Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
iconfalse

CONTEÚDO

  1. Visão Geral

  2. Exemplo de utilização

01. VISÃO GERAL

Índice

       

Índice
exclude.*ndice:

Introdução

       O Alias armazena informações sobre a base de dados utilizada na aplicação. Algumas informações de processamento de jobs também são configuradas na tela de Gerenciamento de Alias.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

 

 

 É possível acessar a tela de Gerenciamento de Alias:

  • Ao abrir o RM.exe, clicando nas configurações do Alias; 

  • Pelo menu: Serviços Globais > Segurança > Gerenciamento de Alias;

  • Pelo aplicativo RM.AliasManager.exe;

  • Editando diretamente o arquivo Alias.dat, localizado em: C:\CorporeRM\RM.Net.

Image Modified

Configurações de Processamento de Jobs no Alias

CONFIGURAÇÕES DE PROCESSAMENTO DE JOBS NO ALIAS

         Para que a execução de processos na nova arquitetura funcione corretamente, é necessário que a base de dados utilizada esteja configurada no arquivo alias.dat. O arquivo encontra-se em C:\CorporeRM\RM.Net. Essa configuração também pode ser feita pelo aplicativo RM.AliasManager.exe.

         Selecionando o Alias que deseja editar, acesse a aba Serviços:

Image Modified

     

     As As configurações referentes a execução de processos, está no agrupamento Processamento de Jobs. Veja o detalhamento das tags:Habilitar processamento de job

HABILITAR PROCESSAMENTO DE JOB: Ativa ou desativa a execução de Jobs (true para ativar e false para desativar).

         Exemplo  Exemplo com a tag: <JobServerEnabled> true </JobServerEnabled>


Execuções SimultâneasEXECUÇÕES SIMULTÂNEAS: Quantidade de jobs processados em paralelo no servidor.

         Exemplo  Exemplo com a tag: <JobServerMaxThreads>5</JobServerMaxThreads>

         Importante: O número definido aqui é o equilíbrio entre o processamento de Jobs do Servidor e a quantidade de requisições de processos solicitados.Executar apenas Jobs locais


EXECUTAR APENAS JOBS LOCAIS: Quando habilitado (= true), faz com que que o servidor execute somente requisições internas, locais. Quando desabilitado (= false) executa qualquer requisição independente do remetente.

         Exemplo  Exemplo com a tag:  <JobServerLocalOnly> false  </JobServerLocalOnly>


Intervalo entre verificações (poolingINTERVALO ENTRE VERIFICAÇÕES (POOLING): Intervalo em segundos que o servidor busca na base de dados quais são os jobs a serem executados e em seguida são distribuídos para o JobRunner.

           Exemplo Exemplo com a tag: <JobServerPollingInterval>10</JobServerPollingInterval>

         Importante: É necessário definir um número adequado ao tempo de requisições ao servidor, para não encher a fila de Jobs a executar.


Habilitar pool de processosHABILITAR POOL DE PROCESSOS: O objetivo do Pool de Processos é minimizar o tempo de processamento do job.

         Exemplo  Exemplo com a tag: <JobServerProcessPoolEnabled>true</JobServerProcessPoolEnabled>

         Quando essa tag está habilitada, após iniciar o host serão criadas automaticamente Threads do JobRunner que ficarão prontas para processar jobs. A quantidade máxima de threads criadas é definido na tag <JobServerMaxThreads>.

         Dessa forma, quando o primeiro job precisar ser executado, ele será processado por um jobrunner que está no pool. Em paralelo, o servidor criará uma nova thread para completar o pool, visto que 1 jobrunner está ocupado. Ao finalizar o job, seu jobrunner será finalizado e o pool continuará com a quantidade configurada na tag JobServerMaxThreads.

         Exemplo com a tag: <JobServerProcessPoolEnabled>false</JobServerProcessPoolEnabled>

         Para desabilitar o Pool, basta alterar o valor da tag para "false". Dessa forma, a thread do JobRunner será criada apenas quando o sistema solicitar o processamento de algum job. Após finalizar o processamento, a thread também será encerrada. Isso acontecerá para todos os jobs.


ObsOBS.: 1. Caso o host esteja configurado para executar 3 camadas, <add key="JobServer3Camadas" value="true" /> (rm.host.exe.config), se a tag <JobServerEnabled> estiver como false, mesmo que o Pool de JobServer esteja habilitado, o Pool não será criado. É preciso que o JobServer esteja habilitado também.2.

  1. Se o ambiente for local, <add key="JobServer3Camadas" value="false" /> (rm.host.exe.config), mesmo se a tag <JobServerEnabled> estiver como false, quando o Pool de JobServer habilitado, o Pool será criado. 


Aviso
titleATENÇÃO

Caso não exista o arquivo “alias.dat”, ou não exista um alias para o banco de dados em questão, essa configuração será criada automaticamente assim que qualquer tela de processo for aberta, tornando essa questão transparente para o usuário.

Ainda assim, foi criada uma tela para manutenção do arquivo alias.dat, que pode ser acessada através do menu “Cadastros | Segurança | Administrativa | Gerenciamento de Alias”, ou pela nova MDI, “Segurança | Gerenciamento de Alias”.

       Veja no arquivo Configuração do Jobserver na Linha RM, como os servidores irão trabalhar, conforme configuração dos arquivos.


4.

 Dicionário de Terminologias

 DICIONÁRIO DE TERMINOLOGIAS

       Agendamento de Processos: Execução agendada dos Jobs. É possível agendar para um mês/dia/horário, e ainda configurar essa execução com uma periodicidade pré-definida.

    Alias.dat: Arquivo de comunicação entre o banco de dados. Neste arquivo você também configura informações sobre a execução do JobServer.

    Execução Assíncrona de Processos: Os Jobs serão executados de forma assíncrona, ou seja, você poderá realizar outras tarefas enquanto o processo é executado.

    Job: são os processos da Linha RM.

    JobServer: é um mecanismo de execução de jobs.

    MDI: Multiple Document Interface, ou a Interface de documentos múltiplos. É o ambiente onde as janelas, abas e processos da Linha RM são abertas.

    RM.Host.Service.exe.config: Arquivo de comunicação com o servidor que possui os recursos da Linha RM. Este é um dos arquivos onde você configura a execução do JobServer.

Informações Informações
iconfalse


Informações
iconfalse

Produto: Framework

Versão: 11.80.XX, 12.01.XX

Informações
iconfalse

Processo: Gerenciamento de Alias

Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Status: Finalizado

Informações
iconfalse

Data: 05/02/2018

Informações
iconfalse

Autores:

Carlos Philippe de Farias Marques

Carlos Roberto Pereira Garcia

Diogo Damiani Ferreira

Fábio Augusto Amaral Melo Nunes

Stella Gleyse Macedo Vilaca