Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Falando de comunidades...

Esse recurso permite configurar as comunidades, incluindo usuários, selecionando quais conteúdos ela terá, definindo as nuvens de relacionamento nas quais a comunidade será inserida, bem como permissão para a execução de diversas ações na comunidade. Após criar a comunidade, não é possível excluí-la, somente desativá-la para que ela não seja mais utilizada.

Ao criar uma comunidade, ela recebe as permissões padrão da plataforma, ou seja:

  • moderadores: podem editar a comunidade, adicionar e remover usuário e executar todas as ações sociais;
  • membros comuns: podem apoiar, comentar, denunciar, compartilhar e solicitar notificação.

O administrador da empresa pode definir um usuário como administrador de uma comunidade criada. Nesse caso, esse usuário será o único que poderá definir permissões para outros usuários dentro da comunidade.

Posteriormente, o administrador da empresa ou da comunidade pode alterar as permissões padrão atribuídas a ela na criação editando a comunidade. O administrador da empresa também pode definir permissões para a comunidade em Permissões.

Quando a comunidade é editada, além de visualizar as nuvens de relacionamento nas quais ela está inserida, é possível também visualizar os membros dessas nuvens, ou seja, usuários, grupos de usuários e comunidades que fazem parte dela. Para isso, basta acionar Visualizar, localizado na coluna Detalhes de cada nuvem. A partir da janela de detalhes é possível efetuar ações disponíveis para nuvens de relacionamento, tais como editar suas informações gerais e adicionar ou remover membros.



Criar comunidade


Veja a imagem. Veja a imagem

01. No menu principal, acionar Painel de Controle, logo depois verificar o agrupador Pessoas e acionar Comunidades.

02. Acionar Nova.

03. Inserir o nome da comunidade.

04. Inserir o Link (alias) que será adicionado à URL de acesso direto à comunidade.

A URL personalizada é apresentada abaixo do campo Link (alias). 
Atenção: Após gravar a comunidade, não é possível alterar o link de acesso. Mesmo que o nome da comunidade seja modificado, permanecerá a mesma URL.

05. Acionar Trocar para alterar o administrador da comunidade, se desejado.

Por padrão, o usuário administrador é o usuário autenticado que está criando a comunidade.

06. Selecionar o usuário que será definido como administrador da comunidade.

07. Acionar Selecione.

08. Inserir as nuvens de relacionamento nas quais a comunidade estará presente e definir se o administrador da comunidade deve ser inserido nessas nuvens.

Os campos "Nuvem de relacionamento" e "Adicionar o administrador às nuvens de relacionamento" somente são apresentados se o recurso de nuvem de relacionamento estiver habilitado.

A nuvem de relacionamento sugerida para a comunidade é a padrão, porém, é possível alterar e definir mais de uma nuvem de relacionamento para ela.

Quando assinalada, a opção "Adicionar o administrador às nuvens de relacionamento" determina que o administrador da comunidade será inserido em todas as nuvens nas quais a comunidade foi inserida. Mais informações podem ser obtidas em Nuvens de relacionamento.

09. Acionar Criar e administrar.

Para apenas criar a comunidade e deixar para administrá-la posteriormente, acionar Criar.

Para cancelar a criação da comunidade, acionar Descartar.

10. Acionar Editar imagem para inserir uma imagem que identifique a comunidade.

11. Arrastar e soltar (drag and drop) a imagem desejada para a área de recorte da imagem ou acionar Trocar imagem para selecionar uma imagem da estação de trabalho.

Os formatos de imagem aceitos são JPG, JPEG e PNG.

O tamanho máximo permitido para a imagem é 10 MB.

12. Definir a área da imagem que deve ser considerada.

13. Acionar Salvar.

14. Acionar o ícone de edição localizado abaixo de Descrição e descrever o propósito da comunidade.

É possível inserir tags para facilitar a busca na descrição da comunidade. Para isso, basta inserir o caractere # para que a lista de sugestões de tags seja apresentada.

15. Acionar o ícone de confirmação para salvar a descrição inserida ou o ícone de cancelamento para descartá-la.

Também é possível alterar o nome da comunidade previamente definido efetuando os mesmos passos descritos para inserir a Descrição, porém, acionando o ícone de edição localizado abaixo de Nome.

16. Na área Opções, definir as regras de acesso que devem ser aplicadas à comunidade.

Requer aprovação

Quando assinalado, determina que é necessário obter aprovação do moderador ou administrador para ingressar na comunidade.

Conteúdo privado

Quando assinalado, determina que o conteúdo da comunidade é visualizado apenas pelos seus participantes.

Visibilidade oculta

Quando assinalado, determina que a comunidade permanece oculta e não é listada nos resultados de busca da rede. Ao assinalar esse campo, os campos Requer aprovação e Conteúdo privado são automaticamente assinalados.

17. Na área Conteúdo e segurança, definir quais abas devem ser apresentadas na comunidade assinalando os itens desejados na coluna Mostrar aba?.

