Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Deck of Cards
idatividade-servico
Card
idexec-posterior
labelExecução Automatizada

  • Execução Automatizada

Neste caso a execução do script de serviço será assíncrona e script será executado sem a necessidade de uma interação do usuário para que isso aconteça. É possível configurar o número de tentativas e a mensagem de sucesso caso a execução do script seja concluída sem erros. Ao enviar uma solicitação para a atividade de serviço configurada como posterior ela ficará parada na atividade de serviço e executará o script pelo número de vezes consecutivas configuradas no parâmetro tentativas ou até que o script não retorne um erro. Caso o número de tentativas seja concluído sem que haja uma execução do script com sucesso a atividade será movimentada para o evento intermediário de captura de erro que por sua vez movimentará a atividade para o fluxo indicado, caso contrário a atividade de serviço será concluída e seguirá o seu fluxo de saída normal.


A atividade de serviço pode apenas ter um fluxo de saída e deve ter um evento intermediário de captura de erro anexado a mesma para o caso de ocorrer algum problema. É importante ressaltar que a atividade posterior a captura de erro não será atribuída automaticamente a quem enviou a solicitação para a atividade de serviços, portanto o operador deve modelar o processo informando qual usuário será o responsável pela atividade de erro para que não haja uma atribuição automática para o primeiro usuário da lista.

Nota

Em tarefas de serviço com tipo de execução Automatizada é obrigatório o uso do evento anexo de captura de erro. Bem como um fluxo de saída deste evento permitindo que o processo seja desviado caso o script de integração não tenha sido executado com sucesso em todas as tentativas.


O script da atividade de serviço com execução posterior pode receber como parâmetro a quantidade de tentativas e a mensagem de erro da última execução que podem ser utilizados dentro do script. O script em si ficaria como a seguir:

Bloco de código
languagejs
linenumberstrue
function servicetask9(attempt, message) {
	log.info("Exemplo servicetask");
	var a = hAPI.getCardValue("campo_no_formulario");
	if (a == "1") {
		return true;
	} else {
		throw "Exemplo de Erro";
	}
}


Tanto a mensagem de sucesso quanto as mensagens de erro serão gravadas no histórico como complementos e apresentados aos usuários que visualizarem aquela solicitação. Este tipo de integração é melhor utilizado para integração com serviços possivelmente indisponíveis ou externos e que necessariamente devem ser assíncronos a utilização do usuário, possibilitando um fluxo de contingência caso a integração não seja concluída com sucesso em todas as tentativas por qualquer razão. Para criação deste fluxo de contingência deverá ser anexado um evento de captura de erro (colocado em cima) cujo fluxo de saída será utilizado caso todas as tentativas de integração falharem. Abaixo segue um exemplo de como fica uma modelagem básica de uma tarefa de serviço do tipo Automática.



Card
idexec-imediata
labelExecução ManualImediata
  • Execução Imediata

O código gerado de script específico desta atividade será executado após evento afterStateEntry relacionado deste processo e será processado no momento que solicitação entrar na atividade de serviço.

Exemplo de código gerado para iniciar o trabalho de integração com serviço:

Bloco de código
languagejs
linenumberstrue
try {
	var Service = ServiceManager.getService('rm');
	var serviceHelper = Service.getBean();
	var serviceLocator = serviceHelper.instantiate('classe.locator');
} catch(erro) { 
	log.error(erro);
}
Nota

O tipo de execução Imediata não é recomentado atualmente por ter sua qualidade reduzida.

...