Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  • Criar uma nova finalidade econômica "- Real Soc", que vai guardar os valores, em reais, com os efeitos da moeda funcional. Esta nova finalidade deverá ter uma paridade de 1 pra 1 em relação ao " Real " e armazenar valores apenas na Controladoria. O código " Real Soc " para a finalidade é apenas um exemplo, o nome pode ser definido a critério de cada empresa.
  • Vincular esta nova finalidade ao cenário utilizado para a entrega da ECD, como citado no exemplo abaixo o código do cenário IFRS.
  • No programa Cenários IFRS - FAS375AA, ao fazer a cópia de cenário, foi disponibilizada uma opção para gerar os valores para esta nova finalidade.

...

  1. Cenário IFRS com finalidade Corrente: Para tratar os valores SEM efeito da moeda funcional.
  2. Cenário IFRS com finalidade Real Soc.: Para tratar os valores COM efeito da moeda funcional
  3. Cenário IFRS com Finalidade Dólar: Para tratar os valores ou a contabilidade na moeda Funcional "Dólar".
  4. Parametrizar o plano de contas para tratar os tipos de taxação das contas contábeis:
    1. Monetárias: Contas do ativo e passivo circulante e que geram ajuste de tradução - CTA.
    2. Não monetárias: Contas do ativo fixo, estoque, que no dólar serão convertidas as taxas históricas, porém para efeito de apresentação é atualizadas a taxa de final de Mês, gerando um ajuste no PL em relação ao CTA.
    3. Operacionais: Conta de resultado que serão convertidas a taxa média e histórica para algumas contas que possuem transações pontuais. Exemplo: Receita de venda.
  5. Calcular os efeitos da moeda funcional através do programa FGL707aa FGL707AA - Apuração das variações econômicasde Variação Econômica, o qual gerará o CTA e as variações em relação ao " Dólar " final.

      


Processo de extração e geração dos arquivos da ECD:

LF0302 - Extração das informaçõesInformações: 

  • Informar o cenário onde está sendo controlada a moeda funcional (IFRS no nosso exemplo).
  • Após, o programa irá identificar que a finalidade " Corrente", vinculada a este cenário, é a finalidade corrente do país, extraindo os dados desta finalidade para alimentar os valores sem os efeitos da moeda funcional nos registros da ECD (saldo, saldo antes do encerramento, lançamento e item do lançamento).
  • Assinalar o campo Utiliza moeda funcional e no campo Finalidade, informar o código da finalidade que guarda os valores com efeito da moeda funcional, no caso " Real Soc". Com base nesta finalidade, o programa vai buscar os saldos e lançamentos nesta moeda para alimentar os valores com os efeitos da moeda funcional nos registros da ECD (saldo, saldo antes do encerramento, lançamento e item do lançamento).
  • No programa LF0203 - Consulta dos registros, poderão ser visualizados estes valores.


LF0201/LF0250 - Geração dos Arquivos: 

  • No programa LF0201/LF0250 - Geração do Arquivo, o campo Utiliza moeda funcional deve ser assinalado como Sim. Nesse caso, serão gerados os novos campos nos registros I155 - Saldo, I200 - Lançamento), I250 - Item de lançamento e I355 - Saldo antes encerramento.

...

  1. Para a geração do Diário Geral ou Diário Resumido, os valores com efeito da moeda funcional serão os calculados pelo FGL707AA - Apuração de Variação Econômica, com base nas regras de variação (CTA).
  2. Para a geração dos diários auxiliares, nos valores dos registros I200 - Lançamento e I250 - Item de lançamento, não haverá cálculo de variação. Serão repetidos os mesmos valores nos dois 2 campos, tanto em Real real SEM efeito da moeda funcional, quanto em Real real COM efeito da moeda funcional. Isto porque segundo pesquisa junto a empresas de auditoria e consultoria, para os diários auxiliares não faz sentido cálculo dos valores COM efeito da moeda funcional.
  3. Os registros J100 - Balanço Patrimonial e J150 - Demonstração de Resultado não tem campos específicos para os valores COM e SEM efeito da moeda funcional. Mas a partir do ano-calendário 2018, a Orientação da Receita Federal, conforme definido no manual da ECD, é que os valores destes registros sejam gerados com os valores SEM efeito da moeda funcional, quando a empresa não utiliza o conceito de moeda funcional, no nosso exemplo, serão os valores da finalidade Corrente. Mas quando a empresa utiliza o conceito de moeda funcional, os valores destes registros devem ser os valores COM efeito da moeda funcional, no caso do nosso exemplo, os valores na finalidade " Real Soc".


Impacto na contabilização dos módulos:

Ocorre uma divergência entre a cotação da moeda " Real Soc " utilizada na contabilização do Faturamento e do Contas a Receber, para vendas feitas em " Dólar". Esta divergência faz com que a transitória entre Faturamento e do Contas a Receber não seja zerada ao final da contabilização da nota fiscal.

Esta divergência ocorre pelos seguintes motivos: 

  • A moeda " Real Soc " somente armazena valor na Controladoria, então na contabilização dos módulos seu valor é calculado utilizando a cotação cadastrada entre a moeda do item do lançamento e a moeda " Real Soc".
  • No caso da contabilização do Faturamento, como a nota fiscal é em Reais, apesar da venda ter sido feita em " Dólar", o item de lançamento foi gerado em reais e seu valor foi calculado já no Faturamento com base na cotação informada. Então para calcular o valor em " Real Soc", foi utilizada a cotação do cadastro entre " Real " e " Real Soc", no caso 1,00, ficando o " Real Soc " igual ao " Real".
  • Agora, quando foi integrada a nota para o Contas a Receber, pelo fato da venda ter sido feita em " Dólar", o título gerado também foi em " Dólar", e o valor em reais, armazenado no Contas a Receber, foi calculado com base na cotação informado no Faturamento
  • Quando foi contabilizado este título do Contas a Receber, o item do lote de implantação ficou em " Dólar", já o valor em " Real " não foi calculado, pois foi enviado o mesmo valor que estava calculado na apropriação do Contas a Receber. Mas para calcular o valor em " Real Soc", foi utilizada a cotação cadastrada entre o " Dólar " e o " Real Soc", conforme o cadastro de cotações.
  • Como no caso da nota em questão, a cotação informada está diferente da cotação do cadastro, ocorre a diferença entre o valor em " Real " (calculado pela cotação informada) e o valor em " Real Soc " (calculado pela cotação do cadastro).

...

Para resolver este problema foi feita a seguinte alteração no sistema:

  • No cadastro de UTB077AA/UTB211AA/UTB340AA - Finalidade Econômica (UTB077AA), foi criado um novo campo para identificar a finalidade que é utilizada como moeda funcional para a ECD. Somente uma finalidade poderá ter este parâmetro marcado e, no caso do nosso exemplo, esta finalidade seria a " Real Soc".
  • Então, quando este esse campo estiver assinalado, o valor nesta finalidade não será calculado pelo programa de contabilização, mas será gravado o mesmo valor da finalidade " Corrente", tendo em vista que a paridade entre as duas finalidades é de 1 pra 1, evitando desta forma que os valores entre a finalidade Corrente a finalidade " Real Soc " fiquem diferentes.


Conteúdos Relacionados: