Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Leitura/Apontamento das marcações

Permite a leitura do arquivo gerado pelo relógio de ponto, gera arquivo de log e, posteriormente, emite o relatório dos dados desse registro.

As funcionalidades da rotina permitem os seguintes controles:


Realiza a leitura e aponta as marcações de acordo com a tabela de horário do funcionário e com a regra de validação à qual está ligado.



Além disso, registra as marcações realizadas por visitantes, bem como a ocorrência delas (veja o tópico Ocorrências de visitantes).



Permite várias leituras/classificações durante o período definido pelo parâmetro MV_PAPONTA de um mesmo relógio, ou realizadas várias leituras e apenas uma classificação no final do período.



Registra as horas classificadas como jornada contínua, que são assim definidas conforme configuração do campo Mc. Imp. JC. (marcações ímpares para jornada contínua), no Cadastro de Turnos de trabalho, pasta Informações do Ponto, o qual determina que a última marcação seja considerada de fato como a saída da jornada.



Quando a marcação se refere a turnos opcionais, estes devem ter ser previamente configurados no Cadastro de Turnos de Trabalho e nas respectivas Tabelas de Horário Padrão, não aplicável a horário móvel.



Permite armazenar horas por projeto, ou seja, por centro de custo, com os seguintes tratamentos:



Quando, no Cadastro do relógio, forem informados os campos de Centro de Custo e a opção de Leitura ou Leitura/Apontamento, o Sistema grava os centros de custo do relógio na tabela de Marcações (SP8).



São apontadas as marcações considerando o centro de custo gravado na leitura ou, caso esse seja igual ao centro de custo do Cadastro de funcionários e existir exceção com o informado, o Sistema considera o centro de custo do Cadastro de exceções.



Localiza as informações de marcações a partir de funcionários, sendo que os processos ocorrem da seguinte forma:



Identifica, instantaneamente, crachás provisórios de funcionários.



Quando solicitada leitura de marcações, apenas o funcionário selecionado é processado.



Marcações desnecessárias não são lidas: são verificadas apenas as marcações pertencentes aos funcionários selecionados, desprezando-se as marcações inválidas e que não pertençam a funcionário algum (deste modo, as marcações de visitantes e de funcionários sem crachá não são consideradas, nem apresentadas no histórico (log).



As marcações consideradas perdidas, ou seja, sem crachá relacionado, são realizadas pela configuração do parâmetro Ler a partir do, conforme orientação abaixo:



Image ModifiedDica:


Para carregar as marcações automáticas nos processos de Leitura/Apontamento e Manutenção das marcações, configure o parâmetro MV_GETMAUT.


No processo tradicional, conforme a regra adotada, as marcações não registradas pelo funcionário são geradas automaticamente no processo de Leitura e Manutenções. No entanto, caso sejam verificadas novas marcações para um dia em leituras posteriores, onde anteriormente foram geradas marcações para as mesmas entradas e saídas, o Sistema apresenta lançamentos em duplicidade. A ativação desse parâmetro possibilita que marcações geradas automaticamente sejam desconsideradas na Leitura e nas Manutenções, caso o funcionário registre marcações para as mesmas entradas e saídas..


Configure o parâmetro MV_PONMULT para utilização de Mult Threads.


A utilização e quantidade de threads utilizadas deve ser bem analisada e definida junto ao departamento de infraestrutura/T.I. Para cargas pequenas de informação (poucos funcion), a utilização de múltiplas threads pode tornar o processo mais lento. O mesmo ocorre no caso de utilizar muitos threads em um servidor que não suporte a carga de processamento.



Configure o parâmetro MV_SUMINTA para permitir que na entrada do intervalo, sejam somados os minutos aleatórios com a verificação da duração do intervalo, ou seja, a diferença entre a saída para o intervalo e a entrada dele, que não deve ser inferior a sua duração.



Image ModifiedImportante!

Atende exclusivamente aos casos de saídas de intervalo com entrada aleatória.


As opções para configurar o parâmetro são:


1 – Soma os minutos aleatórios com a duração total do intervalo;



2 – Não considera a duração total do intervalo.


 


Image ModifiedImportante

Atendendo a Portaria MTE 1.510/2.009, as tabelas RFB: Cabeçalho de Pré-Leitura e RFE: Pré-Leitura, armazenam as marcações do arquivo gerado pelo REP. O conteúdo dessas tabelas não pode ser alterado pelo usuário, nem tão pouco, eliminado, pois garante a integridade das informações originais.

É importante lembrar que 12 meses após a publicação da Portaria, o REP deve ser utilizado somente para o registro de marcações de empregados.

A tabela RFE – Pré-leitura NÃO DEVE ser mencionada nos parâmetros utilizados na transferência de funcionários (MV_ARQTRAN, MV_TRFDELM e MV_TRFNOCC). Isso significa que as informações geradas numa empresa/filial não podem ser transferidas para outra empresa/filial.

A Portaria estabelece que se deva manter a integridade dos dados originais. Dessa forma, as marcações contidas na tabela RFE não podem ser modificadas ou suprimidas. Com isso, deve-se ter especial atenção ao disponibilizar o arquivo de marcações para leitura. Como nesse primeiro momento, não será adotado o REP e os equipamentos existentes não disponibilizam de forma padrão informações para um controle efetivo de marcações, este será realizado por parametrização. Agora com a Portaria, no entanto, existem restrições, sobretudo na forma de identificar e registrar as marcações indevidas.

