Home

Linha Datasul

Skip to end of metadata
Go to start of metadata

FAQ: 57.206 - Como implantar pedidos de venda na unidade de medida do cliente?

 

Produto:Datasul
Ambiente:Unspecified
Versão:1

 

Sintoma:

Como implantar pedidos de venda na unidade de medida do cliente?

Causa:

Como implantar pedidos de venda na unidade de medida do cliente?

Solução:

O módulo de pedidos, permite que o usuário implante pedidos informando a quantidade na unidade do cliente.

EXEMPLO:
1- O  item "bolinha de tênis" é controlado no estoque em  "unidade"  a R$ 200,00 a unidade.
2- O  cliente  envia  um pedido solicitando  1 caixa de  bolinhas  de  tênis que contém 12 Unidades.

Assim, permite que o estoque  controle os itens por uma determinada unidade de medida e estes mesmos itens sejam implantados por outra unidade. Exemplo:
1- O  item  "envelope"  é controlado no estoque por "unidade"  e o cliente efetua pedido em "milheiros" ou "centos".
2- O  item  "bola  de  tênis" é controlado em estoque por  "Unidade"  e o cliente efetua pedido em "Caixa" (c/  12  unidades).

CONSIDERAÇÕES
- Para a nota fiscal no E.M.S não existe tratamento para impressão.
- Durante  a  digitação do item,  o programa mostrará a  unidade  do  cliente, permitindo que o usuário informe a quantidade pedida nessa unidade.
- Após  a  implantação  dos  itens, ao dar OK na inclusão do item,   o  programa  converterá  as  quantidades informadas  para  a  unidade do item (interna),  pois os  preços  devem  ser cadastrados nesta unidade.
- Através  do  programa CD0821- Permissões  de  usuários  comerciais,  o usuário deverá parametrizar os campos "UNIDADE DE FATURAMENTO"  e "QUANTIDADE NA UNIDADE DO CLIENTE".
Estes campos devem estar assinalados, pois o programa PD4000 carrega automaticamente  os  parâmetros conforme as informações do  cadastro  de usuários comerciais.
O usuário somente poderá informar as quantidades pedidas nas unidade do cliente, quando o campo "quantidade na unidade do cliente" estiver igual a "sim".

PROCEDIMENTOS.
01.Primeiramente,  o  usuário deve cadastrar uma unidade de medida  para o cliente, neste caso Caixa - CX (unidade em que se pretende vender), através do programa CD0203 ( Manutenção de Unidade de Medida).

02. Cadastrar  o item "bola de tênis" com a unidade UN ( Unidade) unidade  de controle do estoque, através do programa CD0204 ( Implantação de Item)
OBSERVAÇÃO: Desconsiderar   este  passo,   se  os  itens  já   estiverem cadastrados.

03. Implantar a relação item X cliente através do programa CD0504.
O  usuário devera informar o item cliente, a unidade do cliente CX ( Caixa) e o fator  de conversão  da unidade do item para a unidade do cliente (de Unidades para Caixa)
Exemplo 1: Converter Un (Unidade) para CX (Caixa)
-    Unidade do item no estoque: Un (Unidade)
-    Unidade do Cliente: CX (Caixa)
Para faturar 1 UN na unidade do Cliente que é CX (Caixa), deve-se dividir a quantidade na unidade do Cliente 1 CX (Caixa) pela quantidade equivalente na unidade do item  12 unidades.
Portanto o fator de conversão de UN para Cx é 0.0833333 ; que deve ser cadastrado da seguinte forma: "Fator de Conversão = 833333 /Nr casas decimais" = 7

04. Definir a unidade de faturamento padrão(default) no programa CD0903 como unidade do cliente. Desta forma, quando implantar pedidos de venda esta informação ficará gravada no item do pedido.
Para alterar a informação padrão o usuário, de implantação do pedido de venda, deverá possuir permissão no programa CD0821.