Home

Linha Datasul

Skip to end of metadata
Go to start of metadata

FAQ: Como compilar programas para ambientes de Datasul Start?
Produto:Datasul
Ambiente:EMS 2
Versão:3
Solução

 Datasul Start tem uma chave de validação na base e nos programas, o objetivo principal é manter a estabilidade, impedindo acesos e modificações indevidas no banco de dados, evitando erros que possam impossibilitar as atividades da empresa. Se for necessário compilar programas para o ambiente Datasul Start, procure a franquia ou parceiro de negócios da região. Eles têm acesso às ferramentas adequadas para manter essa segurança. Deve-se considerar que os programas específicos enviados para a compilação para os ambientes de Start devem acessar só bancos e dados do produto Datasul Start (não devem existir referências a bancos de dados específicos). Se for necessário um processo de execução de programas que acessam bancos de dados específicos e o banco de dados de Datasul Start, durante o desenvolvimento destes específicos, o conceito de APIs deve ser usado (também conhecido como caixa preta), buscando desenvolver programas que acessem somente bancos de dados de Datasul Start e outros programas que acessem somente bancos de dados específicos e a comunicação entre estes programas ocorrerá por meio de envio de parâmetros ou o recurso Progress de temp-tables.

Ilustrando: o programa A acessa a tabela item-ext no banco de dados específico e deseja-se apresentar na tela a descrição do item que está no banco de dados Datasul Start. No programa A, será usada uma variável (sem vínculo com o banco de dados Datasul Start) para a interação com o usuário. Quando o usuário selecionar o código do item, o programa A executará o programa B passando o código do item. O programa B que acessa somente o banco de dados Datasul Start receberá o código do item por meio de parâmetro, fará a pesquisa da tabela item e retornará a descrição do item por parâmetro. O programa A ao receber o parâmetro do programa B apresentará o retorno na variável (a descrição do item).

 

As compilações dos programas A e B ocorrerão como segue:

A compilação do programa A será feita no ambiente do próprio desenvolvedor porque esse programa só acessa o banco de dados específico. Já que o programa B acessa somente o banco de dados de Datasul Start, ele será encaminhado para a franquia ou parceiro de negócios da região que realizará a compilação e o retornará para o cliente para que seja feita a atualização em seu ambiente de programas.