Child pages
  • Configurando o Smart Client RM e TOTVS Update
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


       


Objetivo


       O objetivo deste documento é auxiliar na configuração do Smart Client RM e da atualização automática (TOTVS Update) dos servidores e do próprio Smart Client. 

Introdução


        O TOTVS Update é utilizado para realizar atualizações automáticas no ambiente 3 Camadas, seja Client (Smart Client) ou Server (Host). O TOTVS Update é utilizado para atualizar o ambiente, já o SmartClient, é utilizado para instalar o sistema para comunicação via HTTP. Para configurar o SmartClient é necessária a configuração do TOTVS Update, pois os dois compartilham o servidor de Atualização. O Totvs Update não é um instalador RM, trata-se de uma configuração realizada no RM.

         O Smart Client RM nada mais é que o mesmo RM.exe utilizado nos ambientes locais e três camadas, e utiliza protocolo TCP ou HTTP para se comunicar com o servidor de aplicação, o Host.

Observação

Não é possível utilizar o Smart Client RM para funcionalidades ainda em Delphi.

        Como funciona:

        O TOTVS Update atualiza automaticamente o ambiente de acordo com a versão de uma máquina específica, utilizada como "Servidor de atualização". O Servidor de atualização é uma instalação Server do RM, portanto é necessário atualizar manualmente, através de um instalador, o "Servidor de Atualização" com a versão que será replicada para outras estações.

        Exemplo: TOTVS Update é utilizado para atualizações automáticas do sistema RM entre Releases (Ex.: 12.1.12 para 12.1.13) e Patchs (Ex.: 12.1.12.111 para 12.1.12.112) em ambientes 3 camadas.

        O "Servidor de atualização" pode ser o próprio ou um dos servidores de aplicação, ou seja, onde estará sendo executado o HOST que irá responder pelo Smart Client RM.

(info) Ao realizar a instalação inicial no "Servidor de atualização" utilize a camada "Server".

Como configurar 


Importante

Para uma melhor estabilidade e gestão de configuração do ambiente, sugerimos que utilizem o configurador global. Mais informações podem ser acessadas clicando aqui.

       A partir da versão 12.1.22 pode-se configurar o TOTVS Update durante a instalação da BibliotecaRM:

 Veja como configurar pelo instalador

Na instalação da BibliotecaRM 12.1.22 foi implementado a opção de Configuração do TOTVS UPDATE.

A opção para configurar o TOTVS Update ficará localizada na tela de Configurações do instalador e  somente será habilitada quando o tipo de instalação for N camadas, de acordo com o tipo de camada selecionada, conforme imagem abaixo:

Tipos de Instalação:

  • Ambiente N Camadas Client

Após marcar a opção para configurar o TOTVS Update, será necessário informar o nome do servidor e porta do servidor de atualização. Assim, a instalação atualizará o arquivo RM.exe.config com a propriedade <add key="UpdateServer" value="host:porta"/>, onde o host e porta informados na tela serão informados no valor desta TAG.

  • Ambiente N Camadas -> Servidor de Aplicação (AppServer)

Após marcar a opção para configurar o TOTVS Update, a instalação atualizará o arquivo RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config com a propriedade <add key="UpdateServerEnabled" value="true"/>. e também atualizará o arquivo RM.exe.config com a propriedade <add key="UpdateServer" value="host:porta"/>, onde o host e porta informados na tela serão informados no valor desta TAG.

No caso de uma instalação que possua múltiplos hosts, apenas o primeiro host terá seus arquivos de configuração alterados.


Observação:

A configuração do TOTVS Update não estará disponível para o tipo de camada Servidor de Processos (JobServer) ou para Ambiente Local. Lembrando que o AppServer e JobServer são atualizados manualmente, via instalador.


         Veja como configurar o TOTVS Update manualmente: Para que o TOTVS Update funcione é necessário alterações no arquivo .Config de acordo com a camada que receberá atualizações.
 

Para habilitar o serviço de atualização insira a tag <add key="UpdateServerEnabled" value="true"/> no arquivo RM.Host.Service.exe.Config, no caminho: C:/TOTVS/CorporeRM/RM.net e reinicie o serviço do HOST.

Ainda no servidor de atualização, é preciso inserir a tag <add key="UpdateServer" value="host:porta"/> no arquivo RM.exe.Config.