Documentos

Quando assinalado, determina que a aba Documentos será exibida na comunidade, possibilitando a publicação de documentos.

Formulários

Quando assinalado, determina que a aba Formulários será exibida na comunidade, possibilitando a publicação de formulários.

Artigos

Quando assinalado, determina que a aba Artigos será exibida na comunidade, possibilitando a publicação de artigos.

Vídeos

Quando assinalado, determina que a aba Vídeos será exibida na comunidade, possibilitando a publicação de vídeos.

Fotos

Quando assinalado, determina que a aba Fotos será exibida na comunidade, possibilitando a publicação de fotos e imagens.

18. Ao assinalar uma aba, automaticamente é apresentada a janela para seleção da pasta na qual os arquivos correspondentes a ela devem ser armazenados. Selecionar a pasta desejada para o armazenamento dos arquivos correspondentes à aba assinalada.

19. Acionar Selecionar pasta.

Efetuar a seleção da pasta de armazenamento para cada aba assinalada.

20. Na coluna Segurança todos, selecionar o tipo de segurança que será aplicado a todos os usuários para a aba correspondente.

As opções de segurança disponíveis são:

Nenhuma

Quando selecionada, determina que nenhuma segurança será definida para todos os usuários na aba em questão.

Leitura

Quando selecionada, determina que todos os usuários terão permissão de leitura nos arquivos correspondentes à aba em questão.

Gravação

Quando selecionada, determina que todos os usuários terão permissão de gravação na pasta correspondente à aba em questão.

Modificação

Quando selecionada, determina que todos os usuários terão permissão de modificação nos arquivos correspondentes à aba em questão.

Total

Quando selecionada, determina que todos os usuários terão permissão total nos arquivos correspondentes à aba em questão.

21. Na coluna Segurança membros, selecionar o tipo de segurança que será aplicado a todos os membros da comunidade para a aba correspondente.

As opções de segurança disponíveis são:

Nenhuma

Quando selecionada, determina que nenhuma segurança será definida para os membros da comunidade na aba em questão.

Leitura

Quando selecionada, determina que os membros da comunidade terão permissão de leitura nos arquivos correspondentes à aba em questão.

Gravação

Quando selecionada, determina que os membros da comunidade terão permissão de gravação na pasta correspondente à aba em questão.

Modificação

Quando selecionada, determina que os membros da comunidade terão permissão de modificação nos arquivos correspondentes à aba em questão.

Total

Quando selecionada, determina que os membros da comunidade terão permissão total nos arquivos correspondentes à aba em questão.

22. Na coluna Segurança moderadores, selecionar o tipo de segurança que será aplicado aos moderadores da comunidade para a aba correspondente.

As opções de segurança disponíveis são:

Nenhuma

Quando selecionada, determina que nenhuma segurança será definida para os moderadores da comunidade na aba em questão.

Leitura

Quando selecionada, determina que os moderadores da comunidade terão permissão de leitura nos arquivos correspondentes à aba em questão.

Gravação

Quando selecionada, determina que os moderadores da comunidade terão permissão de gravação na pasta correspondente à aba em questão.

Modificação

Quando selecionada, determina que os moderadores da comunidade terão permissão de modificação nos arquivos correspondentes à aba em questão.

Total

Quando selecionada, determina que os moderadores da comunidade terão permissão total nos arquivos correspondentes à aba em questão.

23. Efetuar a definição de segurança de todos os usuários, dos membros da comunidade e dos moderadores da comunidade para todas as abas assinaladas.

Todos os dados disponíveis nessa janela são salvos automaticamente ao serem definidos, não é necessário efetuar nenhum procedimento para salvá-los. Após finalizar a definição das informações relacionadas à comunidade criada, ela já estará disponível para ser visualizada pelos usuários, de acordo com as permissões parametrizadas.

24. Acionar Permissões, localizado ao lado de Conteúdo e segurança.

25. Acionar a guia correspondente à permissão que deseja atribuir.

É possível atribuir permissões por grupo, por papel e por usuário.

26. Acionar Adicionar.

27. Inserir o grupo, o papel ou o usuário – conforme a guia selecionada – para o qual as permissões serão atribuídas.

28. Na coluna Permissão, definir as permissões conforme desejado.

Apenas o administrador da comunidade ou da empresa pode alterar as permissões.

As permissões disponíveis são:

  • Notificar novas publicações;
  • Denunciar;
  • Comentar;
  • Administrar moderadores;
  • Editar comunidade;
  • Publicar;
  • Apoiar;
  • Compartilhar;
  • Notificar na comunidade;
  • Administrar usuários.

Ao habilitar a ação, ela é apresentada com o indicativo ON, informando que ela pode ser executada pelo grupo, pelo papel ou pelo usuário. Quando acionado para desabilitar a ação, é apresentada com o indicativo OFF, significando que a ação não é permitida.

29. Acionar Aplicar permissões.

30. Na mensagem exibida, acionar Confirmar para efetivar as permissões atribuídas; ou Cancelar para descartar as alterações feitas em permissões, se assim for desejado.



