Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados


Índice


Objetivo

Esse artigo apresenta algumas das principais dúvidas sobre a fluig Store e seus componentes. As informações aqui tem o objetivo de esclarecer as dúvidas dos desenvolvedores fluig, recomendando melhores práticas e obrigações a serem seguidas.

Se você é um cliente que pretende adquirir ou instalar um aplicativo, acesse nossa documentação Itens da fluig Store e nosso help Itens da Store.


Dúvidas básicas


1. O que é a fluig Store?

Fluig Store é o ambiente digital de compra e venda de software empresarial. Na fluig Store você encontra inúmeras soluções prontas para turbinar o uso da plataforma fluig qualquer que seja o seu negócio.
Se você é um cliente da plataforma, administrador ou usuário, a fluig Store serve para encontrar soluções de produtividade e colaboração para seu negócio. E se você é uma software house/ISV, a fluig Store serve para conectar clientes e usuários a sua solução.Para maiores informações, visite http://www.fluigstore.com/

2. Quem utiliza a fluig Store?

Qualquer empresa pode buscar e explorar soluções na fluig Store. Administradores do fluig podem solicitar, avaliar, comprar e instalar as soluções disponíveis.
Lembrando que para o uso de qualquer solução disponível na fluig Store é necessário possuir a plataforma fluig.

3. Quais os benefícios de criar soluções com fluig e comercializá-las na fluig Store?

    • Junte-se aos maiores: o fluig faz parte do ecossistema TOTVS, líder absoluta no mercado Brasileiro 
    • Exposição e divulgação
    • Acesso a novos clientes: o fluig é uma plataforma que possui milhares de clientes, milhões de usuários, além de diversos canais e desenvolvedores especializados na plataforma
    • Acesso a tecnologia de ponta: o fluig fornece toda uma gama de elementos que facilitam o desenvolvimento de soluções e integrações com a plataforma:


“Não construa um castelo no deserto. Busque um lugar que já possui existência de recursos e oportunidades.” 


4. Como eu ganho dinheiro com a minha solução na fluig Store?

Assim como outras lojas de aplicativos, dividimos a receita de cada venda com o desenvolvedor da solução.

5. Quais são os tipos de soluções disponíveis na fluig Store?

Os apps são elementos que aceleram o uso da plataforma e/ou criação de uma solução mais robusta. Podem ser formados por componentes como widgets, processos, layouts/temas e etc. 

    1. APPs Nativos Soluções construídas unicamente utilizando recursos da plataforma fluig. Ou seja, a solução funciona perfeitamente sem necessidade de recursos externos, como por exemplo banco de dados, servidor de aplicação, APIs externas. (Exemplo: Digte)
    2. APPs Híbridos:  Utilizam recursos do fluig e recursos externos – base de dados externa ao fluig para armazenar os dados, regras de negócios e outras definições.
    3. APPs Conectados: São soluções do parceiro, independentes à plataforma fluig, que utilizam serviços específicos do fluig via API/SDK/WebServices como por exemplo: BPM, GED, IDENTITY, para potencializar sua solução.
    4. Powered By – solução whitelabel standalone com modelo de negócio independente à fluig Store utilizando a engine do fluig – PAAS. (Exemplo: BOARDS).


Fique atento!

Confira abaixo o quadro com as sugestões e obrigações de cada tipo de app.

6. O que é o "fluig ISV PROGRAM"?

Consiste em um programa com o objetivo de potencializar o uso da plataforma e levar novas soluções para nossos clientes. O fluig _ISV PROGRAM apoia parceiros e ISVs (Independent Software Vendors) a desenvolverem soluções baseadas na plataforma fluig: 

    • Mentoria de negócios e desenvolvimento de produto 
    • Especialistas e arquitetos fluig 
    • Business plan 
    • Bootcamp de design sprints / Design thinking 
    • Code level help” com desenvolvedores fluig 
    • Contato direto com Product owners do fluig 
    • Apoio de Go to market - divulgação, marketing e vendas


Mais informações

Buscamos ISVs com conhecimento verticais, experiência em lidar com clientes corporativos e ótimo histórico em desenvolvimento de software.

Seu perfil encaixou? Nos mande um e-mail: fluig.novosnegocios@fluig.com


Desenvolvimento


1. Etapas para lançar sua solução na fluig Store

Lançar uma solução na fluig Store é semelhante a qualquer outro programa de desenvolvimento de software (Apple ou Google por exemplo). Você precisa ter a segurança, após os ciclos de desenvolvimento, de que a solução funciona bem e agrega valor ao cliente - beta testers estáveis, por exemplo. Uma vez disponível na fluig Store, qualquer empresa pode adquiri-lo.