É importante lembrar que o processo de geração do arquivo de marcações não é realizado ou controlado pelo Ponto Eletrônico, mas pelo programa do fabricante do equipamento de registro das marcações.


 

 

Permite a inclusão de marcações/batidas de controle de ponto/folha de pagamento por qualquer outra rotina do Microsiga Protheus® independente de ser relógio eletrônico de ponto ou qualquer outro dispositivo que faça controle de marcações/batidas, por exemplo, Ordens de Serviços, Controle de Atendimento, Controle de Entregas etc.

Contempla, também, a importação de marcações/batidas de controle de ponto e a classificação/apontamento das marcações para os funcionários.

São consideradas as seguintes regras:


As marcações devem ser enviadas por funcionário.



São atendidas apenas as marcações do período de apontamento em aberto. Caso sejam enviadas fora do período, são desconsideradas.



As marcações são consideradas como Inclusão Manual conforme as regras previstas na portaria No. 1.510.



São disponibilizadas as opções de Inclusão e Exclusão das marcações.



Image ModifiedImportante

A Exclusão é permitida, desde que, não seja feito apontamento.


Procedimentos

Para efetuar a leitura/apontamento das marcações:


1.Em Leitura e Apontamento das Marcações, é apresentada a tela descritiva da rotina.



2.Clique em Parâmetros.


É apresentada a tela de parâmetros da rotina.


3.Preencha os dados conforme orientação do help de campo e confirme.



4.Os parâmetros dessa rotina possuem preenchimento auto-explicativo, no entanto devem ser observados os seguintes parâmetros:



Processamento


Informe qual dos seguintes procedimentos devem ser realizados:


Leitura = Será feita apenas a leitura do arquivo do relógio e a gravação no arquivo SP8 (Arquivo de Marcações);



Apontamento = Será feito apenas o apontamento das marcações contidas no Arquivo SP8;



Ambos = Efetua a leitura e o apontamento das marcações, utilizando o Arquivo SP8.



Categorias


Selecione as categorias de funcionários desejadas, para leitura e apontamento de marcações.

Exemplo:

Horistas - Ao selecionar a opção horista, somente as marcações de funcionários classificados como horistas serão apontadas na leitura, juntamente com as demais configurações de parâmetros.


Aplicar Leitura/Apontamento


Esse parâmetro define onde será aplicada a leitura/apontamento das marcações:


Marcações



Refeições



Marcações e Refeições



Todos



Ler a partir do


Esse parâmetro identifica as marcações perdidas, ou seja, aquelas em que não há crachá relacionado. Para que essas marcações sejam apresentadas no log de registro de ocorrências, selecione uma das opções:


Cad. Funcionário: Torna ágil o processo de leitura de marcações do ponto e de refeições dos funcionários, não identificando ocorrências de crachás desconhecidos e de visitantes.



Cad. Relógios: conforme o relógio realiza a leitura de marcações de ponto e de refeições, além de identificar ocorrências de crachás desconhecidos, provisórios e de visitantes.



Para isso, o conteúdo do campo Controle, deve ser considerado quando for igual a A, no qual indica que o relógio é utilizado para o controle de visitantes, inclusive.



5.Confira os dados e confirme.


Caso o parâmetro MV_FILTREL esteja configurado como S (sim), fica disponível nessa tela a opção Filtro, que permite selecionar diferentes arquivos de leitura de marcações para um mesmo relógio.


6.Preenchidos os parâmetros, clique em Filtro.



7.Selecione os arquivos desejados para o relacionamento com o relógio, com as setas de navegação, ou [F6] para selecionar os arquivos e [F7] para inverter a seleção.



8.Confirme a seleção para dar início ao processo de leitura.


É apresentada uma pequena janela com a mensagem de confirmação do parâmetro, ou inconsistências encontradas entre os dados parametrizados e os localizados para demonstração do resultado.


9.Ao final do processo, é gerado um relatório com o Log de Ocorrências, onde são listadas as ocorrências geradas.


 


Image ModifiedImportante:


A seleção deve ser realizada a cada procedimento de Leitura/Apontamento, sendo que a associação entre os arquivos e os relógios não é armazenada pelo Sistema.



Os relógios selecionados são definidos como condição de filtro a ser considerada somente durante o processo de leitura. Assim, quando qualquer relógio selecionado for lido, todas as suas informações são consideradas, no entanto, o arquivo origem das marcações será o selecionado.



Todos os arquivos encontrados na pasta definida no Cadastro de relógios, são relacionados ao relógio correspondente. Assim, se na pasta houver 20 arquivos para cada relógio direcionado a essa pasta, são exibidas 20 opções de seleção.



Conforme o processo de Leitura/Apontamento são disponibilizados os relógios que atendem à definição fornecida nos parâmetros.


Por exemplo:

Se o conteúdo do parâmetro Leitura/Apontamento for Refeições, somente os relógios cujo campo Controle (definido no Cadastro de relógios) seja igual a R serão disponibilizados.


Devem ser escolhidos os arquivos que correspondam ao mesmo leiaute definido no Cadastro de relógios. Caso contrário, a leitura não é realizada adequadamente.


Veja também

Para consultar os apontamentos de marcações efetuados veja: