Child pages
  • DI_SIGATMS_x_Datasul_Cadastros
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

INTEGRAÇÃO PROTHEUS SIGATMS X DATASUL CADASTROS 

 

Contexto de negócio (Introdução)

Cada vez mais as empresas necessitam gerenciar e otimizar sua logística e conforme legislação, necessitam do papel de uma Transportadora. Por isto há uma busca por softwares de Gestão de Transportes que controlem os processos e operações de uma Transportadora. O módulo SIGATMS da linha Microsiga Protheus® é a solução TOTVS para este cenário de mercado. Em relação aos clientes desta linha, o módulo já possui integração nativa com os módulos de BackOffice como, faturamento (SIGAFAT), fiscal (SIGAFIS), financeiro (SIGAFIN) e contábil (SIGACTB). Já em relação aos clientes da linha Datasul®, o módulo SIGATMS não possuía integração.

Sistemas Envolvidos

Linha Microsiga Protheus®

  • SIGATMS (Transportation Management System): sistema de gerenciamento de transportes que tem como objetivo principal controlar todos os processos fiscais e gerenciais envolvidos na operação de transportes, bem como, controlar os veículos, motoristas, fretes e viagens da empresa e de terceiros, entre as atividades mais importantes destacam-se controle das despesas dos veículos, viagens, fretes, emissão de CTRC (Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas), nota fiscal de serviço, manifesto e outros. O SIGATMS controla todos os processos de um transportador, abrangendo as áreas: operacional, comercial, seguros, faturamento, logística e SAC. Solução totalmente integrada com a área administrativa (financeiro, fiscal e contábil).

Linha Datasul® (BackOffice)

  • DATASUL: Sistema de BackOffice para gestão de empresas com ênfase no segmento de Manufatura. Disponibiliza módulos de gestão e controle da distribuição com foco nos requisitos comerciais, fiscais e tributários, entre eles: Pedidos de Venda, Faturamento e Embarques. Além disto, estão disponíveis os módulos de controle Financeiro e Controladoria.

Integração

O módulo SIGATMS da linha Microsiga Protheus® possui integração nativa com os módulos de BackOffice de mesma linha como, Faturamento (SIGAFAT), Fiscal (SIGAFIS), Financeiro (SIGAFIN) e Contábil (SIGACTB).

Existem clientes da linha Datasul® que demandam a necessidade de utilização de um módulo de Gestão de Transportes como o SIGATMS, porém mantendo os módulos de BackOffice da linha Datasul®.

Para que seja possível atender esta demanda e possibilitar uma nova oferta de mercado TOTVS, por meio desta integração será possível a utilização do módulo SIGATMS da linha Microsiga Protheus®, integrado aos módulos de BackOffice da linha Datasul® (Faturamento, Fiscal, Financeiro e Contábil). Este documento especificamente apresenta os detalhes da integração de alguns cadastros do SIGATMS com o BackOffice Datasul®.

  • Premissas
    • Integrar alguns cadastros importantes do módulo SIGATMS da linha Microsiga Protheus® com o BackOffice Datasul®.

Escopo

Objetivo

Foram realizadas integrações dos cadastros de ProdutosFornecedoresClientesLocais de Entrega e Código Único, gerados pelo módulo SIGATMS (Transportation Management System) da linha Microsiga Protheus® com o Datasul®.

Microsiga Protheus® usa como ferramenta de Integração o EAI Protheus® (Enterprise Application Integrator), o EAI por sua vez, tem a responsabilidade de trafegar mensagens de XML entre o Microsiga Protheus® e o Datasul®, além de fazer o controle de filas das mensagens a serem integradas.

Para os cadastros de Fornecedores (MATA020) e Clientes (MATA030), o sistema controlará de forma única e sequencial a numeração integrando com a rotina de Código Único disponibilizada pela Integração do Datasul® via Mensagem Padronizada –  EAI Protheus® (Enterprise Application Integrator), e permitirá que os sistemas utilizem o mesmo código para consulta e alteração desde que pertença a mesma pessoa física ou jurídica.

É necessário que o Adapter EAI esteja configurado, indicando o(s) cadastro(s) que integrará com a outra marca.

O sistema tratará os cadastros com um Código Único para os registros integrados, onde terá um código informado pelo Datasul®, para ser atualizado também no registro de origem, permitindo assim, que pelo mesmo código possa ser consultado o registro tanto na origem como no destino.

Código Único

O que é Código Único ?

É um controle de numeração automático que é disponibilizado e controlado pelo Datasul®. Ele permite que os cadastros sejam integrados com o mesmo código em todos os sistemas que estão integrados, desde que pertença a mesma pessoa física ou jurídica, garantindo assim, que a consulta de um cadastro especifico seja realizado em qualquer um dos sistemas integrados pelo mesmo código de pesquisa.

Para mais detalhes, consulte a FAQ: http://tdn.totvs.com/x/Z-ZeE 

Como funciona?

Ao realizar um cadastro de Cliente ou Fornecedor e após preencher os campos CNPJ/CPF (A1_CGC) e Inscrição Estadual (A1_INSCR), será disparada a integração pela rotina de Código Único (MATA020B), que solicita o código único para o Datasul® (responsável pelo controle e distribuição do código). A rotina de integração do Microsiga Protheus® recebe o próximo código disponível e verifica qual rotina de cadastro fez a solicitação de uso do código e vincula o valor ao respectivo campo que representa o código de cadastro podendo ser A1_COD ou A2_COD.

Ao confirmar o cadastro, após o preenchimento dos principais campos é realizada uma segunda integração que envia para o Datasul®, o código único fornecido na primeira integração e completa com a inscrição federal (CPF ou CNPJ) e a inscrição estadual. 

Momentos da Integração utilizando o código Único:

A integração acontece em 2 estágios:

  1. Ao preencher os campos referente ao CPF/CNPJ e Inscrição Estadual, estando esses campos validos e preenchidos, é disparada a integração via EAI solicitando o próximo código disponível. Na integração realizada neste momento é enviado para o Datasul®, apenas as informações dos campos CPF/CNPJ e Inscrição Estadual.
  2. Na confirmação do cadastro é disparada outra integração via EAI informando o código único que o Datasul® disponibilizou. Neste momento é informado o CNPJ/CPF e a Inscrição Estadual para atualizar o controle de numeração pelo Datasul®

Observação

Os campos Loja do Cliente (A1_LOJA) ou Loja do Fornecedor (A2_LOJA), podem ser preenchidos com o inicializador padrão para facilitar no momento do preenchimento caso seja utilizado o código único.

A rotina de integração verifica internamente para qual das rotinas Cadastro de Fornecedores (MATA020) ou Cadastro de Clientes (MATA030), está solicitando o código único e de acordo com o nome da rotina passada será atualizado com o código único o campo de código. 

Validações na manipulação dos registros

  • Ao Incluir, Alterar ou Excluir um registro, o sistema verificará se existe o Adapter EAI cadastrado para o determinado cadastro, verificando as seguintes situações:
  1. INCLUIR: Verificar se o registro já existe no destino, caso SIM, atualizar as informações de acordo com a origem, caso NÃO, incluir no destino e atualizar a origem com o código de numeração única disponibilizado pelo destino.
  2. ALTERAR: Verificar se o registro já existe no destino, caso SIM, atualizar as informações de acordo com a origem, caso NÃO, incluir no destino e atualizar a origem com o código de numeração única disponibilizado pelo destino.
  3. EXCLUIR: Verificar se existe algum processo e/ou cadastro em que o registro esteja atrelado, tanto na origem, como no destino, caso SIM, notificar por meio de mensagem e não permitir a exclusão, caso NÃO, excluir na origem e no destino. 

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Datasul®

Versão mínima12.1.18
Módulo implantado

UFN - Universal Financeiro

MCD - Cadastros Gerais

Ferramentas necessáriasConfiguração do WebService EAI2


Microsiga Protheus®

Versão mínima12.1.18
Módulo implantadoSIGATMS - Gestão de Transportes
Ferramentas necessárias¹ Servidor WebServices Protheus iniciado
 Schedule Protheus configurado

¹ Ajuste o timeout do servidor HTTP na qual o WebService Protheus estará para acima de 15 minutos (900 segundos).

