Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Envio de DI para o Despachante - IM0470

Visão Geral do Programa

Este programa tem como objetivo realizar a exportação das informações de uma faixa de DI´s para envio para o despachante em lote. Somente serão consideradas as Declarações de Importação que possuírem despachante informado. 

Envio de DI para o Despachante - Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Permitir selecionar faixas de informações por Declaração de Importação, Estabelecimento e Despachante a serem consideradas na listagem do envio para o despachante.


Envio de DI para o Despachante - Pasta Parâmetro

Objetivo da tela:

Permitir selecionar os filtros a serem aplicados na seleção das informações a serem geradas no arquivo .txt.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Situação DI x Integração Despachante

Informar a situação a ser considerada no processamento da DI com a integração com o Despachante. As opções disponíveis são:

  • Pendente de Envio
  • Enviada
  • Com erro de envio
  • Pendente de reenvio
  • DI Registrada 

Nota:

  1. Por padrão, as opções "Enviada" e "DI Registrada" estarão desmarcadas pois entende-se que não há necessidade de exportar essas DI's que já foram "enviadas" ao despachante e/ou "Registradas" no Siscomex, porém caso o usuário necessite exportar essas Declarações de Importação, basta marcar novamente as opções para que o programa as considere também.
  2. Para envio do e-mail, somente serão consideradas as DI's que estão com a situação de Integração com o Despachante: Pendente de Envio, Com erro de envio e Pendente de Reenvio, e que foram validadas com sucesso.

E-mail 

Informar o e-mail do despachante.

  • Envia e-mail Despachante. É possível enviar mais de uma DI por vez.
  • Remetente: Permite informar o e-mail do usuário logado, bem como alterar o e-mail. O e-mail registrado neste campo é que receberá o retorno do despachante.

    Importante!

    A informação inserida no campo "Remetente" será o e-mail que o despachante irá retornar em caso de erro nos dados recebidos.


Diretório de arquivos de validação do SISCOMEX

Indica o diretório no qual serão buscadas as Tabelas Aduaneiras para validação das informações inseridas na DI para envio ao despachante. Será sugerido por padrão o diretório de expedição do produto Datasul, onde as planilhas ficarão localizadas.

Importante!

Se necessário, o usuário pode baixar as Tabelas Aduaneiras manualmente pelo Sistema de Tabelas Aduaneiras da Receita Federal
As tabelas devem ser salvas em formato .CSV e deve ser mantida a mesma nomenclatura disponibilizada pela Receita Federal.

Diretório para Geração do Arquivo

Indica o diretório no qual serão gerados os arquivos TXT contendo os dados da DI, e o arquivo XML contendo as validações realizadas na faixa de DI informada no programa. Estes arquivos TXT serão enviados automaticamente ao Despachante quando selecionada a opção de Envio de E-email no folder Digitação.

Nota:

É gerado um arquivo por DI, por isso não é permitido nomear o arquivo. O sistema gera os arquivos como: PRE_DI_<DI-EMS>_<data_hora>.txt. Exemplo: PRE_DI_EMS_91_28112017_17_29_34.txt.


Envio de DI para o Despachante - Pasta Digitação

Objetivo da tela:

Permitir selecionar os despachantes relacionados às Declarações de Iimportações contidas na seleção. É possível que o usuário altere as informações em colunas editáveis.


IM0470A

Objetivo da tela:

Permite alterar as informações referentes aos despachantes relacionados às Declarações de Iimportações. Esta tela é aberta por intermédio do botão Alterar, da tela IM0470.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

DespachanteCódigo do Despachante da DI
Nome DespachanteNome do Despachante da DI
Envia e-mail

Por padrão virá conforme parâmetro marcado no folder "Parâmetros". Se necessário, o usuário deverá desmarcar esta opção para que o envio do e-mail não seja feito para este despachante.

Importante!

Poderão ser enviadas mais de uma DI por vez no e-mail a ser enviado para o despachante, porém por regra é realizada a quebra do envio de 5 DI's por e-mail.

Destinatário

Permite informar ou alterar o e-mail do cadastro do despachante destinatário.

Nota:

A sugestão do e-mail será feita primeiramente considerando todos os contatos do despachante que possuem o cargo igual a "DESPACHANTE" e se localizado mais de um contato com este cargo, o endereço eletrônico será separado por ";". Caso não encontre pelo menos um Contato com este cargo, será considerado o e-mail genérico informado na pasta "Comunicação" do Emitente (CD0401).



Assunto

Permite informar o assunto no qual o e-mail se refere. É sugerido por padrão o texto: "Cadastro de DI(s) no Siscomex".

Nota:

Neste ponto, caso identificada somente uma DI, será colocada a variável "&lista_di_ems&" junto ao assunto: "Cadastro de DI(s) no Siscomex - DI EMS: &lista_di_ems&." e no momento do envio do E-mail, essa variável será substituída pela DI enviada, exemplo: "Cadastro de DI(s) no Siscomex - DI EMS: 1234".

Mensagem

Permite informar um texto a ser enviado no corpo do e-mail. É sugerido por padrão o texto: "Este e-mail contempla informações da(s) seguinte(s) DI(s) para ser(em) cadastrada(s) no SISCOMEX - &lista_di_ems&.".

Nota:

A variável &lista_di_ems& será substituída pelos números das DI's (separados por vírgula) que serão anexadas no e-mail no momento do envio ao despachante.


DI's consideradas (&lista_di_ems&)São apresentadas todas as DI's do despachante consideradas pela seleção.



Envio de DI para o Despachante - Pasta Impressão

Objetivo da tela:Permitir ao usuário selecionar as parâmetros sobre o destino da impressão e a forma de execução do relatório.


Ações Relacionadas:


Ação:Descrição:

Executar

Quando acionado, o programa deverá gerar as informações no arquivo de layout definido para esse processo (arquivo TXT).