Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Sintaxe mínima

USE 
  • Veja informações adicionais da documentação.

Sintaxe completa

USE [ <cTabela> [ALIAS <cAlias>] <SHARED|EXCLUSIVE> [READONLY] [NEW] [VIA <cRDD>] ]

Parâmetros

CláusulaTipoObrigatórioDescrição
<cTabela>CSExpressão caractere, constante ou variável, que contém o nome da tabela a ser aberta. 
ALIAS <cAlias> CNExpressão caractere, constante ou variável, que contém o nome do Alias – ou apelido – que a tabela será aberta. Caso não especificado, o nome da tabela será usado como o Alias .
SHARED | EXCLUSIVE 
SApenas uma das cláusulas pode ser especificada. Elas indicam o modo de abertura do arquivo em questão. Em modo SHARED (ou compartilhado) uma tabela pode ser aberta por mais de um processo, desde que não exista nenhum processo com a tabela em modo exclusivo. 
READONLY
NCaso especificado, indica que a tabela será aberta apenas para leitura. Por padrão, caso esta cláusula não seja especificada, a tabela é aberta em modo de leitura e escrita.
NEW
NCaso especificado, indica que uma nova área de trabalho (WorkArea) deve ser criada para a abertura da tabela. Caso não especificado, a área de trabalho atual será usada, e se houver uma tabela aberta na área de trabalho atual, a mesma será fechada.
VIA <cRdd>CNIndica qual será o Driver utilizado para abrir a tabela informada. Caso este não seja especificado, será usado o Driver default do Protheus configurado para arquivos locais – vide configuração LocalFiles do Application Server.
  • A sintaxe mínima do comando USE – sem nenhum parâmetro – fecha a tabela aberta na área de trabalho atual, do mesmo modo que a função DbCloseArea()
  • Uma vez especificada uma tabela a ser aberta, usando a sintaxe completa, este comando será traduzido internamente para chamar a função DbUseArea()
  • Recomendamos fortemente, como uma boa prática de programação, utilizar o comando USE sempre especificando a cláusula NEW, para deixar o código mais claro e evitar o fechamento indesejável ou acidental de um alias aberto nela. Quando houver a necessidade do fechamento de um Alias, realize esta operação explicitamente. –  usando o comando USE sem parâmetros ou a função DbCloseArea()
  • Este comando foi concebido para receber os parâmetros do tipo caractere sem a utilização de aspas. Quando necessário ou desejável utilizar o conteúdo de uma variável do tipo caractere como parâmetro, a variável deve estar cercada por parênteses. Veja mais detalhes nos exemplos.
  • Como a chamada do comando é traduzida em tempo de compilação para a função DBUseArea(), acesse a documentação da mesma para verificar os demais comportamentos e informações adicionais da função.

Exemplos


// Exemplo de abertura de tabela no DBAccess
USE SA1010 ALIAS SA1 SHARED NEW VIA TOPCONN

// O mesmo exemplo acima, usando todos os argumentos como variáveis 
cAlias := "SA1"
cFile := "SA1010"
cDrv := "TOPCONN"
USE (cFile) ALIAS (cAlias) SHARED NEW VIA (cDrv)

// Como a instrução acima é traduzida na compilação
DbUseArea( .T. , cDrv , cFile, cAlias , .T. , .F. )
  • No labels