  1. Acessar o ambiente Microsiga Protheus®/ Programa inicial: APWEBWIZARD;
  2. Servidor Internet (HTTP/FTP) / HTTP;
  3. Altere o parâmetro: TimeOut de Sessions WEBEX para 900;

Instalação/Atualização

Datasul®

Configurações EAI

  1. Toda a configuração do EAI Datasul® será feita através do TOTVS Monitor, que é acessado através do caminho: http://<HOST-DATASUL>:<PORTA>/totvs-monitor

  2. Realizar o cadastro do Aplicativo Externo que irá representar Protheus®:
    1. A configuração é feita através do caminho: TOTVS Monitor / EAI2 / Aplicação Externa;
    2. Deve ser incluída uma Aplicação Externa através do Botão "Adicionar Aplicação Externa";
    3. Deverá ser informado o caminho WSDL de instação do Protheus®, bem com a Porta de Acesso e o Usuário/Senha.
  3. Configurar no EAI do Datasul® as mensagens de Cadastro que serão trocas com o Protheus®:

    1. A configuração é feita através do caminho: TOTVS Monitor / EAI2 / Aplicação Interna / Transações Disponíveis;

    2. As mensagens deverão ser configuradas conforme tabela abaixo:

      TransaçãoVersãoModo Habilitado
      CustomerShippingAddress 1.001Ambos
      CustomerVendor1.000Ambos
      CustomerVendorReserveID1.000Recebimento
      ElectronicTransportDocument1.000Recebimento
      Item3.006Recebimento
  4. Configurar as Rotas de Envio para as Transações que serão enviadas ao Protheus®.

    1. A configuração é feita através do caminho: TOTVS Monitor / EAI2 / Aplicação Interna / Rotas de Envio;

    2. Importante: para que seja possível realizar este procedimento, é necessário que previamente as transações estejam atualizadas do lado do Protheus®, conforme descrito neste manual;
    3. Deverá ser selecionado no combo-box "Aplicação Externa" a aplicação que representa o Protheus®;

    4. Para cada uma das transações "CustomerShippingAddress" e "CustomerVendor", deve ser selecionada e marcada a opção "Habilitado".

  5. Configurar o De-Para de Empresa e Estabelecimento entre a Aplicação Externa (Protheus®) e o Datasul®.
    1. A configuração é feita através do caminho: TOTVS Monitor / EAI2 / Aplicação Externa;
    2. Selecionar a Aplicação Externa que representa o Protheus®;
    3. Clicar no botão "De-Para";
    4. Para Empresa:
      1. Selecionar a estrutura "CompanyInternalId - fnd_empres";
      2. Informar os campo "Valor Externo" com o Código da Empresa do Protheus® e o "cod_empresa" com o Código da Empresa correspondente no Datasul®;
      3. Repetir este Processo para todas a Empresas.
    5. Para Estabelecimento:
      1. Selecionar a estrutura "BranchInternalId - estabelec";
      2. Informar os campo "Valor Externo" com o Código do Estabelecimento (ou Filial) do Protheus® e o "cod-estabel" com o Código do Estabelecimento correspondente no Datasul®;
      3. Repetir este Processo para todos os Estabelecimento.

