Páginas filhas
  • Férias Individuais - Validação de dias de gozo de férias e regras de inicio de férias

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleValidar a quantidade de dias de Gozo de Férias conforme as regras da Reforma Trabalhista

Podemos exemplificar o uso desta regra com o parâmetro (Validar a quantidade de dias de Gozo de Férias conforme as regras da Reforma Trabalhista ) ativomarcado.

Caso tentemos cadastrar três períodos de 10 dias de férias, será exibida a mensagem de alerta ao usuário no cadastro do segundo período, informando que só será permitido cadastrar 3 períodos de férias caso o funcionário tenha ao menos 1 período com um descanso de 14 dias ou mais, como no exemplo abaixo:

O funcionário já havia marcado um período com 10 dias de férias e tentou cadastrar mais um período com 10 dias de férias, nenhum período comportou a regra de no mínimo 14 dias de descanso. 

Caso o funcionário quisesse usufruir de apenas 10 dias de descanso e utilizar o abono para a contagem desses dias de descanso, será permitido, caso o mesmo não esteja utilizando o parâmetro (Desconsiderar dias de Abono na contagem).

No exemplo abaixo, o funcionário já tem uma marcação de férias com 10 dias de férias para o primeiro período. Quando no segundo período tentar cadastrar mais 10 dias de férias e 10 dias de abono, será permitido a inclusão. 

Expandir
titleDesconsiderar os dias de abono na contagem

As regras quando o parâmetro Desconsiderar Dias de Abono na contagem está ativo permanecem iguais, o que muda é o comportamento do sistema ao passa a entender que Dias de Abono não podem ser considerados como dias de descanso.
Podemos exemplificar com o seguinte cenário:
O
No exemplo abaixo, o funcionário já tem 10 dias de férias marcados para o primeiro período de gozo. Ao tentar marcar 10 dias de férias mais 10 dias de abono, será considerado que em nenhum período o funcionário terá um descanso de 14 dias no mínimo. Sendo assim, não será permitido a inclusão.
 


Nota
iconfalse
titleAtenção

Só será permitido a inclusão de férias que tenham no mínimo 5 dias de descanso, mas vale lembrar que caso o parâmetro Desconsiderar dias de Abono na contagem' esteja desmarcado e o usuário cadastre 3 dias de férias + 2 dias de abono, será considerado o total de 5 dias de férias.

Como no No exemplo abaixo, o funcionário tenta marcar apenas 3 dias de férias com férias  e 2 de abono. Com o parâmetro marcado, o sistema irá barrar essa marcação de Férias:

Mas caso o parâmetro esteja desmarcado, será permitido a marcação de Férias, conforme abaixo:

Expandir
titleImpedir início de férias em feriados, dias de descanso ou até 2 dias antes destes

Caso esse parâmetro esteja ativo, e tentemos cadastrar as férias do funcionário no seu dia de descanso, feriado ou até 2 dias antes destes dias, não será permitido e exibirá a mensagem de erro abaixo.

Observação

É verificado a jornada de trabalhado do funcionário, verificando se é até dois dias antes do dias de descanso/compensação, conforme o cadastro de horário e os feriados cadastrados no calendário vinculado a seção do funcionário. 

Expandir
titleNão Impedir a marcação de férias para a jornada 12x36

Quando o parâmetro Não Impedir a marcação de férias para a jornada 12x36 estiver inativo e tentarmos cadastrar uma, férias para o funcionário que utilize desta jornada, será exibida a mensagem de erro:
Este .
No exemplo abaixo, o funcionário está com sua jornada apontando para a segunda-feira do dia 01/01/2024 como dia de trabalho e a terça-feira, dia 02/01/2024, está como seu dia de descanso, configurando assim sua jornada 12x36. 

 Mas se ativarmos marcamos o parâmetro e tentarmos cadastrar as férias do funcionário em dia de descanso, será exibida a seguinte mensagem: 

Caso a marcação seja no dia de trabalho, será permitido respeitando o descanso do funcionário:

Nota
iconfalse

Para ser considerado uma Jornada 12x36 é verificado a informação do campo Tipo  de Jornada e-Social = 2 - Jornada 12 x 36 (12 horas de trabalho seguidas de 36 horas ininterruptas de descanso) no cadastro de horário vinculado ao funcionário.

Expandir
titleDesconsiderar Dia Compensado

Com o parâmetro Desconsiderar Dia Compensadodia compensado ativo, serão desconsiderados os dias compensados como dias de descanso, permitindo assim o cadastro nestes dias, como no exemplo abaixo: (Avaliar)

Caso tente marcar as férias do funcionário para o sábado, com o parâmetro Impedir início de férias em feriados, dias de descanso ou até 2 dias antes destes, ativo, e o parâmetro Desconsiderar Dia Compensado, também ativo, será permitido, não barrando a inclusão da marcação.