2. Como aprender a desenvolver com fluig?

Para desenvolvedores interessados em distribuir soluções para o fluig foi disponibilizado um exemplo (sample-component) completo no repositório Git fluig utilizando a estrutura necessária para estes projetos.

Leia o arquivo README para conhecer os detalhes da estrutura do projeto de um componente da fluig Store.

Além disso, abaixo também estão listadas as principais referências para o desenvolvimento dos componentes da plataforma que compõe um produto distribuído pela Store.

Outros canais que podem te ajudar
  • fluig Academy: diversos cursos direcionados à parte de desenvolvimento e de negócio.
  • Fórum para DEVs: canal de perguntas e respostas para os desenvolvedores e administradores fluig.
  • APIs e SDKs: documentação e testes das diversas APIs oferecidas na plataforma fluig.
  • Style Guide: documentação de estilos para os componentes da plataforma.
  • Portal para DEVs: detalhes técnicos do fluig e desenvolvimentos sobre a plataforma.
  • GIT HUB: exemplos de desenvolvimento implementados pelos desenvolvedores fluig.

Não deixe de participar dos meetups e webinars técnicos que promovemos periodicamente.



3. Passo a passo para desenvolver seu app

Já sabendo o que quer desenvolver e tendo familiaridade com a plataforma fluig, siga os passos:

  1. Instalação do fluig - Se você tiver acesso ao Portal do cliente, faça o download do instalador do fluig. Se não tiver, você pode entrar em contato com Novos negócios através do e-mail fluig.novosnegocios@fluig.com.

    Caso tenha dúvidas sobre como instalar o fluig, assista ao treinamento de Instalação do fluig.

  2. Comece a criar a solução. Recomendamos seguir e respeitar o modelo de criação de componente conforme este exemplo aqui.
  3. Após gerar o pacote do componente (EAR), faça o deploy dele no fluig. Para isso, siga as instruções da documentação técnica de Central de componentes

  4. Teste e evolua a solução.


4. Submissão do app na loja

Depois de ter realizado o ciclo de desenvolvimento, testes e feedback de beta testers, sua solução está pronta para ser lançada comercialmente. O próximo passo é submetê-lo para o "QA fluig Store". 

Para submeter a solução desenvolvida à fluig Store, é necessário empacotar o código-fonte e dependências em um arquivo do tipo .ear, conforme o README do projeto exemplo sample-component. A exportação para este formato pode ser feita diretamente pelo fluig Studio.


Não esqueça a documentação!

Ao disponibilizar o componente na fluig Store, é fundamental que a oferta também conte com uma documentação de suporte e utilização completa e de fácil entendimento. Muitos clientes gostam de pesquisar informações sobre a solução antes de qualquer etapa. Valorize o texto, detalhes sobre a solução, inclua screenshots, vídeos, documentação. Tudo que agregar valor e captar a atenção do cliente irá ajuda-lo a se destacar e ter mais sucesso.


Após a conclusão do desenvolvimento (incluindo testes e documentação) e o empacotamento, o item está pronto para ser enviado para a fluig Store. Para isso, acesse e preencha o formulário de Submissão de Apps & Componentes.


5. Atualização do app

É esperado que a solução evolua com o tempo, atendendo melhor os clientes, corrigindo possíveis bugs e se adequando à evolução da plataforma fluig. Além disso, as releases suportadas pelo Ciclo de Atualizações fluig devem ser compatíveis com o app, além do parceiro disponibilizar suporte para clientes que estejam seguindo o Ciclo de Atualizações fluig

Os parceiros terão acesso antecipado às novas releases, para efetuarem os testes necessários e garantir que o app está compatível antes do lançamento oficial da plataforma.

Todas as atualizações do app (correções, novos recursos) devem ser submetidos para o processo de QA da fluig Store. Está vetada a distribuição de atualizações diretamente para os clientes.