Configurações Gerais

  1. No Menu do Datasul®, através do programa "Parâmetros Funções do Produto" (HUB), deverão ser habilitadas as seguintes funções:
    1. TMS Transportador - Para empresas que irão utilizar o TMS Protheus® integrado com o BackOffice Datasul®;
    2. WMS Operador Logistico - Para empresas que irão utilizar o WMS Logix® integrado com o BackOffice Datasul®; Grupos utilizados para Replicação
    3. Codigo Unico Cliente Fornecedor Transportador - Para empresas que optarem por realizar o controle de Código Único de Cliente/Fornecedor/Transportador nas integrações TMS Protheus®/WMS Logix®BackOffice Datasul®.
  2. No Menu do Datasul®, através do programa "Módulos Produto Datasul", deverá ser incluído um novo módulo conforme abaixo (caso ele não exista):
    1. Módulo: TMS
    2. Descrição: TMS Transportador
    3. Sistema: CAD
  3. No Menu do Datasul®, através do programa "Matriz Tradução Finalidade Externa", deverá ser criada uma nova matriz conforme abaixo:
    1. Código Matriz Trad Finalid: Qualquer código, de preferência "TMS";
    2. Finalid Econ Externa: "1" (este código corresponde a moeda Corrente no TMS Protheus®);
    3. Tipo Cotação: Valor
    4. Finalidade: "Corrente"
  4. No Menu do Datasul®, através do programa "Matriz Tradução Organização Externa", realizar o seguinte procedimento:
    1. Selecionar a Matriz chamada "EMS2" e realizar uma cópia dela através do botão "Duplicar Matriz UO";
    2. No campo "Matriz UO Destino" informar um código qualquer, de preferência "TMS";
    3. Na nova Matriz criada, alterar os De-Para já existentes, modificando o campo "Matriz Trad Finalid" para o código da Nova Matriz de Tradução de Finalidade Externa criada no item anterior (3).
  5. No Menu do Datasul®, através do programa "Parâmetros do Operador Logístico", incluir um novo parâmetro para cada Estabelecimento utilizado, conforme abaixo:
    1.  Estabelecimento: Código do Estabelecimento que irá utilizar os Parâmetros;
    2. Matriz Trad Organização Extern: Informar o código da nova Matriz criada no item anterior (4);
    3. Grupo Padrão - Grupo Cliente: Código do Grupo de Cliente padrão, que será utilizado para criação de novos Clientes cadastrados a partir do Protheus®;
    4. Grupo Padrão - Grupo Fornecedor: Código do Grupo de Fornecedor padrão, que será utilizado para criação de novos Fornecedores cadastrados a partir do Protheus®;
    5. Grupos utilizados para Replicação - Grupos Cliente: Lista de Grupos de Clientes que serão replicados para o Protheus®, toda vez que um Cliente for incluído, alterado ou excluído, se ele pertencer a um grupo contido nesta lista, ele será replicado para o Protheus®;
    6. Grupos utilizados para Replicação - Grupos Fornecedor: Lista de Grupos de Fornecedores que serão replicados para o Protheus®, toda vez que um Fornecedor for incluído, alterado ou excluído, se ele pertencer a um grupo contido nesta lista, ele será replicado para o Protheus®;
  6.  No Menu do Datasul®, através do programa "Grupo Fornecedor (Financeiro)", realizar o seguinte procedimento:
    1. Selecionar o Grupo de Fornecedor informado anteriormente, no item 5 - Parâmetros do Operador Logístico, no campo "Grupo Padrão - Grupo Fornecedor";
    2. Alterar o campo "Receita/Despesa", informar o código da Despesa que será utilizada na criação de novos Fornecedores cadastrados a partir do Protheus®;
    3. Alterar o campo "Portador", informar o Código do Portador que será utilizado na criação de novos Fornecedores cadastrados a partir do Protheus®.
  7. Para mais detalhes sobre as configurações, acessar a FAQ: http://tdn.totvs.com/x/sCocEQ


Microsiga Protheus®

Alterações de Dicionário de Dados

  1. Acessar o ambiente Microsiga Protheus® / Programa inicial: SIGACFG;

  2. Base de Dados / Dicionário / Bases de Dados;
  3. Altere o Grupo de Campos "Codigo Cliente/Fornecedor" para o tamanho 9, para que o campo fique equivalente ao do Datasul®;

    Observação

    Os campos Loja do Cliente (A1_LOJA) ou Loja do Fornecedor (A2_LOJA), podem ser preenchidos com o inicializador padrão para facilitar no momento do preenchimento caso seja utilizado o código único.

    Lembre-se de ajustar o parâmetro MV_CLIGEN após realizar a alteração no Grupo de Campos.

