Child pages
  • Falha no envio de e-mail no sistema RM
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Produto

:

Teste Email Global                       Versão: 2.0                                                                      

Processo

:

Parâmetros Globais e-mail

Subprocesso

:

Orientações de utilização da ferramenta TestaEmailGlobal.exe

Data da publicação

:

 


Introdução


Este aplicativo foi criado para auxiliar ao usuário na configuração da tela Global de envio de e-mails dos aplicativos CorporeRM.

Preencha o maior número de informações possíveis para que ele tenha um maior número de opções de envio.

Ele tenta enviar e-mail com todas as combinações possíveis de configuração desta tela (autenticação, domínio, porta e conexão segura).

Se a porta não for informada, ele tenta enviar com a porta padrão de envio de e-mails (25). Quando ele envia sem o usuário e senha, ele busca as credenciais utilizadas no sistema operacional.

Ocorrendo alguma falha no envio, o sistema registra no arquivo Log.txt a mensagem completa retornada na tentativa de conexão e envio com o servidor SMTP.

Se o aplicativo não conseguir enviar o e-mail de nenhuma forma, então o problema não está na configuração do envio de e-mail do CorporeRM, mas em alguma, das várias configurações de ambiente que podem impedir este processo, como Firewall, Conexão com internet, Antivirus, Softwares de bloqueio, etc...

O aplicativo irá gerar um log no fim do processo informando se conseguiu enviar e com quais configurações conseguiu enviar. Informará também se não conseguiu e com quais configurações não conseguiu enviar


1 - Segue abaixo o link para as orientações e parametrização de envio de e-mail sobre a tela Opções\Parâmetros\Globais\Envio de E-Mails:


      Envio de email - LINHA RM


       Para verificar se determinada informação é obrigatória ou não para o servidor SMTP, você pode usar o aplicativo TestaEmailGlobal.exe disponível em anexo ao final do documento.

       Existem diversas variáveis de ambiente que podem impedir o envio de mensagens pelo sistema, como antivírus, firewall, etc. Desative-os e faça os procedimentos abaixo.


2 - Abra o aplicativo e preencha todos os campos de acordo com as configurações do seu provedor de e-mail e clique em "Enviar e-mail" (sugerimos preencher todas as informações e desmarcar a flag "Concluir na primeira tentativa bem sucedida" para que sejam apresentadas todas as possíveis combinações bem sucedidas passíveis de configurar os parâmetros globais): 

Após clicar no menu “Enviar e-mail” o aplicativo irá realizar diversas tentativas utilizando todas informações possíveis para o envio de e-mail. Quando finalizar apresentará um "log" contendo as informações das tentativas.

Utilize as informações de sucesso do "log" para parametrização do e-mail no sistema RM.

Segue abaixo o PRINT de um exemplo do log contendo diversas informações utilizadas para o envio do e-mail, o seu log apresentará mensagens similares.

Após a exibição do "log", você pode preencher os campos conforme informações de envio, segue dois exemplos no PRINT abaixo:

Exemplo 01:


Exemplo 02:

Importante:

Para alguns Provedores de E-mail, é possível cadastrar apenas um e-mail como validador dos e-mails enviados. Dessa forma, deverá configurar o usuário e senha do validador do Provedor nos campo de usuário validador e senha (conforme item 1 demonstrado no exemplo abaixo ) e marcar a flag "Utilizar usuário de e-mail como remetente" (item 2):


DOWNLOAD:

TestaEmailGlobal.zip

Após o download efetuado, descompacte-o em uma pasta onde será criado os "log".





Consulte o WikiHelp TOTVS


 COMUNIDADE  @FRAMEWORK


Canais de Atendimento:

Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 9 – (Demais Áreas), 4 – (BI) e 3 –  (Gerador de Relatórios e Planilha).