUE_LOTE_ENDER.cod_item

_WarehouseCode

Código do local de estoque

ESTOQUE_LOTE_ENDER.cod_local

OBS: Para esta informação é tratado o relacionamento De/Para de Locais de Estoque.

_Quantity

Quantidade de saldo

Somatória de ESTOQUE_LOTE_ENDER.qtd_saldo para a Empresa/Item/Local

_DateInventory

Data do inventário

Data atual

Nota:

(*) As tag´s existentes no XSD (schema) da mensagem e que não foram mencionadas na lista acima não possuem tratamento na integração, ou seja, não são consideradas no envio ou recebimento da mensagem.


No Logix o envio desta mensagem ocorre a partir do programa SUP5830 (Gerenciador do Inventário).


Limitações / Restrições Gerais

  • No cadastro de Cidades (VDP3080) passará a ser obrigatório o preenchimento do “Munícipio IBGE” pois esta informação será a chave de integração desta mensagem.


  • No cadastro de Unidade de Medida (MAN1170 e MAN10013) será permitido informar apenas dois caracteres para o código, devido a limitação existente no Protheus.


  • Para os depositantes identificados sob o regime de “Filial” não serão integradas as informações dos documentos (nota fiscal recebimento, regularização fiscal, pedido de venda de retorno simbólico, pedido de venda de conta/ordem).


  • Para os depositantes identificados com “Regime Especial”, para os processos de expedição que forem executados antes da ativação da integração e que ainda não tiveram a nota fiscal de retorno gerada será necessário executar o processamento do programa WMS6361 (Cancelamento de Processo Fiscal sem Nota), processando novamente o programa WMS9745 (Emissão Documentos WMS) com a integração ativada, onde serão geradas informações necessárias para o segundo processamento (quando efetivamente será gerada a NF).


  • Quando o depositante não for emitente de nota fiscal (parâmetro “É emitente de NF rem.armazenagem (integração)?” na rotina WMS60013 (Contrato), opção “Expedição-Embarque/Fiscal”) não será permitido realizar a regularização fiscal (WMS6156) utilizando uma NF/Sequência definitiva para duas ou mais NF/Sequência provisórias. Nesta situação, a nota fiscal de entrada a ser emitida no Protheus já deverá ter sido gerada com várias sequências de maneira que seja possível efetuar o relacionamento 1 para 1.

 

Como fazer (opcional)


Os passos para viabilizar a integração são:


  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.


  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.


  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.


  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).


  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.


  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.


  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.


  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.


  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.


  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).


  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.


  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).


  • As informações das integrações de Documentos de Entrada (WMS6628 e WMS6629), Regularização Fiscal (WMS6156) e Documentos de Saída (WMS9745 e WMS6429) poderão ser consultadas pelo Monitor de Integração, rotina WMS80000. Nesta rotina também é possível reprocessar documentos que ficaram pendentes.

  • Para realizar o monitoramento das transações no Protheus acesse Configurador -> Ambiente -> Schedule -> Schedule e escolha a opção "EAI" no item de menu:



  • Caso necessite observar o XML enviado pelo Protheus, clique no símbolo da lupa onde será aberto o XML através do programa padrão definido no sistema operacional para este tipo de arquivo.

  • Caso uma transação falhe, é possível recolocá-la na fila clicando no botão Tentar novamente (). Caso deseje bloquear uma transação, clique no Botão Bloquear (). É possível também atualizar a lista de mensagens processadas através do botão Atualizar ().

  • Para realizar o monitoramento das transações no Logix acesse o programa EAI10000. Dentro dele acesse a opção Monitoramento -> Geral e realize a pesquisa:



  • Na lista de mensagens são exibidas a mensagem enviada (Type = "BusinessMessage") e a mensagem de resposta (Type = "Response)". Ao selecionar uma mensagem é exibido abaixo todo o seu conteúdo.

  • É possível também exportar o XML recebido utilizando para isso o botão "Exportar XML" que está na barra de tarefas.

Situações comuns (opcional)

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------


Para resolver este problema verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService.


Abaixo seguem algumas consistências e mensagens que podem ocorrer durante os processos, indicando a possível solução para o problema:


Rotina

Problema / Mensagem

Solução

WMS9745

WMS6496

SUP50100


O código do produto apresentado na DANFE de retorno simbólico emitida pelo Protheus não é o código do depositante, e sim o código interno.