Configurações EAI

  1. Cadastre um agendamento no Schedule para a rotina FWEAI de forma que fique sempre ativo (Este serviço é necessário para processamento das mensagens);

  2. Configure a rota para o ambiente  Datasul®, que será integrado por meio da alteração dos parâmetros ou do cadastro de rotas:

(Lib inferior a label 20170208)

ParâmetroDescriçãoValor
MV_EAIWSNome do Client WS do EAI para envio a outro EAI.WSEAIDATASUL
MV_EAIURL2Nome do canal configurado no EAI para envio a outro EAI. http://<HOST>:<PORTA>/eai2-ws/EAIService * Ambiente Datasul
MV_EAIMETHMétodo de envio do EAI para envio a outro EAIreceiveMessage
MV_EAIXSDDiretórios dos XSD usados na validação<DIRETÓRIO XSD>
MV_EAIUSERUsuário para autenticação<USUÁRIO>
MV_EAIPASSSenha para autenticação<SENHA>

 

(Lib igual ou superior label 20170208)
Por intermédio do cadastro de rotas:

  1. Acessar o ambiente Microsiga Protheus®/ Programa inicial: SIGACFG;
  2. Ambiente / Schedule / Cadastro Rotas Eai;

    ProdutoAplicaçãoURLClient WSMétodoUsuárioSenha
    DATASULPROTHEUShttp://<HOST>:<PORTA>/eai2-ws/EAIService * Ambiente DatasulWSEAIDATASULreceiveMessage<USUÁRIO><SENHA>

    Informações

    Para mais informações, acesse Roteamento EAI Protheus.

   

  1. Realize o cadastro de De/Para de Empresas Mensagem Única:
    1. Acessar o ambiente Microsiga Protheus®/ Programa inicial: SIGACFG;
    2. Ambiente / Schedule / Emp.filial Mensagem Única

      ReferênciaCompanyBranchEmp.ProtheusFil.Protheus
      DATASUL<EMPRESA DATASUL><EMPRESA PROTHEUS><FILIAL PRINCIPAL>

      Cadastre o De/Para para todas as empresas que possuírem integração.

      Para mais informações, acesse De/Para EAI Protheus®

  2. Devem ser realizados os seguintes cadastros de adapters EAI:
    1. Acessar o ambiente Microsiga Protheus®/ Programa inicial: SIGACFG;
    2. Ambiente / Schedule / Adapter E.a.i;
    3. Cadastre os seguintes registros:

      Mensagem Unica

      1-Sim

      Rotina

      MATA010

      Mensagem

      ITEM

      Descrição

      PRODUTO

      Envia

      1- Sim

      Recebe

      1- Sim

      Método1- Síncrono
      Operação1- Todas
      Canal Envio2- EAI
      Versão de Envio3.001

      Mensagem Unica

      1-Sim

      Rotina

      MATA020

      Mensagem

      CUSTOMERVENDOR

      Descrição

      FORNECEDOR

      Envia

      1- Sim

      Recebe

      1- Sim

      Método1- Síncrono
      Operação1- Todas
      Canal Envio2- EAI
      Versão de Envio1.000

      Mensagem Unica

      1-Sim

      Rotina

      MATA020B

      Mensagem

      CUSTOMERVENDORRESERVEID

      Descrição

      CODIGO UNICO

      Envia

      1- Sim

      Recebe

      1- Sim

      Método1- Síncrono
      Operação1- Todas
      Canal Envio2- EAI
      Versão de Envio1.000

      Mensagem Unica

      1-Sim

      Rotina

      MATA030

      Mensagem

      CUSTOMERVENDOR

      Descrição

      CLIENTES

      Envia

      1- Sim

      Recebe

      1- Sim

      Método1- Síncrono
      Operação1- Todas
      Canal Envio2- EAI
      Versão de Envio1.000

      Mensagem Unica

      1-Sim

      Rotina

      TMSA450

      Mensagem

      CUSTOMERSHIPPINGADDRESS

      Descrição

      LOCAL DE ENTREGA

      Envia

      1- Sim

      Recebe

      1- Sim

      Método1- Síncrono
      Operação1- Todas
      Canal Envio2- EAI
      Versão de Envio1.001

      Observação (Lib igual ou superior label 20170208)

      Vincule a rota criada do produto Datasul® e indique o campo Envia, como Sim para todos os adapter's que enviam mensagem (Envia? 1 - Sim).

      Para mais informações, acesse Roteamento EAI Protheus.

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS. 

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim, as equipes de suporte dos produtos SIGATMS Microsiga Protheus® BackOffice Datasul® estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso. 