Editar comunidade


Veja a imagem. Veja a imagem

01. Na janela Comunidades, posicionar o mouse sobre a comunidade a ser editada.

É possível localizar a comunidade desejada por meio do campo Busca, localizado no canto superior direito da janela.

02. Acionar o ícone de edição que é apresentado ao lado direito do nome da comunidade.

A edição da comunidade é permitida para o administrador da empresa ou da própria comunidade e para usuários que possuem essa permissão definida em Permissões

03. Efetuar as alterações necessárias.

Mais informações sobre as opções e os campos apresentados podem ser obtidas no caminho básico.

Também é possível editar a comunidade acessando-a, acionando Administrar, localizado no canto superior direito, e em seguida, acionando Editar comunidade.

Ao editar uma comunidade, é possível visualizar em quais nuvens de relacionamento ela está inserida por meio da aba Nuvens de relacionamento, na qual também é possível adicionar ou remover nuvens para a comunidade, bem como visualizar os membros de cada nuvem na qual a comunidade está inserida.



Ativar/desativar comunidade


01. Na janela Comunidades, localizar a comunidade que será ativada/desativada.

É possível localizar a comunidade desejada por meio do campo Busca, localizado no canto superior direito da janela. 

02. Na coluna Ativa, localizada no lado direito da comunidade, acionar a opção correspondente à ação desejada.

As opções disponíveis são:

  • Sim: quando acionada, determina que a comunidade será ativada.
  • Não: quando acionada, determina que a comunidade será desativada.

Também é possível ativar ou desativar a comunidade selecionando-a e acionando Ativar ou Desativar localizados na parte superior da janela.



Alterar administrador da comunidade


01. Na janela Comunidades, localizar a comunidade para a qual será alterado o administrador.

É possível localizar a comunidade desejada por meio do campo Busca, localizado no canto superior direito da janela. 

02. Na coluna Administrador, acionar o ícone de busca localizado ao lado do nome do atual administrador.

03. Selecionar o usuário que será o novo administrador da comunidade.

04. Acionar Selecione.

 Ao acionar essa opção, o administrador da comunidade é alterado e o novo é apresentado na coluna Administrador.



Definir moderador para a comunidade


01. Na janela Comunidades, acessar a comunidade para a qual será atribuído um moderador.

É possível localizar a comunidade desejada por meio do campo Busca, localizado no canto superior direito da janela.

O nome de cada comunidade é um link que direciona para a sua página. Para acessá-la, basta acionar esse link

02. Na comunidade, acionar a aba Conexões.

03. Localizar o participante que se tornará moderador da comunidade.

04. Acionar a seta localizada ao lado direito do nome do participante que se tornará moderador da comunidade.

05. Acionar Tornar moderador.

Ao acionar essa opção, o usuário em questão se torna moderador da comunidade.

Definir moderadores para a comunidade é permitido apenas para o administrador da empresa ou da própria comunidade e para usuários que possuem essa permissão definida em Permissões



Adicionar usuário à comunidade


01. Na janela Comunidades, acessar a comunidade na qual o usuário será adicionado.

É possível localizar a comunidade desejada por meio do campo Busca, localizado no canto superior direito da janela.

O nome de cada comunidade é um link que direciona para a sua página. Para acessá-la, basta acionar esse link

02. Na comunidade, acionar Administrar, localizado no canto superior direito.

03. Acionar Adicionar usuário.

Adicionar usuários na comunidade é permitido apenas para o administrador da empresa ou da própria comunidade e para usuários que possuem essa permissão definida em Permissões

04. Selecionar o usuário que será adicionado como participante na comunidade.

Para pesquisar um usuário específico, utilizar o campo Filtrar.

É possível selecionar vários usuários para se tornarem participantes da comunidade de uma única vez.

05. Acionar Adicionar.

Ao acionar Adicionar, o usuário selecionado se torna participante da comunidade. 



Adicionar usuários por grupo à comunidade


01. Na janela Comunidades, acessar a comunidade na qual o grupo de usuários será adicionado.

É possível localizar a comunidade desejada por meio do campo Busca, localizado no canto superior direito da janela.

O nome de cada comunidade é um link que direciona para a sua página. Para acessá-la, basta acionar esse link.

02. Na comunidade, acionar Administrar, localizado no canto superior direito.

03. Acionar Adicionar usuário por grupo.

Adicionar usuários na comunidade é permitido apenas para o administrador da empresa ou da própria comunidade e para usuários que possuem essa permissão definida em Permissões

04. Selecionar o grupo de usuários que será adicionado como participante na comunidade.

Para pesquisar um grupo de usuários específico, utilizar o campo Filtrar.

É possível selecionar vários grupos de usuários para se tornarem participantes da comunidade de uma única vez.

05. Acionar Adicionar.

Ao acionar Adicionar, os usuários que pertencem ao grupo selecionado se tornam participantes da comunidade. 



Fique atento!

Esta documentação é válida a partir da atualização 1.6.5 - Liquid. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.