Para que seja utilizado o código do item do depositante no momento da emissão, verificar as seguintes informações:

- O código de TES utilizado na geração do pedido de venda de retorno simbólico deve estar configurado como Poder Terc. = “D” (Devolução) e Atu.Estoque = “Sim”;

- O tipo de pedido registrado no Protheus deve ser como “Normal”;

- Deve existir o relacionamento Produto x Cliente cadastrado corretamente no Protheus, onde o cliente registrado deverá ser o depositante do produto.

WMS9745

Mensagem: “A quantidade informada para o retorno deste documento não está correta.”

Para que o retorno simbólico de mercadorias possa ser realizado corretamente, é necessário que a nota fiscal de remessa para armazenagem esteja devidamente registrada no Protheus. As principais características que este documento deve ter são:

- Tipo igual a “B” (Beneficiamento);

- O código de TES informado para os itens do documento estarem parametrizados como “R” (Remessa), o que faz com que as quantidades regularizadas tenham alimentado as tabelas de controle de terceiros do Protheus.

- O número do documento de entrada registrado no Protheus deve estar de acordo com o número da nota fiscal de armazenagem para a qual está sendo feito o retorno simbólico. No Protheus o número do documento não pode conter zeros à esquerda.

WMS6156

Mensagem: “Documento não encontrado”

Falta realizar a integração da nota fiscal de recebimento relacionada aos produtos que estão sendo regularizados. Para isto deve-se executar a rotina WMS6628 (Integração Nota Fiscal Recebimento – Inclusão).

WMS6156

Mensagem: “Campo obrigatório do cabeçalho da nota fiscal não preenchido”.

Verificar se o fornecedor registrado na nota fiscal de recebimento dos produtos está devidamente cadastrado no Protheus.

WMS9745

WMS6496

WMS6412

SUP50100

A TES utilizada no pedido de venda está incorreta.

Revisar os relacionamentos de/para das naturezas de operação parametrizadas no LOG00087 (Parâmetros do Sistema) com os Tipos de Entrada/Saída (TES) do Protheus. Estes relacionamentos são cadastrados no programa VDP10141 (De/Para Geral).

WMS9745

WMS6496

Mensagem: “A nota fiscal xxxxxx ainda não está integrada.”

Falta realizar a integração da nota fiscal de recebimento relacionada aos produtos que estão sendo expedidos ou retornados fiscalmente. Para efetuar a integração deve-se executar a rotina WMS6628 (Integração Nota Fiscal Recebimento – Inclusão).

WMS9745


Os textos obrigatórios para as notas fiscais não estão sendo gerados na DANFE.

Falta cadastrar os textos necessários no programa WMS0748 (Textos para Notas Fiscais WMS).

Considerar os textos para cada tipo de nota fiscal a ser emitida.

WMS9745

O número, série e data de emissão da nota fiscal de remessa por conta e ordem não estão sendo referenciados na nota fiscal de retorno simbólico.

Para que estas informações sejam geradas corretamente é necessário cadastrar o texto da nota fiscal de retorno simbólico com algumas variáveis, conforme abaixo:


Mercadoria remetida pela nossa nota fiscal  nr. @N série @S de @D para [NOME_DESTINATARIO] com estabelecimento a [ENDERECO_DESTINATARIO] em [CIDADE_DESTINATARIO], [UF_DESTINATARIO] – IE [IE_DESTINATARIO] e CNPJ [CNPJ_DESTINATARIO].

 

As variáveis @N, @S e @D serão substituídas pelo Protheus no momento da emissão da DANFE. Se referem número, série e data de emissão da nota fiscal de remessa por conta e ordem, respectivamente.


As variáveis delimitadas por colchetes são substituídas pelo próprio Logix.



Checklist de suporte da aplicação

  • Verifique se os WebServices criados estão devidamente configurados. Para isso tente abrir no seu navegador internet o endereço dos WebServices. No WebService do Protheus você deve conseguir visualizar na lista de serviços o “FWWSEAI”. No WebService do Logix você deve conseguir visualizar na lista de serviços o “EAISERVICE”.
  • Faça o teste de comunicação entre os sistemas utilizando uma mensagem simples de cadastro (sugestão: Unidade de Medida). Faça o envio de um cadastro do Logix para o Protheus e do Protheus para o Logix.