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Cliente

Microsiga Protheus®

Datasul®

CustomerVendor_1_000.xsd

02ClienteDatasul®Microsiga Protheus®CustomerVendor_1_000.xsd
03FornecedorMicrosiga Protheus®Datasul®CustomerVendor_1_000.xsd
04FornecedorDatasul®Microsiga Protheus®CustomerVendor_1_000.xsd
05ProdutoMicrosiga Protheus®Datasul®

Item_3_001.xsd

06ProdutoDatasul®Microsiga Protheus®Item_3_001.xsd
07Local de EntregaMicrosiga Protheus®Datasul®

CustomerShippingAddress_1_001.xsd

08Local de EntregaDatasul®Microsiga Protheus®CustomerShippingAddress_1_001.xsd
Processos09Busca de Código ÚnicoMicrosiga Protheus®Datasul®

CustomerVendorReserveID_1_000.xsd

Fluxo das Informações

Cliente / Fornecedor - Código Único

 

Processos

  1. Cadastro de Produto
    Tipo de Fluxo: Protheus > Datasul
    Mensagem: ITEM
    Versão: 3.000
    Modo: Síncrono

  2. Cadastro de Produto
    Tipo de Fluxo: Datasul > Protheus
    Mensagem: ITEM
    Versão: 3.000
    Modo: Síncrono

  3. Cadastro de Fornecedor 
    Tipo de Fluxo: Protheus > Datasul
    Mensagem: CUSTOMERVENDOR
    Versão: 1.000
    Modo: Síncrono
  4. Cadastro de Fornecedor 
    Tipo de Fluxo: Datasul > Protheus
    Mensagem: CUSTOMERVENDOR
    Versão: 1.000
    Modo: Assíncrono
  5. Cadastro de Cliente
    Tipo de Fluxo: Protheus > Datasul 
    Mensagem: CUSTOMERVENDOR
    Versão: 1.000
    Modo: Síncrono
  6. Cadastro de Cliente
    Tipo de Fluxo: Datasul > Protheus
    Mensagem: CUSTOMERVENDOR
    Versão: 1.000
    Modo: Assíncrono
  7. Cadastro de Local de Entrega
    Tipo de Fluxo: Protheus > Datasul 
    Mensagem: CUSTOMERSHIPPINGADDRESS
    Versão: 1.001
    Modo: Síncrono
  8. Cadastro de Local de Entrega
    Tipo de Fluxo: Datasul > Protheus
    Mensagem: CUSTOMERSHIPPINGADDRESS
    Versão: 1.001
    Modo: Síncrono
  9. Busca de Código Único
    Tipo de Fluxo: Protheus > Datasul 
    Mensagem: CUSTOMERVENDORRESERVEID
    Versão: 1.001
    Modo: Síncrono

 

Notas:

Integração no modo assíncrono: Ao ser disparada, a mensagem será enviada ao EAI Protheus para que seja processada pela agenda do programa FWEAI no Schedule. Ao processar a mensagem, será enviada ao EAI Datasul que por sua vez irá processar a mensagem, conforme agenda do programa Registrar Fila do EAI2 no RPW (BTB948AA)

É estritamente necessário que o Schedule Protheus e RPW Datasul estejam corretamente configurados para o processamento no modo assíncrono.

 Integração no modo síncrono: Ao ser disparada, a mensagem será enviada pelo EAI Protheus diretamente ao EAI Datasul, que irá processar e retornar a resposta. O processo que disparou a mensagem fica aguardando até o retorno da resposta do ambiente destino para dar continuidade em sua execução.

Como fazer

  1. Cadastro de Fornecedores - Pessoa Jurídica 

    1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS), acesse Atualizações / Cadastro/ Fornecedores (MATA020).

    2. Clique em Incluir.

    3. Realize o preenchimento dos dados.

    4. Note que ao preencher o campo CNPJ, o campo de código é preenchido com o Código Único, recebido do Datasul®

    5. Clique em Confirmar.
    6. Foi realizado o cadastro de fornecedor no Microsiga Protheus®.
    7. Note que o cadastro foi recebido corretamente no Datasul® com o mesmo código.