(info) Veja o exemplo dos arquivos de configuração para este cenário: RM.Host.Service.exe.config e RM.exe.config

O servidor de aplicação pode ser utilizado como servidor de atualização, entretanto neste cenário, onde a maquina de app é a mesma de atualização, não se deve realizar a configuração de atualização do server com as tags abaixo no arquivo RM.Host.Service.exe.config:

<add key="UpdateServer" value="host:porta"/> - Informe o nome da máquina e porta que o HOST do Servidor de Atualização utilizará.

<add key="UpdateStartTime" value="HH:mm"/> - Informe o horário que o servidor iniciará a busca por atualizações no Servidor de Atualização.
<add key="UpdateEndTime" value= "HH:mm"/> - Horário que o servidor finalizará a busca por atualizações no Servidor de Atualização.

Para que um ambiente Server seja atualizado é necessário inserir no arquivo RM.Host.Service.exe.Config, no caminho C:\totvs\CorporeRM\RM.net, as tags:

<add key="UpdateServer" value="host:porta"/> - Informe o nome da máquina e porta que o HOST do Servidor de Atualização utilizará.

<add key="UpdateStartTime" value="HH:mm"/> - Informe o horário que o servidor iniciará a busca por atualizações no Servidor de Atualização.

<add key="UpdateEndTime" value= "HH:mm"/> - Horário que o servidor finalizará a busca por atualizações no Servidor de Atualização.

(info) Veja o exemplo do arquivo de configuração para este cenário: RM.Host.Service.exe.config

(info) A partir da versão 12.1.13 o instalador do sistema, oferece a opção de instalação como JobServer ou AppServer. O Servidor de atualização pode ser configurado como JOB ou APP, pois nenhuma dessas opções interferem em sua execução.

Exemplo, em um ambiente N camadas os servidores seriam JobServer, Aplicação e Atualização.

(warning) ATENÇÃO:

Não é recomendado a utilização do Servidor de Atualização como JobServer ou AppServer. Indicamos sua exclusividade para as atualizações.



(info) Ao encontrar atualizações disponíveis, o serviço RM.Host.Service.exe será finalizado para que as atualizações sejam realizadas. Finalizadas as atualizações o serviço será reiniciado.

(warning) ATENÇÃO:

Caso exista(m) usuário(s) ou serviço(s) utilizando o ambiente, ele(s) serão desconectado(s)!

Quando o Host estiver rodando com o usuário "NETWORK SERVICE" será necessário utilizar um usuário de rede ou da máquina com privilégios necessários para gerenciar os serviços, pois o RM.Update não tem permissão suficiente para subir novamente o serviço do Host.

  Exemplo:

:



(info) O servidor de aplicação pode ser utilizado como servidor de atualização, entretanto neste cenário, onde a maquina de app é a mesma de atualização, não se deve realizar a configuração de atualização do server com as tags <add key="UpdateServer" value="host:porta"/> - Informe o nome da máquina e porta que o HOST do Servidor de Atualização utilizará.



(info) Quando o ambiente utilizar balanceamento nativo, com múltiplos hosts (host1, host2), as tags do Totvs Update devem ser configuradas apenas no config do host principal: RM.Host.Service.exe.config.

Caso o Sistema RM já esteja instalado no Servidor de Atualização, utilize o passo a passo contido no link abaixo:

   Configuração para simular 3 camadas - JobServer

Para que um ambiente Client seja atualizado é necessário inserir no arquivo RM.exe.Config, no caminho: C:\totvs\CorporeRM\RM.net, a tag:

<add key="UpdateServer" value="host:porta"/> - Informe o nome da máquina e porta que o HOST do Servidor de Atualização está utilizando.


(info) Veja o exemplo do arquivo de configuração para este cenário: RM.exe.config

Enquanto o Sistema RM estiver atualizando, o serviço RM.Host.Service.exe será finalizado. Assim todos os usuários serão desconectados do sistema.

Ao iniciar o aplicativo RM.exe será exibida a tela de verificação de atualização do sistema.

Caso haja alguma alteração de versão, release ou patch do Sistema RM no Servidor de Atualização, o sistema irá iniciar o processo de atualização e depois abrirá normalmente.

