Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
Interface do Programa - Gerar Arquivo Dirf "NOVO LAYOUT"

Rotina de Geração de Arquivos.
 1. Gerando Arquivo Dirf

De acordo com a Instrução Normativa SRF nº 577, de 5 de dezembro de 2005, Parágrafo 1º, a DIRF - Declaração de Imposto de Renda retido na Fonte deve ser apresentada por pessoas jurídicas e físicas, que pagaram ou creditaram rendimentos que tenham sofrido retenção do imposto de renda na fonte, ainda que em um único mês do ano-calendário ao qual se refere a declaração, por si ou como representantes de terceiros.

Por meio desta rotina as informações necessárias são coletadas no Sistema, gerando um arquivo para posterior entrega à Receita Federal. O arquivo é criado a partir da verificação de verbas, datas e incidências, com base no cadastro de Acumulados e considerando a configuração dos parâmetros.

O Sistema verifica o ano do processamento da DIRF (por exemplo 2010) e os identificadores mencionados na tabela Incidências da DIRF, definidas no Cadastro de Verbas.

Nos casos em que houver necessidade de alterar, incluir ou excluir os dados para a geração da DIRF, utilize a rotina DIRF - Manutenção, antes de gerar o arquivo a ser enviado à Receita Federal.

Para conferência dos valores gerados, pode-se utilizar a Ficha Financeira do funcionário, emitida por data de pagamento ou ainda o Relatório de Conferência da DIRF. A ficha demonstra as verbas e seus respectivos valores nos meses de pagamento, facilitando a conferência. Já o relatório de conferência demonstra os valores mensais de rendimento tributável, dedução e imposto retido.

Após a geração do arquivo da DIRF, o Sistema disponibiliza os dados para informe de rendimentos, que deve ser entregue ou disponibilizado aos funcionários. Neste caso, a opção Informe de Rendimentos pode ser inserida no RH On-line.

Também é possível a impressão do Informe de Rendimentos ordenado pelo campo Departamento.


Para gerar o arquivo da DIRF:

1. Em Gera Arquivo, clique em Perguntas.
2. Informe os dados conforme orientações do help de campo, com especial atenção à pergunta:
• Gerar CPMF O. Rend.: informe Sim, para gerar CPMF em outros rendimentos não tributáveis.


Observação

 A Receita Federal não solicita dados de CPMF, esta é uma informação complementar que pode ou não constar no Informe de Rendimentos, cabe à Empresa determinar se deseja listar tal informação.

Informação

IMPORTANTE:

  • Durante o processamento, são gravados dados na tabela RCS - Informações Complementares, que geram as informações complementares e valores dos beneficiários de pensões analiticamente.
  • As verbas que estiverem com a identificação 2, 5, R, Z e W no campo DIRF do Cadastro de Verbas serão geradas com a descrição das verbas e com o CNPJ da Filial.
  • Quando houver beneficiários cadastrados, estes e seus valores serão gerados no mesmo cadastro.
  • Somente serão apresentados valores e dados referentes à beneficiária que estiver cadastrada em Beneficiários, o que torna necessário a existência de verbas de desconto de pensão alimentícia, utilizadas durante o ano-calendário.
  • Para cada ano-calendário pode haver um procedimento específico, devido às necessidades legais e prazos de recolhimento. Portanto, consulte sempre uma base legal para que não haja intercorrências desnecessárias. A TOTVS disponibiliza as atualizações necessárias para a correta geração das informações.
 2. Opções para preenchimento

Para que a rotina funcione de forma esperada, é necessário que algumas informações sejam preenchidas previamente. Para localizar estes parâmetros, dirija-se até a guia "Perguntas" e preencha os campos e acordo com a necessidade de pesquisa.

Qualificação Cadastral - GPEM550
CampoDescrição do campo
Filial de ?Campo responsável por informar a filial de inicio para a pesquisa no banco
Filial até ?Campo responsável por informar a filial de término para a pesquisa no banco
Matricula de ?

Campo responsável por informar a Matrícula de inicio para a pesquisa no banco.

Matricula até ?

Campo responsável por informar a Matrícula de término para a pesquisa no banco.

Centralizar na Filial ?

Campo responsável pelo Código da Filial Centralizadora que será Responsável pelas Informações geradas no Arquivo da D.I.R.F.

Ano Base ?

Campo responsável pelo Ano Base de referência para a geração das informações da D.I.R.F.

Gerar CPMF O.Rend ?Campo responsável se deve gerar o CPMF em outros rendimentos não tributáveis.
Categorias ?

Campo responsável por informar qual (ou quais) tipo de categorias o operador esta desejando gerar. As opções disponíveis são:

 Opções de Tabelas Disponíveis
LetraDescrição
AAutonomo
CComissionado
DDiarista
EEstagiário Mensalista
GEstagiário Horista
HHorista
IProfessor Mensalista
JProfessor Aulista
MMensalista
PPro-Labore
SSemanalista
TTarefeiro



 3. Resultado da Geração

Após executar a geração do arquivo da DIRF, será gerado um relatório informando todos os funcionários que processaram a rotina. Neste relatório será apresentado Data, Hora Inicial e Final do Processo de execução e se o Processo foi concluído com êxito.



Página Inicial
Documentação e Pacotes

(tick) Protheus 11.80 - Documentação Técnica | Download

(tick) Protheus 12.1.7 - Documentação Técnica | Download