6. QA fluig Store

Nós queremos que as soluções disponíveis na fluig Store sejam seguras e confiáveis para nossos clientes. Para garantir essa confiança, todas soluções que são publicadas e disponíveis para os clientes passam por uma revisão de qualidade (QA / Review de segurança e boas práticas). Após a aprovação as soluções são também recorrentemente subjetiveis a novos testes. Os objetivos dessa revisão são:

    1. Garantir aos nossos clientes o perfeito funcionamento e segurança das soluções disponibilizadas
    2. Apoiar e orientar desenvolvedores nas melhores práticas de desenvolvimento
    3. Permitir uma relação de confiança e parceria entre o ecossistema fluig - desenvolvedores, ISVs, clientes e canais

      De maneira geral o QA abrange: instalação, código, ambiente e documentação. Veja abaixo o checklist que indica as obrigações e sugestões para cada categoria de APP.


7. Suporte a clientes

Os donos da solução disponível na fluig Store são os responsáveis exclusivos e diretos pelo suporte de clientes. Quando clientes entrarem em contato com os canais de suporte ao cliente do fluig sobre uma solução da fluig Store, nós iremos direcionar o usuário/cliente para as informações de suporte disponíveis na fluig Store. Desenvolvedores devem garantir que as informações de suporte disponíveis na fluig Store estejam atualizadas.

8. Mais informações

    1. Licenciamento:
      Todos os componentes desenvolvidos para a fluig Store precisam tratar a questão das licenças. Essa verificação fica a cargo do próprio desenvolvedor do aplicativo, consumindo a API que o fluig disponibiliza.
      Todo e qualquer parceiro que estiver desenvolvendo para o fluig, tem um SlotID para o componente criado. Através do endpoint FLUIG_URL/license/api/v1/slots/{SlotID}  é possível consultar se o cliente está com a licença em dia em relação ao componente.


    2. Versionamento
      Para controlar as versões dos componentes, recomendamos seguir o modelo Versionamento Semântico 2.0.0.


      "Dado um número de versão MAJOR.MINOR.PATCH, incremente a:
      - versão Maior (MAJOR): quando fizer mudanças incompatíveis na API,
      - versão Menor (MINOR): quando adicionar funcionalidades mantendo compatibilidade
      - versão de Correção (PATCH): quando corrigir falhas mantendo compatibilidade.

      Rótulos adicionais para pré-lançamento (pré-release) e metadados de construção (build) estão disponíveis como extensão ao formato MAJOR.MINOR.PATCH"
      Baseados nesse modelo, toda e qualquer atualização do componente deve ser acompanhada de um Release Notes, com as informações de correções e/ou atualizações da solução.


    3. Atualização e Release Candidate(RC)
      Assim como outras aplicações, o fluig também possui uma série de atualizações de tempos em tempos. Em média isso ocorre a cada 2 e 3 meses para versões MINOR. Dessa forma, todo parceiro/desenvolvedor deve receber uma mídia Release Candidate(RC) antes da liberação da mídia final, Release, para o mercado. Com isso o parceiro consegue realizar testes e conferir se a solução está funcionando corretamente antes que o produto final esteja disponibilizado aos clientes.


    4. Checklist para cada categoria de APP

      AçãoAPPS NATIVOSAPPS HÍBRIDOSAPPS CONECTADOS
      Criar e manter atualizada documentação de instalação, configuração e uso (Exemplo: https://www.digte.com.br/documentacao)ObrigatórioObrigatórioObrigatório
      Seguir e respeitar o modelo de criação de componente conforme documentação: sample-componentObrigatórioObrigatórioIndicado
      Validação e controle de uso e pagamento via License Server (LS)ObrigatórioObrigatórioObrigatório
      Utilizar e respeitar os componentes do fluig Style Guide: https://style.fluig.com/ObrigatórioObrigatórioIndicado
      Sempre homologar o APP/Componente na Release Candidate, antes da release oficialObrigatórioObrigatórioObrigatório
      Controle de versionamento - Manter e suportar, conforme política da plataforma fluig(Atualização fluig), os APPS/componentes nas ultimas 3 versões da plataformaObrigatórioObrigatórioObrigatório
      Submeter, obrigatoriamente, para homologação toda e qualquer atualização do APP/Componente para o time fluigObrigatórioObrigatórioObrigatório
      Disponibilizar Wizard (assistente de set up inicial) - https://en.wikipedia.org/wiki/Wizard_(software)IndicadoIndicadoIndicado
      Desenvolver todo o APP/Componente utilizando ao máximo os recursos disponíveis pela plataforma (widgets, layouts, temas, dataset, formulários, notificações...)IndicadoIndicadoIndicado


Fique atento!

Nenhum texto descrito nessa FAQ sobrescreve o contrato de parceiro que a empresa precisa assinar, e caso existam divergências, vale o contrato assinado.