Para download do RM.exe (smart client), basta acessar o link conforme exemplo abaixo:

http://Servidor_na_nuvem:8051/wsUpdate

(info) Composição do link: Http://<endereço do host>:porta(8051 por default)/wsUpdate;


Ambientes que utilizam SSL

Em ambientes que utilizam SSL o link muda para:

https://Servidor_na_nuvem:8051/wsUpdate/Index


Caso não consiga acessar o link, verifique se a porta está liberada. Para isso, execute o seguinte comando no cmd do Server:

netsh http add urlacl url=http://+:8051/ user=NetworkService

Será apresentada a tela a seguir, clique em "Aqui":

Tela de Download do Client SmartClient:

Após fazer o download do arquivo, execute-o. Será iniciada a instalação do Sistema RM.

Instalador do SmartClient:

Observação

  • Caso já exista instalação do Sistema RM no computador Client ou TS, faça a desinstalação do mesmo.
  • É necessária a configuração do Servidor de Atualização (TOTVS Update) para utilizar o TOTVS SmartClient.


Caso a tela abaixo seja apresentada, siga os passos a seguir:

Página de erro SmartClient

  1. Acesse os serviços do Windows(Painel de Controle/ Ferramentas Administrativas/ Serviços), clique com o botão direito sobre RM.Host.Service, depois em Propriedades.

    Serviços do Windows











2. Na aba Logon marque a caixa Conta do Sistema Local e depois clique em OK.

Propriedade do serviço RM.Host.exe

A tag <add key="UpdateLogEnabled" value="true" /> pode ser habilitada nas estações que serão atualizadas. Desta forma ao executar o TOTVS Update será gerado o arquivo de log "_updatelog.txt", na pasta do RM contendo informações da atualização.

Para otimizar o processo de instalação/atualização através do TOTVS Update é possível definir uma pasta compartilhada na rede que será utilizada como cache dos arquivos baixados do servidor de atualização.

 Para habilitar o cache, é necessário adicionar uma nova chave no arquivo de configuração do Host (RM.Host.Service.exe.config).

  <add key="UpdateCachePath" value="\\SERVIDOR\PASTA"/>

Quando esta opção é ativada, o cliente irá primeiro verificar se o arquivo a ser atualização já foi baixado por outro cliente e em seguida fará a cópia do mesmo a partir desta pasta da rede.

Para o correto funcionamento, todos os clientes deverão ter acesso de escrita e leitura nesta pasta compartilhada.

Caso o arquivo não tenha sido baixado, o primeiro cliente que fizer o download do servidor irá fazer a atualização do arquivo na pasta de cache para que outros clientes que forem fazer a atualização busquem o arquivo nesta pasta.

Observações

  • Caso o cliente não tenha acesso a esta pasta, o arquivo será baixado do servidor normalmente.
  • A atualização do client, só será executada caso o serviço de host do servidor de atualização esteja ativo, independente de existir ou não arquivos de atulização no diretório compartilhado.
  • A tag para utilização do cache de download deve ser adicionada apenas no arquivo de configuração do host do servidor de atualização. Não é necessário adicionar a tag nos clientes.

(info) Veja o exemplo do arquivo de configuração para este cenário: RM.Host.Service.exe.config

Observação

O TOTVS Update atualizará os ambientes de acordo com a versão instalada/utilizada no Servidor de atualização.


(lightbulb) DICA:

Para melhor desempenho, quando ativo o serviço do Totvs Update, recomendamos habilitar a tag <add key="EnableCompression" value="true" /> em todas as estações envolvidas no processo de atualização.

Importante: Após a definição do valor ideal da tag em seu ambiente, TODOS os arquivos de configuração devem possuir o mesmo valor, evitando erros de conflito de valores (algumas tags com valor true e outras com valor false).

Download do SmartClient

O processo de atualização do Smart Client é seguro e não causará dano algum a(s) máquina(s) envolvida(s) nesse processo. Caso algum antivírus instalado na(s) máquina(s) envolvida(s) aponte o RM.exe (Smart Client) como ameaça, inclui-a o executável na lista de exceções do antivírus, caso o download tenha sido bloqueado pelo anti-vírus, ou simplesmente prossiga com a execução, caso o antivírus não tiver bloqueado o download do instalador.

Saiba como configurar o Totvs Update para acesso local e remoto. Clique aqui.

Produto: Framework

Versão: 12.1.18 ou superiores

Processo: Smart Client RM e Totvs Update