  2. Cadastro de Fornecedores - Pessoa Física

    1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS), acesse Atualizações / Cadastro / Fornecedores (MATA020).

    2. Clique em Incluir.

    3. Realize o preenchimento dos dados.

    4. Note que ao preencher o campo CPF, o campo de código é preenchido com o Código Único, recebido do Datasul®

    5. Clique em Confirmar.

    6. Foi realizado o cadastro de fornecedor no Microsiga Protheus®.

    7. Note que o cadastro foi recebido corretamente no Datasul® com o mesmo código.



  3. Cadastro de Cliente

    1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS), acesse Atualizações / Cadastro / Clientes (MATA030).

    2. Clique em Incluir.

    3. Realize o preenchimento dos dados.

    4. Note que ao preencher o campo CPF (PF), o campo de código é preenchido com o Código Único, recebido do Datasul®, para PJ o campo código é preenchido após o preenchimento dos campos CNPJ e Ins. Estad.


    5. Preencha os demais campos.

    6. Selecione a opção Salvar.

    7. Foi realizado o cadastro do cliente no Microsiga Protheus®.

      1. Note que o cadastro foi recebido corretamente no Datasul® com o mesmo código.


  4. Cadastro de Local de Entrega

    1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS), acesse Atualizações / S.A.C. / Endereços de Solicitantes e Clientes

    2. Clique em Incluir.

    3. Realize o preenchimento dos dados.

    4. Clique em Confirmar.
    5. Foi realizado o cadastro de Local de Entrega no Microsiga Protheus®.
    6. Note que o cadastro foi recebido corretamente no Datasul® com o mesmo código.


  5. Cadastro de Produtos

    1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS), acesse Atualizações / Cadastro / Produtos (MATA010).

    2. Clique em Incluir.

    3. Realize o preenchimento dos dados.

    4. Para o cadastro de produtos integrado ao Datasul é obrigatório o preenchimento do campo Grupo. 

    5. E clique em confirmar.
    6. Realizado o cadastro de produto no Microsiga Protheus®.
    7. Note que foi recebido o cadastro no Datasul®
 

Situações comuns

Problemas de integração (Protheus):

Situação

Possíveis Causas

Solução

   

 

Erros de integração:

CódigoErroRota de integraçãoSituação
    

Checklist de suporte da aplicação

Instalação/Configuração

Datasul®

  • Verificar os pré-requisitos do ambiente Datasul®;
    • Configurar o WebServices Datasul®;
  • Configurações EAI Datasul®
    • Cadastrar Aplicativo Externo;
    • Configurar as mensagens de Cadastro;
    • Configurar as Rotas de Envio;
    • Configurar o De-Para de Empresa e Estabelecimento.
  • Configurações Gerais
    • Ligar Funções "TMS Transportador" e/ou "WMS Operador Logistico" e/ou "Codigo Unico Cliente Fornecedor Transportador";
    • Cadastrar Módulo "TMS";
    • Cadastrar Matriz de Tradução de Finalidade Externa;
    • Cadastrar Matriz de Tradução de Organização Externa;
    • Cadastrar Parâmetros do Operador Logístico para cada Estabelecimento;
    • Atualizar Grupo de Fornecedor.

Protheus®

Checklist de Verificações:

  • Identificar o funcionamento da integração:
    • Verificar se a integração do Cadastro de Fornecedores - Pessoa Jurídica entre o Microsiga Protheus® e o Datasul® funcionou corretamente.

    • Verificar se a integração do Cadastro de Fornecedores - Pessoa Física entre o Microsiga Protheus® e o Datasul® funcionou corretamente.
    • Verificar se a integração do Cadastro de Cliente entre o Microsiga Protheus® e o Datasul® funcionou corretamente.

    • Verificar se a integração do Cadastro de Produtos entre o Microsiga Protheus® e o Datasul® funcionou corretamente.
    • Verificar se a integração do Cadastro de Local de Entrega entre o Microsiga Protheus® e o Datasul® funcionou corretamente.
    • Verificar se a Busca de Código Único no Datasul® funcionou corretamente para os cadastros de Fornecedores e Clientes do Microsiga Protheus® .