Árvore de páginas
Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Executa uma aplicação externa na estação onde o SmartClient está em execução.

Sintaxe

WinExec( < cExec > )

Parâmetros

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

Referência

cExec

caractere

Indica o o caminho e nome do programa que será executado.

X

 

Retorno

Nome

Tipo

Descrição

cRet

caractere

Retorna 0 (zero) caso a execução do processo seja iniciada com sucesso. Caso contrário, retorna um numero diferente de zero, indicando uma condição de erro de sistema operacional para iniciar a aplicação.

Observações

Atenção

  • Quando executada via SmartClient HTML, a função WinExec não tem acesso ao arquivos locais, retornando sempre o código de erro 5 (ERROR_ACCESS_DENIED).
  • A função WinExec() não pode ser executada em JOB. Ela precisa ser executada a partir de um programa AdvPL iniciado a partir do TOTVS SmartClient
  • A função WinExec() apenas inicia a execução da aplicação externa, sem aguardar pelo seu retorno. O status de sucesso da função ( retorno = 0 ) indica que a aplicação foi iniciada com sucesso.
  • Caso a aplicação executada seja um procedimento de lote (sem interface gráfica), e seja necessário fazer a Aplicação AdvPL aguardar pelo término da aplicação, utilize a função WaitRun.
  • Caso a aplicação para ser executada já esteja no PATH de busca do sistema operacional da máquina onde o SmartClient está sendo executado, não é necessário informar o Path da aplicação como parâmetro, apenas o nome do arquivo executável da aplicação.

Exemplos

User Function exemplo()

  Local nErr := 0 
  nErr := WinExec("C:\Dir\App.exe")
  IF nErr == 0 
     MsgInfo("Aplicação iniciada com sucesso.")
  Else
     MsgStop("Falha ao iniciar a aplicação. Erro de OS = "+cValToChar(nErr))
  Endif
 
Return

Abrangência

TOTVS Application Server

Veja também

 

  • Sem rótulos